Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Dientrin

Dientrin - Bula do remédio

Dientrin com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Dientrin têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Dientrin devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.

Aviso importante

Todas as bulas constantes em nosso portal são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.

Obs.: A MedicinaNET não vende nenhum tipo de medicamento.

Laboratório

Sanofi

Referência

Sulfametoxazol e Trimetoprima

Apresentação de Dientrin

compr. cx. c/ 12 ou 120 un. (400/80) Susp. fr. c/ 60 ml (200/40 em 5 ml)

Contra-indicações de Dientrin

* hipersensibilidade à trimetoprima e às sulfas em geral; * deficiência de G6PD: risco de aparecimento de hemólise; * na diarréia aguda ou persistente da criança. * em virtude da imaturidade dos sistemas enzimáticos no neonato, Dientrin é contra-indicado: * no prematuro e no recém-nascido até 2 meses de idade; * no final da gravidez; * durante o aleitamento.

Reações adversas / Efeitos colaterais de Dientrin

Reações adversas mais freqüentes: * náuseas, vômitos, epigastralgias; * erupção cutânea pruriginosa * urticária. Reações adversas raras: * manifestações cutâneas: * necrólise epidérmica: eritema polimorfo, síndromes de Lyell e de Stevens- Johnson: * manifestações hematológicas: * casos de trombopenia, leuco-neutropenia, agranulocitose, aplasia medular, anemia hemolítica parecem estar relacionados a um mecanismo imuno-alérgico; * nos pacientes acima de 65 anos e/ou com deficiência em folatos, as alterações hematológicas e em particular os casos de anemia megaloblástica e de citopenias parecem estar ligados a um mecanismo tóxico, dependente da dose e da duração do tratamento. Dientrin pode interferir com o metabolismo do ácido fólico endógeno; * outras manifestações de hipersensibilidade: choque anafilático, edema de Quincke, hipertermia; * distúrbios digestivos: hepatite, colite pseudo-membranosa; * manifestações renais: casos de alteração da função renal foram comunicados; * manifestações neurológicas: manifestações neurológicas sensoriais (especialmente meningite asséptica) foram excepcionalmente assinaladas.

Dientrin - Posologia

Via oral. Comprimidos: De 8 a 12 anos: 1 comprimido 2 vezes ao dia. Acima de 12 anos e adultos: 2 comprimidos 2 vezes ao dia. Suspensão: Lactentes acima de 2 meses: 1/4 de medida (2,5 ml) 2 vezes ao dia. Crianças de 1 a 5 anos: Meia medida (5 ml) 2 vezes ao dia. Crianças de 6 a 12 anos: Uma medida (10 ml) 2 vezes ao dia. Utilização no insuficiente renal * depuração de creatinina inferior a 30 ml/min: metade da dose diária, em uma única tomada. * depuração de creatinina inferior a 15 ml/min: não prescrever na ausência de possibilidade de hemodiálise. Se a hemodiálise for possível, usar metade da posologia usual; convém verificar de 3 em 3 dias as concentrações plasmáticas de sulfametoxazol.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal