Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Cetoconazol Creme

Cetoconazol Creme - Bula do remédio

Cetoconazol Creme com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Cetoconazol Creme têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Cetoconazol Creme devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.

Aviso importante

Todas as bulas constantes em nosso portal são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.

Obs.: A MedicinaNET não vende nenhum tipo de medicamento.

Laboratório

Genérico Cristália

Referência

Cetoconazol

Apresentação de Cetoconazol Creme

Cartuchos contendo 1 bisnaga com 20 g ou 30 g
Caixas contendo 25 e 50 bisnagas com 20 ou 30 g
USO PEDIÁTRICO OU ADULTO
COMPOSIÇÃO:
Cada grama contém:
Cetoconazol .......................................................... 20 mg
Excipiente q.s.p. ........................................................ 1 g
(Excipiente: álcool estearílico, álcool cetílico, monoestearato de sorbitano, polissorbato 60, miristato de isopropila, sulfito de sódio, propilenoglicol, água purificada).

Cetoconazol Creme - Indicações

O Cetoconazol Creme é indicado para aplicação tópica no tratamento de micoses superficiais, incluindo dermatofitoses (Tinea corporis, Tinea cruris, Tinea manum e Tinea pedis), candidíase cutânea e pitiríase versicolor.

Contra-indicações de Cetoconazol Creme

O Cetoconazol Creme é contra-indicado em pacientes que tenham hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula.

Advertências

O produto não pode ser usado na conjuntiva, não estando indicado para infecções oftálmicas. Para prevenir o efeito rebote após parada abrupta de um tratamento prolongado com corticosteróide tópico, é recomendado continuar a aplicação com um corticosteróide de menor potência pela manhã e, aplicar Cetoconazol Creme à noite, e subseqüentemente e gradualmente, retirar a terapia com o esteróide após um período de 2 a 3 semanas.

Uso na gravidez de Cetoconazol Creme

Como o Cetoconazol Creme não é absorvido topicamente, esses cuidados não são relevantes.

Interações medicamentosas de Cetoconazol Creme

Não foram encontrados dados na literatura para esta forma farmacêutica, pois o Cetoconazol não é absorvido.

Reações adversas / Efeitos colaterais de Cetoconazol Creme

O Cetoconazol Creme não é absorvido, portanto os efeitos colaterais são raramente observados e têm se restringido à área cutânea onde o produto é aplicado, podendo ocorrer irritação, sensação de ardor, dermatite de contato, associados ao fármaco ou a um de seus componentes: sulfito de sódio ou propilenoglicol.

Cetoconazol Creme - Posologia

O Cetoconazol Creme deve ser aplicado nas áreas infectadas uma vez ao dia. O tratamento deve ser mantido por períodos adequados; estendendo-se por mais alguns dias após o desaparecimento dos sintomas e das lesões. Observam-se resultados favoráveis, após 4 semanas de tratamento, dependendo obviamente, do tipo de micose, extensão e intensidade das lesões. Devem ser praticadas medidas gerais de higiene, para auxiliar no controle de fatores de contaminação ou reinfecção.

Superdosagem

A aplicação tópica exagerada pode levar ao eritema, edema e uma sensação de queimação, que desaparecerá quando o tratamento for descontinuado.
Caso ocorra ingestão acidental, não há conduta especial a ser tomada.

Uso em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Não há informações disponíveis relacionando a idade aos efeitos deste medicamento em pacientes idosos.

Cetoconazol Creme - Informações

O Cetoconazol é fungistático, pode ser fungicida, dependendo da concentração; inibe a biossíntese de ergosterol ou outros esteróis, lesando a membrana celular fúngica e alterando sua permeabilidade; como conseqüência, pode ocorrer perda de elementos intracelulares essenciais; também inibe a biossíntese dos triglicérides e fosfolípides dos fungos; além de, inibir a atividade enzimática oxidativa e peroxidativa, resultando num acúmulo intracelular de concentrações tóxicas de peróxido de hidrogênio, o qual pode contribuir para a deterioração das organelas subcelulares e necrose celular. No tratamento de Candida albicans, inibe a transformação dos blastóporos em forma micelial invasiva.
O cetoconazol apresenta atividade antimicótica potente contra dermatófitos, como Trichophyton sp, Epidermophyton floccosum e Microsporum sp e também contra leveduras.
O Cetoconazol Creme age rapidamente contra o prurido comumente observado nas infecções por dermatófitos e leveduras. Esta melhora sintomática precede os primeiros sinais de melhora objetiva das lesões cutâneas.
Aplicado topicamente, o Cetoconazol Creme não é absorvido, não penetrando na corrente sanguínea. Em estudos com voluntários, não foram detectados níveis sanguíneos de Cetoconazol, mesmo empregando-se métodos bastante sensíveis.
Não se detecta absorção sistêmica a um nível de sensibilidade de 5 ng/ml no sangue, durante um período de 72 horas, seguida de uma aplicação tópica única no peito, costas e braços de voluntários sadios.

Dizeres legais

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
N.º do Lote, Data de Fabricação e Prazo de Validade: Vide bisnaga/caixa
Reg. MS N.º 1.0298.0280
Farm. Resp.: Dr. Joaquim A. dos Reis - CRF-SP N.º 5061
SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente): 0800 701 19 18
CRISTÁLIA - Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda.
Rod. Itapira-Lindóia, km 14 - Itapira-SP
CNPJ N.º 44.734.671/0001-51
Indústria Brasileira

Cetoconazol Creme - Bula para o Paciente

O Cetoconazol Creme é indicado para tratamento de micoses superficiais incluindo dermatofitoses. O controle dos sintomas é observado, progressivamente, com o decorrer do tratamento.
Conservar a embalagem do produto em temperatura ambiente, entre 15 e 30°C. Fechar a bisnaga imediatamente após o uso.
O prazo de validade é de 24 meses a partir da data de fabricação, impressa na embalagem. Não utilize medicamento com o prazo de validade vencido.
Informe seu médico sobre a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando.
Abra o tubo desrosqueando a tampa. Fure o tubo com a ponta que está na própria tampa. Após lavar e secar bem a pele infectada, passar Cetoconazol Creme delicadamente na pele com a ponta do dedo. Não aplique somente na área infectada, mas também ao redor dela. Lave suas mãos cuidadosamente após aplicar o creme. Isto evita a transferência da doença para outras partes do seu corpo ou para outras pessoas. Mantenha roupas e toalhas de uso pessoal separadas, evitando contaminar seus familiares. Troque regularmente a roupa que está em contato com a pele infectada para evitar reinfecção.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico. O tratamento somente poderá ser interrompido alguns dias após o desaparecimento das lesões.
Informe seu médico sobre o aparecimento de reações desagradáveis. O Cetoconazol Creme é geralmente bem tolerado e raramente pode ocorrer irritação ou sensação de ardor ou queimação na área da pele onde é aplicado.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

O produto é contra-indicado para pacientes com hipersensibilidade conhecida ao fármaco ou a qualquer um dos componentes da fórmula. Os sintomas de hipersensibilidade incluem coceira e vermelhidão da pele após aplicação.
O produto não está indicado para infecções oftálmicas, portanto não pode ser usado nos olhos.
Caso esteja utilizando corticosteróide creme, loção ou pomada, o tratamento com Cetoconazol Creme pode ser iniciado conjuntamente, mas deve ser observado que a retirada do corticosteróide deve ser feita de maneira gradativa, caso contrário a pele pode apresentar reação de vermelhidão ou prurido.
Continue o tratamento com corticosteróide com o seguinte critério:
- Use o corticosteróide pela manhã e Cetoconazol Creme à noite por uma semana;
- Após isto, aplicar o corticosteróide pela manhã a cada 2 ou 3 dias e Cetoconazol Creme todas as noites por 1 a 2 semanas;
- Então pare de usar o corticosteróide e, se necessário, use somente Cetoconazol Creme.
- Quando o Cetoconazol Creme é aplicado mais freqüentemente do que prescrito, pode ocorrer sensação de ardência, vermelhidão ou inchaço. Neste caso interromper o uso de Cetoconazol Creme.
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.

Data da bula

05/10/2011

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal