Climaderm 7 dias

CLIMADERM 7 DIAS com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CLIMADERM 7 DIAS têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CLIMADERM 7 DIAS devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

wyeth

Apresentação CLIMADERM 7 DIAS

Adesivo emb. c/ 4 un. (50 mcg/dia)

CLIMADERM 7 DIAS – Indicações

1. Sintomas vasomotores moderados a severos associados à deficiência estrogênica. 2. Prevenção e tratamento da osteoporose associada à deficiência estrogênica.

Contra indicações de CLIMADERM 7 DIAS

Câncer da mama diagnosticado ou suspeito. Neoplasia estrogênio-dependente diagnosticada ou suspeita. Gravidez confirmada ou suspeita. Sangramento genital anormal de causa indeterminada. Presença de tromboflebite ou distúrbios tromboembólicos; história destas condições em associação ao uso prévio de estrogênios. Hipersensibilidade ao estradiol ou a qualquer componente do medicamento.

Advertências

Informação não disponível para esta bula.

Interações medicamentosas de CLIMADERM 7 DIAS

Informação não disponível para esta bula.

Reações adversas / efeitos colaterais de CLIMADERM 7 DIAS

Em um estudo clínico com 80 mulheres pós-menopáusicas com Climaderm* 4 dias (estradiol), os efeitos adversos mais frequentes relatados foram reações cutâneas incluindo prurido, eritema e edema no local da aplicação. Os resultados classificados em locais e sistêmicos estão relacionados abaixo: Local prurido 15% eritema 13% edema 4% Sistêmico spotting 10% metrorragia 8% desconforto mamário 4% outros incluindo dor pélvica, leucorréia, aumento de peso e dor de cabeça 1% A incidência de efeitos estrogênicos sistêmicos em pacientes recebendo estradiol transdérmico parece ser comparável à observada em pacientes recebendo estrogênios orais. Pele: Em estudo de tolerabilidade cutânea onde CLIMADERM* 7 DIAS (ESTRADIOL) foi testado em regime semanal, a incidência de reações locais 30 minutos após a remoção do adesivo foi de 28,9% (eritema 23,7%; eritema e induração 4,1%; eritema, induração e vesícula 1,1%). Sete dias após a retirada do adesivo a incidência de reações cutâneas caiu para 2,6% (eritema 2,2%; eritema e induração 0,4%). Estas reações regrediram espontaneamente. Outras reações adversas observadas com o tratamento estrogênico estão relacionadas abaixo: Sistema Nervoso Central: coréia, tonturas, cefaléia, enxaqueca. Endócrino: Aumento, hipersensibilidade e secreção das mamas. Olhos: Acentuação da curvatura córnea, intolerância a lentes de contato. Sistema Gastrintestinal: Cólicas, distensão abdominal, icterícia colestática, náuseas, vômitos, pancreatite. Sistema Geniturinário: Amenorréia, sangramento intermenstrual, alterações no fluxo menstrual, spotting. Sistema Cardiovascular: tromboembolismo venoso, embolismo pulmonar. Outros: Agravamento de porfiria, alterações da libido, edema, aumento ou perda de peso.

CLIMADERM 7 DIAS – Posologia

A dosagem usual de CLIMADERM* 7 DIAS (ESTRADIOL) é de 1 adesivo aplicado sobre a pele a cada 7 dias. Deve ser utilizada a menor dose que proporcione controle dos sintomas. Sinais e sintomas de deficiência estrogênica devem ser regularmente avaliados a intervalos de 3 a 6 meses. CLIMADERM* 7 DIAS (ESTRADIOL) pode ser utilizado em esquema contínuo, ou seja, sem intervalo, ou cíclico (por exemplo, 1 semana de intervalo a cada 3 semanas de tratamento). Assim como na terapia de reposição estrogênica oral, para evitar-se hiperplasia de endométrio recomenda-se a administração de progestogênio por pelo menos 10 dias durante cada ciclo com CLIMADERM* 7 DIAS (ESTRADIOL) (ver PRECAUÇÕES). Em mulheres que estão tomando estrógenos orais, o tratamento com CLIMADERM* 7 DIAS (ESTRADIOL) pode ser iniciado uma semana após a interrupção da terapia oral ou antes, caso os sintomas reapareçam antes de uma semana. A embalagem contendo 1 unidade deve ser aberta removendo o filme de alumínio a partir de uma das extremidades da embalagem. O adesivo deve ser aplicado imediatamente após remoção da película protetora, com pressão firme sobre uma área de pele limpa, seca e sem pêlos, em local que não esteja sujeito a movimento excessivo (por exemplo, abdômen, nádegas ou coxas). A aplicação não deve ser feita em áreas de pele oleosa, lesada ou irritada, ou na proximidade das mamas ou genitais. O adesivo utilizado deve ser removido e descartado no oitavo dia a contar do dia da aplicação e um novo adesivo deve ser aplicado em um local diferente da pele. Os locais de aplicação devem ser variados de modo a permitir um intervalo mínimo de uma semana entre aplicações no mesmo local. Embora o contato com água (na banheira, no chuveiro ou na prática de natação) não afete o adesivo, a aplicação sobre pele úmida deve ser evitada porque a aderência não será adequada.

Super dosagem

Informação não disponível para esta bula.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

CLIMADERM 7 DIAS – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.