Novarrutina

NOVARRUTINA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de NOVARRUTINA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com NOVARRUTINA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

zurita

Apresentação NOVARRUTINA

FITOTERÁPICO
Parte utilizada: semente
Nomenclatura botânica
Nome científico: Aesculus hippocastanum L.
Nome popular: Castanha da Índia
Família: Hippocastanaceae.

Formas farmacêuticas e apresentações
Comprimidos: Cartucho com 30 comprimidos
Solução: Frasco conta-gotas contendo 30 mL.

USO ADULTO – USO ORAL

Composição:
Cada comprimido contém:
Extrato seco de Aesculus hippocastanum L ….. 385 mg (equivalente a 25 mg de escina). Excipientes: celulose microcristalina, estearato de magnésio e dióxido de silício.

Cada mL contém:
Extrato fluído de Aesculus hippocastanum L ….. 625 mg (equivalente a 25 mg de escina). Excipientes: propilenoglicol, álcool etílico, ciclamato de sódio, essência de framboesa, metilparabeno, aspartame, hidróxido de sódio e água purificada.
1 mL corresponde a 30 gotas.

NOVARRUTINA – Indicações

É indicado nos casos em que ocorre insuficiência venosa e fragilidade capilar; como varizes e seus sintomas, tais como: dor, queimação, sensação de peso e cansaço nas pernas.

Contra indicações de NOVARRUTINA

Este medicamento está contraindicado para crianças menores de 10 anos, pacientes com doença renal ou hepática prévia, hipersensibilidade individual aos componentes da fórmula, pacientes que estejam fazendo uso de anticoagulantes e nos casos de gravidez e lactação.

Advertências

Pacientes que estejam fazendo uso de anticoagulantes não devem utilizar Novarrutina.

Atenção Diabéticos: Este medicamento possui efeito hipoglicêmico.

“Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista”.

Interações medicamentosas de NOVARRUTINA

Baseado em estudos animais, pode haver um efeito aditivo com medicamentos hipoglicemiantes. Teoricamente, a escina pode interferir com drogas que se ligam a proteínas como fenitoína, warfarina e amiodarona, embora não existam casos reportados.

Reações adversas / efeitos colaterais de NOVARRUTINA

Desconforto gastrintestinal, náuseas, pruridos, distúrbios da coagulação sanguínea, espasmos musculares, tonturas, dor de cabeça e hipoglicemia.

NOVARRUTINA – Posologia

Comprimido: 1 comprimido, 3 a 4 vezes ao dia: pela manhã, antes das refeições e à noite ao deitar. Os comprimidos devem ser ingeridos inteiros e com uma quantidade suficiente de água para que possam ser deglutidos.

Solução: 30 gotas em um copo com água, 3 a 4 vezes ao dia: pela manhã, antes das refeições e à noite ao deitar.

Super dosagem

Em caso de ingestão do medicamento, em doses acima das recomendadas podem ocorrer diarreia, vômito, sede intensa e vermelhidão da face, midríase, sonolência. Os primeiros socorros consistem em lavagem gástrica e intestinal, administração de sulfato de sódio ou carvão ativado.

Caracteristicas farmalogicas

O Aesculus hippocastanum através de seus constituintes, possui ação antiexsudativa demonstrada clinica e farmacologicamente em casos de insuficiência venosa crônica. Promove a tonificação das veias, diminuição da fragilidade capilar e aumento do volume de irrigação capilar.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Pacientes Idosos: não existem recomendações específicas para pacientes idosos. Os mesmos cuidados para pacientes adultos devem ser seguidos.
“SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR. NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS, PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA.”

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

“VENDA SEM PRESCRIÇÃO MÉDICA”

Reg. M.S. – 1.0174.0027
Farm. Resp.: Daniela Ziolkowski
CRF-SP n.º 29.486

ZURITA Laboratório Farmacêutico Ltda
Rua Domingos Graziano, 104
Araras-SP
CEP:13.600-718
CNPJ n 44.211.936/0001-37 – Industria Brasileira

Atendimento ao Consumidor: 0800-17-2119
www.zurita.com.br

NOVARRUTINA – Bula para o paciente

Modo de ação: Novarrutina atua tonificando a parede das veias e melhorando a microcirculação venosa.

Cuidados de conservação: Este medicamento deve ser armazenado em temperatura ambiente (15 a 30º C). Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.

Prazo de validade:
Solução: 24 meses a partir da data de fabricação.
Comprimido: 24 meses a partir da data de fabricação Vide cartucho.
ATENÇÃO: Ao adquirir o medicamento confira sempre o prazo de validade impresso na embalagem externa do produto. Não utilize o produto fora do prazo indicado, pois pode ser ineficaz ou prejudicial a sua saúde.

Gravidez e Lactação: Não deve ser utilizado durante a gravidez e a lactação.
“Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após seu término”. “Informar ao médico se está amamentando”.
“Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista”.

Cuidados de administração: “Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento”.

Interrupção do Tratamento: “Não interromper o tratamento sem o conhecimento de seu médico”.

Reações adversas: Em casos isolados, alguns pacientes podem apresentar distúrbios gastrintestinais, náuseas, pruridos, distúrbios da coagulação sanguínea, espasmos musculares, tonturas, dor de cabeça e hipoglicemia.
“Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.”

Ingestão concomitante com outras substâncias – Baseado em estudos animais, pode haver um efeito aditivo com medicamentos hipoglicemiantes. Teoricamente, a escina pode interferir com drogas que se ligam a proteínas como fenitoína, warfarina e amiodarona, embora não existam casos reportados.

Contraindicações e Precauções: Este medicamento está contraindicado para crianças menores de 10 anos, pacientes com doença renal ou hepática prévia, nos casos de gravidez e lactação. Em caso de hipersensibilidade individual aos componentes da fórmula, descontinuar o uso e procurar orientação médica.

Atenção Diabéticos: Este medicamento possui efeito hipoglicêmico. Pacientes que estejam fazendo uso de anticoagulantes não devem utilizar Novarrutina.

“Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do inicio ou durante o tratamento.”

– Riscos da automedicação:
“NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE”.
“TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS”

Data da bula

13/08/2013