FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Naturetti

Naturetti - Bula do remédio

Naturetti com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Naturetti têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Naturetti devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.

Aviso importante

Todas as bulas constantes em nosso portal são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.

Obs.: A MedicinaNET não vende nenhum tipo de medicamento.

Laboratório

Sanofi

Apresentação de Naturetti

Geleia 5,8 mg/g + 3,9 mg/g: embalagem com 130 g ou 260 g.

USO ORAL.
USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 8 ANOS.

COMPOSIÇÃO
Cada colher de chá (5 g)* de Naturetti contém:
Senna alexandrina Mill., extrato ácido (sene).............................28,9 mg
Cassia fistula L., extrato seco (cássia) ....................................19,5 mg
Excipientes: tamarindo, coentro, alcaçuz, ácido cítrico anidro, metilparabeno, sorbato de potássio, pectina, petrolato líquido, ameixa descaroçada, aroma de ameixa, sorbitol e água purificada.
*Contém 13,2 mg de senosídeos.
______________________________________________________________________

Cápsulas 28,9 mg + 19,5 mg: embalagem com 16 ou 90.

USO ORAL. USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 8 ANOS.

COMPOSIÇÃO
Cada cápsula* de Naturetti contém:
Senna alexandrina Mill., extrato ácido (sene)..........................................28,9 mg
Cassia fistula L., extrato seco (cássia) .................................................19,5 mg
Excipientes: tamarindo, coentro, alcaçuz e celulose microcristalina.
*Contém 13,2 mg de senosídeos.

Naturetti - Indicações

Naturetti é indicado para o tratamento da prisão de ventre crônica ou momentânea devido a viagens, menstruação, dietas, cirurgias e alteração de hábitos alimentares.

Contra-indicações de Naturetti

Naturetti é contraindicado em casos de alergia a algum componente da fórmula e em casos de obstrução intestinal, retocolites, doença de Crohn ou qualquer outra contraindicação ao uso de laxantes.
Este medicamento é contraindicado para menores de 8 anos.

Advertências

Advertências e Precauções
Suspender a medicação em caso de superdose e corrigir as possíveis disfunções hidroeletrolíticas decorrentes desta.

Gravidez e lactação
Naturetti deve ser utilizado com cautela em mulheres grávidas.
Categoria de risco na gravidez: C. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.

Interações medicamentosas de Naturetti

Utilizar Naturetti com cautela em pacientes em uso de antiarrítmicos tipo quinidina, amiodarona, vincamina e digitálicos, anfotericina B e diuréticos hipocalemiantes.

Reações adversas / Efeitos colaterais de Naturetti

Ocasionalmente pode ocorrer diarreia, cólicas abdominais ou vômitos que desaparecem com a suspensão do uso ou simples redução da dose.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária - NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

Naturetti - Posologia

Cápsulas

Adultos e crianças acima de 8 anos: 1 cápsula ao deitar. Em algumas pessoas pode ser necessário o uso de 2 cápsulas por dia (o aumento da dosagem deve ser acompanhado pelo médico).
Não há estudos dos efeitos de Naturetti administrado por vias não recomendadas. Portanto, por segurança e para garantir a eficácia deste medicamento, a administração deve ser somente por via oral.

Populações especiais
Pacientes idosos: os pacientes idosos devem iniciar o tratamento com 1 cápsula, ajustando a dose, se necessário.
Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
______________________________________________________________

Geléia

Adultos: 1 colher de chá (5 g) ao deitar.

Crianças (acima de 8 anos de idade): 1 colher de café (2,5 g) ao deitar.
Estas doses podem ser alteradas de acordo com o critério médico.
Não há estudos dos efeitos de Naturetti administrado por vias não recomendadas. Portanto, por segurança e para garantir a eficácia deste medicamento, a administração deve ser somente por via oral.

Populações especiais
Pacientes idosos: os pacientes idosos devem iniciar o tratamento utilizando metade da dose recomendada para adultos.

Superdosagem

A superdose pode ocasionar diarreia e consequentemente perda hidroeletrolítica.
Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Características farmacológicas

Cápsulas

Naturetti combina a ação de princípios ativos vegetais que provocam estímulos no tubo digestivo, auxiliando na regulação da função intestinal como laxativo, de maneira suave e gradual.
O efeito laxativo da Senna é constatado pela inibição da absorção de água e eletrólitos do intestino grosso, o que aumenta o volume e a pressão do conteúdo intestinal. Isso estimula a motilidade do cólon, resultando em contrações propulsivas. Após o restabelecimento normal da função intestinal, suas doses podem ser reduzidas ou seu uso suprimido.

Tempo médio de início de ação
Antraquinonas ativas são liberadas no cólon a partir de senosídeos por bactérias colônicas e seus efeitos ocorrem geralmente entre 8 a 10 horas após ingestão oral.
___________________________________________________________________________

Geléia

Naturetti combina a ação de princípios ativos vegetais que provocam estímulos no tubo digestivo, auxiliando na regulação da função intestinal como laxativo, de maneira suave e gradual.
O efeito laxativo da Senna é constatado pela inibição da absorção de água e eletrólitos do intestino grosso, o que aumenta o volume e a pressão do conteúdo intestinal. Isso estimula a motilidade do cólon, resultando em contrações propulsivas. Após o restabelecimento normal da função intestinal, suas doses podem ser reduzidas ou seu uso suprimido.
Naturetti integra-se rapidamente a rotina cotidiana do usuário devido a seu sabor de ameixa, consistência ideal e dose única diária, que previne esquecimento.

Tempo médio de início de ação
Antraquinonas ativas são liberadas no cólon à partir de senosídeos por bactérias colônicas e seus efeitos ocorrem geralmente entre 8 a 10 horas após ingestão oral.

Resultados de eficácia

Em estudo clínico randomizado, cego, controlado, 42 pacientes adultos portadores de constipação (3 ou menos evacuações/ semana) foram alocados para receber psyllium + Senna (6,5 + 1,5 g / dia) ou psyllium (7,2 g / dia). Ambos os laxantes aumentaram a frequência de evacuações, o peso úmido e seco das fezes. Somente com Senna + psyllium houve aumento da umidade das fezes. Ambos os laxantes produziram alto grau de alívio subjetivo e melhora na consistência das fezes. Quando a constipação foi avaliada objetivamente pela frequência e peso das fezes, efeito laxativo foi obtido por 63% dos pacientes no grupo psyllium + Senna e 48% dos pacientes no grupo psyllium (Marlett et al, 1987).
Efeitos clínicos de princípios ativos feitos á partir de sementes de plantago e vagens de Senna (Agiolax) foram estudados em 100 pacientes (40 a 60 anos) portadores de lentidão intestinal ou constipação crônica. Os pacientes foram tratados por 3 meses com uma dose diária de 2 colheres de chá todas as noites. Na maioria dos indivíduos uma boa resposta clínica foi obtida, 88% dos pacientes apresentaram uma normalização do tempo de trânsito gastrointestinal e apenas 12% não responderam satisfatoriamente à terapia. Além disso, a associação foi bem tolerada por 86% dos pacientes (Bossi et al, 1986).
Em estudo prospectivo envolvendo 62 crianças, com idade mediana de 6 anos, portadoras de constipação funcional (frequência de evacuações inferior a 3 evacuações/semana), foram tratados com modificação comportamental, Senna e óleo mineral. Cada criança foi reavaliada periodicamente, e o tratamento foi considerado bem sucedido quando a taxa de evacuação foi de 3 ou mais evacuações/semana, o desconforto era ausente, e frequência de fezes sólidas era 2 ou menos episódios/mês. Observou-se o alívio dos sintomas com Senna (20-30 mg/dose), combinada com óleo mineral, em 26% dos pacientes. O tratamento de manutenção incluiu óleo mineral (15-30 ml/dia) e Senna (5-15 mg/dia). Resultados satisfatórios foram alcançados em 32% (1 mês), 71% (3-6 meses) e 85% (6-12 meses). Resposta bem-sucedida foi também relacionada com hábitos de toalete regular, modificação da dieta e uma mudança na atitude da família (Martinez-Costa et al, 2005). Em estudo clínico prospectivo, controlado por placebo, pacientes com constipação no pós-parto imediato foram tratadas com comprimidos de Senna (Senokot). Resultados satisfatórios foram observados em 93% das pacientes brancas e 96% das pacientes negras, significativamente superior do que resultados obtidos com o placebo (51% a 59%).Não há evidência de que comprimidos de Senna, tomados pela mãe, tenha efeitos sobre bebês que recebam amamentação de peito (Shelton et al, 1980).

Modo de usar

Naturetti devem ser administradas por via oral.

Armazenagem

Naturetti deve ser mantido em sua embalagem original, em temperatura ambiente (entre 15 e 30 ºC). Proteger da luz.

Prazo de validade: 24 meses a partir da data de fabricação.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Características físicas e organolépticas
Geleia de coloração marrom, de consistência firme e com odor característico de ameixa.

Cápsula transparente contendo pó de cor creme esverdeado apresentando pontos escuros.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Dizeres legais

MS 1.1300.0192
Farm. Resp.: Silvia Regina Brollo
CRF-SP 9.815

Registrado por:
Sanofi-Aventis Farmacêutica Ltda.
Av. Mj. Sylvio de M. Padilha, 5200 – São Paulo – SP
CNPJ 02.685.377/0001-57

Fabricado por:
Sanofi-Aventis Farmacêutica Ltda.
Rua Conde Domingos Papaiz, 413 – Suzano – SP
CNPJ 02.685.377/0008-23
Indústria Brasileira
® Marca Registrada

Naturetti - Bula para o Paciente

Geleia

1. PARA QUÊ ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
Naturetti é um medicamento fitoterápico indicado para o tratamento da prisão de ventre crônica ou momentânea devido a viagens, menstruação, dietas, cirurgias e alteração de hábitos alimentares.

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
Naturetti combina a ação de princípios ativos vegetais que provocam estímulos no tubo digestivo, auxiliando na regulação da função intestinal como laxativo, de maneira suave e gradual.

Tempo médio de início de ação
Antraquinonas ativas são liberadas no cólon a partir de senosídeos por bactérias colônicas e seus efeitos ocorrem geralmente entre 8 a 10 horas após ingestão oral.

3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Naturetti é contraindicado em casos de alergia a algum componente da fórmula e em casos de obstrução intestinal, retocolites (doença inflamatória intestinal), doença de Crohn (doença crônica inflamatória intestinal) ou qualquer outra contraindicação ao uso de laxantes.
Este medicamento é contraindicado para menores de 8 anos.

4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Advertências e Precauções
Suspender a medicação em caso de superdose e corrigir as possíveis disfunções hidroeletrolíticas (perda de água e sais minerais) decorrentes desta.

Gravidez e amamentação
Naturetti deve ser utilizado com cautela em mulheres grávidas.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS
Utilizar Naturetti com cautela em pacientes em uso de antiarrítmicos (medicamentos que tratam quadros de alterações nos batimentos cardíacos) tipo quinidina, amiodarona, vincamina e digitálicos, anfotericina B (antifúngico) e diuréticos hipocalemiantes (medicamento indicado para reduzir a pressão sanguínea, e que diminuem a concentração de potássio no sangue).
Informe ao seu médico se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Naturetti deve ser mantido em sua embalagem original, em temperatura ambiente (entre 15 e 30 ºC). Proteger da luz.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Características do medicamento
Geleia de coloração marrom, de consistência firme e com odor característico de ameixa.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Modo de Usar
Naturetti deve ser usado por via oral.

Posologia
Adultos: 1 colher de chá (5 g) ao deitar.

Crianças (acima de 8 anos de idade): 1 colher de café (2,5 g) ao deitar.
Estas doses podem ser alteradas de acordo com o critério médico.
Não há estudos dos efeitos de Naturetti administrado por vias não recomendadas. Portanto, por segurança e para garantir a eficácia deste medicamento, a administração deve ser somente por via oral, conforme recomendado pelo médico.

Populações especiais
Pacientes idosos: os pacientes idosos devem iniciar o tratamento utilizando metade da dose recomendada para adultos.
Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico.

7. O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Caso esqueça-se de administrar uma dose, administre-a assim que possível. No entanto, se estiver próximo do horário da dose seguinte, espere por este horário, respeitando sempre o intervalo determinado pela posologia. Nunca devem ser administradas duas doses ao mesmo tempo.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico.

8. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
Ocasionalmente podem ocorrer diarreia, cólicas abdominais ou vômitos que desaparecem com a suspensão do uso ou simples redução da dose. Caso esses sintomas persistam, procure seu médico.
Informe ao seu médico ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também a empresa através do seu serviço de atendimento.

9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
A superdose pode ocasionar diarreia e consequentemente perda hidroeletrolítica (perda de água e sais minerais).
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
__________________________________________________________________

Cápsulas

1. PARA QUÊ ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
Naturetti é um medicamento fitoterápico indicado para o tratamento da prisão de ventre crônica ou momentânea devido a viagens, menstruação, dietas, cirurgias e alteração de hábitos alimentares.

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
Naturetti combina a ação de princípios ativos vegetais que provocam estímulos no tubo digestivo, auxiliando na regulação da função intestinal como laxativo, de maneira suave e gradual.

Tempo médio de início de ação
Antraquinonas ativas são liberadas no cólon a partir de senosídeos por bactérias colônicas e seus efeitos ocorrem geralmente entre 8 a 10 horas após ingestão oral.

3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Naturetti é contraindicado em casos de alergia a algum componente da fórmula e em casos de obstrução intestinal, retocolites (doença inflamatória intestinal), doença de Crohn (doença crônica inflamatória intestinal) ou qualquer outra contraindicação ao uso de laxantes.
Este medicamento é contraindicado para menores de 8 anos.

4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO? Advertências e Precauções
Suspender a medicação em caso de superdose e corrigir as possíveis disfunções hidroeletrolíticas (perda de água e sais minerais) decorrentes desta.

Gravidez e amamentação
Naturetti deve ser utilizado com cautela em mulheres grávidas.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS
Utilizar Naturetti com cautela em pacientes em uso de antiarrítmicos (medicamentos que tratam quadros de alterações nos batimentos cardíacos) tipo quinidina, amiodarona, vincamina e digitálicos, anfotericina B (antifúngico) e diuréticos hipocalemiantes (medicamentos indicados para reduzir a pressão sanguínea, e que diminuem a concentração de potássio no sangue).
Informe ao seu médico se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Naturetti deve ser mantido em sua embalagem original, em temperatura ambiente (entre 15 e 30 ºC). Proteger da luz.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Características do medicamento
Cápsula transparente contendo pó de cor creme esverdeado apresentando pontos escuros.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Modo de usar
As cápsulas de Naturetti devem ser administradas por via oral.

Posologia
Adultos e crianças acima de 8 anos: 1 cápsula ao deitar. Em algumas pessoas pode ser necessário o uso de 2 cápsulas por dia (o aumento da dosagem deve ser acompanhado pelo médico).
Não há estudos dos efeitos de Naturetti administrado por vias não recomendadas. Portanto, por segurança e para garantir a eficácia deste medicamento, a administração deve ser somente por via oral, conforme recomendado pelo médico.

Populações especiais
Pacientes idosos: os pacientes idosos devem iniciar o tratamento com 1 cápsula, ajustando a dose, se necessário.
Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico.
Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.

7. O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Caso esqueça-se de administrar uma dose, administre-a assim que possível. No entanto, se estiver próximo do horário da dose seguinte, espere por este horário, respeitando sempre o intervalo determinado pela posologia. Nunca devem ser administradas duas doses ao mesmo tempo.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico.

8. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
Ocasionalmente podem ocorrer diarreia, cólicas abdominais ou vômitos que desaparecem com a suspensão do uso ou simples redução da dose. Caso esses sintomas persistam, procure seu médico.
Informe ao seu médico ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também a empresa através do seu serviço de atendimento.

9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
A superdose pode ocasionar diarreia e consequentemente perda hidroeletrolítica (perda de água e sais minerais).
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Data da bula

07/07/2015

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal