FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Calciovital

Calciovital - Bula do remédio

Calciovital com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Calciovital têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Calciovital devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.

Aviso importante

Todas as bulas constantes em nosso portal são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.

Obs.: A MedicinaNET não vende nenhum tipo de medicamento.

Laboratório

Heralds

Apresentação de Calciovital

Linha Hospitalar: Sem apresentação.

Calciovital - Indicações

Calciovital B12 é um suplemento vitamínico e mineral indicado para prevenção e tratamento auxiliar na desmineralização óssea pré e pós menopausa, para crianças em fase de crescimento, auxiliar nas anemias carênciais, em dietas restritivas e inadequadas, em doenças crônicas e convalescença, em período de crescimento acelerado, na gestação e aleitamento, para prevenção do raquitismo, auxiliar do sistema imunológico e em idosos.

Contra-indicações de Calciovital

Calciovital B12 contraindicado em pacientes com hipercalcemia ou que apresentem hipersensibilidade a qualquer componente da formulação.
A Cianocobalamina não deve ser usada em pacientes com Atrofia Óptica Hereditária de Leber, uma vez que tem sido reportada uma atrofia rápida do nervo ótico na administração a estes pacientes. Pacientes com suspeita de estado carencial desta vitamina devem ser submetidos a um diagnóstico preciso antes de serem submetidos a um tratamento com este medicamento. Doses superiores a 10µd/dia de cianocobalamina podem produzir respostas hematológicas em pacientes com deficiência de folatos, ao ponto de que o uso indiscriminado de cianocobalamina pode mascarar um diagnóstico preciso.

Advertências

Deve-se ter cautela na administração de Calciovital B12 a pacientes que fazem uso de glicosídeos cardiotônicos, devido ao risco de precipitação de arritmias ou que apresentem prejuízo renal.
As deficiências de folato e vitamina B12 são as causas mais importantes de anemia megaloblásticas. É essencial diagnosticar a deficiência causadora da anemia megaloblástica de forma precisa antes de iniciar a reposição. Não se deve confiar apenas no hemograma para diagnosticar a carência de vitamina B12. Deve-se solicitar a dosagem de vitamina B12 sérica.
Este medicamento pode ser utilizado durante a gravidez e amamentação desde que sob prescrição médica ou do cirurgião – dentista.
Este medicamento contém ÁLCOOL no teor de 0,5%.

Interações medicamentosas de Calciovital

Pacientes que utilizam medicamentos bisfosfonados devem esperar meia hora para ingerir Calciovital B12.

Reações adversas / Efeitos colaterais de Calciovital

É possível ocorrer o aparecimento de reações desagradáveis tais como: hipercalcemia, constipação, náuseas, vômito e diarréia.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificação em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em http://www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

Calciovital - Posologia

Adultos
1 colher de sopa (15 mL), antes do café da manhã; 2 colheres de sopa (15 mL cada), antes do almoço. 2 colheres de sopa (15 mL cada), antes do jantar.
Totalizando 5 colheres de sopa, ao dia.
Cada 75mL (posologia máxima para Adultos) contém:



NutrienteConcentração(*)IDR(*)
Fosfato de Cálcio Tribásico **299,1 mg de cálcio elementar29,91%
Colecalciferol (Vitamina D3)750 UI375%
Cianocobalamina (Vitamina B12)0,09 mg3750%


*Concentração e teor percentual do componente na posologia máxima (75 mL) indicada relativo a Ingestão Diária Recomendada (IDR).
**A concentração do cálcio enquadra-se na categoria de Suplemento Mineral.

Crianças
1 colher de sopa (15 mL), 3 vezes ao dia antes das refeições.
Cada 45mL (posologia máxima para Crianças) contém:

NutrienteConcentração(*)IDR(*)  
  1-3 anos4-6 anos7-10 anos
Fosfato de Cálcio Tribásico **

179,505 mg de cálcio
elementar

35,90%29,92%25,64%


*Concentração e teor percentual do componente na posologia máxima (45 mL) indicada relativo a Ingestão Diária Recomendada (IDR).
**A concentração do cálcio enquadra-se na categoria de Suplemento Mineral.

Superdosagem

A hipercalcemia leve pode ser assintomática, a toxicidade moderada a grave pode causar constipação, anorexia, cólicas abdominais, náuseas, vômitos, poliúria, polidipsia, desidratação, delírio, estupor, estados psicóticos, astenia, fraqueza muscular, encurtamento de intervalo QT no ECG e parada cardíaca. Insuficiência renal aguda pode resultar do deposito de cálcio nos rins.
Em caso de superdosagem, deve-se interromper a administração ou a exposição ao agente causal. Corrigir a desidratação com a administração de fluidos intravenosos. Para promover a excreção de cálcio, administrar salina normal intravenosa (3 a 4L/dia em adultos).
Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações sobre como proceder.

Características farmacológicas

Propriedades químicas (fosfato de cálcio tribásico): por ser uma coletânea de cálcio, frequentemente é descrito como fosfato tricálcico ou fosfato de cálcio tribásico, na fórmula Ca3(PO4).
O cálcio é pouco absorvido pelo tubo intestinal devido à relativa insolubilidade de muitos de seus compostos; 9/10 da ingestão diária são excretados nas fezes, o restante eliminado pela urina; no adulto, os valores normais ditos de renovação para o cálcio estão na cifra de 1000mg/dia, de onde serão absorvidos 350mg, porém secretados 250mg pelos sucos gastrointestinais, restando um saldo de 100mg de absorção efetiva.


Ações fisiológicas e farmacológicas (terapêuticas): além da atuação sobre o metabolismo ósseo, também atua sobre sua remodelação (relação osteoblastos – osteoclastos), onde o esqueleto possui 99% do cálcio total do corpo; atua também no sistema neuromuscular (limiar de excitação e contração), cardiovascular (despolarização das fibras cardíacas) e outros (membrana celular e coagulação).
Propriedades químicas (colecalciferol): A Vitamina D é absorvida pelo intestino delgado, juntamente como o cálcio. Após absorção é transportada pela circulação a todos os órgãos, depositando-se principalmente no fígado, na pele e no cérebro. A maior parte da vitamina D é hidroxilada no corpo humano obtendo-se o 1,25 – dihidroxicolecalciferol, ou calcitriol, a forma mais ativa da Vitamina D. O calcitriol, que é importante na regulação da absorção de cálcio no intestino, é produzido nos rins e, durante a gravidez, na unidade fetoplacentária.
Ações fisiológicas e farmacológicas (terapêuticas): A vitamina D age ao nível do intestino delgado, facilitando a absorção de cálcio e fósforo. Um importante efeito da ação da vitamina D é a correta mineralização das matrizes dos ossos no crescimento.
Propriedades químicas (cianocobalamina): a absorção da vitamina B12 por via oral efetua-se na parte terminal do intestino delgado. Após absorção, distribui-se por todo organismo concentrando-se principalmente no fígado, coração e rins. Seu mecanismo de eliminação se dá principalmente pelas fezes (1µg/g). Sob a forma de coenzimas (cobamidas), a vitamina B12 intervém em diversas reações metabólicas no organismo.
Ações fisiológicas e farmacológicas (terapêuticas): a cianocobalamina desempenha importante papel na formação e maturação dos glóbulos vermelhos, sendo o mais eficiente aintianêmico conhecido.

Armazenagem

Calciovital B12 é uma suspensão viscosa com odor framboesa na coloração rosa.
Conservar o produto em sua embalagem original, à temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC). Proteger da luz e da umidade.
Prazo de validade: Calciovital B12 possui prazo de validade de 24 meses a partir da data de fabricação, desde que observados os cuidados de armazenamento.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido.
Para sua segurança, mantenha o medicamento na embalagem original. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Dizeres legais

MS: 1.3841.0038
Farm. Responsável: Tales Vasconcelos de Cortes - CRF/BA nº3745
NATULAB LABORATÓRIO SA
Rua H, nº2, Galpão 03 - Urbis II
Santo Antônio de Jesus - Bahia – CEP - 44.574-150


CNPJ 02.456.955/0001-83
INDÚSTRIA BRASILEIRA
SAC: (75) 3311 555

Calciovital - Bula para o Paciente

1. PARA QUÊ ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
Calciovital B12 é um suplemento vitamínico e mineral indicado para prevenção e tratamento auxiliar na desmineralização óssea pré e pós menopausa, para crianças em fase de crescimento, auxiliar nas anemias carênciais, em dietas restritivas e inadequadas, em doenças crônicas e convalescença, em período de crescimento acelerado, na gestação e aleitamento, para prevenção do raquitismo, auxiliar do sistema imunológico e em idosos.

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
O medicamento Calciovital B12 possui substâncias em sua composição aonde cada uma delas desempenhará importantes papeis sobre os metabolismos:
O fosfato de cálcio tribásico atua sobre o metabolismo ósseo, também atua sobre sua remodelação (relação osteoblastos – osteoclastos), onde o esqueleto possui 99% do cálcio total do corpo.
A Vitamina D é importante na regulação da absorção de cálcio no intestino, é produzido nos rins e, durante a gravidez, na unidade fetoplacentária.
A Vitamina B12 esta presente em diversas reações metabólicas no organismo.

3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
O uso produto é contraindicado em pacientes com hipercalcemia ou que apresentem hipersensibilidade a qualquer componente da formulação.
A Cianocobalamina não deve ser usada em pacientes com Atrofia Óptica Hereditária de Leber, uma vez que tem sido reportada uma atrofia rápida do nervo ótico na administração a estes pacientes. Pacientes com suspeita de estado carencial desta vitamina devem ser submetidos a um diagnóstico preciso antes de serem submetidos a um tratamento com este medicamento. Doses superiores a 10µd/dia de cianocobalamina podem produzir respostas hematológicas em pacientes com deficiência de folatos, ao ponto de que o uso indiscriminado de cianocobalamina pode mascarar um diagnóstico preciso.
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.

4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Gravidez e lactação: Calciovital B12 pode ser utilizado durante a gravidez desde que sob prescrição médica ou do cirurgião-dentista.
Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término ou se estiver amamentando.
Ingestão concomitante com outras substâncias: Pacientes que utilizam medicamentos bifosfonados devem esperar meia hora antes de ingerir o produto.
Este medicamento contém ÁLCOOL no teor de 5%
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.



5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Calciovital B12 é uma suspensão viscosa com odor framboesa na coloração rosa. Conservar o produto em sua embalagem original, à temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC). Proteger da luz e da umidade.
Prazo de validade: Calciovital B12 possui prazo de validade de 24 meses a partir da data de fabricação, desde que observados os cuidados de armazenamento.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido.
Para sua segurança, mantenha o medicamento na embalagem original. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.
Caso você observe alguma mudança no aspecto do medicamento que ainda esteja no prazo de validade, consulte o médico ou o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Adultos
1 colher de sopa (15 mL), antes do café da manhã; 2 colheres de sopa (15 mL cada), antes do almoço. 2 colheres de sopa (15 mL cada), antes do jantar.
Totalizando 5 colheres de sopa, ao dia.
Cada 75mL (posologia máxima para Adultos) contém:
*Concentração e teor percentual do componente na posologia máxima (75 mL)
indicada relativo a Ingestão Diária Recomendada (IDR).

NutrienteConcentração(*)IDR(*)
Fosfato de Cálcio Tribásico **299,1 mg de cálcio elementar29,91%
Colecalciferol (Vitamina D3)750 UI375%
Cianocobalamina (Vitamina B12)0,09 mg3750%



**A concentração do cálcio enquadra-se na categoria de Suplemento Mineral.
Crianças
1 colher de sopa (15 mL), 3 vezes ao dia antes das refeições.
Cada 45mL (posologia máxima para Crianças) contém:

NutrienteConcentração(*)IDR(*)  
  1-3 anos4-6 anos7-10 anos
Fosfato de Cálcio Tribásico **

179,505 mg de cálcio
elementar

35,90%29,92%25,64%





*Concentração e teor percentual do componente na posologia máxima (45 mL) indicada relativo a Ingestão Diária Recomendada (IDR).
**A concentração do cálcio enquadra-se na categoria de Suplemento Mineral. Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião- dentista.

7. O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Caso haja esquecimento da ingestão de uma dose deste medicamento, retomar a posologias sem a necessidade de suplementação.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

8. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
Informe ao seu médico caso ocorra o aparecimento de reações desagradáveis tais como: hipercalcemia, constipação, náuseas, vômito e diarréia.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.
Informe a empresa sobre o aparecimento de reações indesejáveis e problemas com este medicamento, entrando em contato através do Sistema de Atendimento ao Consumidor (SAC).

9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA GRANDE QUANTIDADE DESTE MEDICAMENTO DE UMA SÓ VEZ?
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível.
Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações sobre como proceder.

Data da bula

22/02/2017

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal