Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Ciloxan Otológico

Ciloxan Otológico - Bula do remédio

Ciloxan Otológico com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Ciloxan Otológico têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Ciloxan Otológico devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.

Aviso importante

Todas as bulas constantes em nosso portal são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.

Obs.: A MedicinaNET não vende nenhum tipo de medicamento.

Laboratório

Alcon

Apresentação de Ciloxan Otológico

fr. c/ 5 ml a 0,3%

Ciloxan Otológico - Indicações

Ciloxan Otológico é apropriado para o tratamento de infecções onde se deseja uma ação local e não geral. Ciloxan Otológico está indicado nas otites externas localizadas ou difusas acompanhadas de reação inflamatória severa causadas por germes sensíveis ao ciprofloxacino. Também está indicado na fase aguda das otites médias, onde uma secreção mucopurulenta é liberada do tímpano perfurado. A Pseudomonas aeruginosa é um dos microrganismos mais comumente encontrados nestas afecções. Ciloxan Otológico também está indicado em outras infecções do ouvido nas quais a Pseudomonas aeruginosa e/ou outros germes susceptíveis estão presentes ou possam estar presentes (otite média perfurada e condutos timpânicos supurativos).

Contra-indicações de Ciloxan Otológico

Ciloxan Otológico está contra-indicado em pacientes com hipersensibilidade aos componentes do produto e a outras quinolonas.

Advertências

Exclusivamente para uso tópico. O produto não deve ser injetado. Geral: Como acontece com outras preparações antibacterianas, o uso prolongado do ciprofloxacino pode resultar no crescimento excessivo de microrganismos não sensíveis, inclusive fungos. Se ocorrer uma superinfecção, uma terapêutica apropriada deverá ser iniciada. O uso de Ciloxan Otológico deve ser interrompido ao primeiro sinal de erupção cutânea ou qualquer outra reação de hipersensibilidade. Incompatibilidade: Ciloxan Otológico é incompatível com soluções alcalinas (bases).

Uso na gravidez de Ciloxan Otológico

Não existem estudos adequados e bem controlados em mulheres grávidas. Ciloxan Otológico deve ser usado durante a gravidez somente quando o benefício potencial justificar o risco potencial para o feto. A excreção do ciprofloxacino no leite materno após a instilação da droga no ouvido não foi estudada. Ciloxan Otológico deve ser administrado com cautela durante o período de lactação.

Interações medicamentosas de Ciloxan Otológico

Não foram realizados estudos específicos quanto as interações com a preparação tópica otológica de ciprofloxacino. Ao dirigir veículos ou operar máquinas: Não existem dados sobre os efeitos de Ciloxan Otológico utilizado nestas circunstâncias.

Reações adversas / Efeitos colaterais de Ciloxan Otológico

Podem ocorrer reações alérgicas locais (prurido), especialmente em pessoas hipersensíveis, que cessam ao suspender-se a medicação.

Ciloxan Otológico - Posologia

Limpar bem o conduto auditivo externo. É aconselhável administrar a solução à temperatura ambiente ou corpórea para evitar estimulação vestibular. A instilação deve ser feita gota a gota. Deitar sobre o lado oposto em relação à afecção e instilar 3 a 4 gotas de Ciloxan Otológico no conduto externo do ouvido 2 a 3 vezes por dia, permanecendo deitado na mesma posição por 5 a 10 minutos após a instilação. Um tampão de algodão ou gaze saturado com Ciloxan Otológico pode então ser inserido no conduto do ouvido. O tampão deve permanecer no ouvido por 1 ou 2 dias devendo ser trocado 2 vezes por dia e impregnado com Ciloxan Otológico até a saturação a cada troca. Em geral, a duração do tratamento não excede 5 a 10 dias. Em alguns casos o tratamento pode ser prolongado, sendo, portanto, aconselhável que seja verificada a sensibilidade da flora local.

Superdosagem

O excesso pode ser eliminado instilando-se água morna no conduto auditivo.

Ciloxan Otológico - Informações

A ação terapêutica tópica de Ciloxan Otológico se deve à atividade antibacteriana do ciprofloxacino . O ciprofloxacino age interferindo na DNA girase, uma enzima essencial para as bactérias na síntese do DNA. Como conseqüência, a informação vital dos cromossomos bacterianos não pode mais ser transcrita causando uma interrupção no metabolismo bacteriano. O ciprofloxacino possui alta atividade in vitro contra quase todos os microrganismos Gram-negativos incluindo Pseudomonas aeruginosa , sendo eficaz também contra bactérias Gram-positivas, tais como Staphylococci e Streptococci. Os microrganismos anaeróbios são, em geral, menos susceptíveis. O desenvolvimento de resistência ao ciprofloxacino não ocorre com freqüência. A resistência bacteriana mediada por plasmídeo parece não ocorrer com os antibióticos da classe das quinolonas. O ciprofloxacino tem se mostrado como o antibacteriano de maior atividade entre todas as quinolonas. Entretanto, observa-se uma resistência paralela entre este grupo de inibidores de girase. Devido ao seu modo de ação especial, não há resistência cruzada entre o ciprofloxacino e outros compostos antibacterianos com estrutura química diferente, tais como antibióticos beta-lactâmicos, aminoglicosídeos, tetraciclinas, macrolídeos e antibióticos peptídicos, bem como sulfonamidas, trimetoprima e derivados do nitrofurano. Após a administração tópica no ouvido, a absorção sistêmica pode ser considerada insignificante. Os níveis plasmáticos não foram mensuráveis 1 hora após a administração das gotas no ouvido, mesmo na presença de perfuração do tímpano.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal