Folifer

FOLIFER com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de FOLIFER têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com FOLIFER devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

ativus

Apresentação FOLIFER

Suspensão gotas de 250mg/mL: frasco com 15 ou 30mL. Acompanha 1 conta-gotas.

FOLIFER – Indicações

FOLIFER FERRO está indicado para o tratamento de:
-anemia ferropriva devido a subnutrição e/ou carências alimentares qualitativa e quantitativa;
-anemia ferropriva da gravidez e da lactação;
-anemia por hemorragias agudas ou crônicas;
-síndromes ferropênicas latentes e moderadas, atuando com profilaxia;
-nas diversas condições onde seja conveniente a su plementação dos fatores hematogênicos.

Contra indicações de FOLIFER

FOLIFER FERRO é contraindicado em pacientes que apresentam hipersensibilidade a qualquer componente da formulação. Não deve ser usado em pacientes com anemias caracterizadas por acúmulo ou incapacidade de utilização do ferro, tais como hemocromatose, hepatopatia aguda, anemia falciforme, anemia hemolítica, anemias sideroacrésticas, anemias do chumbo, talassemia, anemias por tumores ou infecções (sem d eficiência de ferro), anemias associadas à leucemia agudas ou crônicas. Pacientes que apresentem diarreias crônicas retocolite ulcertiva, artrite reumatoide, doença de Crohn e asma brônquica não devem utilizar este medicamento, pois estas doenças impedem a absorção de ferro por via oral.

Advertências

Os compartimentos de reserva de ferro no organismo são saturados em curto espaço de tempo e com doses relativamente baixas com FOLIFER FERRO quando comparados com as doses e tempos necessário com os sais comuns. Em casos de anemias mais severas é recomendável o controle destas reservastravés dos níveis de ferritina sérica (cerca de 50mcg/l).
FOLIFER FERRO deve ser administrado com cautela na presença de a lcoolismo, hepatite, infecções agudas e estadas inflamatórias do trato gastrointestinal como enteri te, colite ulcerativa, pancreatite e úlcera péptica. A ingestão excessiva de álcool,
causa incremento do depósito hepático de ferro, aumentando a probabilidade de efeitos colaterais, quando em uso prolongado. Recomenda-se a realização periódica de exames hemat ológicos, adequando-se a terapia com ferro aos respectivos resultados obtidos. A administração do produto em pacientes submetidos a transfusões repetidas de sangue deve ser realizada sob rigoroso controle médico e observação do quadro sangüíneo, v isto que a concomitância da aplicação de sangue com alto nível de ferro eritrocitário e sais de ferro por via oral pode resultar em sobrecarga férrica.

Atenção: Este medicamento contém corante que pode, eventualmente, causar reações alérgicas.

Interações medicamentosas de FOLIFER

A ingestão de álcool, que incrementa do depósito hepático de ferro, pode aumentar a probabilidade de feitos colaterais e até tóxicos do ferro, quando em uso prolongado. A ingestão excessiva de ferro pode interferir com a absorção intestinal do zinco. As tetraciclinas têm sua absorção prejudicada pelos compostos ferrosos comuns. Embora ainda não se tenha nenhuma confirmação sobre este efeito com o ferro aminoácido quelato, é recomendável evitar a administração de FOLIFER FERRO concomitantemente a este grupo de antibióticos. FOLIFER FERRO não tem sua absorção prejudicada pela presença de alimentos, sendo inclusive recomendada sua administração próxima ao horário da s refeições ou misturados a elas. A concentração plasmática de bilirrubina revela-se falsamente elevada; o cálcio plasmático falsamente diminuído; o exame de sangue oculto nas fezes torna-se dificultoso, pois o ferro escurece as fezes. Pode ocorrer o aparecimento de coloração amarelada na urina, porém sem significância clínica.

Reações adversas / efeitos colaterais de FOLIFER

Este medicamento é bem tolerado.
Reação rara (> 1/10.000 e < 1/1.000): sensação de plenitude, dores epigástricas, náuseas, constipação ou diarreia são frequentemente observadas com o uso dos sais ferrosos inorgânicos.
Reação muito rara (<1/10.000): reações de hipersensibilidade (sensação de calor, rubor, taquicardia, erupções cutâneas) ocorrem quase que exclusivamente em indivíduos reconhecidamente alérgicos aos sais de ferro.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

FOLIFER – Posologia

A dose diária de ferro administrada na pediatria é calculada conforme a gravidade do caso e, salvo a critério médico diferente, na base de 2,5 a 5,0 mg por kg de peso.
Para fins de cálculo, o teor de ferro elementar de cada apresentação de FOLIFER FERRO é o seguinte:
Suspensão oral (gotas) de 250mg: 50 mg de ferro elementar por mL. Cada mL equivale a 20 gotas (1 gota = 2,5 mg de ferro elementar).
FOLIFER FERRO não tem sua absorção prejudicada pela presença de alimentos, sendo inclusive recomendada sua administração próxima às refeições.
Suspensão gotas 250 mg/mL: Lactentes e crianças até 4 anos – 1 gota/kg/dia, em dose única, para crianças até 20 kg. Acima de 20 kg, tomar até 20 gotas ou a critério médico. Crianças de 4 a 12 anos: 1 a 2 gotas/kg/dia, em dose única, para crianças até 20 kg. Acima de 20 kg, tomar até 20 gotas ou a critério médico. Adolescentes, adultos e gestantes: 20 gotas por dia.
* O esquema posológico pode ser alterado a critério do médico, de acordo com a gravidade do caso.
O tratamento deve ser continuado por 2 a 3 meses após a anemia ser atenuada, pois pode ocorrer recidiva.

Super dosagem

A ingestão acidental ou voluntária de doses excessivas de FOLIFER FERRO não é tão perigosa. As intoxicações com sais comuns de ferro (DL50 em ratos) é cerca de 3 vezes menor para o ferro aminoácido quelato. Podem ocorrer sintomas como náuseas, diarreias, vômitos e sensação de plenitude gástrica quando ingerido acidentalmente doses acima das recomendadas. Em casos de superdosagem, devem-se realizar procedimentos de rotina para esvaziamento gástrico e administração de eméticos e antidiarreicos. Nos casos mais graves é necessária a administração de desferroxamina por via endovenosa ou via oral.

Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Caracteristicas farmalogicas

A eficiência terapêutica para o tratamento da anemipor deficiência de ferro refere-se à incorporação deste íon à molécula da hemoglobina. Para tanto é necessário que este oligoelemento alcance os tecidos formadores dos glóbulos vermelhos em concentrações adequadas.

Absorção do ferro aminoácido quelato:
Os minerais quelatos, de uma forma geral, não sofre m ionização no tubo gastrointestinal devido a sua e stabilidade no pH ácido do estômago e no pH alcalino no intestino delgado.

FOLIFER FERRO, ao contrário dos outros produtos compostos por sais ferrosos, não tem sua absorção prejudicada por componentes da dieta como ftatos, oxalatos e fibras. O ferro quelato é absorvido como tal, ocupando sistemas enzimáticos da absorção pré-existentes (gama-glutamil-transpeptidase). A ação enzimática sobre o ferro aminoácido quelato permite que este composto alcance o interior da célula e daí seja transferido parao sangue e distribuído para órgãos como medula óssea, baço, fígado e para as pr óprias hemácias. No fígado é armazenado como ferritina. A absorção do ferro quelato é 3 vezes superior a do sulfato ferroso.

Reservas orgânicas de ferro:
A melhor absorção do FOLIFER FERRO permite uma maior biodisponibilidade do ferro terapêutico e consequentemente uma maior rapidez na saturação das reservas orgânicas c om menores doses de ferro quelato. Atinge-se este objetivo em 4 a 6 semanas de terapêutica (com o sulfato ferroso, estas reservassão saturadas em 4 a 6 meses de tratamento e com doses 3 a 4 vezes maiores).

Cinética do ferro:
O ferro é absorvido pela mucosa intestinal e fica disposto no seu interior sob duas formas: uma mais estável, ligada à ferritina, e outra mais lábil que é mobilizada quando necessário. Parte do ferro ligado à ferritina pode ser utilizada na medula para a síntese de hemoglobina. Na gestante, o ferro é transportado pela transferrina materna, alcança as vilosidades placentárias onde é captado pelo epitélio coriônico e armazenado, para em seguida se ligar a transferrina do feto para ser utilizado na produção das hemácias.

Resultados de eficacia

Estudo realizado com crianças de 6 meses a 3 anos, com anemia por deficiência de ferro, comparando-se ferro aminoácido quelato e sulfato ferroso, demonstrou que com ambos tratamentos houve aumento da hemoglobina, mas somente o grupo tratado com ferro aminoácido quelato teve aumento de ferritina plasmática. A biodisponibilidade do ferro foi calculada em 26,7% para sulfato ferroso
e 90,9% para ferro aminoácido quelato.
1 – PINEDA, O., ASHMEAD, H. Effectiveness of treatm ent of iron-deficiency anemia in infants and young children with ferrous bis-glycinate chelate. Nutrition. 2001; 17(5): 1-

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Conservar o medicamento em sua embalagem original, protegendo da luz e umidade, em temperatura ambiente entre 15 e 30ºC. O prazo de validade deste medicamento é de 24 meses a partir da data de fabricação.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vi de embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

A suspensão gotas se apresenta como um líquido escuro, com pequenas partículas que se depositam no fundo do frasco e sabor de tutti-frutti.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Dizeres legais

M.S. 1.1861.0258
Farm. Resp.: Lucineia Nascimento N. de S. Machado • CRF-SP nº 31.274

Registrado por: Ativus Farmacêutica Ltda
Rua Emílio Mallet, 317 • Sala 1005 • Tatuapé
CEP: 03320-000 • São Paulo-SP • CNPJ: 64.088.172/00 01-41

Fabricado por: Ativus Farmacêutica Ltda.

FOLIFER – Bula para o paciente

1. PARA QUÊ ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
Este medicamento é indicado para o tratamento da deficiência de ferro, agindo como antianêmico específico para anemias nutricionais e as causadas pela deficiência de ferro.

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
Este medicamento age como um suplemento de ferro para suprir as necessidades de casos de anemia causadas pela falta deste mineral. Essas anemias podem ocorrer pela má alimentação, durante a gravidez e amamentação ou devido a hemorragias, onde o organismo necessita da reposição de ferro. As reservas orgânicas de ferro são preenchidas com baixas dosagens de ferro aminoácido quelato, atingindo seus objetivos dentro de 4 a 6 semanas após o início do tratamento.

3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
FOLIFER FERRO é contraindicado em pacientes que apresentam hipersensibilidade (alergia) ao ferro ou a qualquer outro componente da formulação. Não deve ser usado em pacientes com anemias caracterizadas por acúmulo ou incapacidade de utilização do ferro, tais como hemocromatose, anemia falciforme, anemia hemolítica, anemias sideroacrésticas, anemias do chumbo, talassemia, anemias por tumores ou infecções (sem deficiência de ferro), anemias associadas à leucemia. Pacientes que apresentem diarreias crônicas, retocolite ulcertiva , artrite reumatoide, doença de Crohn e asma brônquica não devem utilizar este medicamento pois estas doenças impedem a absorção de ferro por via oral.

4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
FOLIFER FERRO deve ser administrado com cautela em pacientes que fazem uso constante de bebidas alcoólicas (alcoolismo), que tenham hepatite, infecções agudas e estadas inflamatórias do trato gastrointestinal como enterite, pancreatite e úlcera péptica. Recomenda-se que paciente que usam próteses dentárias lavem a boca e escovem as próteses imediatamente após o uso do produto, para evitar escurecimento. A administração do produto em pacientes submetidos a transfusões repetidas de sangue deve ser realizada sob rigoroso controle médico e observação do quadro sanguíneo. Os antibióticos a base de tetraciclina têm a sua absorção prejudicada pelos compostos ferrosos comuns. Embora ainda não se tenha nenhuma confirmação sobre este efeito com o f erro aminoácido quelato, é recomendável evitar a administração de FOLIFER FERRO concomitantemente a este grupo de antibióticos. A ingestão excessiva de bebidas alcoólicas aumenta a probabilidade de efeitos colaterais e até tóxicos do ferro quando em uso prolongado. FOLIFER FERRO não tem sua absorção prejudicada pela presença de alimentos, sendo inclusive recomendada sua administração próxima das refeições ou misturados a elas. O exame de sangue oculto nas fezes torna-se dificultoso, pois o ferro escurece as fezes. Pode ocorrer o aparecimento de coloração amarelada na urina, porém sem significância clínica.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Este medicamento contém corante que pode, eventualmente, causar reações alérgicas.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se vocêestá fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Conservar o medicamento em sua embalagem original, protegendo da luz, umidade, em temperatura ambiente entre 15 e 30ºC.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vi de embalagem.
Não use medicamento com prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
A suspensão oral (gotas) se apresenta como um líquido escuro, com pequenas partículas que se depositam no fundo do frasco e tem sabor de tutti-frutti.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Lactentes e crianças até 4 anos: administrar 1 gota/kg de peso por dia, em dose única, para crianças até 20kg. Acima de 20kg, administrar até 20 gotas ou a critério médico.
Crianças de 4 a 12 anos: administrar 1 a 2 gotas/kg de peso por dia, em dose única, para crianças até 20kg. Acima de 20kg, administrar até 20 gotas ou a critério médico.
Adolescentes, adultos e gestantes: administrar 20 gotas por dia. É recomendada a administração próxima ao horário da refeição.
Antes de usar o medicamento, agite bem o frasco, para misturar as partículas com a parte líquida. A dose recomendada pode variar de acordo com a gravidade do caso ou a critério do médico. As gotas podem ser misturadas com suco de frutas, papinhas ou sopinhas.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhe cimento do seu médico.

7. O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Caso haja esquecimento da ingestão de uma dose deste medicamento, retome a posologia prescrita sem a necessidade de suplementação.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

8. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
Este medicamento é bem tolerado.
Reação rara (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento): sensação de plenitude gástrica (empachamento), dores de estômago, náuseas, constipação (prisão de ventre) ou diarreia que são frequentemente observados com o uso dos sais ferrosos inorgânicos.
Reação muito rara (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento): reações alérgicas como sensação de calor, vermelhidão, taquicardia, erupções cutâneas, ocorrem quase que exclusivamente em indivíduos reconhecidamente alérgicos aos sais de ferro.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
A ingestão de doses maiores do que a indicada pode causar náuseas, vômitos, diarreias e sensação de plenitude gástrica (empachamento).

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Data da bula

11/11/2016