Exosurf

EXOSURF com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de EXOSURF têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com EXOSURF devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

gsk

Apresentação EXOSURF

Exosurf vem apresentado em frasco-ampola com pó estéril para suspensão acompanhado de um frasco-ampola com diluente estéril e 5 adaptadores para tubo endotraqueal. O produto reconstituído é uma suspensão branca e opaca.

EXOSURF – Indicações

Exosurf Neonatal está indicado para o tratamento de recém-nascidos com ou em risco de desenvolver a Síndrome de Angústia Respiratória (SAR) – Doença da Membrana Hialina. Os recém-nascidos com função pulmonar normal, anomalias congênitas graves, anormalidades cromossômicas, hidropsia fetal ou com suspeita de apresentar infecção congênita foram excluídos dos estudos clínicos, portanto a segurança e a eficácia de Exosurf Neonatal nestes pacientes são desconhecidas.

Contra indicações de EXOSURF

Não há nenhuma contra-indicação conhecida para o tratamento com Exosurf Neonatal.

Advertências

Informação não disponível para esta bula.

Interações medicamentosas de EXOSURF

Informação não disponível para esta bula.

Reações adversas / efeitos colaterais de EXOSURF

A hemorragia pulmonar, cuja incidência aumenta proporcionalmente com a imaturidade do recém-nascido, é uma complicação rara do parto prematuro, mas algumas vezes fatal. Em um estudo controlado com placebo utilizando uma única dose de Exosurf Neonatal para profilaxia, em crianças com peso de nascimento entre 500 e 700 gramas, a incidência de hemorragia pulmonar foi significativamente aumentada no grupo de Exosurf Neonatal (11% contra 2% no grupo placebo). Não obstante nenhum outro estudo clínico isolado com Exosurf Neonatal tenha demonstrado um aumento significativo de hemorragia pulmonar, a soma dos resultados disponíveis de vários estudos clínicos sugere que a administração de Exosurf Neonatal possa estar associada a um aumento de 1% a 2% na incidência da mesma. Como é de se esperar, este aumento parece ser mais freqüente quanto mais prematuro o recém-nascido. Em um estudo aberto não controlado de Exosurf Neonatal com administração a 11.455 crianças foi relatada uma incidência de 4% de hemorragia pulmonar. Em alguns recém-nascidos (aproximadamente três em mil), a administração de Exosurf Neonatal foi associada à obstrução do tubo endotraqueal por secreções. Se houver suspeita de obstrução do tubo endotraqueal ela deve ser tratada, de acordo com a prática usual, por aspiração do tubo ou pela substituição do mesmo, caso não se tenha sucesso na aspiração. Os recém-nascidos que não mais necessitem de veiculação de pressão positiva podem precisar de tratamento para apnéia típica dos prematuros. Em estudos clínicos, os recém-nascidos tratados com Exosurf Neonatal apresentaram incidência mais elevada de apnéia, provavelmente como conseqüência da suspensão antecipada da ventilação de pressão positiva. Não houve nenhuma reação adversa em termos de aumento de óbitos ou morbidade a longo prazo associada ao aumento dessa incidência.

EXOSURF – Posologia

Tratamento profilático: Administrar, por via endotraqueal, uma dose inicial de 5ml/kg/peso da suspensão reconstituída, logo após o nascimento. Se a criança continuar entubada, devem ser administradas, pela mesma via, a segunda e a terceira dose de 5ml/kg/peso, aproximadamente 12 e 24 horas após. Tratamento de resgate: Administrar a suspensão reconstituída em uma dose de 5ml/kg/peso por via endotraqueal. Se a criança continuar entubada, administrar outra dose igual à primeira, pela mesma via, 12 horas após. Cada dose corresponde a 67,5mg de palmitato de colfosceril por quilo de peso do recém-nascido. Reconstituição: O conteúdo de cada frasco-ampola de Exosurf Neonatal deve ser reconstituído com os 8ml de água estéril para injeção, isenta de agentes conservantes antibacterianos, contidos no frascoampola do diluente. Após reconstituição, usando técnica asséptica, Exosurf Neonatal permanece estéril e estável por 24 horas, se armazenado entre 2-30°C. Se o produto reconstituído for armazenado em um refrigerador, deverá retornar a temperatura ambiente antes do uso. Não expor ao aquecimento rápido. Exosurf Neonatal reconstituído não deve ser congelado. Uma vez que não há inclusão de agentes conservantes, na ausência de técnica asséptica adequada, a reconstituição deve ser realizada imediatamente antes do uso, e qualquer porção não utilizada da suspensão deve ser desprezada. 1- Encher uma seringa estéril com 8ml de água estéril para injeção; 2- Introduzir a agulha estéril no frasco-ampola de Exosurf Neonatal e deixar que o vácuo do frasco aspire a água para injeção para dentro do frasco-ampola; 3- Aspirar a suspensão resultante de volta à seringa e, em seguida, liberar o êmbolo da seringa, de modo a permitir que a suspensão volte para o frasco-ampola de Exosurf Neonatal; 4- Repetir a aspiração, retornando 3 a 4 vezes para assegurar uma mistura adequada do conteúdo do frasco-ampola. Se a suspensão não parecer homogênea, agitar levemente ou girar o frasco-ampola para conseguir a homogeneidade da mesma; 5- Retirar o volume necessário da suspensão de ExosurfNeonatal do frasco-ampola com a ponta da agulha bem abaixo da espuma existente na superfície da mesma. Administração: Exosurf Neonatal deve ser administrado apenas por profissionais treinados e experientes em cuidados e ressuscitação de recém-nascidos prematuros. Exosurf Neonatal deve ser administrado somente a recémnascidos com entubação endotraqueal sob ventilação mecânica. Os recém-nascidos NÃO devem ser entubados apenas para administração de Exosurf Neonatal. As vias respiratórias do recém-nascido devem ser desimpedidas por aspiração, antes da administração de Exosurf Neonatal.

Super dosagem

Informação não disponível para esta bula.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

EXOSURF – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.