Feed

Já é assinante?

Entrar

Flutinol

Flutinol - Bula do remédio

Flutinol com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Flutinol têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Flutinol devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.

Aviso importante

Todas as bulas constantes em nosso portal são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.

Obs.: A MedicinaNET não vende nenhum tipo de medicamento.

Laboratório

Latinofarma

Apresentação de Flutinol

Susp. oft. estéril c/ 5 ml acetato de fluormetolona a 0,1%

Flutinol - Indicações

Para o tratamento de condições alérgicas e inflamatórias da conjuntiva palpebral e bulbar, córnea e segmento anterior do olho que respondem aos esteróides.

Contra-indicações de Flutinol

Ceratite superficial aguda por herpes simples, vacínia, varicela e muitas outras doenças virais da córnea e conjuntiva. Doenças micóticas. Tuberculose ocular. Infecções purulentas agudas não tratadas, que, como outras doenças causadas por microorganismos, podem ser mascaradas ou exacerbadas pela presença do esteróide. Nas pessoas que apresentem hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

Advertências

EXCLUSIVAMENTE PARA USO TÓPICO. O PRODUTO NÃO DEVE SER INJETADO. O emprego desta medicação esteróide no tratamento de infecções por herpes simples exige grande cautela. O uso prolongado pode resultar em glaucoma, lesão no nervo óptico, defeitos na acuidade visual e nos campos visuais, formação de catarata, e/ou pode ajudar na instalação de infecções oculares secundárias por patógenos, devidas à supressão da resposta do hospedeiro. Infecções purulentas agudas do olho podem ser mascaradas ou exacerbadas pela presença da medicação esteróide. Nas doenças que causam o adelgaçamento da córnea ou esclera, são conhecidos casos de perfuração com uso crônico de esteróides tópicos. É aconselhável controlar a pressão intra-ocular com freqüência.

Uso na gravidez de Flutinol

Não foi estabelecida a segurança do uso de esteróides tópicos durante a gravidez. Flutinol (acetato de fluormetolona) suspensão oftálmica deve ser prescrito a mulheres grávidas somente se o seu uso for indispensável. Não se sabe se o acetato de fluormetolona é excretado no leite materno. Deve-se ter cautela ao se administrar Flutinol (acetato de fluormetolona) suspensão oftálmica à mãe lactante.

Interações medicamentosas de Flutinol

O uso concomitante de medicamentos antiglaucoma pode aumentar a pressão intra-ocular e diminuir a eficácia destes; com anticolinérgicos, especialmente atropina e derivados, aumenta o risco de pressão intra-ocular; com lentes de contato pode aumentar o risco de infecções oportunistas.

Reações adversas / Efeitos colaterais de Flutinol

Glaucoma com lesão no nervo óptico, defeitos na acuidade visual e nos campos visuais, formação de catarata, infecção ocular secundária após supressão da resposta do hospedeiro e perfuração do globo ocular.

Flutinol - Posologia

AGITE BEM ANTES DE USAR. Instilar 1 ou 2 gotas no saco conjuntival do olho afetado 4 vezes por dia. Durante as primeiras 24 a 48 horas a dosagem pode ser aumentada para 2 gotas a cada 2 horas. Se não ocorrer melhora após duas semanas, consultar o médico. Deve-se tomar cuidado para não interromper o tratamento prematuramente.

Flutinol - Informações

A fluormetolona é um corticosteróide fluorado. Difunde-se através da membrana celular e complexa-se com receptores citoplasmáticos específicos; estes complexos penetram no núcleo celular, ligam-se ao ADN e estimulam a transcrição do ARNm (ARN-mensageiro) e posterior síntese de enzima, responsáveis pelos efeitos antiinflamatórios dos adrenocorticóides oftálmicos nos olhos. Os adrenocorticóides diminuem as exsudações celular e fibrinosa, a infiltração tecidual, inibem as atividades formadoras de colágeno e fibroblastos, retardam a regeneração epitelial, diminuem a neovascularização pós-inflamatória e reduzem, a níveis normais, a permeabilidade vascular de capilares inflamados. A fluormetolona é absorvida pelo humor aquoso, córnea, íris, coróide, corpo ciliar e retina. A absorção sistêmica ocorre, mas a quantidade é desprezível.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal