Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Flogo-rosa

Flogo-rosa - Bula do remédio

Flogo-rosa com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Flogo-rosa têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Flogo-rosa devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.

Aviso importante

Todas as bulas constantes em nosso portal são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.

Obs.: A MedicinaNET não vende nenhum tipo de medicamento.

Laboratório

Aché

Apresentação de Flogo-rosa

Solução ginecológica: frasco PET com 100 ml + copo-medida
Pó: caixa com 4 e 10 envelopes de 9,4 g

USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 2 ANOS
USO TÓPICO
NÃO INGERIR

COMPOSIÇÃO
Cada ml de solução ginecológica de Flogo-rosa contém:
cloridrato de benzidamina ................................50 mg
Excipientes: simeticona, metilparabeno, propilparabeno, perfume de rosas, trimetilcetilamônio paratoluenosulfonato e água purificada.

Cada envelope de 9,4 g de Flogo-rosa pó contém:
cloridrato de benzidamina ..............................500 mg
Excipientes: cloreto de sódio e trimetilcetilamônio paratoluenosulfonato.

Flogo-rosa - Indicações

-Vulvovaginites e cervicites de qualquer tipo ou origem;
-Como profilático, no pré e pós-operatório vaginal;
-Higiene íntima do pós-parto;
-Como adjuvante no tratamento da candidíase e tricomoníase vaginal.

Contra-indicações de Flogo-rosa

Flogo-rosa (CLORIDRATO DE BENZIDAMINA) É CONTRAINDICADO PARA PACIENTES COM HIPERSENSIBILIDADE AO CLORIDRATO DE BENZIDAMINA OU A QUALQUER COMPONENTE DA FÓRMULA.

Advertências

Flogo-rosa (CLORIDRATO DE BENZIDAMINA) DESTINA-SE AO USO VAGINAL, NÃO DEVENDO, PORTANTO, SER INGERIDO. APESAR DA BAIXA ABSORÇÃO DEVE-SE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO UMA POSSÍVEL AÇÃO SISTÊMICA DO CLORIDRATO DE BENZIDAMINA EM PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA RENAL. NO CASO DE INFECÇÃO GINECOLÓGICA, O PARCEIRO TAMBÉM DEVE SER TRATADO CONFORME ORIENTAÇÃO MÉDICA ESPECÍFICA, PARA EVITAR UMA REINFECÇÃO. O USO PROLONGADO DE MEDICAMENTOS DE USO TÓPICO PODEM CAUSAR SENSIBILIZAÇÃO. NESTES CASOS, O TRATAMENTO DEVE SER DESCONTINUADO E UMA TERAPIA ADEQUADA DEVE SER INSTITUÍDA.

Uso na gravidez de Flogo-rosa

NÃO HÁ CONTRAINDICAÇÃO DO USO TÓPICO DE PRODUTOS A BASE DE CLORIDRATO DE BENZIDAMINA EM MULHERES GRÁVIDAS E AMAMENTANDO.

Interações medicamentosas de Flogo-rosa

Não há, até o momento, relato de interação com outros medicamentos.

Reações adversas / Efeitos colaterais de Flogo-rosa

Flogo-rosa (CLORIDRATO DE BENZIDAMINA) É BEM TOLERADO E PODE SER ADMINISTRADO POR LONGOS PERÍODOS SEM QUE SE OBSERVEM EFEITOS ADVERSOS GRAVES, PORÉM PACIENTES COM HIPERSENSIBILIDADE AO CLORIDRATO DE BENZIDAMINA PODEM APRESENTAR REAÇÕES ADVERSAS CARACTERÍSTICAS (IRRITAÇÃO E ARDOR LOCAL).

ALTERAÇÕES DE EXAMES LABORATORIAIS
Não há relato até o momento.

Flogo-rosa - Posologia

Solução ginecológica: dissolver 10 a 20 ml em um litro de água filtrada ou fervida e usar em lavagens vaginais, 1 ou 2 vezes ao dia, ou conforme recomendação médica.

Pó: dissolver o conteúdo de 1 a 2 envelopes em 1 litro de água filtrada ou fervida e usar em lavagens vaginais, 1 ou 2 vezes ao dia, ou conforme recomendação médica.

ATENÇÃO: NÃO INGERIR

Superdosagem

Não há, até o momento, relatos sobre superdose relacionados ao uso do produto.
Em caso de ingestão acidental de doses elevadas poderão ocorrer agitação, ansiedade, alucinações e convulsões.
O tratamento da ingestão acidental deve ser feito através da indução da emese e por lavagem gástrica.

Características farmacológicas

Farmacodinâmica
O cloridrato de benzidamina é um anti-inflamatório não-esteroidal, derivado do imidazol, indicado para uso sistêmico ou tópico.
O cloridrato de benzidamina pertence aos anti-inflamatórios primários, pois inibe a inflamação mais por mecanismos locais do que por sistêmicos. Acumula-se, preferencialmente, nos tecidos inflamados e seus efeitos se manifestam somente em órgãos patologicamente alterados.
Na aplicação tópica, além de sua atividade anti-inflamatória e analgésica, a benzidamina exerce também localmente ação anestésica, antibacteriana e antifúngica.
Por suas características Flogo-rosa, anti-inflamatório para uso vaginal à base de benzidamina, é medicação apropriada para o tratamento dos processos inflamatórios cérvico-vaginais, de diferentes etiologias.

Farmacocinética
Testes espectrofotométricos demonstraram que o cloridrato de benzidamina adere ao epitélio vaginal e alcança a concentração de 9,7 ± 6,24 µg/g. A gradual absorção pela mucosa vaginal produz uma baixa concentração plasmática que é insuficiente para produzir efeitos sistêmicos. A excreção é predominantemente através da urina e na forma de metabólitos inativos ou produtos conjugados.

Segurança pré-clínica
O cloridrato de benzidamina tem uma toxicidade muito baixa. A margem de segurança entre a DL50 e uma dose única oral terapêutica é 1.000:1. O cloridrato de benzidamina não afeta o trato gastrintestinal, não tem efeito teratogênico e não interfere com o desenvolvimento normal do embrião.

Uso em idosos, crianças e em outros grupos de risco

PACIENTES IDOSOS
Não há, até o momento, estudos específicos relacionando a idade ao uso do produto.

Dizeres legais

Lote, data de fabricação e prazo de validade: vide cartucho

MS 1.0573. 0342

Farmacêutica Responsável:
Gabriela Mallmann
CRF-SP nº 30.138

Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A.
Via Dutra, km 222,2 Guarulhos SP
CNPJ 60.659.463/0001-91
Indústria Brasileira

VENDA SOB PRESCRIÇÃO

Flogo-rosa - Bula para o Paciente

O que é e para que serve Flogo-rosa (cloridrato de benzidamina)?
Flogo-rosa (cloridrato de benzidamina) é um medicamento que apresenta propriedades anti-inflamatória, analgésica e anestésica, indicado para o tratamento de processos inflamatórios e dolorosos ginecológicos.

Como Flogo-rosa (cloridrato de benzidamina) deve ser guardado?
Como todo medicamento, Flogo-rosa (cloridrato de benzidamina) deve ser guardado em sua embalagem original. Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C). Proteger da luz e umidade.

Qual o prazo de validade de Flogo-rosa (cloridrato de benzidamina)?
O prazo de validade de Flogo-rosa (cloridrato de benzidamina) é 24 meses após a data de fabricação impressa na embalagem para a solução ginecológica e 60 meses após a data de fabricação impressa na embalagem para o pó.
Ao utilizar o medicamento, confira sempre o prazo de validade.
NUNCA USE MEDICAMENTO COM O PRAZO DE VALIDADE VENCIDO. Além de não obter o efeito desejado, as substâncias podem estar alteradas e causar prejuízo para a sua saúde.

Flogo-rosa (cloridrato de benzidamina) pode ser usado durante a gravidez e amamentação?
Não há contraindicação do uso tópico de produtos à base de cloridrato de benzidamina em mulheres grávidas ou amamentando.
Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe seu médico se está amamentando.

Como Flogo-rosa (cloridrato de benzidamina) deve ser utilizado?
Solução ginecológica: dissolver 10 a 20 ml em um litro de água filtrada ou fervida e usar em lavagens vaginais, 1 ou 2 vezes ao dia, ou conforme recomendação médica.

Pó: dissolver o conteúdo de 1 a 2 envelopes em 1 de água filtrada ou fervida e usar em lavagens vaginais, 1 ou 2 vezes ao dia, ou conforme recomendação médica.

ATENÇÃO: NÃO INGERIR

SIGA A ORIENTAÇÃO DO SEU MÉDICO, RESPEITANDO SEMPRE OS HORÁRIOS, AS DOSES E A DURAÇÃO DO TRATAMENTO.

O tratamento com Flogo-rosa (cloridrato de benzidamina) pode ser interrompido?
NÃO INTERROMPER O TRATAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. Somente ele poderá avaliar a evolução do seu tratamento e decidir quando e como o tratamento deverá ser interrompido.

Quais são as possíveis reações adversas com o uso de Flogo-rosa (cloridrato de benzidamina)?
Flogo-rosa (cloridrato de benzidamina) é bem tolerado e pode ser administrado por longos períodos sem que se observem efeitos adversos graves, porém pacientes com alergia ao cloridrato de benzidamina podem apresentar reações adversas características (irritação e ardor local).
Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Flogo-rosa (cloridrato de benzidamina) pode ser utilizado com outros medicamentos?
Não há, até o momento, relato de interação com outros medicamentos.

Quando Flogo-rosa (cloridrato de benzidamina) não deve ser utilizado?
Flogo-rosa (cloridrato de benzidamina) não deve ser utilizado por pacientes que tenham alergia ao cloridrato de benzidamina ou a qualquer componente da fórmula.

Quando o uso de Flogo-rosa (cloridrato de benzidamina) requer cuidados especiais?
Flogo-rosa (cloridrato de benzidamina) destina-se ao uso vaginal, não devendo, portanto, ser ingerido. Em caso de insuficiência renal, procure orientação médica antes de utilizar o produto. No caso de infecção ginecológica, o parceiro também deve ser tratado conforme orientação médica específica, para evitar uma reinfecção.
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.

Durante o tratamento pode-se dirigir veículos e operar máquinas?
O uso deste produto não afeta a habilidade de dirigir ou operar máquinas.

Em caso de ingestão acidental, que providências tomar?
Procure imediatamente orientação médica ou um pronto-socorro, informando a quantidade ingerida, horário da ingestão e os sintomas.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.

Data da bula

31/07/2014

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal