Frutovena

FRUTOVENA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de FRUTOVENA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com FRUTOVENA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

farmalab

Apresentação FRUTOVENA

cx. 1 c/ 5 amp. de 10 ml. cx. 5 c/ 5 amp. de 20 ml.

FRUTOVENA – Indicações

Como medicação energética. Complemento vitamínico nos estados de carência do complexo B e da vitamina C.

Contra indicações de FRUTOVENA

Hipersensibilidade conhecida a qualquer componente da fórmula. Pacientes com intolerância hereditária à frutose.

Advertências

O produto não poderá ser usado por via intra-muscular. Uso exclusivamente endovenoso, lento. Poderá ser diluído em soluções para uso parenteral, tais como: soro fisiológico, soro glicosado, lactado, solução de Ringer, soluções de aminoácidos, etc. A Frutose não deve ser administrada em pacientes com intolerância hereditária à frutose. Deve ser administrado com cautela em pacientes com disfunção renal ou dano severo hepático. Embora o metabolismo da frutose não seja dependente de insulina, uma parte da frutose pode ser metabolizada a glicose, e por isso deve ser administrado em pacientes diabéticos somente quando houver extrema necessidade. Altas doses de ácido ascórbico (vitamina C) podem resultar na formação de cálculos renais, embora pacientes saudáveis possam ingerir altas doses com relativamente pequeno aumento da excreção de oxalato e sem aumento no risco de formação de pedras de oxalato. Altas doses de ácido ascórbico tem resultado em hemodiálise em pacientes com deficiência de glicose -6-fosfato. Àcido Nicotínio deve ser administrado com precaução em pacientes com histórico de úlcera péptica, em pacientes com gota ou disfunção hepática. Pode ser necessário alterar a dose de insulina ou de hipoglicemiantes orais. Administração prolongada de altas doses de cloridrato de piridoxina (Vitamina B6) está associada com o desenvolvimento de neuropatia periférica severa (doses diárias de aproximadamente 2 gramas). Piridoxina reduz o efeito da levodopa, mas isto não ocorre se um inibidor da dopa-decarboxilase for administrado concomitantemente. Muitas drogas podem alterar tanto o metabolismo quanto a biodisponibilidade de piridoxina, tais como isoniazida, penicilínicos e contraceptivos orais.

Interações medicamentosas de FRUTOVENA

Não são conhecidas.

Reações adversas / efeitos colaterais de FRUTOVENA

No local da aplicação endovenosa pode ocorrer: hematoma, flebite e celulite. Esses efeitos são restritos ao local de aplicação e dependem da forma adequada de uso do produto. Após infusão de frutose pode ocorrer acidose lática e hiperuricemia. Altas doses de fosfato sódico de riboflavina (vitamina B2) pode resultar em alteração na coloração da urina o que pode causar certa interferência em testes laboratoriais. Tem sido reportado, especialmente com altas doses de ácido nicotínico, ressecamento da pele, prurido, hiperpigmentação, cólica abdominal, diarréia, náuseas e vômito, anorexia, ativação de úlcera péptica, ambliopia, icterícia e disfunção renal, diminuição da tolerância a glicose, hiperglicemia e hiperuricemia. Muitos destas reações desaparecem com a interrupção do tratamento. EM CASO DE SUSPEITA DE REAÇÃO ADVERSA, O MÉDICO RESPONSÁVEL DEVE SER NOTIFICADO.

FRUTOVENA – Posologia

O conteúdo de uma ampola, 1 a 3 vezes ao dia, ou a critério médico. As ampolas (1 a 3 vezes ao dia) poderão ser dissolvidas em soluções de uso parenteral. Injetar lentamente, somente, por via endovenosa.

Super dosagem

Até o momento não foram relatados casos de superdosagem com o medicamento, já que se trata de um medicamento de uso parenteral. Caso ocorra, o paciente deve ser monitorado, pois podem ocorrer: acidose lática e hiperuricemia, devido ao excesso de frutose; e ressecamento da pele, prurido, hiperpigmentação, cólica abdominal, diarréia, náuseas e vômito, anorexia, ativação de úlcera péptica, ambliopia, icterícia e disfunção renal, diminuição da tolerância a glicose, hiperglicemia e hiperuricemia devido ao excesso de ácido nicotínico. A superdosagem de vitamina C (quatro a dez gramas por dia) pode causar problemas respiratórios, gastrointestinais e aparecimento de cálculos renais. Também pode dificultar a ação de certos medicamentos anticoagulantes e interferir em resultados de exames laboratoriais.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

FRUTOVENA – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.