Evotabina

EVOTABINA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de EVOTABINA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com EVOTABINA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

evolabis

Apresentação EVOTABINA

EVOTABINA® 10 mg – Caixa com 1 frasco-ampola com 1 mL de solução a 10 mg/mL EVOTABINA® 50 mg – Caixa com 1 frasco-ampola com 5 mL de solução a 10 mg/Ml

EVOTABINA – Indicações

Este medicamento é destinado ao tratamento de recidiva de câncer de mama em estádio avançado após falha de regime terapêutico com antraciclinas. Tratamento de câncer de pulmão não-pequenas células (CPNPC), como agente único, ou em combinação com cisplatina, para tratamento de 1ª linha, em pacientes com CPNPC não- ressecável. Em pacientes com doença em estádio IV, EVOTABINA® (hemitartarato de vinorelbina) pode ser indicada como agente único ou em combinação com cisplatina. Em pacientes com estádio III, EVOTABINA® está indicada em combinação com cisplatina.

Contra indicações de EVOTABINA

-Hipersensibilidade conhecida a vinorelbina ou outros alcaloides da vinca, ou a qualquer outro constituinte da formulação;
-Contagem de neutrófilos < 1500 / mm3 ou infecção grave atual ou recente (até 2 semanas);
-Contagem de plaquetas < 75000/mm3;
-Em associação com vacina contra febre amarela;
-Gravidez;
-Lactação;
Este produto está especificamente contraindicado com a vacina contra febre amarela e seu uso concomitante com outras vacinas vivas atenuadas não é recomendado.

ESTE MEDICAMENTO É CONTRAINDICADO PARA USO POR CRIANÇAS. A SEGURANÇA E A EFICÁCIA NÃO FORAM ESTABELECIDAS E A ADMINISTRAÇÃO NÃO É RECOMENDADA.

Advertências

Precauções no preparo
O produto deve ser usado imediatamente após sua diluição em cloreto de sódio 9 mg/mL (0,9%) solução injetável ou em solução injetável de glicose 5% em condições assépticas controladas e validadas.

Avisos especiais
EVOTABINA® deve ser administrada sob a supervisão de um médico experiente no uso de quimioterapia.
Como a inibição do sistema hematopoiético é o risco principal associado à EVOTABINA®, o monitoramento hematológico cuidadoso deve ser realizado durante o tratamento (determinação do nível de hemoglobina e dos leucócitos, contagem de neutrófilos e de plaquetas no dia de cada nova administração). A reação adversa dose- limitante é principalmente neutropenia. Esse efeito não é cumulativo, tendo seu limite mais baixo entre 7 e 14 dias após a administração e é rapidamente reversível dentro de 5 a 7 dias. Caso a contagem de neutrófilos seja inferior a 1500 / mm3 e/ou a contagem das plaquetas seja inferior a 75000 / mm3, o tratamento deverá ser adiado até o restabelecimento. Caso o paciente apresente sinais ou sintomas sugestivos de infecção, deve-se investigar imediatamente.

Precauções
Deve-se tomar precauções especialmente ao prescrever para pacientes com história de enfermidade cardíaca isquêmica.
A farmacocinética de EVOTABINA® não se modifica em pacientes que apresentem comprometimento hepático moderado ou grave. Para o ajuste da dosagem nesse grupo específico de pacientes, ver o item Posologia.
Como há um baixo nível de excreção renal, não há nenhum racional farmacocinético para redução da dose de EVOTABINA® em pacientes com comprometimento da função renal.
EVOTABINA® não deve ser administrada concomitantemente com radioterapia, caso o campo de tratamento inclua o fígado. Este produto está especificamente contraindicado com a vacina contra febre amarela e seu uso concomitante com outras vacinas vivas atenuadas não é recomendado. É necessária precaução ao combinar EVOTABINA® e inibidores ou indutores fortes de CYP3A4 (consultar o parágrafo – Interações específicas da vinorelbina), e sua combinação com a fenitoína (como todos os citotóxicos) e com o itraconazol (como todos os alcaloides da vinca) não é recomendada.
Qualquer contato com os olhos deve ser evitado: há risco de irritação grave e até de ulceração córnea caso a solução seja aspergida sob pressão. Lavar imediatamente os olhos com solução injetável de cloreto de sódio 9 mg/mL (0,9%), caso ocorra qualquer contato.
Mulheres em idade de engravidar devem utilizar métodos contraceptivos eficazes durante o tratamento.

Gravidez e Lactação
Gravidez
EVOTABINA® é um medicamento classificado na categoria D de risco de gravidez. EVOTABINA® é suspeita de causar efeitos congênitos graves quando administrado durante a gravidez (ver seção de segurança pré-dados).EVOTABINA® é contraindicada na gravidez (ver seção Contraindicações).
No caso de gravidez uma consulta médica é vital para a indicação sobre o risco de efeitos nocivos para a criança e deve ser realizada para a terapêutica da paciente grávida. Se de qualquer modo, a gravidez ocorrer durante o tratamento, o aconselhamento genético deve ser oferecido.

Mulheres em idade fértil potencial
Mulheres em idade fértil deverão utilizar uma contracepção eficaz durante o tratamento.

Aleitamento
Não se sabe se EVOTABINA® é excretada no leite materno. A excreção de EVOTABINA® no leite não foi estudada em estudos animais. Risco na amamentação não pode ser excluído, portanto, a amamentação deve ser interrompida antes de iniciar o tratamento com EVOTABINA® (ver Contraindicações).

Fertilidade
Homens sendo tratados com EVOTABINA® são aconselhados a não conceberem filhos durante e até 3 meses após o tratamento.
Efeitos sobre a capacidade de condução e a utilização de máquinas
Não há estudos sendo realizados sobre os efeitos da capacidade de conduzir e utilizar máquinas, mas com base no perfil farmacodinâmico, a vinorelbina não afeta a capacidade de conduzir e utilizar máquinas. No entanto, cautela é necessária em pacientes tratados com vinorelbina devendo-se considerar alguns dos efeitos nocivos da droga.

Interações medicamentosas de EVOTABINA

Interações comuns a todos os citotóxicos
Devido a riscos crescentes de trombose em caso de doenças tumorais, o uso de anticoagulante é frequente. A alta variabilidade intra-individual do tempo de coagulação durante as doenças associadas a eventual interação entre anticoagulantes orais e a quimioterapia anticâncer requerem o aumento da frequência do monitoramento do INR (Índice de Normalização Internacional), caso se decida tratar o paciente com anticoagulantes orais.

•Uso concomitante contraindicado: Vacina contra febre amarela: risco de enfermidade de vacina generalizada e fatal.

•Uso concomitante não recomendado: Vacinas de vírus vivo atenuada (para a vacina contra febre amarela, consultar uso concomitante contraindicado): risco de enfermidade de vacina generalizada, possivelmente fatal. Este risco é aumentado em pacientes já imunodeprimidos por sua doença latente. Recomenda-se o uso de vírus inativado quando for o caso (poliomielite).

-Fenitoína: risco de exacerbação de convulsões resultantes da redução da absorção digestiva da fenitoína, por drogas citotóxicas ou risco de aumento da toxicidade ou perda de eficácia da droga citotóxica devida ao aumento do metabolismo hepático pela fenitoína.

-Uso concomitante considerado:
Ciclosporina, tacrolimo: imunodepressão excessiva com risco de linfoproliferação.

Interações específicas com alcaloides da vinca
-Uso concomitante não recomendado: itraconazol: aumento da neurotoxicidade de alcaloides da vinca devido à redução do metabolismo hepático.

-Uso concomitante que pode ser considerado: mitomicina C: aumento do risco de toxicidade pulmonar.

Interações específicas com vinorelbina
-A associação de EVOTABINA® com outras drogas de reconhecida toxicidade da medula óssea poderá exacerbar os efeitos adversos mielodepressivos.
-Como a CYP 3A4 está principalmente envolvida no metabolismo da vinorelbina, a combinação com inibidores fortes desta isoenzima (por ex., cetoconazol, itraconazol) pode aumentar as concentrações de vinorelbina no sangue e a combinação com indutores fortes desta isoenzima (por ex., rifampicina, fenitoína) pode diminuir as concentrações de vinorelbina no sangue.
-Não existe qualquer interação farmacocinética mútua ao combinar EVOTABINA® com cisplatina ao longo de vários ciclos de tratamento. No entanto, a incidência de granulocitopenia associada com o uso de EVOTABINA®em combinação com cisplatina é maior quando comparado ao uso de EVOTABINA® como agente único.

Reações adversas / efeitos colaterais de EVOTABINA

Reações adversas relatadas como mais do que casos isolados, por classe de órgãos e por frequência, são listadas abaixo. As frequências são definidas como: muito comuns (> 1/10); comuns (> 1/100 e < 1/10); incomuns (> 1/1000 e < 1/100); raras (>1/10.000 e < 1/1.000); muito raras (< 1/10.000), em conformidade com a convenção sobre frequência do MedDRA e o sistema de classificação do órgão. As reações farmacológicas adversas mais frequentemente relatadas são depressão da medula óssea com neutropenia, anemia, distúrbios neurológicos, toxicidade gastrointestinal com náuseas, vômitos, estomatite e obstipação, elevações transitórias dos testes da função hepática, alopecia e flebite local. As reações adversas adicionais decorrentes da experiência Pós- Comercialização foram adicionadas de acordo com a classificação MedDRA com frequência Desconhecida.
A abreviatura G (grau) está relacionada à gravidade dos eventos adversos.

Infecções e infestações
Comuns (>1/100 e <1/10): infecção bacteriana, viral ou micótica em diferentes locais (respiratória, urinária, trato gastrintestinal) leves a moderadas e, em geral, reversíveis com o tratamento apropriado.
Incomuns (>1/1000 e <1/100): sepse grave com outras falências viscerais - septicemia. Muito raras (< 1/10.000): septicemia com complicações, e às vezes, fatal.

Distúrbios do sistema linfático e sanguíneo
Muito comuns (> 1/10): depressão da medula óssea, resultando principalmente em neutropenia (G3: 24,3%; G4: 27,8%), reversível dentro de 5 a 7 dias e não cumulativa ao longo do tempo. Anemia (G3-4: 7,4%).
Comuns (>1/100 e <1/10): trombocitopenia (G3-4: 2,5%) poderão ocorrer, porém são raramente graves. Desconhecidas: neutropenia febril.

Distúrbios do sistema imunológico
Desconhecidas: Reações alérgicas sistêmicas foram relatadas, tais como anafilaxia, choque anafilático ou reação do tipo anafilactoide.

Distúrbios endócrinos
Desconhecidas: Secreção do hormônio antidiurético irregular (SIADH) foram relatadas.

Distúrbios nutricionais e metabólicos
Raras (>1/10.000 e < 1/1.000): hiponatremia severa foi relatada.
Desconhecidas: anorexia.

Distúrbios do sistema nervoso
Muito comuns (> 1/10): distúrbios neurológicos (G 3-4: 2,7%), incluindo perda de reflexos dos tendões profundos. Fraqueza nos membros inferiores foi relatada após quimioterapia prolongada.
Incomuns (>1/1000 e <1/100): parestesia severa com sintomas sensoriais e motores não são frequentes. Em geral, estes efeitos são reversíveis.

Distúrbios cardíacos
Raras (>1/10.000 e < 1/1.000): doença cardíaca isquêmica (angina pectoris, infarto do miocárdio). Muito raras (< 1/10.000): taquicardia, palpitação e distúrbios do ritmo cardíaco.

Distúrbios vasculares
Incomuns (>1/1000 e <1/100): hipotensão, hipertensão, manchas vermelhas na pele e frieza nas extremidades. Raras (>1/10.000 e < 1/1.000): hipotensão grave, colapso.
Distúrbios do sistema respiratório, torácico e do mediastino
Incomuns (>1/1000 e <1/100): dispneia e broncoespasmo podem ocorrer devido ao tratamento com EVOTABINA®, assim como com outros alcaloides da vinca.
Raramente: pneumonia intersticial foi relatada especificamente em pacientes tratados com EVOTABINA® em associação com mitomicina.

Distúrbios gastrintestinais
Muito comuns (> 1/10): estomatites (G 1-4; 15% com EVOTABINA® como agente único); náusea e vômito (G 1-2:30,4% e G 3-4: 2,0%). Terapia antiemética pode reduzir sua ocorrência. A obstipação é o sintoma principal (G 3-4:2,70%), que raramente progride para paralisia intestinal (íleo paralítico) com EVOTABINA® como único agente e (G3-4: 4,1%) com a associação de EVOTABINA® e outros agentes quimioterápicos. Comuns (>1/100 e <1/10): diarreia, normalmente leve a moderada, pode ocorrer.
Raras (>1/10.000 e < 1/1.000): íleo paralítico; o tratamento pode ser retomado após a recuperação da motilidade intestinal; pancreatite foi relatada.

Distúrbios hepatobiliares
Muito comuns (> 1/10): elevações transitórias dos testes de função hepática (G 1-2) sem sintomas clínicos foram relatadas (SGOT em 27,6% e SGTP em 29,3%).

Distúrbios da pele e do tecido subcutâneo
Muito comuns (> 1/10): alopecia, usualmente de natureza leve, pode ocorrer (G 3-4: 4,1%) com EVOTABINA®como único agente de quimioterapia.
Raras (>1/10.000 e < 1/1.000): Reações cutâneas generalizadas foram relatadas com o uso de EVOTABINA®.

Distúrbios musculoesqueléticos e do tecido conectivo
Comum (>1/100 e <1/10): artralgia, incluindo dor mandibular e mialgia.

Distúrbios gerais e reações no local de administração
Muito comuns (> 1/10): reações no local da injeção podem incluir eritema, dor ardente, descoloração das veias e flebite local (G3-4: 3,7%) com hemitartarato de vinorelbina como único agente quimioterápico.
Comuns (>1/100 e <1/10): fadiga, febre, dor em diferentes locais, inclusive dor no peito e no local do tumor, foram relatadas por pacientes submetidos à terapia com hemitartarato de vinorelbina.
Raras (>1/10.000 e < 1/1.000): necrose local foi observada. O posicionamento apropriado da agulha ou cateter intravenoso e a injeção bolus, seguida por irrigação abundante da veia podem limitar estes efeitos.

Atenção: este produto é um medicamento novo e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis, mesmo que indicado e utilizado corretamente, podem ocorrer eventos imprevisíveis ou desconhecidos. Neste caso, notifique os eventos adversos pelo sistema de notificações em vigilância sanitária – NOTIVISA, disponível em http://www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

EVOTABINA – Posologia

O preparo e a administração de EVOTABINA® devem ser realizados por pessoal capacitado. Deve-se usar proteção ocular conveniente, luvas descartáveis, máscara facial e avental descartável. Caso derrame ou haja extravasamento, deve-se limpar imediatamente.
Qualquer contato com os olhos deve ser rigorosamente evitado. Lavar abundantemente os olhos com solução de cloreto de sódio 9 mg/mL (0,9%) caso ocorra o contato. Qualquer superfície exposta deve ser completamente limpa e as mãos e face lavadas.
Não há nenhuma incompatibilidade conteúdo/recipiente entre EVOTABINA® e o frasco de vidro neutro, pacote de PVC, de acetato de polivinila ou conjunto para infusão com tubos em PVC.
Recomenda-se fazer a infusão de EVOTABINA® em 6 – 10 minutos após a diluição em 20 – 50 mL de solução injetável de cloreto de sódio 9 mg/mL (0,9%) ou em solução injetável de glicose 5%. Após a administração, a veia deve ser abundantemente lavada com pelo menos 250 mL de solução isotônica. A administração de EVOTABINA®deve ser exclusivamente intravenosa. É muito importante certificar-se de que a cânula esteja colocada precisamente na veia antes de iniciar a infusão com EVOTABINA®. Caso a droga extravase para os tecidos vizinhos durante a administração, poderá ocorrer intensa irritação local. Neste caso, a administração deverá ser interrompida, a veia lavada com solução salina e a dose restante será administrada em outra veia.
Em caso de extravasamento, para reduzir o risco de flebite, glicocorticoides I.V. podem ser administrados imediatamente.
Qualquer produto não usado ou dejetos deverão ser descartados segundo as exigências locais para resíduos perigosos. EVOTABINA® não deve ser diluída em soluções alcalinas (risco de precipitação). Este medicamento não deve ser misturado com qualquer outro produto a não ser os mencionados acima.
EVOTABINA® deve ser administrado exclusivamente por via intravenosa, após a diluição apropriada. O uso via intratecal é contraindicado. Vide modo de usar e manuseio após o uso. Recomenda-se a infusão de EVOTABINA®em 6 – 10 minutos após a diluição em 20 – 50 mL de solução injetável de cloreto de sódio 9 mg/mL (0,9%) ou em solução injetável de glicose 5%. A administração deve sempre ser seguida de infusão de, no mínimo, 250 mL de solução isotônica para limpar a veia.

Câncer de pulmão não pequenas células e câncer de mama avançado
-Em monoterapia, a dose habitual é de 25 a 30 mg/m2, administrada uma vez por semana.
-Em quimioterapia de combinação, a dose usual (25-30 mg/m2) é geralmente mantida, ao passo que a frequência da administração é reduzida, por ex., dia 1 e 5 a cada 3 semanas ou dia 1 e 8 a cada 3 semanas de acordo com o protocolo do tratamento.
Levando em consideração a dose máxima diária, a dose total máxima por administração é de 60 mg.
EVOTABINA® deve ser administrada exclusivamente por via intravenosa. É extremamente importante assegurar-se que a agulha foi corretamente introduzida na veia antes de começar a injeção de EVOTABINA®. Se houver extravasamento de EVOTABINA® no tecido adjacente à veia, ele pode provocar considerável irritação. Neste caso, é conveniente interromper a injeção e administrar o restante da dose em outra veia.

Dados de segurança pré-clínicos
A vinorelbina induziu danos aos cromossomos, porém não foi mutagênica em testes de Ames. Assume-se que o EVOTABINA® pode causar efeitos mutagênicos (indução de aneuploidia e poliploidia) no homem.
Em estudos de reprodução em animais, EVOTABINA® foi teratogênica e letal ao feto e ao embrião. Não foram encontrados efeitos hemodinâmicos em cães que tivessem recebido vinorelbina na dose máxima tolerada, somente alguns distúrbios leves e inexpressivos de repolarização foram observados, assim como quando outros alcaloides da vinca foram testados. Nenhum efeito no sistema cardiovascular foi observado em primatas que receberam doses sucessivas de EVOTABINA® por 39 semanas.

Super dosagem

Sintomas
A superdose com EVOTABINA® pode produzir hipoplasia da medula óssea, algumas vezes associada com infecção, febre e íleo paralítico.

Procedimentos de emergência
Medidas gerais de suporte, juntamente com transfusão sanguínea e terapia com antibióticos de amplo espectro devem ser estabelecidas como necessárias pelo médico.

Antídoto
Não há antídoto conhecido para a superdose de EVOTABINA®.

Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Caracteristicas farmalogicas

Propriedades farmacodinâmicas
EVOTABINA® é uma droga antineoplásica, da família dos alcaloides da vinca, porém ao contrário de todos os demais alcaloides da vinca, o radical catarantina da vinorelbina foi estruturalmente modificado.
A nível molecular, a vinorelbina age no equilíbrio dinâmico da tubulina no aparelho microtubular da célula. Inibe a polimerização de tubulina e se liga preferencialmente aos microtúbulos mitóticos, afetando os microtúbulos axonais somente em alta concentração. A indução espiralizante da tubulina é menor do que a que é produzida pela vincristina. Estas características conferem à vinorelbina a eficácia desejada com menor toxicidade neurológica. A vinorelbina bloqueia a mitose em fase G2 + M provocando a morte celular em interfase ou na mitose seguinte.

Propriedades farmacocinéticas
Os parâmetros farmacocinéticos de vinorelbina foram avaliados no sangue.

Distribuição
O volume constante de distribuição é amplo, em média 21.2 L.kg-1 (variação 7,5-39,7 L.kg-1), o que indica extensa distribuição tecidual.
A ligação com proteínas plasmáticas é baixa (13,5%). No entanto, a vinorelbina se liga intensamente com as células sanguíneas, em especial, com as plaquetas (78%). Há recaptação expressiva de vinorelbina nos pulmões, conforme mostrado por biópsias pulmonares, o que revelou uma concentração de até 300 vezes superior àquela encontrada no soro. A vinorelbina não é encontrada no sistema nervoso central.

Metabolismo
A vinorelbina é metabolizada principalmente pelo citrocromo P450 3A4. Todos os metabólitos foram identificados e nenhum é ativo, exceto o 4-O-diacetil-vinorelbina, que é o metabólito principal no sangue.
Não foram encontrados conjugados sulfônicos ou glicurônicos.

Eliminação
A meia vida terminal média da vinorelbina é de aproximadamente 40 horas. O clearance sanguíneo é alto, aproximando-se do fluxo sanguíneo hepático, e é 0,72 L.h-1.kg-1 em média (variação: 0,32 – 1,26 L.h-1.kg-1). A eliminação renal é baixa (< 20% da dose intravenosa administrada) e consiste principalmente em compostos
da mesma origem. A excreção biliar é a principal rota de eliminação dos metabólitos e da vinorelbina não modificada, que é a principal substância recuperada.

Relação farmacocinética-farmacodinâmica
Foi demonstrada uma forte relação entre a exposição do sangue à vinorelbina e a redução de leucócitos ou polimorfonucleares.

Resultados de eficacia

USO EM IDOSOS E OUTROS GRUPOS DE RISCO
Administração em idosos
Um estudo sobre vinorelbina oral em pacientes idosos (≥ 70 anos) com câncer de pulmão de células não- pequenas demonstrou que a idade não influi sobre a farmacocinética da vinorelbina. Embora a experiência clínica não tenha identificado diferenças relevantes em pessoas de idade avançada, não se pode descartar uma maior sensibilidade em algumas dessas pessoas.

Administração em crianças
A segurança e eficácia não foram estabelecidas e a administração não é recomendada.

Insuficiência renal e hepática
Os efeitos de disfunção renal com depósitos de vinorelbina não foram relatados. No entanto, a redução da dose em casos de função renal diminuída não é indicada devido à baixa eliminação renal, portanto para pacientes com comprometimento da função renal, não há necessidade de ajuste da dose.
Em um primeiro estudo, foram relatados os efeitos de comprometimento hepático sobre a farmacocinética da vinorelbina. Este estudo foi realizado em pacientes com metástase hepática em virtude de câncer de mama, e concluiu-se que uma alteração no clearance médio de vinorelbina só foi observada quando mais que 75% do fígado estava envolvido. Um estudo farmacocinético de Fase I com dose ajustada foi conduzido em pacientes neoplásicos com disfunção hepática: 6 pacientes com disfunção moderada (Bilirrubina ≤ 2 x UNL e transaminase ≤ 5 x UNL) tratados com até 25 mg/m2, e 8 pacientes com disfunção grave (Bilirrubina > 2 x UNL e/ou transaminase > 5 x UNL) tratados com até 20 mg/m2. O clearance total médio nestes dois subconjuntos de pacientes foi semelhante àquele observado em pacientes com função hepática normal. No entanto, a farmacocinética de vinorelbina não se modifica em pacientes que apresentam insuficiência hepática grave ou moderada. Mantendo uma abordagem conservadora, sugere-se que a dose seja reduzida em 33% e os parâmetros hematológicos minuciosamente verificados em pacientes com disfunção hepática grave, já que a dose máxima dada neste subconjunto de pacientes foi de 20 mg/m2.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

EVOTABINA® deve ser conservada sob refrigeração (2º a 8ºC) e ao abrigo da luz. Não congelar. EVOTABINA®pode ser utilizada por 24 meses a partir da data de fabricação.
Cuidados de conservação após aberto: Quando diluída em soro fisiológico ou soro glicosado 5%, a solução de hemitartarato de vinorelbina é físico-quimicamente estável por 48 horas em temperatura ambiente (30ºC), protegida da luz. O produto não deve ser congelado, mesmo quando diluído. Do ponto de vista microbiológico, o produto deve ser usado imediatamente após sua diluição em condições assépticas controladas e validadas.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Características físicas e organolépticas: Solução límpida, incolor e isenta de partículas estranhas.

Dizeres legais

MS – 1.6250.0019
Farmacêutica Responsável: Alba Valeria dos Santos – CRF-SP n° 51258

Registrado e Importado por:
Hospira Produtos Hospitalares Ltda.
Av. Eng. Luis Carlos Berrini, 901 – 1° andar
CEP 04571-010 – São Paulo – SP
CNPJ: 06.283.144/0001-89

Fabricado por:
Fármaco Uruguayo S.A.
Avenida Dámaso Antonio Larrañaga, 4479
Montevidéu, Uruguai

EVOTABINA – Bula para o paciente

1. PARA QUÊ ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
EVOTABINA® é destinado ao tratamento de recidiva de câncer de mama em estádio avançado após falha de regime terapêutico com antraciclinas. Tratamento de câncer de pulmão de não-pequenas células (CPNPC), como agente único, ou em combinação com cisplatina, para tratamento de 1ª linha, em pacientes com CPNPC não- ressecável. Em pacientes com doença em estádio IV EVOTABINA® pode ser indicado como agente único ou em combinação com cisplatina. Em pacientes com estádio III, EVOTABINA® está indicado em combinação com cisplatina.

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
EVOTABINA® pertence à família dos alcaloides da vinca, sendo medicamento utilizado para tratamento do câncer.
EVOTABINA® é apresentado sob a forma de infusão de aplicação intravenosa.

3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
-Caso seja alérgico à substância ativa (hemitartarato de vinorelbina) ou a qualquer das drogas para câncer de famílias ligadas aos alcaloides da vinca.
-Caso seja alérgico a qualquer um dos ingredientes de EVOTABINA®.
-Caso esteja grávida ou considere que possa estar grávida.
-Caso esteja aleitando.
-Caso tenha contagem baixa de células sanguíneas (neutrófilos), infecção atual grave ou recentemente (dentro do período de duas semanas).
-Caso tenha a intenção de vacinar-se contra febre amarela ou o tenha feito recentemente.
-Caso tenha baixa contagem de plaquetas.
Informe seu médico:
-Caso tenha história de enfermidade cardíaca isquêmica (história de infarto ou dor cardíaca aguda).
-Caso tenha recebido radioterapia em que o campo de tratamento tenha incluído o fígado.
-Caso apresente sinais ou sintomas de infecção (tais como febre, tremores).
– Caso o funcionamento de seu fígado não esteja normal.
Antes de iniciar e durante o tratamento com EVOTABINA®, seu médico deverá verificar sua contagem de células sanguíneas e sua função hepática. Caso os resultados desta análise não sejam satisfatórios, seu tratamento poderá ser adiado, fazendo-se testes posteriores até que estes valores retornem ao normal. Caso tenha sinais ou sintomas que sugiram infecção (febre, tremores), avise imediatamente seu médico, para que os exames necessários sejam realizados.

Este medicamento é contraindicado para uso por crianças. A segurança e a eficácia não foram estabelecidas e a administração não é recomendada.

4.O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Gravidez
Não tome EVOTABINA® (hemitartarato de vinorelbina) durante a gravidez ou se pensar que possa estar grávida. Caso ocorra gravidez durante o tratamento, peça imediatamente conselho ao seu médico.
EVOTABINA® (hemitartarato de vinorelbina) é um medicamento classificado na categoria D de risco de gravidez. Portanto, este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.

Mulheres em idade de procriação
Mulheres em idade de procriar devem usar drogas anticoncepcionais eficazes durante o tratamento.

Uso durante a lactação
Não se deve aleitar durante o tratamento com EVOTABINA® (hemitartarato de vinorelbina). O aleitamento deve ser interrompido antes de iniciar o tratamento com EVOTABINA® (hemitartarato de vinorelbina) e não deve ser reiniciado até que seu médico lhe diga que é seguro fazê-lo.

Fertilidade
Aconselha-se a homens em tratamento com EVOTABINA® (hemitartarato de vinorelbina) que não concebam filhos durante a utilização do medicamento e em até três meses após a sua interrupção.

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS
Seu médico deverá tomar cuidado especialmente se estiver tomando os seguintes medicamentos: anticoagulantes, mitomicina C, tacrolimo, fenitoína, itraconazol, ciclosporina e outras drogas para tratar seu câncer.
Vacinas vivas atenuadas não são recomendadas e vacinas contra febre amarela não devem ser tomadas juntamente com EVOTABINA® (hemitartarato de vinorelbina).
A combinação de EVOTABINA® (hemitartarato de vinorelbina) com outras drogas com toxicidade conhecida de medula (mudança nos componentes de sua amostra sanguínea) também podem provocar efeitos colaterais mais graves.
Comidas e bebidas
Não há interação conhecida com comidas e bebidas quando da ingestão de EVOTABINA® (hemitartarato de vinorelbina).

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
EVOTABINA® (hemitartarato de vinorelbina) deve ser conservado sob refrigeração (2º a 8ºC) e ao abrigo da luz. Não congelar.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamentos com prazo de validade vencido.

Para sua segurança, mantenha o medicamento na embalagem original.
Cuidados de conservação após aberto: Quando diluída em soro fisiológico ou soro glicosado 5%, a solução de hemitartarato de vinorelbina é físico-quimicamente estável por 48 horas em temperatura ambiente (30ºC), protegida da luz. O produto não deve ser congelado, mesmo quando diluído. Do ponto de vista microbiológico, o produto deve ser usado imediatamente após sua diluição em condições assépticas controladas e validadas.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.
Caso você observe alguma mudança no aspecto do medicamento que ainda esteja no prazo de validade, consulte o médico ou o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
EVOTABINA® (hemitartarato de vinorelbina) concentrado para infusão é uma solução clara, límpida de cor incolor a levemente amarelada.
Antes de iniciar e durante o tratamento com EVOTABINA® (hemitartarato de vinorelbina), seu médico deverá verificar sua contagem de células sanguíneas e sua função hepática.
Os resultados de seu teste sanguíneo indicarão quando receber o tratamento. A dose dependerá de sua altura e peso, assim como de seu estado geral. Seu médico calculará sua área de superfície corpórea em metros quadrados (m²) e determinará a dose a ser ministrada.

Método de administração
EVOTABINA® (hemitartarato de vinorelbina) é preparado e administrado por um profissional de saúde qualificado com infusão intravenosa em uma de suas veias após a diluição das ampolas. Cada infusão durará de 6 a 10 minutos. Após a administração a veia será lavada abundantemente com solução salina para infusão.

Frequência de administração
EVOTABINA® (hemitartarato de vinorelbina) é normalmente administrada uma vez por semana. A frequência será determinada pelo seu médico.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

7. O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO? Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

8. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
Assim como quaisquer medicamentos, EVOTABINA® (hemitartarato de vinorelbina) poderá apresentar efeitos colaterais, embora não em todos os pacientes.
Ao tomar este medicamento, caso desenvolva um dos sintomas seguintes deverá imediatamente entrar em contato com seu médico:
-sinais de infecção grave tais como tosse, febre e tremores;
-obstipação grave com dor abdominal quando seus intestinos não tiverem funcionando durante vários dias;
-tonteiras intensas e vertigens ao levantar-se;
-dor torácica intensa se não for normal para você;
-sinais de alergia tais como coceira e falta de ar.
Abaixo lista de efeitos colaterais que ocorreram em alguns pacientes em tratamento com EVOTABINA®. Esta lista foi redigida de acordo com a frequência decrescente da ocorrência de efeitos colaterais.
Reação muito comum (ocorre em 10% dos pacientes que utilizam este medicamento):
-Redução das células brancas, o que o torna vulnerável a infecções (depressão de medula, neutropenia). Poderá ter temperatura de 38°C ou mais, ou sinais de infecção. Consulte seu médico imediatamente.
-Redução de glóbulos vermelhos (anemia) podendo causar palidez, debilidade ou falta de ar.
-Perda de alguns reflexos, ocasionalmente sentido do tato alterado. Debilidade nas extremidades inferiores.
-Náusea (enjoo).
-Vômito.
Estes podem ser controlados com terapia anti-enfermidade padrão.
-Inflamação ou dores na boca e na garganta (estomatites).
-Obstipação, com dor abdominal ou quando seus intestinos não tiverem funcionado durante vários dias.
-Enzimas hepáticas elevadas.
Seu médico verifica sua função hepática quando está em tratamento quimioterápico. – Perda de cabelos (alopecia) normalmente leve e não permanente.
Reações nos locais onde EVOTABINA® (hemitartarato de vinorelbina) estiver sendo administrado, tais como:

-Vermelhidão (eritema).
-Dor com ardência.
-Descoloração das veias.
-Inflamação das veias (flebites).
Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento):
-Infecções bacterianas, virais ou causadas por fungos em diferentes locais de seu organismo (sistema respiratório, urinário, gastrointestinal e possivelmente outros). Poderá ter temperatura de 38°C ou maior, ou ainda sinais de infecção.
-Redução das plaquetas que podem aumentar o risco de sangramento ou hematoma (trombocitopenia).
-Dor nas juntas (artralgia).
-Dor no maxilar.
-Dor nos músculos (mialgia).
-Diarreia. Caso tenha 4 ou mais movimentos intestinais por dia.
-Cansaço (fadiga)
-Febre
-Dores em diferentes locais de seu corpo tais como dores torácicas e dor no local do tumor. Devem ser esperados quando do tratamento quimioterápico.
Reação incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento):
-Sinais graves de infecção importante tais como tosse, febre, tremores e infecção sanguínea.
-Dificuldades graves com os movimentos do corpo e sensações cutâneas (parestesia grave).
-Pressão sanguínea reduzida (hipotensão), com sintomas tais como tonteira e vertigem.
-Pressão sanguínea aumentada (hipertensão), com sintomas tais como tonteira e sensação de desmaio.
-Sensação súbita de calor e vermelhidão cutânea da face e do pescoço (rubor).
-Sensação de frio nas mãos e pés (frio periférico).
-Dificuldade para respirar ou respiração sibilante (dispneia e bronco espasmo).
Reação rara (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento):
-Dor torácica intensa, ataque cardíaco (enfermidade cardíaca isquêmica, angina pectoris, infarto do miocárdio).
-Redução aguda da pressão sanguínea, causando tonteira e vertigem (hipotensão grave, colapso).
-Se estiver tomando outra droga denominada mitomicina C, poderá sentir dificuldades respiratórias (pneumopatia intersticial).
-Obstipação severa com dor abdominal quando seu intestino não estiver se movimentando durante vários dias (íleo paralítico).
-Dores agudas abdominais e nas costas (pancreatite).
-Hiponatremia aguda ocorre quando há baixos níveis sanguíneos de sódio (que podem causar sintomas de cansaço, confusão, contrações musculares e coma).
-Irritações no corpo tais como vermelhidões e erupções (reações cutâneas generalizadas).
-Úlceras no local da injeção onde EVOTABINA® (hemitartarato de vinorelbina) tiver sido aplicado (necrose local).
Reação muito rara (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento):
-Infecção com risco de vida em seu corpo, tal como febre alta, infecção pulmonar e infecções em outros locais de seu corpo (septicemia).
-Batimento cardíaco acelerado (taquicardia), palpitações, desordens no ritmo cardíaco.
Foram relatados outros efeitos colaterais:
-Reações alérgicas generalizadas. Estas são reações graves que podem causar sérias dificuldades para respirar, tonteira, irritação em todo o corpo, inchaço nas pálpebras, na face, nos lábios ou na garganta (choque anafilático, anafilaxe, reações do tipo anafilactóide).
-Uma diminuição da contagem de glóbulos brancos com febre (neutropenia febril)
-Nível baixo de sódio devido a uma sobreprodução de um hormônio que causa retenção de líquidos e que resulta em debilidade, cansaço ou confusão (secreção de hormônio antidiurético inapropriado (SIADH)).
-Perda de apetite (anorexia).
Não se alarme com esta lista. Caso sofra de quaisquer destes efeitos colaterais ou caso tenha outros sintomas não usuais ou sensações, deve consultar seu médico o mais rapidamente possível.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
Não existe antídoto conhecido que possa ser utilizado em caso de superdose. As complicações principais de uma superdose constituem em hipoplasia da medula, algumas vezes associada com infecção, febre e íleo paralítico.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Data da bula

21/07/2017