FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Gamax - Bula do remédio

Gamax com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Gamax têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Gamax devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.

Aviso importante

Todas as bulas constantes em nosso portal são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.

Obs.: A MedicinaNET não vende nenhum tipo de medicamento.

Laboratório

Hebron

Apresentação de Gamax

Cápsula gelatinosa mole: embalagem com 1 blister contendo 15 cápsulas.
Cápsula gelatinosa mole: embalagem com 2 blisters contendo 15 cápsulas, cada.

USO ADULTO
NOMENCLATURA BOTÂNICA OFICIAL (gênero, espécie, variedade, autor do binômio e família)
Borago officinalis L. (Boraginaceae)

PARTE UTILIZADA DA PLANTA
Sementes

COMPOSIÇÃO DO MEDICAMENTO, INDICANDO A RELAÇÃO REAL, EM PESO OU VOLUME DA MATÉRIA-PRIMA VEGETAL USADA E A CORRESPONDÊNCIA EM MARCADORES E/OU PRINCÍPIO ATIVOS, QUANDO CONHECIDOS

Cada cápsula gelatinosa mole contém:
Óleo de Borago officinalis*..................................................980,0 mg
Excipiente q.s.p...............................................................1 cápsula
(Vitamina E)
* Equivalente a 230mg de Ácido Gamalinolênico, 163mg de Ácido Oleico, 368mg de Ácido Linoleico, 219mg de outros Ácidos Poliinsaturados)

Gamax - Indicações

•Nas carências de ácidos graxos essenciais, especialmente de ácido gamalinolênico;
•Nas mastalgias e alterações funcionais benignas da mama;
•Na TPM;
•Nos casos de dermatite atópica.

Contra-indicações de Gamax

Pacientes com hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula.

Advertências

Os pacientes portadores de epilepsia, esquizofrenia e aqueles em uso de fenotiazínicos devem restringir o uso do óleo de boragem.

Interações medicamentosas de Gamax

Interações medicamentosas com uso de Gamax® não foram observadas e/ou registradas. Não existem relatos de interações com anticoncepcionais, álcool e outros medicamentos.

Reações adversas / Efeitos colaterais de Gamax

Não foram relatadas alterações nos resultados de exames laboratoriais com o uso do Gamax®. Em relato de literatura foi mencionado hepatotoxicidade quando do uso prolongado do óleo de boragem.

Gamax - Posologia

USO ORAL
•Na TPM: tomar 1 cápsula ao dia, durante os 15 dias que antecedem a menstruação.
•Nas demais indicações: tomar 1 cápsula ao dia, ou critério médico
Gamax® deve ser administrado, de preferência, após as refeições.

Superdosagem

Em caso de superdosagem podem ocorrer alterações gastrointestinais como diarreia. Neste caso, descontinuar o tratamento e procurar orientação médica.

Uso em idosos, crianças e em outros grupos de risco

PACIENTES IDOSOS
Pacientes idosos podem fazer uso deste medicamento, desde que seja administrado na posologia recomendada, sob orientação médica.

Armazenagem

Este medicamento deve ser guardado dentro da embalagem original, à temperatura entre 15 e 30ºC, ao abrigo da luz e umidade. Nestas condições, o prazo de validade do medicamento é de 24 meses, a partir da data de fabricação.

Gamax - Informações

O Gamax® é constituído de óleos vegetais extraídos das sementes do Borago officinalis. A concentração de ácido gamalinolênico corresponde 22 a 24% do óleo. Esse percentual é suficiente para complementar a necessidade diária de ácidos graxos essenciais, que não podem ser produzidos no organismo, devendo ser providos por fonte externa. O ácido graxo essencial (gamalinolênico), presente na composição deste medicamento, desempenha várias funções, dentre as quais: modulação da estrutura das membranas celulares; formação de prostaglandina E-1 (PGE1). Os ácidos graxos essenciais são precursores das prostaglandinas, tromboxanos e prostaciclinas, sendo componentes estruturais das membranas celulares, agindo na manutenção da função e integridade das células. A concentração de ácidos graxos essenciais totais declina com a idade, mais rapidamente em mulheres que em homens. A necessidade de ácidos graxos essenciais aumenta em várias condições fisiológicas como a gravidez, já que o crescimento e desenvolvimento fetal e placentário demandam a síntese de novas estruturas, especialmente membranas celulares e subcelulares. O requerimento de ácidos graxos essenciais é maior em situações de elevada divisão celular. Estas situações podem ser fisiológicas (infância) ou patológicas (inflamação ou regeneração celular). O ácido gamalinolênico é um intermediário essencial na formação de prostaglandina E1. Modula hormônios como a prolactina e influencia na liberação de neurotransmissores cerebrais, como epinefrina, norepinefrina, dopamina e serotonina. A conversão do ácido linoleico em ácido gamalinolênico é determinada pela ação da enzimadelta-6-desaturase. Quando existe uma redução na ação desta enzima, a síntese de prostaglandina E1 fica prejudicada, levando a um desequilíbrio orgânico. Uma maneira de assegurar adequada quantidade de ácido gamalinolênico é transpor a etapa enzimática que envolve a delta-6-desaturase, fornecendo ácido gamalinolênico diretamente através de complementação medicamentosa.

Dizeres legais

M.S. 1.1557.0057.001-1 - Gamax® 15 cápsulas
M.S. 1.1557.0057.002-1 - Gamax® 30 cápsulas
Farm. Resp.: Rosa Lúcia Carneiro da Silva - CRF-PE 1938
Gamax® e Hebron® são marcas sob licença da Hebron Farmacêutica - Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica
CNPJ 05.314.980/0001-10

INFAN - INDÚSTRIA QUÍMICA FARMACÊUTICA NACIONAL S/A
CNPJ.: 08.939.548/0001-03
Rodovia BR 232, Km 136 - Bairro Agamenom Magalhães - Caruaru - PE
CEP: 55.034-640 - Indústria Brasileira
hebron@hebron.com.br
www.hebron.com.br
Atendimento ao consumidor: 0800-724 2022
sac@hebron.com.br
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
Lote, data de fabricação e data de validade: vide cartucho.

Gamax - Bula para o Paciente

- Como este medicamento funciona?
Este medicamento é à base de óleo de boragem, composto de óleos essenciais necessários à manutenção e integridade das membranas das células.

- Por que este medicamento foi indicado?
•Nas carências de ácidos graxos essenciais, em especial o ácido gama-linolênico;
•Nas dores da mama e nas alterações funcionais benignas da mama;
•Na Síndrome da Tensão Pré-Menstrual (TPM);
•Nos casos de eczema atópico.

- Quando não devo usar este medicamento?
Nos casos de hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula. "Não deve ser utilizado durante a gravidez e a amamentação, exceto sob orientação médica. Informe ao médico ou cirurgião-dentista se ocorrer gravidez ou iniciar amamentação durante o uso deste medicamento". "Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis".
"Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento". "Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde".

- Como devo usar este medicamento?
Uso por via oral – administrado pela boca.
•Na síndrome da Tensão Pré-Menstrual (TPM): tomar 1 cápsula ao dia, durante os 15 dias que antecedem a menstruação.
•Nas demais indicações: tomar 1 cápsula ao dia, ou a critério médico.
OBS. - Gamax® deve ser administrado, de preferência, após as refeições.

"Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento". "Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico".
"Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento".
"Este medicamento não pode ser partido ou mastigado".

- Quais os males que este medicamento pode causar?
Alergia em pacientes sensíveis a qualquer um dos componentes da fórmula.

- O que fazer se alguém usar uma grande quantidade deste medicamento de uma só vez?
Em caso de ingestão acidental de grande quantidade do medicamento pode ocorrer diarreia. Neste caso, descontinuar o tratamento e procurar orientação médica.

- Onde e como devo guardar este medicamento?
Este medicamento deve ser guardado dentro da embalagem original, à temperatura entre 15 e 30ºC, ao abrigo da luz e umidade. Nestas condições, o prazo de validade do medicamento é de 24 meses, a partir da data de fabricação. Por ser um produto fitoterápico pode estar sujeito à alteração de cor. Ao adquirir o medicamento, confira sempre o prazo de validade impresso na embalagem do produto. Nunca tome medicamento com prazo de validade vencido.
Informe ao médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interromper o tratamento sem o conhecimento de seu médico.
Informe ao médico o aparecimento de reações desagradáveis.

"TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.”
Informe ao médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.
"NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.”

Data da bula

14/04/2015

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal