FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Ferronil

Ferronil - Bula do remédio

Ferronil com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Ferronil têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Ferronil devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.

Aviso importante

Todas as bulas constantes em nosso portal são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.

Obs.: A MedicinaNET não vende nenhum tipo de medicamento.

Laboratório

Teuto

Referência

Sulfato Ferroso

Apresentação de Ferronil

Comprimido revestido 40mg
Embalagens contendo 50 e 300 comprimidos.

Ferronil - Indicações

Este medicamento é destinado ao tratamento e profilaxia da anemia ferropriva, na profilaxia da deficiência de ferro, anemia pós-operatória, anemia secundária e verminose, anemia da gravidez e período de lactação, convalescenças, ane mia proveniente de alimentação inadequada e hipermenorreia.

Contra-indicações de Ferronil

O sulfato ferroso é contraindicado em pacientes que recebem transfusões de sangue repetidas ou com anemia não causada por deficiência de ferro, nos casos de hipersensibilidade ao sulfato ferroso, pacientes portadores de hepatite aguda, hemosiderose ou hemocromatose, úlceras gastro-duodenais, anemia hemolítica aguda, insuficiência hepática, tuberculose ativa e gastroenterites.

Categoria de risco na gravidez: Categoria C.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Advertências

Os sais de ferro devem ser administrados com cautela a pacientes com doenças que interferem na absorção ou armazenamento de ferro, h emoglobinopatias ou doenças gastrintestinais existentes. O sangramento do trato gastrintestinal também pode escurecer as fezes e frequentemente é acompanhado de outros sintomas. Neste caso a atenção do médico é necessária para avaliar a causa. O sulfato ferroso deve ser administrado com cautela em pacientes com intolerância gástrica ao ferro. Informe seu médico se for portador de úlcera péptica, colite, enterite, pancreatite, hepatite ou se tiver passado por alguma intervenção cirúrgica estomacal nos últimos tempos, antes de iniciar o tratamento com sulfato ferroso.

Categoria de risco na gravidez: Categoria C.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Interações medicamentosas de Ferronil

O ácido ascórbico aumenta a absorção do ferro medicinal, no entanto essa maior absorção está associada a um aumento da incidência de efeitos adversos.
Medicamentos contendo alumínio, magnésio ou citrato de bismuto diminuem a abosrção de ferro.
O ferro reduz a absorção das tetraciclinas orais, das quinolonas (ciprofloxacino) e ainda, a eficácia da penicilina. Ao se fazer uso de tetraciclina deve ser respeitado um período de tempo de pelo menos 3 horas para administração do sulfato ferroso.
O uso conjunto de alopurinol com sulfato ferroso poderá ocasionar acúmulo de ferro no fígado.
O uso concomitante com cimentidina, omeprazol, metildopoa, também reduz a absorção do ferro, enquanto que o álcool favorece sua absorção. O tratamento concomitante com cloranfenicol retarda a absorção do ferro.
A levodopa e a vitamina E interferem no efeito terapêutico do ferro.

Reações adversas / Efeitos colaterais de Ferronil

As mais comuns são digestivas e incluem náuseas, distensão abdominal, anorexia, pirose, vômito, diarreia ou obstipação.


Como ocorre com os demais sais de ferro, o sulfato ferroso pode agravar problemas gastrintestinais prévios como úlcera péptica, colite ulcerativa e enterite regional.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

Ferronil - Posologia

Ferronil® deve ser administrado após as refeições, acompanhado de água ou suco de frutas. Não administrar o sulfato ferroso junto com leite o u bebidas alcoólicas.
Adultos: 1 comprimido (40mg de ferro) 4 vezes ao dia, após a s refeições.
Crianças de 0 a 6 anos: Doses de 2mg/kg/dia para lactentes da 6ª semana a 1 ano e 4mg/kg/dia para crianças maiores.
Crianças de 6 a 12 anos: 1 comprimido (40mg de ferro), 3 vezes ao dia, após as refeições.

Este medicamento não pode ser partido ou mastigado.

Superdosagem

Compostos de ferro para uso oral podem agravar a sobrecarga do elemento em pacientes com anemias hemolíticas, hemocromatose ou anemia sideroblástica refratária. Quanto às superdoses agudas, são muito raras em adultos, mas atingem as crianças. Neste caso, as principais manifestações são náuseas, vômitos sanguinolentos, diarreia profusa e sanguinolenta, hipotensão, insuficiência respiratória. A morte pode ocorrer pela necrose de coagulação da mucosa gástrica ou necrose hepática aguda ou ainda por choque com insuficiência respiratória.
Para o tratamento se utiliza lavagem gástrica com solução bicarbonatada, hidratação cuidadosa, administração de leite, clara de ovo e transfusão de sangue. O antídoto é a deferoxamina.

Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Características farmacológicas

Propriedades Farmacodinâmicas: O ferro é um componente essencial da mioglobina de enzimas que contém heme como citocromos, catalase,peroxidase, e de metaloflavoproteínas como a xantina oxidase e a enzima mitocondrial glicerofosfato oxidase. O ferro também serve como cofator de várias enzimas essenciais. Adeficiência de ferro pode afetar o metabolismo no músculo, independente do efeito da anemia na oferta de oxigênio. O ferro é um elemento que tem sua absorção controlada a fim d e evitar seu excesso. No entanto, a
eficiência desse controle depende da concentração e quantidade diária ofertada ao indivíduo. Em condições normais há uma absorção de aproximadamente 1g de ferro por dia. Propriedades Farmacocinéticas: Cerca de 20% do sulfato ferro é constituído de ferro. Este sal é considerado padrão para correção da anemia ferropriva. Após a administração oral, o pico de concentração plasmática de ferro é atingido em cerca de duas horas. A sua meia-vida é de cerca de seis horas.

Resultados de eficácia

As referências de estudos que suporte as indicações acima podem ser encontradas na seguinte fonte: HILMAN, RS. Deficiência de ferro e outras anemias hipoproliferativas em Harrison – Medicina Interna, Fauci AS et al. 14 ed. McGraw Hill, Rio de Janeiro de 1998: 681-86.

Armazenagem

DURANTE O CONSUMO ESTE PRODUTO DEVE SER MANTIDO NO CARTUCHO DE CARTOLINA, CONSERVADO EM TEMPERATURA AMBIENTE (15 A 30ºC). PROTEGER DA LUZ E UMIDADE.



Este medicamento tem validade de 24 meses a partir da data de sua fabricação.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vi de embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Ferronil® se apresenta na forma de comprimido revestido circular de cor laranja.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Dizeres legais

M.S. no 1.0370.0247
Farm. Resp.: Andreia Cavalcante Silva CRF-GO no 2.659
SACTEUTO
Serviço de Atendimento ao Consumidor
0800621800
LABORATÓRIO
TEUTO BRASILEIRO S/A.
CNPJ – 17.159.229/0001 -76
VP 7-D Módulo 11 Qd. 13 – DAIA
CEP 75132-140 – Anápolis – GO
Indústria Brasileira

Ferronil - Bula para o Paciente

1. PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
Este medicamento é destinado ao tratamento e prevenção da anemia ferropriva, na prevenção da deficiência de ferro, anemia pós-opera tória, anemia secundária e verminose, anemia da gravidez e período de lactação, convalescenças, anemia proveniente de alimentação inadequada e menstruação em excesso.

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
O ferro, componente principal do Ferronil, é um dos mais importantes elementos no metabolismo das células vivas. É através deste metal que o sangue transporta o oxigênio. O ferro é um elemento essencial utilizado no tratamento de anemias devidas à falta deste elemento no organismo. Estas anemias podem ser decorrentes de sangramentos agudos ou crônicos ou em razão da má absorção deste elemento ou ainda por deficiência da alimentação.

3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Você não deve utilizar Ferronil caso esteja recebendo transfusões de sangue repeti das ou com anemias não causadas por deficiências de ferro, a menos que a deficiência de ferro também esteja presente. O sulfato ferroso é contraindicado em pacientes com hipersensibilidade (alergia) ao sulfato ferroso.

4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Suas fezes poderão se tornar escuras durante o tratamento com preparados contendo ferro, este fato é inofensivo e é causado pela presença do ferro não absorvido nas fezes.
Você não deve utilizar o sulfato ferroso por períodos prolongados e em doses acima das recomendadas, exceto por indicação do seu médico. Não utilize o sulfato ferroso junto com leite ou bebidas alcoólicas. Informe seu médico se for portador de úlcera péptica, colite, enterite, pancreatite, hepatite ou se tiver passado por alguma cirurgia estomacal nos últimos tempos, antes de iniciar o tratamento com sulfato ferroso.



Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

O ácido ascórbico aumenta a absorção do ferro medicinal, no entanto essa maior absorção está associada a um aumento da incidência de efeitos adversos.
Medicamentos contendo alumínio, magnésio ou citrato de bismuto diminuem a absorção de ferro.
O ferro reduz a absorção das tetraciclinas orais, das quinolonas (ciprofloxacino) e ainda, a eficácia da penicilina. Ao se fazer uso de tetraciclina deve ser respeitado um período de tempo de pelo menos 3 horas para administração do sulfato ferroso.
O uso conjunto de alopurinol com sulfato ferroso poderá ocasionar acúmulo de ferro no fígado.
O uso concomitante com cimentidina, omeprazol, metildopoa, também reduz a absorção do ferro, enquanto que o álcool favorece sua absorção. O tratamento concomitante com cloranfenicol retarda a absorção do ferro.
A levodopa e a vitamina E interferem no efeito terapêutico do ferro.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
DURANTE O CONSUMO ESTE PRODUTO DEVE SER MANTIDO NO CARTUCHO DE CARTOLINA, CONSERVADO EM TEMPERATURA AMBIENTE (15 A 30ºC). PROTEGER DA LUZ E UMIDADE.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vi de embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Ferronil® se apresenta na forma de comprimido revestido circular de cor laranja.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Ferronil® deve ser administrado após as refeições, acompanhado de água ou suco de frutas. Não administrar o sulfato ferroso junto com leite o u bebidas alcoólicas.
Adultos: 1 comprimido (40mg de ferro) 4 vezes ao dia, após a s refeições.
Crianças de 0 a 6 anos: Doses de 2mg/kg/dia para lactentes da 6ª semana a 1 ano e 4mg/kg/dia para crianças maiores.
Crianças de 6 a 12 anos: 1 comprimido (40mg de ferro), 3 vezes ao dia, após as refeições.



Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Este medicamento não pode ser partido ou mastigado.

7. O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE
MEDICAMENTO?
Caso você tenha se esquecido de utilizar uma das doses de Ferronil, utilize a dose assim que você se lembrar. Caso esteja perto do momento da utilização da próxima dose não utilize uma dose duplicada, omita a dose esquecida. Continue normalmente a utilizar as próximas doses, nos horários normais. Se tiver esquecido diversas doses, solicitamos que informe ao seu médico e siga as orientações dele.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

8. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
As reações adversas mais frequentes com o uso de sais de ferro são diarreia, dor epigástrica (dor localiza-se na parte alta e central do abdômen ), náuseas, vômitos, fezes escuras; esta coloração escura é causada pela presença de ferro não absorvido. A administração contínua pode provocar prisão de ventre.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
As superdoses agudas são muito raras em adultos, mas atingem as crianças e podem ser muito graves, até mortais. As principais manifestações da intoxicação por ferro são náuseas, vômitos com sangue, diarreia abundante e com sangue, diminuição da pressão arterial, insuficiência respiratória e morte.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Data da bula

24/02/2017

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal