Feed

Já é assinante?

Entrar

Monuril - Bula do remédio

Monuril com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Monuril têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Monuril devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.

Aviso importante

Todas as bulas constantes em nosso portal são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.

Obs.: A MedicinaNET não vende nenhum tipo de medicamento.

Laboratório

Zambon

Apresentação de Monuril

Caixa com 1 envelope de granulado com 8g.
USO ADULTO - USO ORAL

Monuril - Indicações

- Cistites bacterianas agudas, episódios agudos de cistites bacterianas recidivantes, síndrome uretrovesical bacteriana aguda, uretrite bacteriana inespecífica.
- Bacteriúria assintomática significativa (gravidez).
- Infecções urinárias pós-operatórias.
- Profilaxia das infecções do trato urinário nas intervenções cirúrgicas e nas investigações instrumentais.

Contra-indicações de Monuril

Hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

Advertências

A ingestão com alimentos pode retardar a absorção da fosfomicina trometamol, com conseqüente diminuição dos níveis sangüíneos e urinários. Portanto é preferível que o produto seja administrado com estômago vazio, cerca de 2 a 3 horas antes ou após uma refeição.
Atenção diabéticos: contém açúcar (2,213 g).

Interações medicamentosas de Monuril

Monuril® tem sua absorção diminuída pela metoclopramida.

Reações adversas / Efeitos colaterais de Monuril

Monuril® é, de modo geral, bem tolerado. Foram observados raros distúrbios gastrintestinais como náuseas, pirose, diarréia e erupção cutânea, que regridem rapidamente com a descontinuação do produto.

Monuril - Posologia

Um envelope dissolvido em 1/2 copo d’água potável (50 a 75 mL), preferivelmente antes de deitar, após ter esvaziado a bexiga. Os sintomas clínicos geralmente desaparecem após 2 ou 3 dias. Nas infecções agudas das vias urinárias baixas (cistites, uretrites não gonocócicas) provocadas por germes sensíveis ao Monuril®, uma dose única equivalente a 3 g de fosfomicina é suficiente para induzir a cura. A eventual persistência temporária de alguns sintomas locais após o tratamento não significa necessariamente insucesso terapêutico, sendo geralmente atribuível à flogose pregressa. Nos casos clinicamente mais complicados ou nas infecções provocadas por germes sensíveis às mais altas concentrações de antibiótico (Pseudomas, Enterobacter, Proteus indol+), podem ser necessárias duas doses de Monuril® a serem administradas com intervalo de 24 horas. Na profilaxia das infecções urinárias e após intervenções cirúrgicas e manobras instrumentais, o tratamento de escolha é de duas doses de Monuril®. A primeira dose deve ser administrada cerca de 3 horas antes da intervenção e a segunda dose 24 horas depois.

Características farmacológicas

Monuril® possui uma molécula original, derivada do ácido fosfônico, descoberta nos Laboratórios de Pesquisa ZAMBON. Monuril® apresenta elevada atividade bactericida, de amplo espectro, contra germes Gram-positivos e Gramnegativos, abrangendo cepas produtoras de penicinilase e os germes mais freqüentemente isolados nas infecções das vias urinárias (E. coli, Proteus, Klebsiella, Enterobacter, Pseudomonas, Staphylococcus, etc), ainda que resistentes a outros antibacterianos. As características peculiares de Monuril® são: - Completa solubilidade em água; - Rápida absorção após administração oral; - Elevadas concentrações no plasma e nos tecidos; - Excreção do princípio ativo, sob forma inalterada, principalmente através dos rins. Altas concentrações do princípio ativo na urina são alcançadas rapidamente (entre 2 a 4 horas) e permanecem superiores às bactericidas contra os patógenos urinários pelo menos por 36 a 48 horas após a administração de uma dose terapêutica; - Ausência de resistência cruzada com outros antibacterianos; - Atividade antibacteriana inalterada em amplas variações do pH urinário; - Escassa toxicidade geral; - Possibilidade de efeitos sinérgicos com a maior parte dos outros antibacterianos. De acordo com suas características, Monuril® é particularmente indicado no tratamento de curta duração e profilaxia das infecções agudas "não complicadas" das vias urinárias baixas.

Uso em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Devem-se seguir as orientações gerais descritas na bula. Contudo, o tratamento deve ser iniciado com a dose mínima.

Dizeres legais

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
Nº lote, data de fabricação e validade: vide cartucho e envelope.
M.S.: 1.0084.0139
Farm. Resp.: Dr. Helcio Garcia de Souza CRF-SP 37.345
Importado e Distribuído por:
ZAMBON LABORATÓRIOS FARMACÊUTICOS LTDA.
Rua Descampado, 63 - Vila Vera
CEP: 04296-090 - São Paulo - SP
CNPJ: nº. 61.100.004/0001-36
Indústria Brasileira
® Marca Registrada
Produzido e embalado por:
Zambon Switzerland Ltd.
Via Industria, 13 - 6814 Cadempino, Suíça

Monuril - Bula para o Paciente

Monuril® é um antibiótico particularmente eficaz nas infecções das vias urinárias. Seu efeito inicia-se entre 2 a 4 horas após ingestão, com uma duração de pelo menos 36 a 48 horas após administração. Conservar em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC) e proteger da umidade. O prazo de validade do produto é de 36 meses. Observar o lote, a data de fabricação e o prazo de validade impressos no cartucho e no envelope. NÃO UTILIZAR O MEDICAMENTO COM PRAZO DE VALIDADE VENCIDO.
Monuril® deve ser administrado exclusivamente por via oral, com estômago vazio, preferivelmente antes de deitar e após esvaziada a bexiga. O conteúdo do envelope deve ser dissolvido em 1/2 copo d’água potável (50 a 75 mL) e administrado logo após a sua preparação. SIGA A ORIENTAÇÃO DO SEU MÉDICO, RESPEITANDO SEMPRE OS HORÁRIOS, AS DOSES E A DURAÇÃO DO TRATAMENTO. INFORME SEU MÉDICO A OCORRÊNCIA DE GRAVIDEZ NA VIGÊNCIA DO TRATAMENTO OU APÓS O SEU TÉRMINO. INFORME AO MÉDICO SE ESTIVER AMAMENTANDO.
INFORME SEU MÉDICO SOBRE O APARECIMENTO DE REAÇÕES DESAGRADÁVEIS DECORRENTES DO USO DO MEDICAMENTO, tais como distúrbios gastrintestinais e erupção cutânea que podem aparecer, ainda que raramente e de leve intensidade.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS. NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.

Data da bula

25/11/2011

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal