Falmonox

FALMONOX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de FALMONOX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com FALMONOX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

sanofi

Apresentação FALMONOX

Comprimidos de 500 mg: embalagem com 3.

FALMONOX – Indicações

Este medicamento é destinado ao tratamento de amebíase intestinal aguda ou crônica.

Contra indicações de FALMONOX

FALMONOX é contraindicado em pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

Este medicamento é contraindicado para menores de 8 anos.

Advertências

O tratamento da amebíase extraintestinal deve ser feito com um amebicida sistêmico, seguido de FALMONOX com o objetivo de evitar recidiva.
Os pacientes e seus familiares devem ser orientados com relação a medidas higiênicas, a fim de evitar reinfecção.

Gravidez e lactação
A segurança da teclozana nestas condições ainda não foi estabelecida. Assim, os benefícios do tratamento devem ser avaliados frente aos possíveis riscos para a mãe e para o concepto ou lactente.

Categoria de risco na gravidez: C. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.

Interações medicamentosas de FALMONOX

Até o momento não foram descritas interações medicamentosas com a teclozana.

Medicamento-substância química, com destaque para o álcool
FALMONOX não deve ser ingerido juntamente com bebidas alcoólicas.

Reações adversas / efeitos colaterais de FALMONOX

Reação muito comum (> 1/10): Reação comum (> 1/100 e ≤ 1/10):
Reação incomum (> 1/1.000 e ≤ 1/100): Reação rara (> 1/10.000 e ≤ 1/1.000): Reação muito rara (≤ 1/10.000):
As reações adversas são pouco frequentes. Ocasionalmente pode ocorrer cefaleia, prurido, urticária e transtornos gastrintestinais, tais como nauseas, flatulência e vômitos.
Dados de farmacovigilância têm mostrado a ocorrência de alguns casos de dor abdominal.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

FALMONOX – Posologia

Tomar os comprimidos com líquido, por via oral.
Adultos e crianças com mais de 8 anos: dose total de 1500mg, de acordo com um dos esquemas abaixo:
•500 mg a cada 12 horas (3 doses);
•500 mg por dia, durante 3 dias.
Não há estudos dos efeitos de FALMONOX administrado por vias não recomendadas. Portanto, por segurança e para garantir a eficácia deste medicamento, a administração deve ser somente por via oral.

Este medicamento não deve ser partido ou mastigado.

Super dosagem

Caso venha a ocorrer, recomendam-se medidas gerais de suporte, êmese provocada ou lavagem gástrica.

Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Caracteristicas farmalogicas

A teclozana é um derivado de dicloroacetamida, designado quimicamente por N, N´ [ 1,4-fenilendimetileno]-bis [2,2- dicloro-N-(2-etoxietil) acetamida]. A teclozana é um amebicida sintético que não contém metais pesados. A experiência clínica confirma que teclozana associa uma rápida e eficaz ação antiamebiana e uma excelente tolerabilidade. A concentração amebicida in vitro da teclozana contra E.histolytica é de aproximadamente 1:10.000.000. A teclozana age ao nível da luz intestinal (ação local) indicado portanto para o tratamento da amebíase intestinal.
Por sua absorção limitada e baixa toxicidade, a teclozana tem sido utilizada com sucesso em diversos esquemas posológicos, com elevados índices de cura clínica e parasitológica.

Resultados de eficacia

Sessenta e oito pacientes com amebíase intestinal crônica entre 4 e 56 anos foram tratados por 5 dias. Todos os pacientes receberam 3 porções iguais de teclozan/dia. Crianças abaixo de 12 anos receberam um total de 150 mg/dia, enquanto que pacientes acima desta idade receberam 300mg/dia. Os resultados coprológicos mostraram uma resolução completa do quadro em 57 pacientes ( 83,8%). Nenhuma ação foi verificada contra outros protozoários ou helmintos intestinais. A tolerância foi boa em 58 casos (85,3%). Os outros 10 (14,7%) apresentaram vários distúrbios de biaxa intensidade (dor abdominal – 4 casos, cefaléia – 2 casos, tontura – 1 caso, náusea – 1 caso e envolvimento cutâneo – 1 caso). (Atias A et al., 1972)
Foram estudados 30 pacientes portadores de amebíase intestinal crônica, sendo 19 do sexo feminino e 11 do sexo masculino com idade variando entre 13 e 64 anos, tendo sido adotada a posologia de 3 comprimidos, durante 5 dias consecutivos. O critério de cura adotado foi a negativação na terceira semana após o tratamento, tendo obtido 76,66% a 100%. Os efeitos colaterais observados foram fugazes e de pequena intensidade. De acordo com os resultados deste estudo, o os autores concluem que 3 comprimidos diários durante 10 dias obtém-se uma ação amebicida ideal, não necessitando de esquemas múltiplos ou associações, para a cura da amebíase intestinal. (Pádua MA et al., 1968)
Foi realizado um estudo com o uso de Teclosan em 103 pacientes, empregando um esquema terapêutico de 3 dias, utilizando 500 mg/dia. A negativação do exame de fezes nos ocorreu 3 primeiros dias após o término do tratamento. Concomitante à negativação das fezes observou-se o desaparecimento dos sintomas clínicos da amebíase intestinal. . Com o emprego deste esquema posológico obteve-se 100% de cura parasitológica. A incidência de eventos adversos foi mínima (11,6%) e de pouco significado clínico e de curta duração. (Daher HR et al., 1969)
Um estudo envolvendo 58 pacientes parasitados por Entamoeba histolytica, tratados com teclosan, em esquema de 24 horas, sendo administrados 500 mg a cada 12 horas. As avaliações clínicas e parasitológicas foram feitas até o 12º dia do tratamento. O índice de cura obtido foi de 100% e não foram observados efeitos colaterais que carecessem de maior significação clínica, nem alterações hematológicas de importância. (Almeida YM, Pinto VAM, Alencar JE, 1978).
Trinta pacientes portadores de colite amebiana não desintérica, com idades entre 15 e 55 anos, foram incluídas no estudo, que avaliou a eficácia de Teclosan em dose única de 1500 mg. Os resultados obtidos foram: cura parasitológica em 24 doentes (80%), considerados curados quando apresentavam 3 exames parasitológicos negativos. A cura clínica (regressão total da sintomatologia) também foi observada em 24 doentes – 80%. A retossigmoidoscopia tornou-se normal em nove e permaneceu inalterada em dois casos. A tolerância foi excelente, não sendo registrado nenhum efeito colateral. (Huggins et al., 1977/78)
Em outro estudo, 60 pacientes portadores de amebíase intestinal crônica, foram submetidos a tratamento, utilizando Teclozan em dose diária de 1500 mg (3 tomadas de comprimidos de 500 mg). Dos 60 pacientes incluídos no estudo, 56 ficaram curados com uma única série de tratamento (93,33%), sendo que os quatro restantes, nos exames de controle coproparasitológico, continuaram eliminando cistos de Entamoeba hystolitica, nas fezes. A sintomatologia clínica apresentada pelos pacientes desapareceu em 90% dos casos, assim como, não relataram efeitos colaterais significantes. Ficou evidenciado 91,66 % de índice de cura, sem nenhuma manifestação colateral significativa. (Fernandes P et al., 1974)
Em outro ensaio clínico, foram tratados 300 pacientes portadores de amebíase intestinal com provas laboratoriais positivas. Utilizaram dois esquemas de tratamento dividindo os pacientes em dois grupos distintos. No primeiro grupo efetuaram o esquema habitual de 3 comprimidos diários durante 5 dias (dose total de 1500 mg(, com bons resultados de cura (índice de 88% de cura) e, no segundo grupo obtiveram ótimo resultado de cura (90,9% de cura) utilizando a substância na administração de 800 mg no primeiro dia e 700 mg no segundo dia. O medicamento, nas doses empregadas, não induziu qualquer efeito colateral, sendo bem tolerado e altamente eficaz, principalmente quando administrado em doses mais elevadas e em menor número de dias. (Cariry N et al., 1969)

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

FALMONOX deve ser protegido da luz e umidade.
Prazo de validade: 36 meses a partir da data de fabricação.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Características físicas e organolépticas
FALMONOX apresenta-se como comprimido branco, redondo e biconvexo.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Dizeres legais

MS. 1.1300.1034
Farm. Resp.: Silvia Regina Brollo
CRF-SP n° 9.815

Registrado por:
Sanofi-Aventis Farmacêutica Ltda.
Av. Mj. Sylvio de M. Padilha, 5200 – São Paulo – SP
CNPJ 02.685.377/0001-57

Fabricado por:
Sanofi-Aventis Farmacêutica Ltda.
Rua Conde Domingos Papaiz, 413 – Suzano – SP CNPJ 02.685.377/0008-23
Indústria Brasileira
Marca registrada

FALMONOX – Bula para o paciente

1. PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
Este medicamento é destinado ao tratamento de amebíase intestinal aguda ou crônica.

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
FALMONOX é um medicamento que possui em sua fórmula uma substância chamada teclozana. Esta substância possui ação amebicida, isto é, age no intestino eliminando um germe comumente chamado de ameba.

3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
FALMONOX não deve ser utilizado por pacientes que apresentem alergia ou intolerância aos componentes da fórmula.

Este medicamento é contraindicado para menores de 8 anos.

4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES
O tratamento da amebíase extraintestinal (quando o protozoário não fica restrito ao intestino, podendo penetrar na circulação e formar abscessos em outros órgãos) deve ser feito com um amebicida sistêmico (medicamento que atua em todo o corpo combatendo a infecção causada pela ameba), seguido de FALMONOX com o objetivo de evitar recidiva (recaída).
Para evitar uma nova infecção, torna-se necessário observar medidas higiênicas, tais como: lavar as mãos sempre que necessário e lavar os vegetais antes de ingeri-los.

Gravidez e amamentação
A segurança da teclozana nestas condições ainda não foi estabelecida. Assim, os benefícios do tratamento devem ser avaliados frente aos possíveis riscos para a mãe e para o concepto (feto) ou o bebê que está sendo amamentado.
Apenas o médico pode decidir sobre o uso de FALMONOX durante a gravidez e amamentação, pois o uso de medicamento nesses períodos necessita de cuidados especiais. Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS
Até o momento não foram descritas interações medicamentosas com a teclozana.

Medicamento-substância química, com destaque para o álcool
FALMONOX não deve ser ingerido juntamente com bebidas alcoólicas.

Informe ao seu médico se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
FALMONOX deve ser protegido da luz e umidade.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Características do medicamento
FALMONOX apresenta-se como comprimido branco, redondo e com duas superfícies convexas opostas.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Você deve tomar os comprimidos com líquido, por via oral.

Posologia e modo de usar
Adultos e crianças com mais de 8 anos: dose total de 1500mg, de acordo com um dos esquemas abaixo:
•500 mg a cada 12 horas (3 doses);
•500 mg por dia, durante 3 dias.
Não há estudos dos efeitos de FALMONOX administrado por vias não recomendadas. Portanto, por segurança e para garantir a eficácia deste medicamento, a administração deve ser somente por via oral, conforme recomendado pelo médico.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico.

Este medicamento não deve ser partido ou mastigado.

7. O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Caso esqueça-se de administrar uma dose, administre-a assim que possível. No entanto, se estiver próximo do horário da dose seguinte, espere por este horário, respeitando sempre o intervalo determinado pela posologia.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico.

8. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): Reação incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento): Reação rara (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento): Reação muito rara (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento):
As reações adversas são pouco frequentes. Ocasionalmente pode ocorrer dor de cabeça, prurido, urticária e transtornos gastrintestinais, tais como nauseas, flatulência (gases) e vômitos.
Dados de farmacovigilância têm mostrado a ocorrência de alguns casos de dor abdominal.

Informe ao seu médico ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também a empresa através do seu serviço de atendimento.

9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
Caso venha a ocorrer, recomendam-se medidas gerais de suporte, êmese (vômito) provocada ou lavagem gástrica.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Data da bula

13/12/2016