Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Cebion - Bula do remédio

Cebion com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Cebion têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Cebion devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.

Aviso importante

Todas as bulas constantes em nosso portal são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.

Obs.: A MedicinaNET não vende nenhum tipo de medicamento.

Laboratório

Merck

Apresentação de Cebion

Cebion 1 g Comprimidos efervescentes - Embalagens contendo 10 ou 20 comprimidos efervescentes. Cebion Gotas Solução 100 mg/ml - Embalagens contendo 30 ml. Cebion Glicose Granulado - Embalagens contendo 10 ou 50 envelopes.

Cebion - Indicações

Para rápida correção de estados carenciais de vitamina C; como estimulante das defesas orgânicas nas épocas de maior perigo de infecção; para suprir o aumento das necessidades que ocorrem em estados normais (gestação, lactação, atividade desportiva, trabalho intenso) e patológicos (doenças infecciosas e estados febris).

Contra-indicações de Cebion

Litíase urinária oxálica e úrica; insuficiência renal; hipersensibilidade a qualquer um dos excipientes.

Advertências

Pacientes diabéticos, hipoglicêmicos, hipertensos e cardíacos devem procurar orientação médica antes de tomar Cebion, por causa de seu conteúdo de hidratos de carbono e sódio. Em pacientes submetidos a dietas hipoglicídicas e/ou hipossódicas é necessário considerar que cada comprimido de Cebion 1 g contém 0,9758 g de sacarose e 0,2787 g de sódio; cada envelope de Cebion Glicose contém 8,767 g de hidratos de carbono (sacarose e glicose) e 0,0115 g de sódio. Cebion Gotas não apresenta nenhuma restrição neste caso, por não conter sódio nem sacarose em sua composição.

Uso na gravidez de Cebion

Cebion pode ser usado na gravidez e durante a amamentação, quando houver necessidade de um maior suprimento de vitamina C. Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após seu término. Informe ao médico se está amamentando.

Interações medicamentosas de Cebion

O uso simultâneo com barbitúricos aumenta a necessidade diária do ácido ascórbico; com deferoxamina, pode potencializar os efeitos tóxicos pelo ferro nos tecidos; com salicilatos, pode aumentar a excreção urinária do ácido ascórbico.

Reações adversas / Efeitos colaterais de Cebion

As reações adversas, pouco freqüentes e de pequena intensidade, compreendem queixas de perturbações digestivas, principalmente diarréia, pirose, aumento da diurese, náuseas e vômitos. O uso de doses elevadas de vitamina C, por tempo prolongado, pode ocasionar o escorbuto de rebote. Em pacientes predispostos, o uso de doses de vitamina C superiores a 1 g/dia pode desencadear o aparecimento de litíase oxálica ou úrica. Cebion não deve ser tomado por pessoas com cálculos renais ou com insuficiência renal ou alergia a qualquer um dos excipientes. Cebion é um produto bem tolerado. Em algumas pessoas podem ocorrer transtornos gastrintestinais (azia, diarréia, enjôo e vômitos) de pequena intensidade. Em pessoas predispostas, o uso de altas doses de vitamina C pode ocasionar cálculos urinários de oxalato ou urato. A vitamina C pode interferir com os resultados de alguns exames laboratoriais para determinação de glicemia, glicosúria e níveis séricos de transaminases, desidrogenase lática e bilirrubina. Pode também condicionar resultados falsamente negativos em pesquisas de sangue oculto nas fezes. É necessário interromper o uso de vitamina C antes desses exames.

Cebion - Posologia

Cebion Gotas - 100 mg/ml 1 ml corresponde a aproximadamente 20 gotas. Cada gota contém aproximadamente 5 mg de Vitamina C. Lactentes - até 300 mg (60 gotas ao dia); crianças maiores até 1000 mg (200 gotas) ao dia; adultos 1000 mg (200 gotas) ao dia. Cebion 1 g - um comprimido efervescente ao dia, dissolvido em água. Cebion Glicose - tomar, dissolvido em água, o conteúdo de um envelope ao dia. Doses superiores às recomendadas só devem ser tomadas por indicação médica.

Superdosagem

Não existem relatos de intoxicação por superdose da vitamina C. Em caso de reações adversas, suspender o uso do produto e, se necessário, utilizar medicação sintomática.

Cebion - Informações

A vitamina C é indispensável para o perfeito funcionamento de todas as células. Desempenha importante papel no metabolismo celular, participando dos processos de óxido-redução. Através de sua atuação no transporte de elétrons, intervém em diversas reações metabólicas, tais como: hidroxilação da prolina durante a formação do tecido conjuntivo; oxidação das cadeias laterais de lisina em proteínas, para fornecer hidroxitrimetil-lisina para a síntese de carnitina; síntese de noradrenalina e de hormônios corticóides pelas supra-renais; conversão do ácido fólico em sua forma ativa de ácido folínico; metabolização microssomal de drogas; metabolismo da tirosina. A vitamina C também desempenha importante papel na proteção do organismo contra infecções, aumentando a função bactericida no sangue, participando ainda na formação de anticorpos. Possui também a propriedade de neutralizar a ação tóxica de produtos metabólicos e de várias toxinas bacterianas. A vitamina C tem influências múltiplas sobre o sangue, os órgãos hematopoéticos e os vasos sangüíneos. Favorece a adesão das células endoteliais dos capilares, a ativação da trombina e estimula a atividade da medula óssea (produção de trombócitos, leucócitos e eritrócitos; absorção e aproveitamento do ferro; ativação do ácido fólico). O mau abastecimento orgânico de vitamina C pode ocorrer não só em conseqüência de alimentação deficiente, mas também devido a distúrbios de absorção, doenças infecciosas e ao estresse. A carência de vitamina C manifesta-se por cansaço, resistência diminuída a infecções, sangramentos mucosos e cutâneos, retardo no tempo de cicatrização de feridas, gengivite, perda de dentes, anemia e alterações cutâneas (hiperceratose, obstrução de folículos pilosos, etc.). A vitamina C associada à glicose, em Cebion Glicose, assegura melhor aproveitamento do oxigênio, bem como a normalização das funções musculares e nervosas. A glicose é a mais importante fonte de energia, capaz de restituir rapidamente as quantidades gastas pelo organismo durante exercícios físicos ou atividades musculares e nervosas.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal