Calmiplan

CALMIPLAN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CALMIPLAN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CALMIPLAN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

bunker

Apresentação CALMIPLAN

Comprimidos revestidos: caixa com 10, 20 ou 30 comprimidos revestidos.

CALMIPLAN – Indicações

– Ansiedade
– Hipertensões leves
– Insônias
– Climatério
– Distúrbios neurovegetativos
– Dismenorréia
– Enurese de origem não orgânica
– Irritabilidade

Contra indicações de CALMIPLAN

Hipersensibilidade ao látex (reação cruzada com Passiflora incarnata). Não há referência na literatura consultada quanto à hipersensibilidade a Salix alba em pacientes com alergia ao ácido acetilsalicílico.

Advertências

Não existem dados disponíveis com a associação dos 3 princípios ativos nas grávidas e lactentes. Porém, um componente do Calmiplan, Salix alba, possui identidade química como ácido acetilsalicílico que é contraindicado na gravidez e lactação. Redução do tônus e motilidade uterinas in vivo e in vitro, têm sido documentados com extrato de Crataegus oxyacantha, não devendo ser utilizado na gravidez e lactação. Os alcalóides contidos na Passiflora estimulam a atividade uterina em estudos animais. Em vista disso, seu uso em excesso durante a gravidez e lactação deverá ser evitado.
Devido à presença do Salix alba, deve-se evitar a prescrição para pacientes com úlceras gastrintestinais, déficits de coagulação, hemorragias ativas ou pacientes em tratamento com derivados do ácido acetilsalicílico ou outros anticoagulantes.

Interação medicamentosa:
Deve-se evitar o uso de bebidas alcóolicas e sedativos. Poderá haver interação medicamentosacomoutrasdrogascardiovascularesdevidoàaçãodo Crataegus oxyacantha, que é incompatível com o uso de digitálicos.
Devido à presença de Salix alba, deve-se evitar a prescrição em pacientes em tratamento com derivados do ácido acetilsalicílico ou outros anticoagulantes.

Interações medicamentosas de CALMIPLAN

Informação não disponível para esta bula.

Reações adversas / efeitos colaterais de CALMIPLAN

Ainda não é conhecido o padrão de reações adversas.

CALMIPLAN – Posologia

Comprimidos revestidos
Adultos: 1 a 2 comprimidos revestidos 1 ou 2 vezes ao dia.
Crianças: conforme prescrição médica.

Super dosagem

Os sintomas de toxicidade aguda observados em animais que receberam Crataegus oxyacantha foram bradicardia e depressão respiratória, podendo levar à parada cardíaca com paralisia respiratória.
Com relação à Passiflora incarnata excessivas doses podem levar à sedação e potencializar os efeitos de inibidores da MAO.
Os sinais de toxicidade associados com Salix alba podem ser irritação gástrica renal, sangramento nas fezes, zumbido, náuseas e vômitos.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Calmiplan pode ser usado por pacientes acima de 65 anos de idade, desde que observadas as precauções e contraindicações comuns ao produto.

SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR; NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Registro no M.S. nº 1.0577.0174.001-8 c/10 comprimidos revestidos Registro no M.S. nº 1.0577.0174.002-6 c/ 20 comprimidos revestidos Farm. Responsável: Dra. Elaine C. M. Pessôa
CRF-SP nº 14.059
BUNKER INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA
Rua Aníbal dos Anjos Carvalho, 212 – Cidade Dutra
São Paulo – SP – Fone: (11) 5666-0266
C.N.P.J.47.100.862/0001-50
SAC 0800 142 110
INDÚSTRIA BRASILEIRA

CALMIPLAN – Bula para o paciente

Ação esperada do medicamento:
Calmiplan tem a função de combater a ansiedade e a insônia.

Cuidados de armazenamento:
O medicamento deve ser conservado em temperatura ambiente (15 a 30° C). Proteger da luz e umidade.

Prazo de validade:
Comprimidos revestidos 24 meses após data de fabricação. Não use medicamentos com o prazo de validade vencido.

Conduta na gravidez e lactação:
Não deve ser usado durante a gravidez e lactação, pois não existem estudos disponíveis que assegurem o uso nesta situação.
Não existem dados disponíveis com a associação dos 3 princípios ativos. Porém, Salix alba, possui identidade química como ácido acetil salicílico que é contra- indicado na gravidez e amamentação. Redução do tônus e motilidade uterinas in vivo e in vitro têm sido documentados com extrato de Crataegus oxyacantha, não devendo ser utilizado na gravidez e lactação. Os alcalóides contidos na Passiflora estimulam a atividade uterina em estudos animais. Em vista disso, seu uso em excesso durante a gravidez e a lactação deverá ser evitado.

Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após seu término. Informar ao médico se está amamentando.

Cuidados de administração:
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Interrupção do tratamento:
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Reações adversas:
Informe ao seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Ingestão concomitante com outras substâncias:
Deve-se evitar o uso de bebidas alcóolicas durante o tratamento com Calmiplan. Poderá haver interação medicamentosa com outras drogas cardiovasculares devidoàaçãoda Crataegusoxyacantha,queéincompátivelcomousodedigitálicos. O uso de outros medicamentos com ação sedativa deve ser submetido à orientação médica.

Contraindicações e Precauções:
Hipersensibilidade ao látex (reação cruzada com Passiflora incarnata). Não há referência na literatura consultada quanto á hipersensibilidade a Salix alba em pacientes com alergia ao ácido acetilsalicílico. Devido à presença deSalix alba, deve-se evitar a prescrição para pacientes com úlceras gastrintestinais, déficits de coagulação, hemorragias ativas e pacientes em tratamento com derivados de ácido acetil salicílico ou outros anticoagulantes.
Informe ao seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.

NÃOTOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE.

Data da bula

19/12/2017