Cianotrat-dexa

CIANOTRAT-DEXA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CIANOTRAT-DEXA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CIANOTRAT-DEXA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

delta

Apresentação CIANOTRAT-DEXA

CIANOTRAT-DEXA SOLUÇÃO INJETÁVEL: emb. c/ 6 amp. I (2 ml) e 6 amp. II (1 ml). Uso intramuscular – adulto.

CIANOTRAT-DEXA – Indicações

Antiinflamatório, antiálgico e antineurítico.

Contra indicações de CIANOTRAT-DEXA

CIANOTRAT-DEXA SOLUÇÃO INJETÁVEL está contra-indicado em pacientes c/ reconhecida hipersensibilidade à tiamina e à procaína. Por não estar plenamente estabelecida a segurança de seu uso durante a gestação, CIANOTRAT-DEXA, em solução injetável ou drágeas, não deve ser usado por mulheres grávidas. O uso dos produtos é também contra-indicado para pacientes c/ história de úlcera péptica, hipertensão arterial, diabetes, insuficiência cardíaca, bloqueio auriculoventricular, bradicardia e infecção micótica sistêmica ou hipersensibilidade a qualquer um dos excipientes.

Advertências

CIANOTRAT -DEXA Solução injetável só excepcionalmente deve ser empregado em pacientes com processos infecciosos bacterianos ou viróticos. O mesmo cuidado deve ser adotado em relação a pacientes com osteoporose. Em pacientes hipotiróideos ou com cirrose hepática pode haver efeito aumentado do corticóide. Pacientes com problemas psiquiátricos podem ter seus sintomas exacerbados pelo uso de corticóides. A dexametasona é eliminada pelo leite materno e pode provocar efeitos indesejados no lactente. Assim sendo, mulheres em uso de CIANOTRAT -DEXA Solução injetável, não devem amamentar durante o tratamento. Durante tratamento com CIANOTRAT -DEXA Solução injetável, os pacientes não devem ser submetidos a vacinas imunizantes.

Interações medicamentosas de CIANOTRAT-DEXA

CIANOTRAT -DEXA Solução injetável não deve ser administrado em pacientes parkinsonianos em uso de levodopa isolada, pois a vitamina B6 reduz o efeito terapêutico daquela droga. Isso parece não ocorrer quando a levodopa está associada a inibidores da descarboxilase. Produtos contendo salicilatos, colchicina, aminoglicosídios, cloranfenicol, anticonvulsivantes, assim como suplementos de potássio, podem diminuir a absorção intestinal da vitamina B12. A difenilidantoína, o fenobarbital, a efedrina e a rifampicina reduzem os níveis plasmáticos da dexametasona. O uso concomitante de salicilatos e antiinflamatórios pode aumentar a ação ulcerogênica da dexametasona. O uso simultâneo de diuréticos e dexametasona resulta em excreção aumentada de potássio. Durante tratamento com dexametasona deve-se controlar com frequência o tempo de protrombina em pacientes em uso de anticoagulantes cumarínicos, pois a resposta a esses agentes é inibida. Embora não confirmados, existem também relatos de potencialização da ação dos cumarínicos.

Reações adversas / efeitos colaterais de CIANOTRAT-DEXA

A dexametasona pode ocasionar reações adversas próprias dos corticóides, tais como : – alterações no metabolismo hidrossalino – retenção de água/sódio, edema, caliurese aumentada ou hipocaliemia; – alterações cardiovasculares – hipertensão, insuficiência cardíaca; – alterações no metabolismo lipídico – hiperglicemia, glicosúria, hiperfagia, hiperlipidemia; – alterações ósseas – mobilização do cálcio e fósforo ósseos, osteoporose, necrose avascular de ossos, retardo do crescimento em crianças; – exacerbação de úlceras pépticas, com possibilidade de sangramento e perfuração; – risco aumentado de infecções, mascaramento de infecções; – retardo na cicatrização; – alterações hematológicas – leucopenia, tromboembolismo; – alterações oculares – aumento de pressão intra-ocular, glaucoma, catarata; – exacerbação de problemas psiquiátricos pré-existentes, alterações depressivas ou maníacas do humor, reações deliróides; – hipercorticismo exógeno – síndrome de Cushing, com obesidade central, facies cushingóide (cara de lua), acne, hirsutismo, estrias, esquimoses, miopatia, etc. – hipocortisolismo endógeno – por inibição da hipófise e da supra-renal, com insuficiente reação ao stress. As reações adversas são quase sempre decorrentes do uso de elevadas doses de corticóides e/ou tempo de tratamento prolongado. Como o tratamento com CIANOTRAT -DEXA Solução injetável, é feito em tempo curto e com doses baixas, não é de se esperar ocorrência de efeitos colaterais significativos. A inibição das supra-renais e da hipófise é minimizada pela administração dos corticóides em dose única, pela manhã, ocasião em que ocorre o pico máximo de secreção endógena de corticoesteróide. É aconselhável, em caso de tratamento prolongado e/ou com altas doses, evitar interrupção brusca do tratamento, procedendo-se à redução gradativa da posologia. Em pessoas sensíveis à lidocaína ou à tiamina, a injeção de CIANOTRAT -DEXA pode desencadear eritema, prurido, náuseas, vômitos ou reação anafilática. Existem relatos, muito raros, de reações alérgicas à própria dexametasona. A injeção de CIANOTRAT -DEXA pode provocar dor e irritação no local de aplicação.

CIANOTRAT-DEXA – Posologia

Uma injeção a cada dois ou três dias. Na maioria dos casos são suficientes três injeções. No momento da aplicação, aspira-se para o interior de uma seringa, com capacidade mínima de 3 ml, o conteúdo de uma ampola I e o de uma ampola II. Injeta-se a mistura lentamente, por via exclusivamente intramuscular, de preferência intragluteal profunda. Sempre que possível, as injeções devem ser aplicadas pela manhã, para acompanhar o ritmo circadiano de produção endógena dos corticoesteróides. Outros esquemas posológicos podem ser adotados a critério médico. Pacientes idosos Os pacientes idosos são mais sensíveis ao desenvolvimento de hipertensão e osteopatias. Devem, portanto, utilizar a menor posologia capaz de produzir os efeitos terapêuticos desejados, pelo menor tempo possível.

Super dosagem

O tratamento das reações adversas, dependentes de dose elevada e/ou uso prolongado, inclui redução na dose ou suspensão do medicamento e medidas sintomáticas. Em caso de inibição da hipófise e supra-renal, o paciente deverá receber suplemento de corticóides sempre que submetido a situações estressantes (p. ex., cirurgias, traumatismos, etc. ). Na eventualidade de reações alérgicas, administrar antialérgicos. Nas reações anafiláticas, utilizar adrenalina (subcutânea ou endovenosa) e corticóides endovenosos, promover reposição hídrica e alcalinização com bicarbonato de sódio.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

CIANOTRAT-DEXA – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.