Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Dactil-ob

Dactil-ob - Bula do remédio

Dactil-ob com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Dactil-ob têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Dactil-ob devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.

Aviso importante

Todas as bulas constantes em nosso portal são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.

Obs.: A MedicinaNET não vende nenhum tipo de medicamento.

Laboratório

Sanofi

Apresentação de Dactil-ob

Drg.: cx. c/ 30 drágeas. Cada drágea contém: Cloridrato de piperidolato 100 mg; Hesperidina-complexo 50 mg; Ácido ascórbico 50 mg

Dactil-ob - Indicações

Dactil-ob é indicado como auxiliar na prevenção de parto prematuro.

Contra-indicações de Dactil-ob

Dactil-ob é contra-indicado a mulheres que apresentam hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula.

Advertências

A terapia deve ser iniciada tão logo o diagnóstico de um possível parto prematuro seja feito. Medidas adicionais, como repouso, terapia hormonal, sedação e administração de antibióticos devem ser utilizadas se forem necessárias. Assim como todas as drogas com ação anticolinérgica, Dactil-ob não deve ser utilizado por pacientes com glaucoma. ESTE PRODUTO CONTÉM O CORANTE AMARELO DE TARTRAZINA QUE PODE CAUSAR REAÇÕES DE NATUREZA ALÉRGICA, ENTRE AS QUAIS ASMA BRÔNQUICA, ESPECIALMENTE EM PESSOAS ALÉRGICAS AO ÁCIDO ACETILSALICÍLICO.

Uso na gravidez de Dactil-ob

o tratamento com Dactil-ob deve ser continuado até a trigésima nona semana de gestação ou até o parto. Lactação: informe seu médico se estiver amamentando.

Interações medicamentosas de Dactil-ob

Os efeitos do cloridrato de piperidolato, assim como de outros agentes antimuscarínicos, podem ser acentuados pela administração concomitante de outros medicamentos com propriedades antimuscarínicas, tais como: amantadina, alguns anti-histamínicos, fenotiazinas, antipsicóticos e antidepressivos tricíclicos. A inibição de enzimas metabolizadoras de medicamentos por i-MAOs podem possivelmente aumentar os efeitos dos antimuscarínicos. A redução da motilidade gástrica causada pelos antimuscarínicos pode afetar a absorção de outros medicamentos. Os efeitos dos medicamentos antimuscarínicos e parassimpaticomiméticos podem se neutralizar.

Reações adversas / Efeitos colaterais de Dactil-ob

Não foram relatadas reações adversas c/ o uso de Dactil-ob. Dactil-ob é extremamente seguro. Não foram notados efeitos adversos na pressão sangüínea, e nos dados eletrocardiográficos, hematológicos e bioquímicos.

Dactil-ob - Posologia

Usualmente, uma drágea, 4 vezes ao dia, dependendo da resposta da paciente. A terapia deve começar tão cedo o diagnóstico de um possível parto prematuro seja feito. Medidas adicionais, como repouso no leito, terapia hormonal, sedação e administração de antibióticos devem ser utilizadas se forem necessárias. O tratam. deve ser continuado até a trigésima nona semana de gestação ou até o parto.

Superdosagem

Sintomas de superdosagem relacionados ao cloridrato de piperidolato: ver item REAÇÕES ADVERSAS. Tratamento de superdosagem: proceder a lavagem gástrica. O uso de carvão ativado pode reduzir a absorção do fármaco. Pode-se utilizar diazepam assim como outras medidas de suporte para controle da agitação psicomotora e convulsões, com exceção de fenotiazinas, que podem causar exacerbação dos efeitos antimuscarínicos.

Dactil-ob - Informações

Dactil-ob provou ser o mais satisfatório de uma série de anticolinérgicos testados por seu valor na prevenção de contrações uterinas prematuras. Dactil-ob é um derivado do piperidol que diminui os espasmos musculares, inibindo os impulsos nervosos pós-ganglionares parassimpáticos. Mostrou-se eficaz na prevenção do início do parto em casos onde há dilatação e/ou estreitamento da cérvix. Se a paciente não estiver no momento adequado para o parto, Dactil-ob parece diminuir o espasmo do músculo uterino. A hesperidina complexo em Dactil-ob contém uma combinação padronizada do glicosídio flavonóide hesperidina e outros flavonóides. A associação de flavonóides à vitamina C ajuda a manter a integridade capilar. A quantidade de vitamina C necessária para manter os níveis hemáticos adequados é aumentada na gravidez. Hemorragia tecidual foi encontrada em 66% dos casos de aborto em mulheres com deficiência de vitamina C. Há nítida correlação entre a deficiência da vitamina C e a hemorragia tecidual. Os flavonóides parecem controlar a hemorragia que não responde à administração de vitamina C. Os flavonóides não são administrados com o intuito de suprir uma insuficiência dietética, mas sim por sua ação farmacológica direta sobre a parede capilar. Por meio da restauração e manutenção da integridade e normal permeabilidade capilar, a combinação de Hesperidina complexo e vitamina C ajuda a proteger o feto. Num estudo envolvendo 618 grávidas, relatou-se a prevenção de muitos abortos com o uso de Dactil-ob, observando-se a ocorrência de parto prematuro ou de termo com nascimento de crianças normais. Na maioria dos casos para os quais se fez um tratamento visando evitar partos prematuros, Dactil-ob prolongou a gestação até a paciente estar no ou próxima do parto de termo. Em pacientes que não estavam em trabalho de parto, Dactil-ob parece ter reduzido o espasmo uterino. Notou-se também que nas pacientes que apresentaram dificuldade prévia para completar o período gestacional, evitou-se o parto prematuro e aumentou-se o peso com que as crianças nasceram. A terapia com Dactil-ob não causou anormalidades nas mães e fetos.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal