Espasmo flatol

ESPASMO FLATOL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ESPASMO FLATOL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ESPASMO FLATOL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

ems

Apresentação ESPASMO FLATOL

frasco de 20 ml.

ESPASMO FLATOL – Indicações

Espasmo Flatol é indicado para o alívio dos espasmos da musculatura lisa do trato gastrintestinal e flatulência.

Contra indicações de ESPASMO FLATOL

Nos casos de temperatura elevada ou de febre, síndrome de Down, glaucoma ou reação alérgica conhecida a qualquer um dos componentes da fórmula.

Advertências

Em presença de temperatura ambiente elevada ou de febre, pode acontecer prostração térmica, devido à diminuição da transpiração.
Lactentes são particularmente sensíveis aos efeitos dos agentes anticolinérgicos podendo ocorrer dificuldades respiratórias, faltas de ar e colapso respiratório. O metilbrometo de homatropina é um derivado sintético da atropina, com atividade anticolinérgica que resulta em relaxamento da musculatura lisa do trato gastrintestinal, além da redução da transpiração das secreções lacrimal e salivar, podendo resultar em xerostomia.

Interações medicamentosas de ESPASMO FLATOL

Os efeitos da atropina e outros agentes anticolinérgicos podem ser intensificados pela administração concomitante de outros fármacos com propriedades anticolinérgicas, tais como amantadina, alguns antihistamínicos, butirofenonas, fenotiazinas e os antidepressivos tricíclicos.

Reações adversas / efeitos colaterais de ESPASMO FLATOL

As reações adversas incluem retenção urinária, irritabilidade, constipação, diminuição da transpiração, da salivação e da secreção lacrimal, rubor da pele e midríase. A dimeticona é um agente fisiologicamente inerte, e não está associada com nenhuma toxicidade conhecida.

Taquicardia pode ocorrer com os antiespasmódicos do tipo da atropina

ESPASMO FLATOL – Posologia

Agite antes de usar
Crianças e lactentes: uma gota/kg de peso a cada 8 horas.

Super dosagem

Em caso de superdosagem acidental, consultar o médico imediatamente.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Em idosos deve ser utilizado com cautela devido aos efeitos anticolinérgicos.

Armazenagem

Manter a temperatura ambiente (15°C a 30°C). Proteger da luz e manter em lugar seco.

Dizeres legais

Farm. Resp.: Dra. Maria Geisa P. de Lima e Silva
CRF-SP n° 8.082
Reg. MS: n° 1.0583.0270
Nature’s Plus Farmacêutica Ltda.
Rodovia SP-101, km08
Hortolândia/SP – CEP 13186-901
CNPJ: 45.992.062/0001-65
INDÚSTRIA BRASILEIRA

Fabricado por: EMS S/A.
Rodovia SP-101, km08
Hortolândia/SP – CEP 13186-901
Lote, Fabricação e Validade: vide cartucho.

ESPASMO FLATOL – Bula para o paciente

Ação esperada do medicamento: Espasmo Flatol atua sobre os dois pontos principais produtores das cólicas e retenção de gases. O metilbrometo de homatropina provoca relaxamento da musculatura lisa do trato gastrintestinal, aliviando cólicas e espasmos e bloqueando a hipersecreção. A dimeticona é uma substância fisiologicamente inerte e age diminuindo a tensão superficial das bolhas de gases, reduzindo seu tamanho, tornando sua passagem através do trato gastrintestinal menos dolorosa.

Cuidados de armazenamento: Manter a temperatura ambiente (15°C a 30°C). Proteger da luz e manter em lugar seco.

Prazo de Validade: O número de lote e as datas de fabricação e validade estão impressos no cartucho do medicamento. Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.

Gravidez e lactação: Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe ao médico se está amamentando.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião dentista.

Cuidados de Administração: Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Espasmo Flatol possui um sabor extremamente agradável garantindo pronta aceitação por parte dos lactentes e crianças. Agite antes de usar. Recomenda- se administrar o produto antes das refeições.

Interrupção do tratamento: Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Reações adversas: Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, tais como: retenção urinária, constipação, reação alérgica, diminuição da transpiração, das secreções salivar e lacrimal, rubor de pele e aumento da pupila.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Contraindicações e precauções: Não utilizar este medicamento em caso de temperatura ambiente elevada ou de febre, glaucoma, síndrome de Down e em casos de reações alérgicas conhecidas a qualquer um dos componentes da fórmula. Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.

NÃO USE MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.

Data da bula

18/10/2016