Autor:
Lucas Santos Zambon
Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.
Última revisão: 10/05/2011
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Quais os Atributos de um Hospital com Melhores Resultados em Infarto Agudo do Miocárdio?
Área de Atuação: Medicina Hospitalar / Segurança do Paciente
Especialidades: Cardiologia / Clínica Geral
A mortalidade por infarto agudo do miocárdio (IAM) é muito variável entre hospitais, mesmo quando ajustada em função da gravidade dos pacientes. Este estudo buscou avaliar o que de fato leva um hospital a ter melhores resultados no tratamento de pacientes com IAM.
Este é um estudo qualitativo realizado em 11 hospitais dos EUA, com diferentes tamanhos, localizações geográficas e condições econômicas. São hospitais que estão entre os 5% de hospitais com melhores resultados ou entre os 5% de hospitais com piores resultados para IAM. O estudo foi feito em 2 períodos: 2005-2006 e 2006-2007. Os pesquisadores faziam visitas e entrevistas nos hospitais que participaram da pesquisa.
Foram avaliados 6 domínios, dos quais 5 mostraram importantes diferenças nos hospitais com melhores resultados (Tabela 1).
Tabela 1. Domínios avaliados
Domínio |
Havia diferença? |
Detalhes |
Protocolos e processos voltados para o cuidado do IAM |
NÃO |
O uso de protocolos baseados em evidências, NÃO FAZ DIFERENÇA para atingir melhores resultados. |
Objetivos e valores organizacionais |
SIM |
Nos hospitais de melhor resultado, a equipe consegue descrever quais os valores dentro da organização que dizem respeito a uma assistência de alta qualidade. |
Envolvimento da alta gerência |
SIM |
Os executivos e administradores dos hospitais com melhores resultados são comprometidos em fornecer recursos financeiros e não financeiros para se realizar uma assistência de excelência para o IAM. |
Participação e capacitação técnica da equipe |
SIM |
Nos melhores hospitais, a equipe consegue descrever quem são os grandes médicos, os enfermeiros mais capacitados, os farmacêuticos mais envolvidos e os altos padrões exigidos de todos os funcionários. Nos piores hospitais, há pouco ou nenhum envolvimento dos funcionários na melhoria da qualidade assistencial. |
Comunicação e coordenação |
SIM |
Nos hospitais de melhor resultado, a comunicação e a coordenação entre diferentes profissionais e setores é muito forte, enquanto os hospitais com piores resultados apresentam um prejuízo do fluxo de informações. |
Resolução de problemas e aprendizado |
SIM |
Nos hospitais de melhor desempenho, a equipe consegue descrever a resolução de problemas e o aprendizado que ocorre na organização como algo rotineiro e positivo. Nos hospitais piores, o uso de métodos formais de solução de problemas é muito escasso ou muito recente. |
Este estudo tem uma conclusão muito interessante: não basta ter bons protocolos, descritos com base nas melhores evidências para que se tenha bons resultados no tratamento de uma doença tão grave e frequente quanto o IAM.
Para se atingir uma qualidade assistencial melhor, outros pontos parecem ser mais importantes. Exemplos são a alta gestão, que deve estar comprometida com o resultado assistencial, investindo recursos, e a existência da cultura de se aprender com o erro, que deve substituir a cultura da culpa e da punição.
Muitos hospitais hoje acreditam que a criação de protocolos resolve os problemas de assistência. Na verdade, a criação de protocolos é algo relativamente simples com a disponibilidade de evidências que se tem hoje. Entretanto, são outros pontos que devem ser trabalhados, como vistos neste estudo.
1. Curry LA et al. What distinguishes top-performing hospitals in acute myocardial infarction mortality rates?: a qualitative study. Ann Intern Med 2011; 154:384. [Link para o Artigo]
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