Kliogest

KLIOGEST com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de KLIOGEST têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com KLIOGEST devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

medley

Apresentação KLIOGEST

compr. emb. c/ 28 compr. Cada compr. contém: Estradiol .. 2 mg Acetato de noretisterona … 1 mg

KLIOGEST – Indicações

KLIOGEST (Estradiol – Acetato de noretisterona) é indicado para o tratamento da síndrome de deficiência estrogênica, incluindo prevenção da perda do conteúdo mineral ósseo em mulheres na pós-menopausa, com alto risco de apresentar fraturas.

Contra indicações de KLIOGEST

– hipersensibilidade conhecida ao estradiol, acetato de noretisterona ou aos demais componentes do produto; – história anterior ou suspeita de câncer de mama; – neoplasia estrogênio-dependente conhecida ou suspeita, por exemplo câncer do endométrio; – porfiria; – gravidez confirmada ou suspeita.

Advertências

Informação não disponível para esta bula.

Interações medicamentosas de KLIOGEST

Informação não disponível para esta bula.

Reações adversas / efeitos colaterais de KLIOGEST

A principal reação adversa do tratamento com KLIOGEST (Estradiol – Acetato de noretisterona) é um sangramento irregular, que ocorre mais freqüentemente durante os primeiros meses do tratamento. O sangramento pode ser devido ao endométrio atrófico. A razão destes sangramentos ainda é desconhecida. Durante os 3 – 4 primeiros meses de tratamento com KLIOGEST (Estradiol – Acetato de noretisterona) observa-se, normalmente, uma diminuição gradual na freqüência do sangramento. Em algumas mulheres na pós-menopausa, o sangramento pode ser contínuo e, nestes casos, deve-se considerar a mudança para uma terapia alternativa. Com exceção do sangramento vaginal, o padrão de reações adversas relatadas no tratamento com KLIOGEST (Estradiol – Acetato de noretisterona) não é significantemente diferente do observado com TRH seqüencial. Em um estudo não controlado, envolvendo um grande número de mulheres tratadas com KLIOGEST (Estradiol – Acetato de noretisterona), aproximadamente 20% relatou sensibilidade nas mamas. Outras reações como inchaço abdominal, cefaléia e enxaqueca, que podem ocorrer em mulheres não tratadas, foram relatados por 10%. Os sintomas são normalmente transitórios. As reações adversas sensibilidade das mamas, náusea e edema foram relatadas com freqüência > 1/100. Cefaléia e reação cutânea foram relatadas com freqüência de 1/1000 – 1/100. Colelitíase, asma, alopecia, enxaqueca e trombose venosa foram relatadas com freqüência < 1/1000. Foram relatados casos de câncer de mama, distúrbios tromboembólicos, bem como alterações nas funções hepáticas. Contudo, não existem evidências que comprovem o aumento da incidência global com estrogenoterapia.

KLIOGEST – Posologia

KLIOGEST (Estradiol – Acetato de noretisterona) é um medicamento de administração contínua, que contém estrogênio e progestogênio combinados, sendo que cada comprimido contém uma pequena quantidade de progestogênio adicionada ao estrogênio. Este regime evita o sangramento de escape. Deve-se ingerir um comprimido de KLIOGEST (Estradiol – Acetato de noretisterona) ao dia, sem interrupções. O tratamento com KLIOGEST (Estradiol – Acetato de noretisterona) pode ser iniciado em qualquer dia. Entretanto, quando a paciente muda de uma terapia de reposição hormonal seqüencial para o tratamento com KLIOGEST (Estradiol – Acetato de noretisterona), recomenda-se iniciar o novo tratamento após o sangramento, ou seja, no mesmo dia em que estava programado o início do outro ciclo de terapia de TRH seqüencial. Instruções de uso 1. Use uma moeda para girar o disco interno (onde estão marcados os dias da semana), ajustando a posição da pequena lingüeta plástica ao dia da semana desejado. 2. Para retirar o primeiro comprimido, quebre a lingüeta plástica e retire o comprimido. 3. Diariamente, mova um espaço do disco plástico transparente, em sentido horário como indicado pela seta, retire o próximo comprimido e ingira-o. O disco plástico transparente só pode ser movido após a retirada do comprimido que está na abertura.

Super dosagem

Informação não disponível para esta bula.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

KLIOGEST – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.