Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Carnabol Kids

Carnabol Kids - Bula do remédio

Carnabol Kids com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Carnabol Kids têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Carnabol Kids devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.

Aviso importante

Todas as bulas constantes em nosso portal são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.

Obs.: A MedicinaNET não vende nenhum tipo de medicamento.

Laboratório

Aché

Apresentação de Carnabol Kids

Suspensão oral: frasco de 120 ml + copo-medida de 10 ml.

USO ORAL
USO PEDIÁTRICO

COMPOSIÇÃO
Cada 10 ml de Carnabol Kids suspensão oral contém:
cianocobalamina ............................................................................................6mcg
cloridrato de levolisina ...............................................................................100mg
cloridrato de levocarnitina ...............................................................................75mg
cloridrato de piridoxina ...................................................................................2mg
nicotinamida ....................................................................................................10mg
nitrato de tiamina ..........................................................................................4,8 mg
fosfato sódico de riboflavina ...........................................................................1,5mg
Excipientes: ácido cítrico monoidratado, aroma de cola, carmelose sódica, celulose microcristalina, ciclamato sódico, citrato de sódio diidratado, cloreto de sódio, simeticona, goma xantana, glicerol, metilparabeno, propilenoglicol, propilparabeno, sacarina sódica diidratada, sorbitol, água purificada.

Carnabol Kids - Indicações

Carnabol Kids é um medicamento utilizado na prevenção das carências nutricionais, determinando uma melhora no estado geral do organismo.
Carnabol Kids é indicado como suplemento vitamínico em dietas restritivas e inadequadas, suplemento vitamínico nas doenças crônicas e convalescença e para crianças em fases de crescimento.

Contra-indicações de Carnabol Kids

Este medicamento é contraindicado para o uso por pacientes com suspeita de deficiência de vitamina B12 sem causa definida, e também por pacientes que apresentem hipersensibilidade a quaisquer dos componentes de sua fórmula. Não deve ser administrado em pacientes portadores de doenças hepáticas e renais e úlcera péptica.

Advertências

Os pacientes diabéticos que recebem carnitina associado à insulina ou outros medicamentos hipoglicemiantes, devem ser monitorados para casos de hipoglicemia. A carnitina não deve ser utilizada por portadores de cardiopatias sem supervisão médica.
Categoria de risco na gravidez: C.
Não foram realizados estudos em animais e nem em mulheres grávidas; ou então, os estudos em animais revelaram risco, mas não existem estudos disponíveis realizados em mulheres grávidas.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Interações medicamentosas de Carnabol Kids

Interações medicamento-medicamento
Efeito da interação: Redução do efeito terapêutico por aceleração do metabolismo da Levodopa na doença de Parkinson
Medicamento: Levodopa. Isso não ocorre se a Levodopa estiver associada com inibidores da descarboxilase
Efeito da interação: Redução das concentrações séricas de Fenobarbital e Fenitoína Medicamento: Piridoxina
Efeito da interação: Diminuição da absorção da cianocobalamina quando administrados concomitantemente
Medicamento: Inibidores de H2
Efeito da interação: Aumento das necessidades de Piridoxina Medicamento: Hidralazina, Isoniazida, Penicilamina e Contraceptivos orais
Efeito da interação: A nicotinamida eleva os níveis da carbamazepina causando efeitos neurológicos e gastrointestinais como ataxia, nistagmo, diplopia e vômitos Medicamento: Carbamazepina
Efeito da interação: Levolisina pode determinar aumento da toxicidade dos aminoglicosídeos
Medicamento: Aminoglicosídeos

Interação medicamento-exames laboratoriais
Efeito da interação: Coloração amarela brilhante da urina que pode interferir em algumas análises laboratoriais
Medicamento: Riboflavina
Efeito da interação: Podem interferir na dosagem sérica de teofilina, ácido úrico, e urobilinogênio. Em altas doses pode interferir nas dosagens das catecolaminas urinárias (falso-positivo)
Medicamento: Cianocobalamina, Piridoxina, Tiamina, Nicotinamida e Riboflavina

Interações medicamento-alimento
Efeito da interação: Aumenta a necessidade de Tiamina
Alimento: Dieta rica em carboidrato

Reações adversas / Efeitos colaterais de Carnabol Kids

•Gastrintestinais: náuseas, vômitos, diarreias, constipação intestinal, dores abdominais, úlcera péptica.
•Dermatológicas: "rash" cutâneo, eritema de face, urticária, prurido generalizado, hiperqueratose.
•Renais: síndrome de fanconi e falência renal.
•Hematológicas: hipercolesterolemia.
•Sistema nervoso central: neuropatia periférica.
• Respiratórias: dispneia e broncoespasmo relacionados a hipersensibilidade à
tiamina.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária-NOTIVISA, disponível emhttp://www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

Carnabol Kids - Posologia

Crianças: um copo-medida (10 ml), meia hora antes das principais refeições.
Não utilizar Carnabol Kids por período prolongado sem orientação do seu médico. Em casos de esquecimento de uma dose, aguarde a próxima dose e continue tomando normalmente.

Superdosagem

Não há relatos de superdosagem com Carnabol Kids.
Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações sobre como proceder.

Características farmacológicas

Carnabol Kids é uma associação das vitaminas do complexo B (cianocobalamina (B12), piridoxina (B6), nicotinamida (B3), tiamina (B1) e riboflavina (B2) com os derivados de aminoácidos levolisina e levocarnitina, indicado nos estados carenciais nutricionais. Os aminoácidos cloridrato de levocarnitina e cloridrato de levolisina atuam promovendo o aumento da síntese proteica e o complexo B cujos elementos apresentados atuam em diversos processos do organismo como, por exemplo, o metabolismo dos carboidratos, funções hematopoiéticas, funções do sistema nervoso central e periférico, síntese proteica, dentre outras.
A levolisina é um aminoácido essencial e vital para a estrutura de importantes proteínas orgânicas. É necessária para o crescimento, reconstituição dos tecidos e produção de anticorpos, hormônios e enzimas. Além destas, sua função é de metabolizar os ácidos graxos para a produção de energia. No fígado, o metabolismo da lisina livre, obtida da digestão de proteínas alimentares, apresenta duas principais vias, que são: a síntese proteica e o catabolismo oxidativo. Sua excreção pode ocorrer através do leite materno e não há evidência científica para o uso seguro de lisina durante a lactação. Estudos demonstraram que sua meia-vida de eliminação é menor que 3 horas.
A tiamina ajuda a liberar energia dos carboidratos, necessária para o bom funcionamento das células nervosas e do coração. Auxilia também na formação de hormônios e glóbulos vermelhos. A tiamina (vitamina B hidrossolúvel) tem como metabólito ativo o pirofosfato de tiamina, que age no metabolismo dos carboidratos como coenzima na descarboxilação dos alfacetoácidos, como piruvato e alfacetoglutarato e na utilização da pentose no desvio da hexose monofosfato. A necessidade está relacionada com a velocidade metabólica e é aumentada quando o carboidrato é a fonte de energia. Sua absorção gastrintestinal é dependente de transporte ativo, podendo ser por difusão passiva em grandes concentrações. Sua excreção, quando ultrapassada sua capacidade de absorção, é pela urina.
O cloridrato de levocarnitina é importante para a oxidação de ácidos graxos; também facilita o metabolismo aeróbico do carboidrato, aumenta o índice de fosforilação oxidativa e promove a excreção de certos ácidos orgânicos. O cloridrato de carnitina da dieta é absorvido quase completamente no intestino, por um mecanismo de transporte saturável; a absorção fracional declina quando a dose oral é aumentada. É transportado para a maioria das células por um mecanismo ativo. Há pouco metabolismo do cloridrato de carnitina e a maior parte é excretada na urina como acilcarnitinas; os túbulos renais usualmente reabsorvem mais que 90% da carnitina não-esterificada.
A riboflavina ajuda a liberar energia dos alimentos, sendo essencial para o crescimento e manutenção do organismo. É vital no metabolismo como coenzimas para flavoproteínas na respiração celular. Sua absorção é intestinal, sendo convertida em flavina mononucleotídeo através da enzima flavoquinase e, posteriormente, em flavina adenina dinucleotídeo, sendo que estas duas formas são ativas. O excedente da riboflavina que não foi absorvido é eliminado intacto pela urina e também pelas bactérias intestinais.
O cloridrato de piridoxina é importante nas reações de síntese de proteínas e de aminoácidos. Exerce papel no metabolismo como coenzima para transformações metabólicas dos aminoácidos e participa de algumas etapas do metabolismo do triptofano. É fundamental para a atividade normal do cérebro e na formação de glóbulos vermelhos. Tem um nível de absorção sérico, após ingestão oral, em torno de 1,25 horas. Sua absorção ocorre na porção jejunal do tubo gastrintestinal e possui uma meia-vida longa de aproximadamente 15 a 20 dias. Sua excreção é urinária.
A cianocobalamina é necessária para o desenvolvimento de glóbulos vermelhos e para a manutenção do funcionamento normal do sistema nervoso central. Participa do metabolismo dos lipídios e carboidratos. Tem a função metabólica do crescimento e replicação das células e manutenção da mielina normal em todo o sistema nervoso central, através das suas coenzimas, metilcobalamina e5-desoxiadenosilcobalamina. A metilcobalamina é necessária para a formação da metionina, a partir da homocisteína. Quando as concentrações da cianocobalamina são inadequadas, ocorre uma alteração no metiltetraidrofolato, causando deficiência funcional do ácido fólico intracelular, determinando aumento da deficiência da cianocobalamina. A cianocobalamina é absorvida no tubo digestivo, graças ao fator gástrico intrínseco, precisamente na região ileal, onde através de transporte ativo, penetra na circulação. Seu depósito é o fígado, sendo transportado pela transcobalamina II.
A nicotinamida é componente de enzimas responsáveis pela respiração e produção de energia celular. Sua deficiência leva à pelagra, uma síndrome que se manifesta sob forma de dermatite, demência e diarreia. É um metabólito da niacina e é importante nas reações metabólicas, sendo a principal, as reações de oxirredução, essenciais para a respiração tissular. É absorvida em todas as porções do trato intestinal e é distribuída para todos os tecidos. Sua excreção é urinária.

Resultados de eficácia

Albuquerque e Monteiro coletaram informações sobre a ingestão de alimentos e a adequação dos nutrientes em 247 escolares, sendo 150 do sexo feminino e 97 do masculino, com idade de nove e dez anos, pertencentes a escolas públicas municipais. Os dados sobre ingestão de alimentos foram coletados e comparados com as recomendações preconizadas pelo National Research Council de 1989. De acordo com os resultados, a ingestão alimentar dos escolares apresentou-se deficiente em relação à energia e aos micronutrientes, especialmente as vitaminas e alguns minerais pesquisados, com exceção do ferro. Essa deficiência foi encontrada independente do sexo. Tais achados sugerem que o aporte insuficiente dos nutrientes estudados, se persistente, poderá contribuir negativamente para o desempenho do crescimento linear durante a fase da adolescência.

ALBURQUERQUE et al. Ingestão de alimentos e adequação de nutrientes no final da infância. Rev. Nutr., Campinas, 15(3):291-299; 2002

Armazenagem

Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C). Proteger da luz e umidade. Desde que respeitados os cuidados de armazenamento, o medicamento apresenta uma validade de 24 meses a contar da data de sua fabricação.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Suspensão homogênea amarela.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Dizeres legais

MS - 1.0573.0390

Farmacêutica Responsável:
Gabriela Mallmann
CRF-SP nº 30.138

Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A.
Via Dutra, km 222,2
Guarulhos - SP
CNPJ 60.659.463/0001-91
Indústria Brasileira

Siga corretamente o modo de usar; não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica.

Carnabol Kids - Bula para o Paciente

1.PARA QUÊ ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
Carnabol Kids é destinado ao tratamento e prevenção de carências nutricionais, determinando uma melhora no estado geral do organismo nas crianças em fase de crescimento.
Carnabol Kids pode auxiliar na prevenção das deficiências das vitaminas do complexo B e dos aminoácidos componentes da sua fórmula, nos períodos de crescimento acelerado e em casos de dietas restritivas e inadequadas.

2.COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
Carnabol Kids é uma associação das vitaminas do complexo B (cianocobalamina (B12), piridoxina (B6), nicotinamida (B3), tiamina (B1) e riboflavina (B2)) com os derivados de aminoácidos levolisina e levocarnitina, indicado nos estados de carências nutricionais. Os aminoácidos cloridrato de levocarnitina e cloridrato de levolisina atuam na síntese proteica (produção de proteínas) e no metabolismo dos lipídeos (gorduras) e o complexo B que atua em diversos processos do organismo como, por exemplo, o metabolismo energético, formação dos glóbulos brancos e vermelhos, funções do sistema nervoso central e periférico, síntese proteica, formação dos hormônios, dentre outras.

3.QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes com suspeita de deficiência de vitamina B12 sem causa definida, nem para pacientes portadores de doenças hepáticas (no fígado), renais (nos rins) e úlcera péptica (lesão no estômago). Carnabol Kids não é indicado para pacientes que apresentem hipersensibilidade (alergia) a quaisquer dos componentes de sua fórmula.

4.O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Se você é diabético e recebe carnitina associado à insulina ou outros medicamentos hipoglicemiantes (medicamentos que baixam os níveis de açúcar no sangue), você deve ser monitorado para evitar casos de hipoglicemia (nível baixo de açúcar no sangue).
Se você tem gota deve ser monitorado quanto aos níveis de ácido úrico quando recebe nicotinamida. A carnitina não deve ser utilizada se você possui cardiopatias (doenças do coração) sem supervisão médica.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Carnabol Kids não deve ser administrado ao mesmo tempo com medicamentos contendo levodopa, cimetidina, carbamazepina, aminoglicosídios ou teofilina nem com medicamentos para redução da lipidemia (concentração de lipídeos no sangue).
As vitaminas de Carnabol Kids podem interferir na dosagem sérica de teofilina, ácido úrico e urobilinogênio e em altas doses pode interferir nas dosagens das catecolaminas urinárias (falso positivo).

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

5.ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Você deve conservar Carnabol Kids em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C). Protegido da luz e da umidade.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Suspensão homogênea (uniforme) amarela.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

6.COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Crianças: deve tomar um copo-medida (10 mL), meia hora antes das principais refeições.
Não utilizar Carnabol Kids por período prolongado sem orientação do seu médico. A dose máxima diária não deverá ultrapassar 3 copos-medida.
Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.
Agite antes de usar.

7.O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Em casos de esquecimento de uma dose, aguarde a próxima dose e continue tomando normalmente.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

8.QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
Você poderá apresentar as seguintes reações desagradáveis ao utilizar Carnabol Kids:
•Alterações gastrintestinais: náuseas (enjoos), vômitos, diarreias, constipação intestinal (intestino preso), dores abdominais, úlcera péptica (ferida no estômago);
•Alterações dermatológicas: "rash" cutâneo (manchas vermelhas na pele), eritema (vermelhidão) de face, urticária (alergia), prurido (coceira) generalizado, hiperqueratose (excesso de produção de queratina);
•Alterações renais: síndrome de fanconi (distúrbio raro da função excretora renal) e falência renal (dos rins);
•Alterações hematológicas: hipercolesterolemia (nível alto de colesterol no sangue);
•Alteração no sistema nervoso central: neuropatia periférica (perda sensorial);
•Alterações respiratórias: dispneia (falta de ar) e broncoespasmo (contração da musculatura dos brônquios) relacionados à hipersensibilidade (alergia) à tiamina;
•Altas doses de piridoxina podem causar coloração amarelada da urina.
Você poderá apresentar também os seguintes efeitos indesejáveis: deficiência de ácido fólico e hipotonia (diminuição do tônus muscular).
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

9.O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
Não há relatos de superdosagem com Carnabol Kids.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível.
Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações sobre como proceder.

Data da bula

02/10/2014

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal