Feed

Já é assinante?

Entrar

Neutrofer

Neutrofer - Bula do remédio

Neutrofer com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Neutrofer têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Neutrofer devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.

Aviso importante

Todas as bulas constantes em nosso portal são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.

Obs.: A MedicinaNET não vende nenhum tipo de medicamento.

Laboratório

Ems

Apresentação de Neutrofer

Comprimidos revestidos 150 mg (equivalente a 30 mg de ferro elementar por comprimido): caixa contendo 4 e 30 comprimidos.

Comprimidos revestidos 300 mg (equivalente a 60 mg de ferro elementar por comprimido): caixa contendo 4 e 30 comprimidos.

Comprimidos mastigáveis 500 mg (equivalente a 100 mg de ferro elementar): caixa contendo 30 comprimidos mastigáveis.

Flaconetes 250 mg/5 mL (equivalente a 50 mg de ferro elementar em 5 mL de suspensão): caixa contendo 4 e 20 flaconetes de 5 mL.

Gotas 250 mg/mL (equivalente a 50 mg de ferro elementar em 20 gotas (1 mL) de suspensão): frasco conta -gotas com 10 mL e 30 mL.

USO ORAL
USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 4 ANOS (COMPRIMIDO REVESTIDO E COMPRIMIDO MASTIGÁVEL)

COMPOSIÇÃO
Tabela de IDR (Ingestão Diária Recomendada) *
 AdultoGestanteLactenteCriança
0-6 meses

7-11
meses

1-3 anos4-6 anos7-10 anos

Comp. 150 mg (1)
(30 mg de ferro
elementar/comp)

428,57%222,22%---500%333,33%

Comp. 300 mg (1)
(60 mg de ferro
elementar/comp)

428,57%222,22%---1000%666,66%

Comp. 500 mg (2)
(100 mg de ferro
elementar/comp)

714,28%----1666,66%1111,11%

Flaconete 250 mg/5 ml
(3)
(50 mg de ferro
elementar/5ml)

714,28%370,37%18518,51%555,55%833,33%1666,66%1111,11%

Gotas 250 mg/ml (3)
(50 mg de ferro
elementar/,ml)

-185,2%18518,51%555,55%833,33%833,33%555,55%


(1) Excipientes: celulose microcristalina + lactose monoidratada, óxido de ferro vermelho, croscarmelo se sódica, estearato de magnésio, dióxido de titânio, corante alumínio laca amarelo crepúsculo 6, álcool polivinílico + talco + macrogol, água purificada.

(2)Excipientes: celulose microcristalina + lactose monoidratada, essência de menta, essência de chocolate, óleo vegetal hidrogenado, estearato de magnésio, álcool polivinílico + talco + macrogol, dióxido de titânio, corante alumínio laca amarelo crepúsculo 6, óxido de ferro vermelho, água purificada.

(3)Excipientes: sorbitol, metilparabeno, propilparabeno, carmelose sódica + celulose microcristalina, essência de menta, essência de chocolate, propilenoglicol, água purificada.
* Ingestão diária recomendada baseada na posologia máxima recomendada.

Neutrofer - Indicações

Neutrofer® está indicado nos seguintes casos:
-tratamento e profilaxia das síndromes ferropênica latentes e moderadas;
-anemia ferropriva devido a subnutrição e/ou carências alimentares qualitativa e quantitativa;
-anemias das síndromes disabsortivas intestinais;
-anemia ferropriva da gravidez e da lactação;
-anemia por hemorragias agudas ou crônicas.
-nas diversas condições onde seja conveniente a suplementação dos fatores hematogênicos.

Contra-indicações de Neutrofer

Hipersensibilidade aos sais de ferro. Hemocromatose, anemias associadas a leucemias agudas ou crônicas e hepatopatia aguda.
Todas as anemias não ferropênicas, particularmente aquelas caracterizadas por acúmulos ou incapacidade de utilização do ferro, tais como hemocromatose, anemia falciforme, anemia hemolítica, anemias sideroacrésticas, anemias do chumbo, talassemia, anemias por tumores ou infecções (sem deficiência de ferro), anemias associadas à leucemia.
Processos que impedem a absorção do ferro pela via oral, como diarreias crônicas, retocolite ulcerativa, artrite reumatoide, doença de Crohn, asma brônquica.

Advertências

Como todos os preparados contendo ferro, Neutrofer® deve ser administrado com cautela na presença de alcoolismo, hepatite, infecções agudas e estados inflamatórios do trato gastrintestinal (enterite, colite ulcerativa), pancreatite e úlcera péptica. A administração do produto em pacientes submetidos a transfusões repetidas de sangue deve ser realizada sob rigoroso controle médico e observação do quadro sanguíneo, visto que a concomitância da aplicação de sangue com alto nível de ferro eritrocitário e sais de ferro por via oral pode resultar em sobrecarga férrica.
As ingestões excessivas de álcool, causando incremento do depósito hepático de ferro, aumentam a probabilidade de efeitos colaterais, quando em uso prolongado.
Recomenda-se a realização periódica de exames hematológicos, adequando-se a ferroterapia aos respectivos resultados obtidos.
Deve-se levar em consideração o fato de que, às vezes, depósitos excessivos de ferro podem ser mascara dos por uma morfologia hemática aparentemente normal.
Portadores de hepatopatia em fase aguda ou pacientes que anteriormente apresentaram sinais leves de hipersensibilidade ao ferro, devem usar o preparado com muita cautela e sob constante vigilância médica.

Comprimidos revestidos e mastigáveis:
Este medicamento contém LACTOSE.

Pacientes com problemas hereditários raros de intolerância à galactose (deficiência Lapp de lactose ou má absorção de glicose-galactose), não devem tomar Neutrofer ® , pois ele possui lactose em sua formulação.

Pacientes idosos: Não existem cuidados especiais para o uso de Neutrofer® em pacientes idosos.

Categoria de risco A: Em estudos controlados em mulheres grávidas, o fármaco não demonstrou risco para o feto no primeiro trimestre de gravidez. Não há evidências de risco nos trimestres posteriores, sendo remota a possibilidade de dano fetal.
Este medicamento pode ser utilizado durante a gravidez desde que sob prescrição médica ou do cirurgião-dentista.

Interações medicamentosas de Neutrofer

Graças a alta estabilidade do seu complexo, Neutrofer® , diferentemente dos sais ferrosos, não sofre diminuição da absorção por interação com certos medicamentos (por exemplo: tetraciclinas, hormônios esteroides, anticoncepcionais, glicosídeos cardíacos), se porventura forem empregados concomitantemente. A ingestão de álcool, causando incremento do depósito hepático de ferro, aumenta a probabilidade de efeitos colaterais e até tóxicos do ferro, quando em uso prolongado.

Reações adversas / Efeitos colaterais de Neutrofer

Neutrofer® é um composto orgânico que apresenta excelente tolerabilidade e apenas, ocasionalmente provoca fenômenos gastrintestinais (sensação de plenitude, dores epigástricas, náuseas, constipação ou diarreia), que são frequentemente observados com o uso dos compostos ferrosos. A manifestação de reações de hipersensibilidade (sensação de calor, rubor, taquicardia, erupções cutâneas) é extremamente rara, ocorrendo quase que exclusivamente em indivíduos reconhecidamente alérgicos aos sais de ferro. O possível escurecimento das fezes é característica específica de todas as preparações farmacêuticas contento ferro, não tendo significado clínico.
Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em http://www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

Neutrofer - Posologia

Para o uso pediátrico, a dose diária de ferro a ser administrada, é calculada conforme a gravidade do caso e, salvo critério médico diferente, na base de 2,5 a 5,0 mg por kg de peso. Esta dose pode ser administrada, conforme o volume total resultante, em uma ou mais tomadas. Para fins de cálculo, o teor de ferro elementar de cada apresentação de Neutrofer® é o seguinte:
A.Comprimido mastigável 500 mg: 100 mg de Fe III
B.Comprimido revestido 300 mg: 60 mg de Fe III
C.Comprimido revestido 150 mg: 30 mg de Fe III
D.Flaconetes com 5 ml da suspensão (250 mg/5 ml): 50 mg de Fe III
E.Gotas (250 mg/ ml): 50 mg de Fe III por ml. Cada ml equivale a 20 gotas. 1 gota = 2,5 mg de Fe III.
A dose e a duração da terapia são dependentes da extensão da deficiência de ferro.

Posologia de Neutrofer®
Prematuros, lactentes e crianças até 4 anos: A dose diária total é definida conforme o peso corporal critério e médico. Gotas: em geral, a dose é de 1 gota/kg/dia (2,5 mg de Fe III) em dose única, para crianças de até 20 kg. Acima de 20 kg, administrar até 20 gotas (50 mg de Fe III) ao dia ou a critério médico.
Flaconetes: como média, a dose varia de ½ (2,5 ml =25 mg de Fe III) a 1 flaconete (5 ml => 50 mg de Fe III). Crianças de 4 a 12 anos: A dose diária total é definida conforme o peso corporal e critério médico.
Gotas: a dose sugerida varia de 1 a 2 gotas/kg/dia, em dose única, para crianças de até 20 kg. Acima de 20 kg, administrar até 20 gotas ao dia ou a critério médico.
Flaconetes: usualmente, a dose varia de ½ (2,5 ml = 25 mg de Fe III) a 2 flaconetes (10 ml = 100 mg de Fe III) flaconetes.
Comprimidos revestidos de 150 mg ou 300 mg: 1 comprimido ao dia (150 mg = 30 mg de Fe III ou 300 mg = 60 mg de Fe III).
Comprimidos mastigáveis de 500 mg: em média, a dose varia de ½ (250 mg = 50 mg de Fe III) a 1 comprimido (500 mg = 100 mg de Fe III).

Adolescentes e Adultos: A dose diária recomendada varia de acordo com a gravidade do caso ou critério médico. Flaconetes: usualmente de 1 (5 ml = 50 mg de Fe III) a 2 flaconetes (10 ml = 100 mg de Fe III).
Comprimidos revestidos de 150 mg: em média, de 1 (30 mg de Fe III) a 2 comprimidos (60 mg de Fe III ). Comprimidos revestidos de 300 mg: 1 comprimido (60 mg de Fe III).
Comprimidos mastigáveis de 500 mg: em geral, a dose varia de ½ (250 mg = 50 mg de Fe III) a 1 comprimido (500 mg = 100 mg de Fe III).

Gestantes: A dose diária recomendada pode variar a critério médico.
Gotas: 20 gotas (50 mg de Fe III).
Comprimidos revestidos de 150 mg: em média de 1 (30mg de Fe III) a 2 comprimidos (60 mg de Fe III) ao dia. Comprimidos revestidos de 300 mg: 1 comprimido ao dia (60 mg de Fe III).
Flaconetes: como média, varia de 1 (5 ml = 50 mg de Fe III) a 2 flaconetes (10 ml = 100 mg de Fe III).

Instruções de uso:
-Recomenda-se a administração de Neutrofer ® pouco antes ou durante as refeições. Os comprimidos de Neutrofer devem ser ingeridos com água (comprimidos revestidos), ou mastigados (comprimidos mastigáveis).
-Agite bem Neutrofer® gotas e flaconetes antes de usar. Neutrofer® gotas pode ser misturado em suco de frutas, refrigerantes, leite, papinhas ou sopinhas e em alimentos em geral após o preparo.
- A ingestão de alimentos não interfere com a absorção de Neutrofer® .
- Neutrofer® comprimidos, flaconetes ou gotas não possuem açúcar, podendo ser administrados a pacientes diabéticos.
-Nas anemias carenciais graves, a fim de garantir um tratamento eficiente com total reposição das reservas orgânicas de ferro, pode-se continuar a administração de Neutrofer® durante 1 mês após o desaparecimento dos sintomas clínicos e a normalização da taxa hemoglobínica, conforme critério médico.

Comprimidos revestidos: Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.

Superdosagem

Quando da ingestão acidental de doses muito superiores às preconizadas, podem ocorrer sintomas como náuseas, diarreias, vômitos, sensação de plenitude gástrica.
O tratamento da intoxicação aguda consiste na administração de eméticos, lavagem gástrica, administração de medicamentos antidiarreicos e principalmente deferoxamina por sonda gástrica e por via intravenosa.
Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Características farmacológicas

Farmacodinâmica – Neutrofer ® repõe o ferro nos estados de carência prevenindo o surgimento de síndromes anêmicas na mulher e em crianças.
Neutrofer® age como antianêmico. É especificamente indicado para o tratamento das anemias nutricionais e microcíticas causadas pela deficiência de ferro.
O ferro de Neutrofer® apresenta-se sob a forma de glicinato férrico não iônico, o que confere ao medicamento características vantajosas, tais como: boa absorção e utilização pelo organismo, baixa toxicidade e boa tolerabilidade, não interação com certos medicamentos (por exemplo, tetraciclinas, glicosídeos cardíacos, anticoncepcionais hormônios esteroides), não diminuição do seu volume utilizável, nem por eliminação renal, nem por depósito no tecido adiposo.

Resultados de eficácia

Estudos comprovam que o tratamento diarreia com glicinato férrico apresenta impacto significante sobre aumento nos níveis de hemoglobina circulante.
Quarenta crianças, de 6 a 36 meses de idade, com anemia por deficiência de ferro (hemoglobina <11 g /dL) foram divididos em dois grupos. Um grupo recebeu sulfato ferroso e a outro ferro bis-glicinato na dose de 5 mg de Fe por kg por dia de peso corporal durante 28 dias. Ambos os grupos tiveram aumento significativo da hemoglobina- ferro bis- glicinato 2.5 +/- 1.31 versus sulfato ferroso 1.8 +/- 1.59 - mas apenas o grupo tratado com o ferro bis-glicinato obteve aumento significativo da ferritina no plasma (74.6 +/- 75.9 versus 26.5 +/- 53.98).

Referência Bibliográfica:
Pineda O, Ashmead HD. Effectiveness of treatment of iron-deficiency anemia in infants and young children with ferrousbis-glycinate chelate. Nutrition. 2001 May;17(5):381-4.

Armazenagem

Manter à temperatura ambiente (15ºC a 30ºC). Proteger da luz e manter em lugar seco.
Neutrofer® é válido por 24 meses a partir da data de fabricação.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vi de embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

300mg comprimido revestido: comprimido revestido na cor marrom, oblongo e monossectado.

150mg comprimido revestido: comprimido revestido na cor marrom, circular e biconvexo.

500mg comprimido mastigável: Comprimido revestido, na cor marrom, oblongo e bissectado.

Gotas e Flaconetes: Suspensão homogênea, de cor marrom, com sabor e odor de chocolate e menta, isenta de partículas e material estranho.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Dizeres legais

Reg. MS nº 1.3569.0626
Farmacêutico Responsável: Dr. Adriano Pinheiro Coelho
CRF-SP nº. 22.883

Registrado por:
EMS SIGMA PHARMA LTDA.
Rod. Jornalista Francisco Aguirre Proença, km 08
Bairro Chácara Assay
CEP 13186-901 - Hortolândia/SP
C.N.P.J.: 00.923.140/0001-31
INDÚSTRIA BRASILEIRA

Fabricado Por:
EMS S/A
Hortolândia - SP
Telefone do SAC: 0800-191222
Venda sob prescrição médica.

Neutrofer - Bula para o Paciente

flaconetes 250 mg/5 mL
gotas 250 mg/mL
suspensão oral

1. PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
Neutrofer® está indicado para tratamento de anemia por deficiência de ferro.

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
Neutrofer® age como antianêmico, pois repõe o ferro nos estados de deficiência prevenindo o surgimento de anemias na mulher e em crianças, e também tratando anemia causada por deficiência de ferro.

3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Neutrofer® não deve ser usado por pacientes alérgicos a medicamentos à base de ferro ou com anemias não causadas por deficiência de ferro, bem como por aqueles que apresentem asma brônquica, artrite reumatoide, doenças gastrintestinais, doença de Crohn e doenças hepáticas (do fígado) agudas.

4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Neutrofer® deve ser administrado com cautela na presença de alcoolismo, hepatite, infecções agudas e estados inflamatórios do trato gastrintestinal (enterite, colite ulcerativa), pancreatite e úlcera péptica.
Avise o seu médico se você recebeu transfusões sanguíneas repetidas.
Como outros compostos de ferro, Neutrofer® pode provocar escurecimento das fezes ou coloração mais intensa da urina, fato este sem qualquer significância clínica.
Pacientes idosos: Não existem cuidados especiais para o uso de Neutrofer® em pacientes idosos.
Grávidas e lactantes: informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando.

Categoria de risco A: Em estudos controlados em mulheres grávidas, o fármaco não demonstrou risco para o feto no primeiro trimestre de gravidez. Não há evidências de risco nos trimestres posteriores, sendo remota a possibilidade de dano fetal.
Este medicamento pode ser utilizado durante a gravidez desde que sob prescrição médica ou do cirurgião-dentista.

Interações medicamento - medicamento
Graças a alta estabilidade do seu complexo, Neutrofer®, diferentemente dos sais ferrosos, não sofre diminuição da absorção por interação com certos medicamentos (por exemplo: tetraciclinas, hormônios esteroides, anticoncepcionais, glicosídeos cardíacos), se porventura forem empregados concomitantemente.

Interações medicamento – substância química
A ingestão de álcool aumenta a probabilidade de efeitos colaterais e até tóxicos do ferro, quando em uso prolongado.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Manter à temperatura ambiente (15ºC a 30ºC). Proteger da luz e manter em lugar seco.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Gotas e Flaconetes: Suspensão homogênea, de cor marrom, com sabor e odor de chocolate e menta, isenta de partículas e material estranho.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Para o uso pediátrico, a dose diarreia de ferro a ser administrada, é calculada conforme a gravidade do caso e, salvo critério médico diferente, na base de 2,5 a 5,0 mg por kg de peso. Esta dose pode ser administrada, conforme o volume total resultante, em uma ou mais tomadas. Para fins de cálculo, o teor de ferro elementar de cada apresentação de Neutrofer® é o seguinte:
A.Flaconetes com 5 ml da suspensão (250 mg/5 ml): 50 mg de Fe III
B.Gotas (250 mg/ ml): 50 mg de Fe III por ml. Cada ml equivale a 20 gotas. 1 gota = 2,5 mg de Fe III. A dose e a duração da terapia são dependentes da extensão da deficiência de ferro.

Posologia de Neutrofer®
Prematuros, lactentes e crianças até 4 anos: A dose diária total é definida conforme o peso corporal critério e médico. Gotas: em geral, a dose é de 1 gota/kg/dia (2,5 mg de Fe III) em dose única, para crianças de até 20 kg. Acima de 20 kg, administrar até 20 gotas (50 mg de Fe III) ao dia ou a critério médico.
Flaconetes: como média, a dose varia de ½ (2,5 ml =25 mg de Fe III) a 1 flaconete (5 ml => 50 mg de Fe III). Crianças de 4 a 12 anos: A dose diária total é definida conforme o peso corporal e critério médico.
Gotas: a dose sugerida varia de 1 a 2 gotas/kg/dia, em dose única, para crianças de até 20 kg. Acima de 20 kg, administrar até 20 gotas ao dia ou a critério médico.
Flaconetes: usualmente, a dose varia de ½ (2,5 ml = 25 mg de Fe III) a 2 flaconetes (10 ml = 100 mg de Fe III) flaconetes.

Adolescentes e Adultos: A dose diária recomendada varia de acordo com a gravidade do caso ou critério médico. Flaconetes: usualmente de 1 (5 ml = 50 mg de Fe III) a 2 flaconetes (10 ml = 100 mg de Fe III).

Gestantes: A dose diária recomendada pode variar a critério médico.
Gotas: 20 gotas (50 mg de Fe III).
Flaconetes: como média, varia de 1 (5 ml = 50 mg de Fe III) a 2 flaconetes (10 ml = 100 mg de Fe III).

Instruções de uso:
-Recomenda-se a administração de Neutrofer ® pouco antes ou durante as refeições.
-Agite bem Neutrofer® gotas e flaconetes antes de usar. Neutrofer® gotas pode ser misturado em suco de frutas, refrigerantes, leite, papinhas ou sopinhas e em alimentos em geral após o preparo.
-A ingestão de alimentos não interfere com a absorção de Neutrofer®.
-Neutrofer® flaconetes ou gotas não possuem açúcar, podendo se r administrados a pacientes diabéticos.
-Nas anemias carenciais graves, a fim de garantir um tratamento eficiente com total reposição das reservas orgânicas de ferro, pode-se continuar a administração de Neutrofer® durante 1 mês após o desaparecimento dos sintomas clínicos e a normalização da taxa hemoglobínica, conforme critério médico.

Aos pacientes portadores de próteses dentárias, particularmente à base de “Luva Light”, recomenda-se lavar a boca e escovar as próteses imediatamente após o uso do medicamento, a fim de evitar o escurecimento.
Recomenda-se a administração de Neutrofer ® pouco antes ou durante as refeições.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do s eu médico.

7. O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Tome a dose assim que se lembrar dela. Entretanto, se estiver próximo o horário da dose seguinte, salte a dose esquecida e continue o tratamento conforme prescrito. Não utilize o dobro da dose para compensar uma dose esquecida.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

8. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
Neutrofer® é um composto orgânico que apresenta excelente tolerabilidade e, apenas ocasionalmente, provoca fenômenos gastrintestinais (sensação de plenitude, dores epigástricas, náuseas, constipação ou diarreia), que são frequentemente observados com o uso dos compostos ferrosos. A manifestação de reações de hipersensibilidade (sensação de calor, rubor, taquicardia, erupções cutâneas) é extremamente rara, ocorrendo quase que exclusivamente em indivíduos reconhecidamente alérgicos aos sais de ferro. O possível escurecimento das fezes é característica específica de todas as preparações farmacêuticas contendo ferro, não tendo significado clínico.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
Quando da ingestão acidental de doses muito superiores às preconizadas, podem ocorrer sintomas como náuseas, diarreias, vômitos, sensação de plenitude gástrica.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
______________________________________________________________________

comprimidos revestidos 150mg e 300mg
comprimidos mastigáveis 500mg
1. PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
Neutrofer® está indicado para tratamento de anemia por deficiência de ferro.

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
Neutrofer® age como antianêmico, pois repõe o ferro nos estados de deficiência prevenindo o surgimento de anemias na mulher e em crianças, e também tratando anemia causada por deficiência de ferro.

3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Neutrofer® não deve ser usado por pacientes alérgicos a medicamentos à base de ferro ou com anemias não causadas por deficiência de ferro, bem como por aqueles que apresentem asma brônquica, artrite reumatoide, doenças gastrintestinais, doença de Crohn e doenças hepáticas (do fígado) agudas.

4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Neutrofer® deve ser administrado com cautela na presença de alcoolismo, hepatite, infecções agudas e estados inflamatórios do trato gastrintestinal (enterite, colite ulcerativa), pancreatite e úlcera péptica.
Avise o seu médico se você recebeu transfusões sanguíneas repetidas.
Como outros compostos de ferro, Neutrofer® pode provocar escurecimento das fezes ou coloração mais intensa da urina, fato este sem qualquer significância clínica.

Este medicamento contém LACTOSE.
Pacientes com problemas hereditários raros de intolerância à galactose (deficiência Lapp de lactose ou má absorção de glicose-galactose), não devem tomar Neutrofer ®, pois ele possui lactose em sua formulação.

Pacientes idosos: Não existem cuidados especiais para o uso de Neutrofer® em pacientes idosos.

Grávidas e lactantes: informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando.

Categoria de risco A: Em estudos controlados em mulheres grávidas, o fármaco não demonstrou risco para o feto no primeiro trimestre de gravidez. Não há evidências de risco nos trimestres posteriores, sendo remota a possibilidade de dano fetal.
Este medicamento pode ser utilizado durante a gravidez desde que sob prescrição médica ou do cirurgião-dentista.

Interações medicamento - medicamento
Graças a alta estabilidade do seu complexo, Neutrofer®, diferentemente dos sais ferrosos, não sofre diminuição da absorção por interação com certos medicamentos (por exemplo: tetraciclinas, hormônios esteroides, anticoncepcionais, glicosídeos cardíacos), se porventura forem empregados concomitantemente.

Interações medicamento – substância química
A ingestão de álcool aumenta a probabilidade de efeitos colaterais e até tóxicos do ferro, quando em uso prolongado.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Manter à temperatura ambiente (15ºC a 30ºC). Proteger da luz e manter em lugar seco.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vi de embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

300mg comprimido revestido: comprimido revestido na cor marrom, oblongo e monossectado.
150mg comprimido revestido: comprimido revestido na cor marrom, circular e biconvexo.
500mg comprimido mastigável: Comprimido revestido, na cor marrom, oblongo e bissectado.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Para o uso pediátrico, a dose diária de ferro a ser administrada, é calculada conforme a gravidade do caso e, salvo critério médico diferente, na base de 2,5 a 5,0 mg por kg de peso. Esta dose pode ser administrada, conforme o volume total resultante, em uma ou mais tomadas. Para fins de cálculo, o teor de ferro elementar de cada apresentação de Neutrofer® é o seguinte:
C.Comprimido mastigável 500 mg: 100 mg de Fe III
D.Comprimido revestido 300 mg: 60 mg de Fe III
E.Comprimido revestido 150 mg: 30 mg de Fe III

A dose e a duração da terapia são dependentes da extensão da deficiência de ferro.
Posologia de Neutrofer®
Crianças de 4 a 12 anos: A dose diária total é definida conforme o peso corporal e critério médico.
Comprimidos revestidos de 150 mg ou 300 mg: 1 comprimido ao dia (150 mg = 30 mg de Fe III ou 300 mg = 60 mg de Fe III).
Comprimidos mastigáveis de 500 mg: em média, a dose varia de ½ (250 mg = 50 mg de Fe III) a 1 comprimido (500 mg = 100 mg de Fe III).
Adolescentes e Adultos: A dose diária recomendada varia de acordo com a gravidade do caso ou critério médico. Comprimidos revestidos de 150 mg: em média, de 1 (30 mg de Fe III) a 2 comprimidos (60 mg de Fe III ). Comprimidos revestidos de 300 mg: 1 comprimido (60 mg de Fe III).
Comprimidos mastigáveis de 500 mg: em geral, a dose varia de ½ (250 mg = 50 mg de Fe III) a 1 comprimido (500 mg = 100 mg de Fe III).
Gestantes: A dose diária recomendada pode variar a critério médico.
Comprimidos revestidos de 150 mg: em média de 1 (30mg de Fe III) a 2 comprimidos (60 mg de Fe III) ao dia. Comprimidos revestidos de 300 mg: 1 comprimido ao dia (60 mg de Fe III).

Instruções de uso:
-Recomenda-se a administração de Neutrofer ® pouco antes ou durante as refeições. Os comprimidos de Neutrofer devem ser ingeridos com água (comprimidos revestidos), ou mastigados (comprimidos mastigáveis).
- A ingestão de alimentos não interfere com a absorção de Neutrofer®.
-Neutrofer® comprimidos não possuem açúcar, podendo ser administrado a pacientes diabéticos.
-Aos pacientes portadores de próteses dentárias, particularmente à base de “Luva Light”, recomenda-se lavar a boca e escovar as próteses imediatamente após o uso do medicamento, a fim de evitar o escurecimento.
-Recomenda-se a administração de Neutrofer ® pouco antes ou durante as refeições. Os comprimidos de Neutrofer® devem ser ingeridos com água (comprimidos revestidos) ou mastigados (comprimidos mastigáveis).

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Comprimido revestido: Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.

7. O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Tome a dose assim que se lembrar dela. Entretanto, se estiver próximo o horário da dose seguinte, salte a dose esquecida e continue o tratamento conforme prescrito. Não utilize o dobro da dose para compensar uma dose esquecida.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

8. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
Neutrofer® é um composto orgânico que apresenta excelente tolerabilidade e, apenas ocasionalmente, provoca fenômenos gastrintestinais (sensação de plenitude, dores epigástricas, náuseas, constipação ou diarreia), que são frequentemente observados com o uso dos compostos ferrosos. A manifestação de reações de hipersensibilidade
(sensação de calor, rubor, taquicardia, erupções cutâneas) é extremamente rara, ocorrendo quase que exclusivamente em indivíduos reconhecidamente alérgicos aos sais de ferro. O possível escurecimento das fezes é característica específica de todas as preparações farmacêuticas contendo ferro, não tendo significado clínico.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
Quando da ingestão acidental de doses muito superiores às preconizadas, podem ocorrer sintomas como náuseas, diarreias, vômitos, sensação de plenitude gástrica.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Data da bula

19/08/2014

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal