Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Melleril

Melleril - Bula do remédio

Melleril com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Melleril têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Melleril devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.

Aviso importante

Todas as bulas constantes em nosso portal são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.

Obs.: A MedicinaNET não vende nenhum tipo de medicamento.

Laboratório

Novartis

Apresentação de Melleril

emb. c/ 20 drágeas de 10 mg, 25 mg, 50 mg ou 100 mg. emb. c/ 20 compr. retard de 200 mg. emb. c/ 50 ml de sol. oral concentrada 30 mg/ml em conteúdo alcoólico (3% por volume) c/ dosador graduado em miligramas.

Melleril - Indicações

Sintomas variados de distúrbios mentais psicóticos e não-psicóticos, posteriormente caracterizados por agitação, ansiedade, tensão, depressão com agitação e distúrbios do sono. Melleril é particularmente útil: - em pacientes psicóticos crônicos hospitalizados; - em pacientes psicóticos ambulatoriais; - em pacientes geriátricos com agitação, ansiedade ou estados combinados de ansiedade e depressão graves, geralmente associados com graus variados de síndrome cerebral orgânica; - durante supressão do álcool, para o alívio de sintomas como ansiedade, agitação, hostilidade ou alucinações; - como auxiliar no tratamento de depressão com agitação; - em crianças com distúrbios graves de comportamento como instabilidade emocional, hiperexcitabilidade, hiperatividade motora e agressividade.

Contra-indicações de Melleril

Estados comatosos ou depressão acentuada do sistema nervoso central; história de hipersensibilidade a outras fenotiazinas ou discrasia sangüínea; doença cardiovascular grave. Melleril não deve ser administrado a crianças com menos de 1 ano de idade.

Reações adversas / Efeitos colaterais de Melleril

Sedação, vertigem, hipotensão ortostática; congestão nasal, xerostomia, distúrbios de acomodação visual, retenção ou incontinência urinária. Galactorréia, irregularidades menstruais, distúrbios de ereção (impotência ou priapismo) e de ejaculação. Erupções cutâneas alérgicas, fotossensibilidade. Náuseas, constipação, alteração ponderal; hipertermia; icterícia. Há alguns relatos de síndrome maligna do neuroléptico (rigidez muscular, hipertermia, estado mental alterado, instabilidade autonômica), uma afecção que requer imediata descontinuação do medicamento e tratamento sintomático adequado. Podem ocorrer sintomas extrapiramidais com doses elevadas de Melleril. Muito raramente, foram relatados casos de discinesia tardia, após tratamento prolongado; o médico deve verificar os sinais precoces, a intervalos regulares. Como com outras fenotiazinas, têm sido relatadas alterações cardíacas benignas de repolarização, como aumento do intervalo Q.T., achatamento da onda T e aparecimento de ondas U. Essas alterações geralmente restringem o tratamento com doses elevadas e têm maior probabilidade de ocorrer com baixos níveis séricos de potássio. Como todas as fenotiazinas, Melleril pode induzir arritmias, mas esses casos são muito raros. Há relatos de morte súbita inexplicada, aparentemente devida a arritmia ou parada cardíaca, em pacientes tratados com neurolépticos tricíclicos, inclusive Melleril. Pode ocorrer retinopatia pigmentar após tratamento prolongado, principalmente com doses superiores à dose máxima recomendada de 800 mg por dia.

Melleril - Posologia

A posologia e o horário de tomada do medicamento devem ser ajustados individualmente, de acordo com a natureza e a gravidade dos sintomas. Recomenda-se iniciar com doses baixas e aumentá-las gradativamente até que se atinja o nível plenamente eficaz. As quantidades diárias totais de Melleril drágeas são geralmente administradas em 2 a 4 doses. Melleril comprimidos retard não devem ser mastigados. Melleril solução oral concentrada 30mg/ml deve ser diluída em água ou suco cítrico; cada dose deve ser diluída no momento de usar. Acompanha dispositivo dosador graduado em miligramas com marcação nas doses de 25, 50 e 100mg. Recomenda-se utilizar 2 colheres de sopa de líquido diluente para cada dose de 25 mg. Para doses maiores, aumentar o volume de líquido. Doses diárias médias Adultos Dose diária - pacientes psicóticos hospitalizados 100 a 600 mg - pacientes psicóticos ambulatoriais 50 a 300 mg - pacientes com quadros de depressão com agitação e pacientes geriátricos 25 a 200 mg - pacientes em supressão de álcool 100 a 200 mg - distúrbios mentais não-psicóticos graves 25 a 150 mg Dose diária máxima: 800 mg Crianças (a partir de 1 ano de idade): 1 a 4 mg/kg de peso corpóreo, diariamente. Em pacientes com peso abaixo do normal, com doença renal ou hepática, ou em pacientes geriátricos, recomenda-se iniciar o tratamento com doses mais baixas e aumentá-las mais lentamente.

Melleril - Informações

Melleril é um neuroléptico com atividade farmacológica básica similar à de outras fenotiazinas, mas seu espectro clínico mostra diferenças significantes em relação a outros agentes dessa classe. As características típicas de Melleril são sua baixa tendência de causar efeitos extrapiramidais e sua baixa atividade antiemética. Melleril apresenta margem terapêutica ampla. Doses baixas e médias são prescritas para tensão e ansiedade, e contra múltiplos sintomas (agitação, depressão e distúrbios do sono) de distúrbios mentais não-psicóticos. Em doses elevadas Melleril é eficaz no controle dos sintomas de distúrbios psicóticos.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal