FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Dexa-cronobê

Dexa-cronobê - Bula do remédio

Dexa-cronobê com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Dexa-cronobê têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Dexa-cronobê devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.

Aviso importante

Todas as bulas constantes em nosso portal são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.

Obs.: A MedicinaNET não vende nenhum tipo de medicamento.

Laboratório

Biolab

Apresentação de Dexa-cronobê

-Forma farmacêutica e apresentação:
Solução injetável 5000 mcg. Caixa com 2 ampolas de 2,5 ml.

Dexa-cronobê - Indicações

Cronobê® encontra suas indicações eletivas nas neuroartropatias, neurites, nevralgias, hepatopatias, inclusive as de caráter grave e, em geral, em todos os casos em que é oportuno o emprego da vitamina B12 em doses elevadas com o efeito prolongado.

Contra-indicações de Dexa-cronobê

Em pacientes que apresentam hipersensibilidade às cobalaminase em pacientes com doença de Leber.

Advertências

Gerais – Pacientes que não toleram as cobalaminas de origem natural nos alimentos, podem não tolerar a cobalamina cronoativa.
Dependendo da condição em que se encontra o paciente, recomenda-se o monitoramento nas concentrações de ácido fólico e vitamina B12; contagem de hematócrito, plaquetas e reticulócitos no plasma após 5 a 7 dias de tratamento; e determinação de potássio sérico nas primeiras 48 horas em pacientes com anemia megaloblástica.
A vitamina B12 pode mascarar a deficiência de ácido fólico.
A resposta clínica inadequada da vitamina B12 pode ocorrer na presença de infecção, doença renal, tumor ou deficiência concomitante de ácido fólico e ferro.
O risco de câncer gástrico em pacientes com anemia perniciosa é alta. Recomenda-se o acompanhamento de câncer gástrico oculto em intervalos regulares.

Gravidez–NãoseconheceproblemascomousodevitaminaB12cronoativa durante a gravidez nas doses preconizadas.

Lactação – Embora a vitamina B12 seja distribuída para o leite materno, não foi documentado problemas com o uso de vitamina B12 cronoativa nas doses preconizadas.

Pediatria – Embora não existam relatos de problemas com a ingestão de doses diárias recomendadas, não há informações sobre a ingestão de doses superiores à IDR. Contudo, o excesso de vitamina B12 é eliminado pela urina, em grande parte na forma inalterada.

Geriatria (idosos) – Não se conhece problemas relacionados ao uso de vitamina B12 em idosos.

Insuficiência renal/hepática–Recomenda-se a determinação da concentração plasmática de vitamina B12 antes do tratamento e o ajuste de dose se constatada a necessidade pelo médico.

Interações medicamentosas de Dexa-cronobê

Doses altas e contínuas de ácido fólico podem reduzir as concentrações sanguíneas de vitamina B12.
-Interferência em exames laboratoriais: Os antibióticos podem interferir nos ensaios microbiológicos para determinação das concentrações sérica e eritrocitária de vitamina B12 no sangue, causando falsos resultados baixos.
Reações adversas: Raramente podem ocorrer rash cutâneo, pruridos ou sibilos após a administração parenteral. Nestes casos é importante a atenção médica tendo em vista a possibilidade de reação alérgica. A ocorrência de diarréia ou manifestações cutâneas são menos frequentes e só requerem atenção médica se forem persistentes.


Dexa-cronobê - Posologia

Injeções intramusculares em intervalos de 4 dias (para 1000 mcg) e 10 dias (para 5000 mcg). Em tratamento por ciclos de 3 ou mais semanas, as variações no ritmo das administrações e na duração do tratamento ficam a exclusivo critério médico.

Superdosagem

Não se tem conhecimento de uso abusivo de Cronobê®, no entanto, caso ocorra,aeliminaçãosedáemgrandeparteporviaurinária,devendo-setomarmedidas gerais sintomáticas e de suporte.

-Pacientes idosos:
Veja o item “geriatria” em “Precauções e advertências”.

Dizeres legais

Registro MS – 1.0974.0008
Farm. Resp.: Dr. Dante Alario Junior
CRF-SP no 5143
Número do lote, data de fabricação e prazo de validade: vide cartucho/rótulo.

Dexa-cronobê - Bula para o Paciente

-Cronobê® é um complexo de vitamina B12 com ação prolongada. É rapidamente absorvido pelo organismo, iniciando sua ação terapêutica que perdura por até 10 dias.
-Mantenha Cronobê em temperatura ambiente (15a30ºC), protegido da luz.
-Prazo de validade: 24 meses a partir da data de fabricação. Não utilize medicamentos com a validade vencida.
-Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento com Cronobê ou após o seu término. Informe ao médico se está amamentando.
-Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento com Cronobê®.
-Não interrompa o tratamento com Cronobê®sem o conhecimento do seu médico. A doença e/ou seus sintomas poderão retornar.
-Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, como: coceiras, manchas avermelhadas, erupções cutâneas, dor no local da injeção ou dificuldade de respirar com ruídos após a aplicação do Cronobê®. Podem ser sintomas de reação alérgica e o médico deve avaliar a necessidade de interromper o tratamento. Diminuição dos níveis de potássio pode ocorrer durante o tratamento inicial de anemia megaloblástica severa.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
•Evite a ingestão de bebidas alcoólicas durante o tratamento.
•Contra-indicações: Cronobê® não deve ser usado por pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula e em pacientes com doença de Leber.
•Precauções: Deve ser usado com cautela em pacientes com intolerância a cobalaminas de origem natural.
•Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento com Cronobê®.
•Não tome remédio sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a saúde.

Data da bula

18/12/2017

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal