Ethamolin

ETHAMOLIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ETHAMOLIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ETHAMOLIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

fqm

Apresentação ETHAMOLIN

Solução aquosa – Embalagem contendo 6 ampolas com 2 ml
USO ADULTO
USO INTRAVENOSO

ETHAMOLIN – Indicações

Ethamolin® está indicado para o tratamento da esclerose (obliteração) das pequenas varizes sem insuficiência valvular bem como das varizes residuais, após cirurgia.

Contra indicações de ETHAMOLIN

Veias varicosas volumosas, com insuficiência ostial e valvular
Infecções agudas
Estados de hipersensibilidade
Doenças sistêmicas graves
Arteriopatias oclusivas
Trombose venosa profunda
Pacientes senis ou não-cooperativos
Gestação (1º e 3º trimestres) e aleitamento
Úlcera de estase
Flebite aguda
Edema grave
Hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula

Advertências

Medicamentos parenterais devem ser inspecionados visualmente para buscar partículas e descolorações ANTES de qualquer administração, sempre que a solução ou embalagem permitirem.
O tratamento esclerosante com Ethamolin® só deve ser realizado em varizes pequenas e/ou em varículas, e desde que não exista insuficiência valvular, caso em que a terapia, além de ineficiente, poderá resultar em flebite, com formação de trombos extensos.
A dosagem individual total em cada veia não deve ultrapassar 6 ml.
É aconselhável a observação de intervalos de sete dias entre as sessões.
O aparecimento de bolha de enfisema subcutâneo ao injetar o ar indica má posição da agulha.
A injeção deve ser interrompida diante de qualquer manifestação dolorosa (é admissível apenas sensação de ardor ao término do procedimento), que pode resultar de injeção rápida ou fora da veia, agulha excessivamente calibrosa ou solução muito concentrada.
O paciente não deve ficar em repouso entre as sessões, devendo, pelo contrário, ser encorajado a levar vida ativa normal.
Evitar o extravasamento da injeção.
Em pacientes com doença cardiorrespiratória concomitante é recomendado monitoramento cuidadoso e redução da dose total por sessão. Deve-se ter precaução nos casos de diabete ou hipertireoidismo. Cuidados especiais são necessários para evitar pneumonia por aspiração quando estiver tratando varizes esofagianas.O médico deve ter em mente que necrose intensa pode resultar da injeção direta de agentes esclerosantes, especialmente se volumes excessivos forem usados. Pelo menos um caso fatal de necrose esofagiana extensa e morte foi relatado. A medicação deve ser administrada por médicos que estejam familiarizados com uma técnica aceitável de administração.
Pacientes com hepatopatia, em classe funcional C, são mais propensos a ter ulceração esofagiana que aqueles em classe funcional A e B.
Complicações da ulceração, necrose e perfuração esofagiana tardia parecem ocorrer mais freqüentemente quando Ethamolin® é administrado por via submucosa. Esta via de administração não é recomendada.
Na gravidez e lactação não há conhecimento se o oleato de etanolamina pode causar dano fetal quando administrado a mulheres grávidas ou se pode ter efeito na capacidade reprodutiva. Portanto, Ethamolin® somente deve ser administrado em gestantes quando os benefícios claramente superarem os riscos. Não se tem conhecimento se a droga é secretada no leite materno; por este motivo, deve-se ter precaução quando o produto for administrado a lactantes.
Morte decorrente de pneumonia por aspiração ocorreu em pacientes idosos que se submeteram a escleroterapia de varizes esofagianas com Ethamolin®. Este evento adverso parece relacionar-se mais com o procedimento que com o medicamento, mas a broncoaspiração de sangue ou do conteúdo gástrico não é incomum em pacientes com hemorragia digestiva por varizes esofagianas. Precauções especiais devem ser tomadas para prevenir esta ocorrência, especialmente em pacientes idosos e naqueles criticamente enfermos.

Interações medicamentosas de ETHAMOLIN

Não são conhecidas interações relevantes.

Reações adversas / efeitos colaterais de ETHAMOLIN

Uma vez observados criteriosamente os procedimentos da técnica de aplicação, assim como as contra-indicações e precauções, não se espera que ocorram efeitos colaterais significativos.













































































As reações adversas estão relacionadas na tabela de acordo com a freqüência do CIOMS: (Council for International Organizations of Medical Sciences). Muito comum


≥10 %


 


Comum


≥ 1% e < 10 %


 


Incomum


≥ 0,1% e < 1 %


 


Rara


≥ 0,01% e < 0,1 %


 


Muito rara


< 0,01 %


 


Sistema Corporal


Reação adversa


 


Gastrointestinal


 


Muito Comum


Úlcera esofagiana, estenose esofagiana


 


Incomum


Esofagite, ruptura esofagiana, descolamento da mucosa esofagiana que recobre o vaso no qual foi injetada a medicação, ulceração, estenose, necrose, abscesso peri-esofagiano e perfuração


 


Nervoso


 


Incomum


Paralisia medular


Respiratório


Muito comum


Pneumonia, derrame pleural/infiltrados, dor retroesternal


Imunológico


Muito comum


Reações alérgicas


Urinário


Rara


Insuficiência renal aguda


Vascular


Rara


Coagulação intravascular disseminada


Geral


Muito comum


Febre


* Dependendo do estado clínico do paciente e da dose utilizada.


Em pacientes com varizes esofagianas foi observada bacteremia após a injeção de Ethamolin®.


Complicações de ulceração, necrose e perfuração esofagiana tardia parecem ocorrer mais freqüentemente quando Ethamolin® é administrado por via submucosa.


Foi relatado grave choque anafilático após a aplicação de um volume muito acima do volume normal em paciente com predisposição alérgica conhecida. Neste caso, o médico pode aplicar 0,25ml de uma solução de 1:1.000 de epinefrina (0,25mg) e as reações alérgicas devem ser controladas com anti-histamínicos.


Na escleroterapia de varizes esofagianas, a superdosagem pode resultar em grave necrose intramural do esôfago, o que pode levar a evolução fatal.

ETHAMOLIN – Posologia

A dose usual é de 1,5 a 5 ml por veia a ser esclerosada, divididos em três ou quatro porções.
A dose máxima por sessão de tratamento não pode exceder 20 ml.

Super dosagem

Foi relatado grave choque anafilático após a aplicação de um volume muito acima do volume normal em paciente com predisposição alérgica conhecida. Neste caso, o médico pode aplicar 0,25 ml de uma solução de 1:1.000 de epinefrina (0,25 mg) e as reações alérgicas devem ser controladas com anti-histamínicos.
Na escleroterapia de varizes esofagianas a superdosagem pode resultar em grave necrose intramural do esôfago, podendo haver evolução fatal.

Caracteristicas farmalogicas

O oleato de monoetanolamina atua primariamente por irritação da camada íntima endotelial da veia e produz uma resposta inflamatória estéril dose-relacionada. Isto resulta em fibrose da parede do vaso e possível oclusão da veia. A substância também se difunde rapidamente através da parede venosa e produz uma reação inflamatória extravascular dose-relacionada. O ácido oleico, componente do Ethamolin®, é responsável pela resposta inflamatória e pode, também, ativar a coagulação in vivo pela liberação do fator tisular e ativação do fator de Hageman. A etanolamina, outro componente do Ethamolin® , contudo, pode inibir a formação do coágulo de fibrina por sua ação quelante de cálcio; portanto, uma ação pró-coagulante do Ethamolin® não pôde ser demonstrada. Após a administração, Ethamolin® desaparece, em cinco minutos, do local da injeção, via sistema venoso portal. Caso volumes superiores a 20 ml sejam injetados, alguma proporção do Ethamolin® seguirá pelo sistema Ázigos através das veias periesofagianas.
Em estudos de autopsia em humanos foi demonstrado que quatro dias após a administração, ocorreu infiltração neutrofílica da parede esofagiana e hemorragia em seis dias. Tecido de granulação foi observado em 10 dias, trombos vermelhos obliterando os vasos varicosos em 20 dias e esclerose das varizes em dois meses e meio. A seqüência destes eventos sugere que a esclerose das varizes esofagianas seja um efeito mais tardio, que imediato, da medicação.
A dose letal mínima do Ethamolin® para injeção intravenosa em coelhos é 130 mg/kg. Ethamolin® injetado por via intracardíaca (no átrio direito), em cães, na dose de 1 ml/kg ao longo de um minuto, leva a aumento do volume hídrico extravascular pulmonar.
A dose máxima recomendada em humanos é 20 ml, ou 0.4 ml/kg para um paciente de 50 kg. A concentração de Ethamolin® que alcança os pulmões em pacientes humanos tratados é menor que aquela encontrada em estudos com cães, mas derrames pleurais, edema pulmonar, infiltrados pulmonares e pneumonite foram relatados em estudos clínicos e a redução da dose total por sessão de esclerose, especialmente naqueles com doença cardiopulmonar concomitante, é recomendada (ver Advertências).

Resultados de eficacia

Um estudo¹ com 25 pacientes portadores de malformação venosa craniofacial concluiu que a escleroterapia percutânea com oleato de etanolamina é segura e efetiva no tratamento de malformações craniofaciais.
Um estudo² retrospectivo revisou os resultados de escleroterapia com diversos esclerosantes para tratamento de lesões congênitas da cabeça e pescoço. Dentre eles, a escleroterapia percutânea com oleato de etanolamina foi usada em 29 pacientes com malformação venosa. A escleroterapia com todos os esclerosantes analisados no estudo, inclusive o oleato de etanolamina, foi segura e efetiva no tratamento primário das lesões congênitas da cabeça e pescoço.
Em outro estudo³ a escleroterapia com etanolamina 5% foi usada no tratamento de 63 espermatoceles em 58 pacientes. Os dados revelaram que 60% das espermatoceles resolveram completamente, 33% parcialmente e 7% falharam. Houve recorrência em quatro pacientes com mais de um ano após o tratamento com sucesso.
1- Choi YH et al. Craniofacial cavernous venous malformations: percutaneous sclerotherapy with use of ethanolamine oleate. J Vasc Interv Radiol;13 (5):475-82,2002.
2- Kim KH et al. Sclerotherapy for congenital lesions in the head and neck. Otolaryngol Head Neck Surg; 131(3):307-16,2004.
3- Tammela TL et al. Ethanolamine oleate sclerotherapy for hydroceles and espermatoceles: a survey of 158 patients with ultrasound followup. J Urol;147 (6):1551-3, 1992.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Ethamolin® deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC), em sua embalagem original e protegido da luz.

Dizeres legais

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA.
Número de lote, data de fabricação e prazo de validade: vide cartucho
MS: 1.4916.0002
Farm. Resp.: Dra. Márcia Weiss I. Campos – CRF-RJ nº 4499
Fabricado e distribuído por:
Zest Farmacêutica Ltda

ETHAMOLIN – Bula para o paciente

Como este medicamento funciona?
Ethamolin® funciona na eliminação de pequenas varizes.
Por que este medicamento foi indicado?
Ethamolin® é indicado para o tratamento da esclerose de pequenas varizes sem insuficiência valvular, bem como das varizes residuais, após cirurgia.
Quando não devo usar este medicamento?
Contra-indicações
Ethamolin® não deve ser administrado nas situações a seguir:
Varizes volumosas, com insuficiência ostial e valvular
Infecções agudas
Estados de hipersensibilidade
Doenças sistêmicas graves
Arteriopatias oclusivas
Trombose venosa profunda
Pacientes senis ou não-cooperativos
Gestação (1º e 3º trimestres) e aleitamento
Úlcera de estase
Flebite aguda
Edema grave
Hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula

Advertências
Este medicamento só poderá ser aplicado por seu médico.
A via submucosa não é recomendada.
Informe seu médico do aparecimento de febre e equimose no local da injeção.
Informe seu médico se você é diabético, tem hipertireoidismo, doença hepática ou doença cardiorespiratória.
É aconselhável a observação de intervalos de sete dias entre as sessões.
Não há necessidade de ficar em repouso entre as sessões. O paciente deve prosseguir com suas atividades diárias habituais.

Precauções
Para evitar complicações, não é conveniente aplicar grandes volumes de Ethamolin® de uma só vez, por isso o tratamento deve ser feito por sessões.
Em pacientes com disfunção hepática e doença cardiorrespiratória concomitante é recomendado monitoramento cuidadoso e redução da dose total por sessão.
Evitar o extravasamento da injeção.

Interações medicamentosas
Não são conhecidas interações relevantes.
Não há contra-indicação relativa a faixas etárias.
Informe seu médico do aparecimento de reações indesejáveis.
Informe seu médico se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento de seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
Como devo usar este medicamento?
Aspecto físico
Líquido límpido, amarelado, que espuma com agitação.
Posologia
A dose usual é de 1,5 a 5 ml por veia a ser esclerosada, dividida em três ou quatro porções.
A dose máxima por sessão de tratamento não pode exceder 20 ml.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico.
Não use o medicamento com prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.
Que males este medicamento pode causar?
Reações adversas
Uma vez observados criteriosamente os procedimentos da técnica de aplicação, assim como as contra-indicações e precauções, não é de se prever a ocorrência de efeitos colaterais significativos. A freqüência relatada de complicações/eventos adversos por sessão é aproximadamente 13%. As reações adversas mais comuns são:
Derrame pleural/infiltrados
Úlcera esofagiana
Febre
Dor retroesternal
Estenose esofagiana
Pneumonia
Reações alérgicas

Em alguns casos foram relatadas reações adversas raras. Em um deles, duas pacientes apresentaram insuficiência renal aguda com recuperação completa, após a utilização de 15 a 20 ml de Ethamolin®. Em outro relato de apenas um caso ocorreu coagulação intravascular disseminada. E em um paciente pediátrico oito horas após a escleroterapia com Ethamolin®, ocorreu paralisia medular devido a oclusão da artéria espinhal anterior.
Dependendo do estado clínico do paciente e da dose utilizada, parece haver correlação com a ocorrência das seguintes reações locais:
Esofagite, ruptura esofagiana, descolamento da mucosa esofagiana que recobre o vaso no qual foi injetada a medicação, ulceração, estenose, necrose, abscesso peri-esofagiano e perfuração.

Em pacientes com varizes esofagianas foi observada bacteremia após a injeção de Ethamolin®.
Complicações de ulceração, necrose e perfuração esofagiana tardia parecem ocorrer mais freqüentemente quando Ethamolin® é administrado por via submucosa.
O que fazer se alguém usar uma grande quantidade deste medicamento de uma só vez?
Foi relatado grave choque anafilático após a aplicação de um volume muito acima do volume normal em paciente com predisposição alérgica conhecida. Neste caso, o médico pode aplicar 0,25 ml de uma solução de 1:1.000 de epinefrina (0,25 mg) e as reações alérgicas devem ser controladas com anti-histamínicos.
Na escleroterapia de varizes esofagianas a superdosagem pode resultar em grave necrose intramural do esôfago, podendo haver evolução fatal.
Onde e como devo guardar este medicamento?
Cuidados de conservação
Ethamolin® deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30° C), em sua embalagem original e protegido da luz.
Prazo de validade
36 meses após a data de fabricação impressa no cartucho.
Não use medicamentos com prazo da validade vencido.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Data da bula

13/12/2011