FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Iodex - Bula do remédio

Iodex com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Iodex têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Iodex devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.

Aviso importante

Todas as bulas constantes em nosso portal são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.

Obs.: A MedicinaNET não vende nenhum tipo de medicamento.

Laboratório

Ems

Apresentação de Iodex

Pomada dermatológica
0,05g/g + 0,05g/g
Embalagem com 28g.

Iodex - Indicações

Iodex® é indicado para o alívio das dores agudas e crônicas tipo musculares, contusões, entorses e manifestações reumáticas (artralgias).

Contra-indicações de Iodex

Este medicamento é contraindicado em casos de antecedentes de hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula.

Advertências

Este medicamento é indicado somente para uso tópico.
Não usar este medicamento se a pele estiver quente, como imediatamente antes, durante ou depois de atividades que aumentam a temperatura da pele ou quando o tempo está quente e úmido. Esperar até que a pele tenha esfriado antes da aplicação da medicação. O calor pode aumentar o risco de efeitos colaterais. Pacientes idosos: Não constam na literatura relatos sobre advertências ou recomendações do uso adequado por pacientes idosos.
Gestantes: risco de absorção sistêmica de pequena quantidade do fármaco.
Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando.
Nutrientes: risco de absorção sistêmica de pequena quantidade do fármaco e potencial risco de causar Síndrome de Reye no lactente.
Uso em crianças menores que 12 anos: o uso prolonga do ou em área extensa pode levar a toxicidade local ou sistêmica.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Interações medicamentosas de Iodex

Possível interação medicamentosa do salicilato de metila com uso concomitante de anticoagulantes/salicilatos. Esta informação é generalizada e deve ser avaliada especificamente pelo médico. Consulte o seu profissional de saúde antesde tomar ou suspender qualquer droga ou de iniciar qualquer tratamento.
Se você apresentar qualquer sinal de sangramento, como sangramento de gengivas, hemorragias nasais, fezes escuras, contate seu médico.

Reações adversas / Efeitos colaterais de Iodex

Os eventos adversos são raros.
Reação rara (> 1/10.000 e < 1.000): formação de bol has, descamação, irritação, coceira ou vermelhidão da pele, formação de úlceras e queimadura cutânea.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária - NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

Iodex - Posologia

Fazer aplicações locais com leves massagens, até qu e a pomada seja absorvida, 2 a 3 vezes ao dia. Não usar em área com ferimentos, sobre mucosas ou na região dos olhos, boca, nariz, reto e vagina.
Não fazer curativo, não cobrir e não enfaixar a área afetada. Se o fizer, pode aumentar o risco de efeitos colaterais.

Superdosagem

Os sintomas de overdose (quando ingerido) podem ser: dor abdominal, diarréia, febre, náusea, sede e vômitos. Mas a baixa absorção sistêmica do salicila to de metila e do iodo tópico torna a superdosagem muito improvável.



Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Características farmacológicas

O iodo é pouco absorvido quando aplicado sobre a pele. Possui atividade bactericida potente, além de ser ativo contra fungos, vírus, protozoários, cistos e esporos.
O salicilato de metila, quando aplicado na pele, tem ação irritante e rubefaciente, além das ações analgésicas e anti-inflamatória característica dos salicilatos. É pouco absorvido sistemicamente.

Resultados de eficácia

Rubefacientes tópicos que contém salicilatos podem ser eficazes no tratamento da dor aguda a moderada. Estudo clínico duplo-cego comparando a eficácia dosalicilato tópico no alívio da dor evidenciou que a ação analgésica do salicilato é superior a do placebo, independente da ação da fricção local durante a aplicação. O maior benefício demonstrado foi em dor es agudas, em até 7 dias.

Armazenagem

Manter à temperatura ambiente (15º a 30ºC). Proteger da luz e umidade. Prazo de validade de 36 meses a partir da data de fabricação.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vi de embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Iodex® é uma pomada negra esverdeada, com odor característico, com ausência de partículas negras quando espalhada em camada fina, isenta de grumos e impurezas.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Dizeres legais

Reg. MS: nº 1.0235.1082
Farm.Resp.: Dr. Ronoel Caza de Dio
CRF - SP nº 19.710
EMS S/A
Rod. Jornalista Francisco Aguirre Proença, KM 08 -
Bairro Chacara Assay – Hortolândia/SP
CNPJ: 57.507.378/0003-65
Indústria Brasileira
SAC: 0800-191914
www.ems.com.br

Iodex - Bula para o Paciente

1. PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
Iodex® é indicado para o alívio das dores agudas e crônicas tipo muscular, contusões, entorses e manifestações reumáticas (artralgias).

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
Iodex® contém duas substâncias ativas: iodo e o salicilato de metila.
O iodo é pouco absorvido quando aplicado sobre a pele. Possui atividade bactericida potente, além de ser ativo contra fungos, vírus, protozoários, cistos e esporos.
O salicilato de metila, quando aplicado na pele, tem ação irritante e rubefaciente (vermelhidão na pele), além das ações analgésicas (alívio da dor) e anti-inflamatórias características dos salicilatos.

3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Este medicamento é contraindicado em casos de antecedentes de hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula.


Não compre este produto se o lacre de proteção estiver violado ou ausente.

4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Este medicamento é indicado somente para uso tópico.
Possível interação medicamentosa do salicilato de metila com uso concomitante de anticoagulantes/salicilatos. Esta informação é generalizada e deve ser avaliada especificamente pelo médico. Consulte o seu profissional de saúde antes de tomar ou suspender qualquer droga ou de iniciar qualquer tratamento.
Se você apresentar qualquer sinal de sangramento, como sangramento de gengivas, hemorragias nasais, fezes escuras, contate seu médico.
Não use este medicamento se a pele estiver quente, como imediatamente antes, durante ou depois de atividades que aumentam a temperatura da pele ou quando o tempo está quente e úmido. Espere até que sua pele tenha esfriado antes da aplicação da medicação. O calor pode aumentar o risco de efeitos colaterais.
Pacientes idosos: Não consta na literatura relatos sobre advertências ou recomendações do uso adequado por pacientes idosos.
Gestantes: risco de pequena quantidade dos princípios ativos serem absorvidos pela pele e atingirem a circulação sanguínea.
Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando.
Nutrientes: risco de pequena quantidade dos princípios ativos serem absorvidos pela pele e atingirem a circulação sanguínea, e potencial risco de causar Síndrome de Reye no lactente.
Uso em crianças menores que 12 anos: o uso prolonga do ou em área extensa pode levar a toxicidade local ou sistêmica.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Manter à temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da luz e manter em lugar seco.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vi de embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido . Guarde-o em sua embalagem original.

Iodex® é uma pomada negra esverdeada, com odor característico, com ausência de partículas negras quando espalhada em camada fina, isenta de grumos e impurezas.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.



6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Fazer aplicações locais com leves massagens, até que a pomada seja absorvida, 2 a 3 vezes ao dia. Não usar em área com ferimentos, sobre mucosas ou na região dos olhos, boca, nariz, reto e vagina. Não faça curativo, não cubra e não enfaixe a área afetada. Se o fizer, pode aumentar o risco de efeitos colaterais.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

7. O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO? Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

8.QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
As reações que podem ocorrer são raras: formação de vermelhidão da pele, formação de úlceras e queimaduras, bolhas, descamação, irritação, coceira ou na pele.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
A pouca absorção sistêmica dos princípios ativos torna a superdosagem muito improvável.
Os sintomas de superdosagem (quando ingerido) podem ser: dor abdominal, diarreia, febre, náusea, sede e vômitos.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Data da bula

13/12/2016

Conteúdos Mais Acessados

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal