Micostatin

MICOSTATIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de MICOSTATIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com MICOSTATIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

bristol

Apresentação MICOSTATIN

– SUSPENSÃO ORAL 100.000 UI/mL em cartuchos com frasco de vidro âmbar contendo 50mL, com conta-gotas graduado.

– DRÁGEAS em cartuchos com blíster contendo 16 drágeas de 500.000 UI

USO ADULTO E PEDIÁTRICO

COMPOSIÇÃO
MICOSTATIN SUSPENSÃO ORAL contém 100.000 UI de nistatina/mL e os seguintes ingredientes inativos: sacarose, glicerina, sacarina sódica, carboximetilcelulose sódica, fosfato de sódio dibásico, metilparabeno, propilparabeno, álcool, óleo de hortelã, essência artificial de cereja, aldeído cinâmico, e água destilada

MICOSTATIN DRÁGEAS contém 500.000 UI de nistatina/drágea e os seguintes ingredientes inativos: lactose, açúcar, amido de milho, carbonato de cálcio, talco, goma arábica, celulose etílica, goma laca laranja, carbonato de magnésio, pó marrom claro, dióxido de titânio, gelatina, estearato de magnésio, óleo de rícino e vanilina.

MICOSTATIN – Indicações

As apresentações orais de MICOSTATIN (nistatina) destinam-se ao tratamento da candidíase do trato digestivo.
O MICOSTATIN SUSPENSÃO ORAL é indicado para o tratamento de candidíase da cavidade bucal e do trato digestivo superior – Esofagite por Candida – encontrada em pacientes com moléstias que necessitaram uso prolongado de antibióticos, radioterapia ou drogas imunodepressoras que provocaram queda de resistência orgânica e na Síndrome de Imunodeficiência Adquirida(AIDS).
MICOSTATIN DRÁGEAS destina-se mais especificamente ao tratamento da candidíase intestinal.

Contra indicações de MICOSTATIN

MICOSTATIN é contraindicadas para pacientes com história de hipersensibilidade à qualquer um de seus componentes.

Advertências

Gerais
Preparações orais de nistatina não devem ser usadas para o tratamento de micoses sistêmicas. Caso ocorra irritação ou hipersensibilidade ao MICOSTATIN (nistatina), deve-se descontinuar o tratamento e tomar as medidas cabíveis. Recomenda-se que esfregaços com KOH, culturas ou outros métodos de diagnóstico sejam usados para confirmar o diagnóstico de candidíase e excluir outras infecções causadas por outros patógenos.

Carcinogênese, Mutagênese, Comprometimento da Fertilidade.
Não foram realizados estudos a longo prazo em animais para avaliar o potencial carcinogênico da nistatina, nem estudos para determinar seu efeito mutagênico da fertilidade em machos e fêmeas.

Interações medicamentosas de MICOSTATIN

Não são conhecidas interações com outros medicamentos e/ou outras substâncias.

Reações adversas / efeitos colaterais de MICOSTATIN

A nistatina é geralmente bem tolerada por todos os grupos de idade incluindo crianças debilitadas mesmo em terapia prolongada. Grandes doses orais ocasionalmente provocaram diarréia, distúrbios gastrintestinais, náuseas e vômitos. Erupções cutâneas, incluindo urticária raramente foram relatadas. Síndrome de Stevens-Johnson foi relatada muito raramente.

MICOSTATIN – Posologia

MICOSTATIN SUSPENSÃO ORAL
Prematuros e crianças de baixo peso – Estudos clínicos demonstram que a dose de 1 mL (100.000 U.I. de nistatina) quatro vezes ao dia é efetiva.

Lactentes – A dose recomendada é de 1 ou 2 mL (100.000 a 200.000 U.I. de nistatina) quatro vezes ao dia.

Crianças e Adultos – A dose varia de 1 a 6 mL (100.000 a 600.000 U.I. de nistatina) quatro vezes ao dia.

MICOSTATIN DRÁGEAS
Adultos – A dose recomendada é de 1 ou 2 drágeas (500.000 ou 1.000.000 U.I. de nistatina) três ou quatro vezes ao dia.
A fim de evitar recidivas, o esquema posológico para todas as apresentações deve ser mantido no mínimo por 48 horas após o desaparecimento dos sintomas e da negativação das culturas. Se os sinais e sintomas piorarem ou persistirem (após o 14o dia do início do tratamento) o paciente deverá ser reavaliado e considerar-se uma terapia alternativa.

Super dosagem

Doses orais de nistatina excedendo cinco milhões de unidades diárias podem causar náuseas e distúrbios gastrintestinais. Não há relato de efeitos tóxicos graves ou de superinfecções. (Vide CARACTERÍSTICAS FARMACOLÓGICAS).

Caracteristicas farmalogicas

Farmacocinética
MICOSTATIN (Nistatina) não é absorvido através da pele e das mucosas íntegras.

Microbiologia
A Nistatina tem ação fungistática e fungicida in vitro contra uma grande variedade de leveduras e fungos leveduriformes, incluindo Candida albicans, C. parapsilosis, C. tropicalis, C. guilliermondi, C. pseudotropicalis, C. krusei, Torulopsis glabrata, Tricophyton rubrum, T. mentagrophytes. Em subculturas de repetição com níveis crescentes de Nistatina, a Candida albicans não desenvolve resistência à Nistatina. Geralmente a resistência à Nistatina não se desenvolve durante o tratamento.

Resultados de eficacia

Nistatina é altamente ativa contra fungos do tipo levedura, incluindo o gênero Candida, e sua eficácia foi fortemente estabelecida em infecções por Candida, tais como estomatite, vulvovaginite e dermatite intertriginosa. É improvável que a nistatina cause efeitos adversos devido à toxicidade ou hipersensibilidade.
Graham tratou 29 crianças sofrendo de candidíase oral, com suspensão de nistatina quatro vezes ao dia e tratou outras 26 crianças com solução de violeta genciana, duas vezes ao dia. 22 das crianças tratadas com nistatina foram curadas da infecção dentro de uma semana, e em 28 das 29 crianças, o caso foi resolvido no final de duas semanas. Das 26 crianças tratadas com violeta genciana, 8 foram curadas da infecção dentro de uma semana e em um total de 16 crianças, o caso foi resolvido em duas semanas. Em uma outra investigação, 28 crianças recém-nascidas sofrendo de monilíase oral foram tratadas com suspensão de nistatina, administrada por via oral após cada refeição. 24 responderam dentro de 1 a 4 dias e as quatro crianças remanescentes responderam dentro de 5 a 9 dias.
Dois relatos a respeito do tratamento de monilíase oral em hospitais pediátricos foram publicados por Harris. Das 714 crianças recém-nascidas tratadas com uma instilação rotineira de 100.000 unidades de nistatina por via oral, nenhuma criança desenvolveu candidíase oral no hospital e apenas 3 desenvolveram candidíase oral dentro de uma semana após alta; das 728 crianças não tratadas, 18 desenvolveram monilíase oral no hospital e mais treze em sua primeira semana em casa. Após extensão do estudo para um total de 4,243 crianças, Harris concluiu que uma instilação de nistatina no terceiro dia de vida reduz a incidência de monilíase oral em crianças de 4.0 para 0.4%, enquanto que duas intilações, uma no segundo e outra no quinto dia de vida, irão prevenir a incidência de monilíase oral em 100% dos bebês internados em hospital.
Simon e Klose-Gerlich reportaram que a administração de 100.000 unidades de nistatina, três vezes ao dia no primeiro e no terceiro dias de vida, reduz a incidência de monilíase oral de 20% para 3% em bebês prematuros com terapia antibiótica (cuja incidência era 60%). O uso rotineiro de MICOSTATIN suspensão oral para profilaxia, assim como para tratamento, é recomendável, devido a segurança e eficácia de nistatina e devido a fato de que cepas resistentes a nistatina não foram isoladas de pacientes.
Candidíase esofágica, que pode se extender a partir da boca ou ocorrer sem evidência de monilíase oral, é freqüentemente uma complicação da terapia antibiótica ou corticosteroidal. Esofagite causada por Candida e sua resposta de prontidão à nistatina oral foram descritas em detalhes. Kozinn e Taschdjian relataram a respeito da eficácia de nistatina em uma extensa série de casos de candidíase intestinal, enquanto que El-Gholmi et al conduziram um estudo controlado de nistatina no tratamento de diarréia em crianças portadoras de marasmo e mostrou que não apenas casos leves, mas também os crônicos e mesmo os intratáveis podem ser definivamente beneficiados.
Relatos não publicados de Hitherto, recebidos pelo Instituto Squibb de Pesquisa Médica, atestam a segurança e eficácia de MICOSTATIN suspensão oral. Em comparação à preparação equipotente de nistatina para reconstituição, a suspensão foi preferencial em relação ao sabor, conveniência, suspensão superior e sedimentação reduzida. A efetividade das duas preparações foi similar e nenhuma produziu efeitos colaterais.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Uso pediátrico
Vide POSOLOGIA.

Uso geriátrico
Não há recomendações especiais para pacientes idosos.

Armazenagem

MICOSTATIN (nistatina) suspensão oral e drágeas devem ser conservados em temperatura ambiente (entre 15o e 30oC) e protegidos da umidade.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Dizeres legais

***no do lote, data de fabricação e data de validade: vide cartucho
***VENDA SOB A PRESCRIÇÃO MÉDICA

Reg. MS – 1.0180.0037
Farm. Bioq. Responsável: Dr. Tathiane Aoqui de Souza CRF-SP n° 26.655

Fabricado por, Embalado por, Distribuído por:
BRISTOL-MYERS SQUIBB FARMACÊUTICA S.A.
R. Carlos Gomes, 924 – Santo Amaro – São Paulo – SP
CNPJ 56.998.982/0001-07 – Indústria Brasileira
***Serviço de Atendimento ao Consumidor ***0800 727 6160 ***sac.brz@bms.com ***www.bristol.com.br

MICOSTATIN – Bula para o paciente

AÇÃO DO MEDICAMENTO
MICOSTATIN (nistatina) é um antifúngico, um produto destinado a combater os fungos, entre eles um muito comum em recém-nascidos e lactentes – ”o sapinho’’ (Candida albicans). Este fungo pode também aparecer na boca de indivíduos adultos, principalmente em casos de uso de próteses dentárias ou quando o organismo está enfraquecido por carências nutricionais, vitamínicas e imunológicas. Mais recentemente a ocorrência do ”sapinho” em adultos, atingindo tanto a região da boca, como outras porções do trato digestivo (esôfago e intestinos), tem sido observada em pacientes portadores de moléstias graves ou tratamentos com imunodepressores e nos casos de queda da imunidade como ocorre na síndrome de imunodeficiência adquirida (AIDS).
Como a nistatina tem absorção insignificante no trato gastrintestinal a ação do produto tem início tão logo o mesmo entra em contato com o organismo na cavidade bucal ou intestinal.

INDICAÇÕES DO MEDICAMENTO
As apresentações orais de MICOSTATIN (nistatina) são indicadas no tratamento da candidíase do trato digestivo.
O MICOSTATIN SUSPENSÃO ORAL é indicado para o tratamento de candidíase da cavidade bucal e do trato digestivo superior – Esofagite por Candida – encontrada em pacientes com doenças que necessitaram uso prolongado de antibióticos, radioterapia ou drogas imunodepressoras que provocaram queda de resistência orgânica e na Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (AIDS).
MICOSTATIN DRÁGEAS é indicado mais especificamente para tratamento da candidíase intestinal.

RISCOS DO MEDICAMENTO
Contra-indicações
Você não deve utilizar MICOSTATIN se for alérgico aos componentes da fórmula. Você deve procurar um médico imediatamente caso apresente irritação ou hipersensiblilidade ao MICOSTATIN (nistatina)

Advertências
Preparações orais de nistatina não devem ser usadas para o tratamento de micoses sistêmicas.
Mesmo que ocorra uma melhora nos sintomas dentro dos primeiros dias do tratamento, você não deve interromper a medicação até o tratamento ser completado.
Atenção: Este medicamento contém Açúcar, portanto, deve ser usado com cautela em portadores de Diabetes.

Precauções
Gravidez
A segurança para o uso durante a gravidez não foi estabelecida para apresentações orais de nistatina. Também ainda não foi estabelecido se estas preparações podem provocar efeitos nocivos ao feto quando administradas a uma gestante ou pode afetar a reprodução. Se você estiver grávida, poderá utilizar MICOSTATIN (Nistatina) apenas após a prescrição do médico, pois ele que estabelecerá se os benefícios para a mãe justificam o potencial risco para o feto.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.

Lactantes
Não foi comprovado se a nistatina é excretada no leite humano. Embora a absorção gastrintestinal seja insignificante, se você estiver amamentando deverá tomar alguns cuidados ao tomar MICOSTATIN.

Uso em crianças
vide POSOLOGIA.

Uso em idosos
Não há recomendações especiais para pacientes idosos.

Interações Medicamentosas
Não são conhecidas interações com outros medicamentos e/ou outras substâncias.

Informe ao seu médico se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

MODO DE USO
Aspecto físico e características organolépticas
MICOSTATIN DRÁGEAS apresenta-se na forma de drágeas de cor marrom chocolate.
MICOSTATIN SUSPENSÃO ORAL é uma suspensão opaca, homogênea e móvel, amarela clara, com odor de cereja – mentolada e sabor doce de cereja – mentolada no início e amargo no final.

Como usar
Para a aplicação da suspensão oral você deve higienizar a boca de maneira adequada, incluindo os cuidados necessários com a limpeza de próteses dentárias. A suspensão deve ser bochechada e mantida por algum tempo na boca antes de ser engolida. Nos lactentes (bebês que estejam amamentando) e crianças menores deve-se colocar a metade da dose utilizada em cada lado da boca.

Posologia
MICOSTATIN SUSPENSÃO ORAL
Prematuros e crianças de baixo peso – estudos clínicos demonstram que a dose de 1 mL (100.000 U.I. de nistatina) quatro vezes ao dia é efetiva.

Lactentes – a dose recomendada é de 1 ou 2 mL (100.000 a 200.000 U.I. de nistatina) quatro vezes ao dia.

Crianças e Adultos – a dose varia de 1 a 6 mL (100.000 a 600.000 U.I. de nistatina) quatro vezes ao dia.

MICOSTATIN DRÁGEAS Adultos – A dose recomendada é de 1 ou 2 drágeas (500.000 ou 1.000.000 U.I. de nistatina) três ou quatro vezes ao dia.
A fim de evitar reinfecção, as doses para todas as apresentações devem ser mantidas no mínimo por 48 horas após o desaparecimento dos sintomas e da negativação dos exames.
Se os sinais e sintomas piorarem ou persistirem (após o 14o dia do início do tratamento) você deverá procurar seu médico para ser reavaliado .

MICOSTATIN DRÁGEAS não pode ser partido ou mastigado.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.

REAÇÕES ADVERSAS
A nistatina é geralmente bem tolerada por todos os grupos de idade incluindo crianças debilitadas mesmo em terapia prolongada. Com grandes doses orais você poderá apresentar diarréia, distúrbios gastrintestinais, náuseas e vômitos. Raramente você poderá apresentar erupções cutâneas, incluindo urticária.Muito raramente você poderá apresentar Síndrome de Stevens-Johnson (formação de edema com bolhas).
Informe ao médico o aparecimento de reações indesejáveis.

CONDUTA EM CASO DE SUPERDOSE
Doses orais de nistatina excedendo cinco milhões de unidades diárias podem causar náuseas e distúrbios gastrintestinais. Não há relato de efeitos tóxicos graves ou de superinfecções.

CUIDADOS DE CONSERVAÇÃO
Você deve manter MICOSTATIN (Nistatina) suspensão oral e drágeas em temperatura ambiente (entre 15°C e 30oC) e protegidos da umidade.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Data da bula

25/07/2013