Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Combiron

Combiron - Bula do remédio

Combiron com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Combiron têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Combiron devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.

Aviso importante

Todas as bulas constantes em nosso portal são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.

Obs.: A MedicinaNET não vende nenhum tipo de medicamento.

Laboratório

Aché

Apresentação de Combiron

Suspensão Oral - frasco com 120 ml + copo-medida de 10 ml Suspensão Oral (gotas) - frasco de 30 ml + conta-gotas

Combiron - Indicações

Combiron é indicado nas correções das anemias ferroprivas e as provocadas por distúrbios nutricionais ou medicamentosas. Na prevenção e tratamento das anemias na infância, adolescência, adulta e senil, além dos quadros de anemia gestacional, puerperal e nos períodos de lactação.

Contra-indicações de Combiron

Combiron é contra-indicado em pacientes que apresentem hipersensibilidade a quaisquer dos componentes de sua fórmula. Não deve ser utilizado em pacientes que apresentem anemia perniciosa ou megaloblástica.

Uso na gravidez de Combiron

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Interações medicamentosas de Combiron

A absorção da cianocobalamina é diminuida quando a mesma é administrada concomitantemente com cimetidina e outros inibidores de H2 por similaridade. A nicotinamida eleva os níveis da carbamazepina, causando moderado efeito neurológico, tais como: ataxia, nistagmo e diplopia e/ou vômitos. A nicotinamida associada associada ao ácido acetilsalicílico pode desencadear rash cutâneo e eritema facial. Devido à alta estabilidade do ferro quelato, Combiron, diferentemente dos sais de ferro inorgânicos como o sulfato ferroso, não sofre diminuição da absorção por interação com medicamentos, hormônios esteróides, anticoncepcionais orais, glicosídeos cardíacos, quando forem empregados concomitantemente. A ingestão excessiva de álcool, causando incremento do depósito hepático de ferro, aumenta a probabilidade dos efeitos colaterais e até tóxicos do ferro, quando em uso prolongado. A administração concomitante com antiácidos pode causar diminuição da absorção do ferro. A tetraciclina pode interferir na absorção do ferro e com isso prolongar o tratamento da anemia por deficiência de ferro.

Reações adversas / Efeitos colaterais de Combiron

Pacientes mais sensíveis quando submetidos ao tratamento com ferro podem, ocasionalmente apresentar distúrbios gastrintestinais, tais como: náuseas,vômitos, diarréias, dores abdominais, úlcera péptica e/ou constipação intestinal; gosto desagradável e cefaléia. Nesses pacientes, a redução da dose diária ou a administração imediatamente após as refeições minimiza esses possíveis efeitos. Manifestações do tipo sensação de calor e rubor na face podem ocorrer em percentuais bastante reduzidos devido à nicotinamida. Manifestações dermatológicas como rash cutâneo, urticária, prurido generalizado e/ou hiperqueratose podem ocorrer durante o tratamento. Podem ser observadas reações renais como descoloração da urina e/ou litíase renal. Podem ocorrermanifestações neurológicas como sonolência, irritabilidade, distúrbios de comportamento, hipotonia e/ou neropatia sensorial periférica. Reações hepáticas como hepatotoxicidade podem ocorrer. Podem ser observadas reações hematológicas como elevação dos níveis de fosfatase alcalina, glicose e ácido úrico. Manifestações respiratórias do tipo broncoespasmo podem ocorrer durante o tratamento.

Combiron - Posologia

Combiron supensão oral: 1 ml equivale a 5,24 mg de ferro elementar. Agite antes de usar Adultos: um copo-medida (10 ml), uma a duas vezes ao dia, de preferência logo após as refeições principais. Crianças: 0,6 mL/kg, uma vez ao dia ou dividida em duas tomadas, de preferência logo após as refeições principais. (Lembre que 1/2 copo-medida equivalem a 5 mL e a dose recomendada para crianças entre 15 e 30kg é de 3 mg/kg/dia de ferro elementar.) Segue tabela para auxiliar a administração: Peso em kg - Quantidade em mL (1 tomada diária) - (dividido em 2 tomadas diárias) 17 - 10,0 - 5,0 21 - 12,5 - 6,25 25 - 15,0 - 7,5 29 - 17,5 - 8,75 Combiron supensão oral (gotas): 1 ml equivale a 25 mg de ferro elementar. Agite antes de usar Crianças: 2 gotas/kg/dia dividido em duas tomadas (1 mL equivale a 10 gotas). (Recomenda-se o cálculo para crianças até 15kg: 4 a 6 mg/kg/dia de ferro elementar. A posologia em gotas foi calculada em uma dose de 5 mg/kg/dia). Observação: para reduzir um possível efeito gastrintestinal Combiron poderá ser ingerido durante as refeições.

Superdosagem

No caso de superdosagem acidental, deve sr administrado um emético, o mais rápido possível, seguido de lavagem gástrica, se necessário. Poder ser empregados agentes quelantes e são preconizadas medidas gerais de suporte, visando combater desidratação, acidose e o choque.

Combiron - Informações

Composição Completa: Cada 10 ml da suspensão oral: glicinato ferríco * 275,80 mg cianocobalamina 0,03 mg dexpantenol 1,00 mg nicotinamida 10,00 mg nitrato de tiamina 4,00 mg riboflavina 1,00 mg * ferro elementar=52,4 mg Cada 1 ml da suspensão oral - gotas: glicinato ferríco ** 131,580 mg cianocobalamina 0,003 mg dexpantenol 4,600 mg nicotinamida 10,000 mg nitrato de tiamina 0,750 mg riboflavina 1,000 mg ** ferro elementar= 25 mg

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal