Cedur retard

CEDUR RETARD com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CEDUR RETARD têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CEDUR RETARD devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

Roche

Apresentação CEDUR RETARD

Comprimidos revestidos de desintegração lenta de 400 mg – caixa com 30.

USO ADULTO

Composição
Cada comprimido de Cedur® Retard (bezafibrato) contém:
Princípio ativo: bezafibrato ………………………………………………………………………… 400 mg
Excipientes: lactose, polividona, lauril sulfato de sódio, metilhidroxipropilcelulose, sílica coloidal anidra, estearato de magnésio, copolímero do ácido metacrílico, polissorbato 80,
polietilenoglicol, talco, dióxido de titânio e citrato de sódio.

CEDUR RETARD – Indicações

• Hiperlipidemias primárias tipos IIa, IIb, III, IV e V da classificação de Fredrickson – quando dieta ou alterações no estilo de vida não levaram a resposta adequada.
• Hiperlipidemias secundárias, por exemplo, hipertrigliceridemia grave, quando não houver melhora suficiente após correção da doença de base, por exemplo, do diabetes melito.
Em pacientes com valores de colesterol e/ou triglicérides elevados, o risco de doença coronária deve ser avaliado levando-se em conta a história familiar, valores de HDL-colesterol <35 mg/dL, níveis aumentados de fibrinogênio, tabagismo, pressão arterial, diabetes melito, sexo masculino, sobrepeso e atividade física insuficiente.
Os limites para os distúrbios do metabolismo dos lípides foram propostos durante o primeiro
Consenso da Sociedade Européia de Aterosclerose (Nápoles, 1986) e foram elaborados com o objetivo de serem utilizados como roteiro diagnóstico e terapêutico.
Assim, valores de colesterol e triglicérides iguais ou superiores a 200 mg/dL em adultos requerem atenção médica.

Contra indicações de CEDUR RETARD

• Doenças hepáticas (com exceção de infiltração gordurosa no fígado, frequentemente um estado patológico concomitante à hipertrigliceridemia);
• Afecções da vesícula biliar, com ou sem colelitíase(se o possível envolvimento do fígado não puder ser excluído);
• Pacientes com comprometimento da função renal com níveis séricos de creatinina
>1,5 mg/100 mL ou clearance de creatinina <60 mL/min ou pacientes que se submetem a diálise;
• Em terapia combinada com inibidores de HMG CoA redutase para pacientes com fatores predisponentes para miopatia, como insuficiência renal, infecção grave, trauma, cirurgia, distúrbios eletrolíticos ou hormonais;
• Hipersensibilidade conhecida ao bezafibrato, a qualquer componente do produto ou a outros fibratos;
• Reação fotoalérgica ou fototóxica conhecida a fibratos;
• Gravidez e lactação (vide “Gravidez e lactação”).

Advertências

– Modificações do hábito alimentar e outras medidas que possam melhorar o distúrbio lipídico, como atividade física, redução de peso e tratamento adequado de outros distúrbios metabólicos concomitantes (diabetes e gota, por exemplo) são fundamentais.
– A resposta do paciente à terapia deve ser monitorada a intervalos regulares e, se resposta adequada não for obtida em 3 a 4 meses, o tratamento deverá ser suspenso.
– O tratamento de crianças com Cedur® Retard (bezafibrato) não é normalmente indicado. Indicações para o uso de Cedur® Retard (bezafibrato) em crianças devem ser consideradas cuidadosamente. Não há recomendação posológica definida para crianças.
– Como os estrógenos podem levar ao aumento das taxas lipídicas, a prescrição de Cedur® Retard (bezafibrato) a pacientes hiperlipêmicas em uso de estrógenos ou contraceptivos contendo estrógenos deve ser feita analisando-se cada caso isoladamente.
– Em caso de hipoalbuminemia (síndrome nefrótica, por exemplo) e em pacientes com função renal reduzida, a dose de Cedur® Retard (bezafibrato) deve ser reduzida e a função renal monitorada. Pacientes com distúrbio renal existente podem desenvolver falência renal aguda, caso as recomendações posológicas não sejam seguidas estritamente de acordo com os níveis séricos ou o clearance de creatinina.
– Fraqueza muscular, mialgia e cãibras, frequentemente acompanhadas por aumento na creatinoquinase (CK), podem ocorrer. Casos isolados de comprometimento muscular grave (rabdomiólise) têm sido observados. Na maioria dos casos, esta síndrome é decorrente de superdosagem ou uso inapropriado de Cedur® Retard (bezafibrato), principalmente na presença de comprometimento renal.
– Devido ao risco de rabdomiólise, Cedur® Retard (bezafibrato) só deve ser administrado em conjunto com inibidores da HMG-CoA redutase em casos excepcionais e quando estritamente indicado. Pacientes recebendo essa combinação devem ser cuidadosamente orientados sobre os sintomas de miopatia e devidamente monitorados. A terapia combinada deve ser descontinuada imediatamente ao primeiro sinal de miopatia. A combinação de medicamentos não deve ser utilizada em pacientes com fatores predisponentes para miopatia (redução da função renal, infecção grave, trauma, cirurgia, distúrbio eletrolítico).
– Cedur® Retard (bezafibrato) altera a composição da bile. Casos isolados de cálculo biliar têm sido relatados. Não está claro se a ocorrência de cálculos biliares é maior devido ao tratamento prolongado com bezafibrato, como observado com outros medicamentos com mecanismo de ação semelhante, ou se cálculos preexistentes aumentariam de tamanho durante a terapia com bezafibrato.
– Como a colelitíase não pode ser excluída como possível reação adversa ao Cedur® Retard (bezafibrato), procedimentos diagnósticos apropriados devem ser empregados se sinais e sintomas relacionados a colelitíase ocorrerem (vide item Reações adversas).

Interações medicamentosas de CEDUR RETARD

Quando Cedur® Retard (bezafibrato) é utilizado em associação com outros medicamentos, as seguintes interações podem ocorrer:
– Potencialização da ação de anticoagulantes do tipo cumarínico. Por esta razão, a dose do anticoagulante deve ser reduzida em 30 a 50% ao se iniciar a terapia com Cedur® Retard (bezafibrato) e ajustada de acordo com os resultados dos testes de coagulação.
– A ação das sulfoniluréias e da insulina pode ser potencializada por Cedur® Retard (bezafibrato). Isso pode ser explicado pela melhor utilização da glicose, com redução simultânea das necessidades de insulina.
– Em casos isolados, o comprometimento pronunciado, porém reversível, da função renal (acompanhado por aumento nos níveis séricos de creatinina) tem sido relatado em pacientes transplantados sob terapia imunossupressora e Cedur® Retard (bezafibrato) concomitantemente. A função renal deve ser monitorada nesses pacientes e, caso ocorram alterações significativas nos parâmetros laboratoriais, Cedur® Retard (bezafibrato) deve ser, se necessário, descontinuado.
– Quando houver administração concomitante de seqüestrantes de ácidos biliares (por exemplo, colestiramina) com Cedur® Retard (bezafibrato), observar um intervalo mínimo de duas horas entre a utilização dos medicamentos, pois a absorção do bezafibrato será prejudicada.
– Maleato de perexilina ou inibidores da MAO (com potencial hepatotóxico) não devem ser administrados concomitantemente com Cedur® Retard (bezafibrato)
– A interação entre inibidores da HMG CoA redutase (estatinas) e fibratos pode variar em natureza e intensidade, dependendo da combinação dos medicamentos administrados. A interação farmacodinâmica entre as duas classes de medicamentos pode, em alguns casos, contribuir para o aumento do risco de miopatia.

Reações adversas / efeitos colaterais de CEDUR RETARD

O perfil global de segurança de Cedur® Retard (bezafibrato) é baseado na combinação de dados clínicos e da experiência de pós-comercialização.
Um total de 3581 pacientes foram recrutados em 48 estudos clínicos. Os efeitos adversos observados durante o desenvolvimento clínico e o subsequente uso em práticas clínicas consistiram, principalmente, em sintomas de distúrbios gastrointestinais frequentemente de curta duração e que raramente levaram à suspensão de Cedur® Retard (bezafibrato). A miopatia (rabdomiólise) foi mais observada quando a redução da dose não foi efetuada em pacientes com insuficiência renal. Nenhum dos efeitos adversos pode ser considerado como prejudicial à segurança a longo prazo, uma vez que frequentemente estes efeitos ocorreram durante os primeiros meses da terapia e foram de curta duração ou desapareceram após suspensão de Cedur® Retard (bezafibrato).

As reações adversas relatadas para Cedur® Retard (bezafibrato) estão listadas a seguir, por classe de sistemas de órgãos e frequência:
Distúrbios do sistema hematológico e linfático
Reações muito raras (<1/10.000): trombocitopenia e pancitopenia.

Distúrbios do sistema imune
Reações incomuns (≥1/1.000 e <1/100): reações de hipersensibilidade, inclusive reações anafiláticas.

Distúrbios do sistema metabólico e nutricional
Reação comum (≥1/100 e <1/10): redução do apetite.

Distúrbios do sistema nervoso
Reações incomuns (≥1/1.000 e <1/100): cefaleia e tontura;
Reações raras (≥1/10.000 e <1/1.000): neuropatia periférica e parestesia.

Distúrbios gastrointestinais
Reação comum (≥1/100 e <1/10): distúrbios gastrointestinais;
Reações incomuns (≥1/1.000 e <1/100): distensão e dor abdominal, constipação, diarreia, dispepsia e náusea;
Reação rara (≥1/10.000 e <1/1.000): pancreatite.

Distúrbios hepatobiliares
Reações incomuns (≥1/1.000 e <1/100): colestase.
Reação muito rara (<1/10.000): colelitíase (vide item “Advertências e Precauções”).

Distúrbios de pele e tecidos subcutâneos
Reações incomuns (≥1/1.000 e <1/100): prurido, urticária, reação de fotossensibilidade, alopecia e rash;
Reações muito raras (<1/10.000): púrpura trombocitopênica, eritema multiforme, síndrome de Stevens-Johnson, necrólise epidérmica tóxica.

Distúrbios musculoesqueléticos e de tecidos conectivos
Reações incomuns (≥1/1.000 e <1/100): fraqueza muscular, mialgia, cãibras;
Reação muito rara (<1/10.000): rabdomiólise.

Distúrbios do sistema renal e urinário
Reações incomuns (≥1/1.000 e <1/100): falência renal aguda.

Distúrbios do sistema reprodutor e da mama
Reações incomuns (≥1/1.000 e <1/100): disfunção erétil.

Distúrbios respiratórios, torácicos e do mediastino
Reação muito rara (<1/10.000): doença pulmonar intersticial.

Distúrbios psiquiátricos
Reações raras (≥1/10.000 e <1/1.000): depressão e insônia.

Investigações
Incomuns (ocorrem entre 0,1% a 1% dos pacientes que utilizam este medicamento): aumento de creatinofosfoquinase (CPK) sérica, creatinina sérica e fosfatase alcalina sérica;
Muito raras (ocorrem em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento): redução de hemoglobina (anemia) e da contagem de leucócitos e aumento de plaquetas e de algumas enzimas como gama-glutamiltransferase (GGT) e transaminases (TGO e TGP).

Alterações laboratoriais
As alterações laboratoriais a seguir tem sido observadas durante ensaios clínicos e reportadas durante o período de pós-comercialização.
Incomuns (ocorrem entre 0,1% a 1% dos pacientes que utilizam este medicamento): aumento de creatininofosfoquinase (CPK) sérica, plaquetas, transaminase e redução de hemoglobina, hematócrito, linfócitos, fosfatase alcalina e gama-glutamil transferase (GGT). Em paralelo, a fosfatase alcalina pode ser utilizada como um indicador de conformidade.

CEDUR RETARD – Posologia

A dose padrão de Cedur® Retard (bezafibrato), comprimidos de desintegração lenta 400 mg, é um comprimido de desintegração lenta 1 vez ao dia, pela manhã ou à noite, junto à refeição.
A dosagem em pacientes com comprometimento da função renal deve ser ajustada de acordo com os níveis de creatinina sérica ou clearance de creatinina. Devido à necessidade de redução da dose nos casos de comprometimento da função renal (creatinina sérica >1,5 mg/100 mL ou clearance de creatinina <60 mL/min) Cedur® Retard (bezafibrato) deverá ser substituído por Cedur® (bezafibrato) comprimidos revestidos de 200 mg e as doses devidamente ajustadas.

Creatinina sérica

Clearance de

creatinina

Dosagem 200 mg

Dosagem 400 mg

Até 1,5 mg/100 mL*

>60 mL/min

3 comprimidos/dia

1 comprimido/dia

1,6 – 2,5 mg/100 mL*

60 – 40 mL/min

2 comprimidos/dia

Contraindicado

2,6 – 6 mg/100 mL

40 – 15 mL/min

1 comprimido a

cada 1 ou 2 dias

Contraindicado

Acima 6 mg/100 mL*

<15 mL/min

Contraindicado

Contraindicado



Para evitar superdosagem, recomenda-se medição da concentração plasmática do bezafibrato.

Super dosagem

O quadro clínico da intoxicação por Cedur® Retard (bezafibrato) ainda é desconhecido, exceto nos casos de rabdomiólise (lesão muscular grave). Por este motivo, medidas clínicas gerais para intoxicação e terapia sintomática devem ser realizadas de acordo com a necessidade, uma vez que não há antídoto específico.
Em caso de rabdomiólise (principalmente em pacientes com função renal diminuída), a administração de bezafibrato deverá ser imediatamente interrompida e a função renal cuidadosamente monitorada.

Caracteristicas farmalogicas

Mecanismo de ação
O bezafibrato reduz os lípides sanguíneos elevados (triglicérides e colesterol). O VLDL e o LDL são reduzidos pelo bezafibrato, enquanto que os níveis de HDL são aumentados. A atividade das lipases (lipase lipoprotéica e lipase lipoprotéica hepática) envolvidas no catabolismo das lipoproteínas ricas em triglicérides é aumentada pelo bezafibrato. No ciclo da degradação das lipoproteínas ricas em triglicérides (quilomícrons, VLDL) são formados precursores de HDL, o que explica seu aumento. A biossíntese do colesterol é reduzida pelo bezafibrato, a qual se acompanha por estimulação do catabolismo da LDL mediada pelo receptor.
O fibrinogênio desempenha papel importante sobre a viscosidade e, portanto, sobre o fluxo sanguíneo, e parece desempenhar importante papel na gênese de trombos. O bezafibrato também apresenta efeito sobre os fatores trombogênicos, induzindo redução significativa dos níveis aumentados de fibrinogênio plasmático e promove, entre outras coisas, redução da viscosidade sanguínea. Também observou-se inibição da agregação plaquetária.
Em pacientes diabéticos, relatou-se redução da concentração de glicose sanguínea por melhora da tolerância à glicose. Nesses mesmos pacientes, a concentração de ácidos graxos livres, em jejum e pós-prandial, foi reduzida pelo bezafibrato.

Farmacocinética
Absorção e distribuição
O bezafibrato é rápido e quase completamente absorvido. A biodisponibilidade relativa do bezafibrato comprimidos de liberação lenta comparada à forma padrão é de aproximadamente 70%. O pico de concentração plasmática, de aproximadamente 6 mg/L, é alcançado 3 – 4 horas após administração de dose única de 400 mg de Cedur® Retard (bezafibrato). De 94 a 96% do bezafibrato liga-se às proteínas plásmaticas e o volume aparente de distribuição é de aproximadamente 17 L.

Metabolismo e eliminação
A eliminação é rápida, com excreção quase exclusivamente renal. Noventa e cinco por cento da droga ativa marcada com 14C é recuperada na urina e 3% nas fezes em 48 horas.
Cinqüenta por cento da dose administrada é recuperada na urina sem modificação e 20% na forma de glicuronídeos. A taxa de clearance renal varia de 3,4 a 6,0 L/h. A meia-vida de eliminação de Cedur® Retard (bezafibrato) é de aproximadamente 2 – 4 horas. A eliminação do bezafibrato é reduzida em pacientes com comprometimento renal, sendo necessário ajuste de dose para evitar acúmulo da droga e efeitos tóxicos.
Existe correlação entre o clearance de creatinina e a meia-vida de eliminação do bezafibrato; com clearance reduzido há aumento da meia-vida plasmática. Em idosos, a eliminação pode ser retardada nos casos de comprometimento da função hepática. Doenças hepáticas (exceto esteatose hepática) representam contraindicação para o tratamento com bezafibrato (vide Contraindicações). O bezafibrato não é dialisável devido a sua alta ligação às proteínas plasmáticas.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

MS – 1.0100.0558

Farm. Resp.: Guilherme N. Ferreira
CRF-RJ nº 4288

Fabricado por:
Produtos Roche Químicos e Farmacêuticos S.A.
Est. dos Bandeirantes, 2020 CEP 22775-109 – Rio de Janeiro – RJ
CNPJ 33.009.945/0023-39
Indústria Brasileira

Distribuído por Glenmark Farmacêutica Ltda.

Serviço Gratuito de Informações – 0800 7720 289
www.roche.com.br

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA

Nº do lote, data de fabricação e prazo de validade: vide cartucho.

CEDUR RETARD – Bula para o paciente

Solicitamos a gentileza de ler cuidadosamente as informações a seguir. Caso não esteja seguro a respeito de deteminado item, por favor, informe ao seu médico.

Cuidados de armazenamento
Cedur® Retard (bezafibrato) deve ser mantido em temperatura ambiente (entre 15º e 30ºC).

Prazo de validade
Este medicamento possui prazo de validade a partir da data de fabricação (vide embalagem externa do produto). Não tome o medicamento após a data de validade indicada na embalagem; pode ser prejudicial à saúde.

Gravidez e lactação
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após seu término.
Informar seu médico se está amamentando. Você não deverá amamentar durante o tratamento com Cedur® Retard (bezafibrato).
Não deve ser utilizado durante a gravidez e lactação

Cuidados de administração
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
A dose padrão de Cedur® Retard (bezafibrato), comprimidos de desintegração lenta 400 mg, é 1 comprimido 1 vez ao dia.

Interrupção do tratamento
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico.

Reações adversas
Informe o seu médico sobre o aparecimento de reações desagradáveis.
Os efeitos adversos consistiram, principalmente, em sintomas de distúrbios gastrointestinais frequentemente de curta duração e que raramente levaram à suspensão de Cedur® Retard (bezafibrato). A miopatia (rabdomiólise) foi mais observada quando a redução da dose não foi efetuada em pacientes com insuficiência renal. Nenhum dos efeitos adversos pode ser considerado como prejudicial à segurança a longo prazo, uma vez que estes efeitos frequentemente ocorreram durante os primeiros meses da terapia e foram de curta duração ou desapareceram após suspensão de Cedur® Retard (bezafibrato).

Distúrbios do sistema hematológico e linfático
Reações muito raras (ocorrem em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento): trombocitopenia (diminuição das plaquetas) e pancitopenia (diminuição global de células sanguíneas).

Distúrbios do sistema imune
Reações incomuns (ocorrem entre 0,1% a 1% dos pacientes que utilizam este medicamento): reações de hipersensibilidade, inclusive reações anafiláticas.

Distúrbios do sistema metabólico e nutricional
Reação comum (ocorrem entre 1 a 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): redução do apetite.

Distúrbios do sistema nervoso
Reações incomuns (ocorrem entre 0,1% a 1% dos pacientes que utilizam este medicamento): dor de cabeça e tontura;
Reações raras (ocorrem entre 0,01% a 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento): neuropatia periférica e parestesias (alterações como formigamento, dormência ou dor em braços e pernas).

Distúrbios gastrointestinais
Reação comum (ocorrem entre 1 a 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): distúrbios gastrointestinais;
Reações incomum (ocorrem entre 0,1% a 1% dos pacientes que utilizam este medicamento): distensão e dor abdominal, constipação, diarreia, dispepsia (dificuldade de digestão) e náusea;
Reação rara (ocorrem entre 0,01% a 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento): pancreatite.

Distúrbios hepatobiliares
Reação incomum (ocorrem entre 0,1% a 1% dos pacientes que utilizam este medicamento): colestase (redução do fluxo da bile);
Reação muito rara (ocorrem em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento): colelitíase (presença de cálculos na vesícula) .

Distúrbios de pele e tecidos subcutâneos
Reações incomuns (ocorrem entre 0,1% a 1% dos pacientes que utilizam este medicamento): coceira, urticária, hipersensibilidade à luz, perda de cabelo e rash;
Reações muito raras (ocorrem em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento): púrpura trombocitopênica (manchas na pele devido à queda de plaquetas), eritema multiforme (alterações na pele e mucosa por reação imunológica), síndrome de Stevens-Johnson e necrólise epidérmica tóxica.

Distúrbios musculoesqueléticos e de tecidos conectivos
Reações incomuns (ocorrem entre 0,1% a 1% dos pacientes que utilizam este medicamento): fraqueza muscular, mialgia (dor muscular), cãibras;
Reação muito rara (ocorrem em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento): rabdomiólise (lesão muscular grave).

Distúrbios do sistema renal e urinário
Reação incomum (ocorrem entre 0,1% a 1% dos pacientes que utilizam este medicamento): falência renal aguda.

Distúrbios do sistema reprodutor e da mama
Reação incomum (ocorrem entre 0,1% a 1% dos pacientes que utilizam este medicamento): impotência sexual.

Distúrbios respiratórios, torácicos e do mediastino
Reação muito rara (ocorrem em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento): doença pulmonar intersticial (inflamação nos tecidos do pulmão).

Distúrbios psiquiátricos
Reações raras (ocorrem entre 0,01% a 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento): depressão e insônia.

Investigações
Incomuns (ocorrem entre 0,1% a 1% dos pacientes que utilizam este medicamento): aumento de creatinofosfoquinase (CPK) sérica, creatinina sérica e fosfatase alcalina sérica;
Muito raras (ocorrem em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento): redução de hemoglobina (anemia) e da contagem de leucócitos e aumento de plaquetas e de algumas enzimas como gama-glutamiltransferase (GGT) e transaminases (TGO e TGP).

Alterações laboratoriais
As alterações laboratoriais a seguir tem sido observadas durante ensaios clínicos e reportadas durante o período de pós-comercialização.
Incomuns (ocorrem entre 0,1% a 1% dos pacientes que utilizam este medicamento): aumento de creatininofosfoquinase (CPK) sérica, plaquetas, transaminase e redução de hemoglobina, hematócrito, linfócitos, fosfatase alcalina e gama-glutamil transferase (GGT). Em paralelo, a fosfatase alcalina pode ser utilizada como um indicador de conformidade.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Contraindicações e precauções
Você não deverá tomar Cedur® Retard (bezafibrato) se for alérgico ao bezafibrato, a outros fibratos ou a qualquer substância contida no comprimido de desintegração lenta.
Cedur® Retard (bezafibrato) não deve ser utilizado em pacientes portadores de doenças hepáticas ou afecções da vesícula biliar (com ou sem cálculos) e em pacientes com disfunção renal grave ou sob diálise. Doses especiais são necessárias no caso de comprometimento renal, reação fotoalérgica ou fototóxica conhecida a fibratos.
A terapia combinada de Cedur® Retard (bezafibrato) com inibidores de HMG CoA redutase (medicamentos utilizados para tratamento de colesterol elevado no sangue) é contraindicada a pacientes com fatores predisponentes à miopatia, como insuficiência renal, infecção grave, trauma, cirurgia, distúrbios eletrolíticos ou hormonais.

Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.

Data da bula

03/09/2013