Clenil jet 250

CLENIL JET 250 com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CLENIL JET 250 têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CLENIL JET 250 devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

farmalab

Apresentação CLENIL JET 250

Aerossol doseado para 200 doses acompanhado de espaçador Jet®.

CLENIL JET 250 – Indicações

Clenil® 250 mcg Jet está indicado na prevenção e tratamento da asma brônquica e bronquite, bem como nos processos inflamatórios das vias aéreas superiores.

Contra indicações de CLENIL JET 250

Tuberculose pulmonar ativa ou inativa;
Herpes simples; e Hipersensibilidade individual aos derivados da cortisona.

Advertências

Os pacientes devem ser informados da forma correta do uso do inalador. Clenil® 250 mcg Jet não é eficaz nas crises de asma já instaladas; pelo contrário, o produto constitui- se em tratamento de fundo da doença asmática e neste caso, deverá ser administrado de acordo com as doses prescritas da forma que o médico considerar necessário.
O tratamento em paciente que já recebeu tratamento sistêmico com corticosteróides necessita precauções adicionais e vigilância médica periódica, visto que a reativação da função supra-renal, suprimida em virtude da corticoterapia sistêmica é lenta.
É necessário, no entanto, que a doença asmática esteja relativamente estabilizada com o tratamento sistêmico.
No início, o Clenil® 250 mcg Jet deve ser administrado mantendo-se a corticoterapia sistêmica. A seguir o tratamento deverá ser progressivamente reduzido, controlando-se o paciente em intervalos regulares (aconselha-se exames periódicos da função supra-renal), modificando-se a posologia de Clenil® 250 mcg Jet de acordo com os resultados obtidos. Durante as fases de stress ou de crises asmáticas graves, os pacientes deverão ser submetidos a um tratamento suplementar com corticosteróides por via sistêmica.
Como qualquer outro medicamento, recomenda-se atenção especial na administração em pacientes idosos.

Administração durante a gravidez ou aleitamento:
Nas mulheres grávidas o produto só deverá ser administrado apenas em caso de necessidade absoluta e sob supervisão médica mais intensa. As crianças cujas mães, durante a gravidez, receberam doses elevadas de corticosteróides por via inalatória deverão ser rigorosamente observadas a fim de se diagnosticar eventual insuficiência supra-renal.

Interações medicamentosas de CLENIL JET 250

Conforme já mencionado, o uso do produto deverá levar em consideração o uso concomitante de corticosteróides sistêmicos, para possibilitar o ajuste das doses.

Reações adversas / efeitos colaterais de CLENIL JET 250

Até o momento não foi constatado qualquer efeito grave (para-efeito), pela utilização do produto de acordo com as doses aconselhadas. Podem ocorrer, às vezes, infecções localizadas do tipo micótico (candidíase), na cavidade orofaríngea. Em geral, essas infecções regridem rapidamente com tratamento local à base de antimicóticos, não sendo necessária a interrupção do tratamento.
Pode-se reduzir ou prevenir o aparecimento dessas micoses orais, realizando-se uma lavagem bucal com água após cada inalação. Alguns pacientes relataram ressecamento da cavidade oral.
Os efeitos sistêmicos são extremamente improváveis quando respeitadas as doses indicadas.
Entretanto, nos tratamentos prolongados, os pacientes devem ser rigorosamente controlados, a fim de constatar o eventual aparecimento de manifestações, tais como: osteoporose, úlcera péptica, sinais de insuficiência supra-renal secundária (hipotensão e perda de peso), e para prevenir acidentes decorrentes de um quadro de insuficiência supra-renal aguda.
A inalação de doses elevadas do produto (superiores a 1500 mcg ao dia) por período prolongado, poderá provocar depressão da função supra-renal.

CLENIL JET 250 – Posologia

Cada dose ( jato ) fornece 250 mcg de dipropionato de beclometasona.

Adultos: Em geral 2 doses (jatos), 2 vezes ao dia conforme prescrição médica. Nos casos de necessidade pode-se aumentar a dose para 2 doses ( jatos), 3 a 4 vezes ao dia. Não se deve interromper bruscamente o tratamento com Clenil® 250 mcg Jet, reduzindo- se progressivamente as doses.

Crianças: Recomenda-se iniciar o tratamento com doses entre 200 a 500 mcg/dia.

INSTRUÇÕES DE USO DO DISPOSITIVO JET®:
1.Encaixar o frasco no dispositivo;
2.Retirar a tampa protetora;
3.Agitar vigorosamente;
4.Expirar completamente e introduzir a extremidade do dispositivo JET® na boca;
5.Acionar o aerossol apenas uma vez, inspirar e reter o ar por alguns segundos após a inalação. Se o seu médico indicou uma posologia superior a uma administração, repita o procedimento;
6.Recolocar a tampa de proteção no dispositivo JET
O JET® foi desenvolvido exclusivamente para os aerossóis da Farmalab Chiesi. A utilização de aerossóis diferentes daqueles mencionados anteriormente, resultará em problemas de adaptação da válvula ao dispositivo JET®, o que causará a perda do produto e diminuição da eficácia em função da não precisão das doses administradas.

Super dosagem

Informação não disponível para esta bula.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Lote, Data de Fabricação e Prazo de Validade: VIDE CARTUCHO.
FARMALAB Indústrias Químicas e Farmacêuticas Ltda.
Uma empresa do Grupo Chiesi Farmaceutici S.p.A.
Rua Dr. Giacomo Chiesi, nº 15 – Estrada dos Romeiros Km 39,2
Santana de Parnaíba – SP
CNPJ 61.363.032/0001-46 – ® Marca Registrada – Indústria Brasileira Reg. MS nº 1.0058.0009 – Farm. Resp.: C.M.H.Nakazaki
CRF-SP nº 12.448
SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor): 0800-114525
www.chiesibrasil.com.br

CLENIL JET 250 – Bula para o paciente

Conservar o medicamento em temperatura ambiente (15 ºC a 30 °C).
A lata de Clenil® 250 mcg Jet é pressurizada: não tentar furá-la, quebrá-la ou queimá-la, mesmo quando vazia. O recipiente não deve ser exposto a fontes de calor.
Validade: O prazo de validade é de 36 meses.

NÃO USE MEDICAMENTOS COM PRAZO DE VALIDADE VENCIDO.

Reações desagradáveis:
Até o presente não foram constatados efeitos secundários graves pelo emprego do produto nas doses aconselhadas. Podem aparecer infecções por fungos (candidíase) na cavidade orofaríngea de tratamento simples com antimicóticos, não impondo a suspensão do tratamento. Alguns pacientes podem referir ressecamento da cavidade oral.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS. INFORMAR AO MÉDICO QUAIS OS MEDICAMENTOS QUE ESTÁ UTILIZANDO.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.

Data da bula

21/12/2017