Feed

Já é assinante?

Entrar

Ossopan - Bula do remédio

Ossopan com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Ossopan têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Ossopan devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.

Aviso importante

Todas as bulas constantes em nosso portal são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.

Obs.: A MedicinaNET não vende nenhum tipo de medicamento.

Laboratório

Aché

Apresentação de Ossopan

fr. c/ 30 ou 120 drágeas de 200 mg fr. c/ 100 g de granulado (100mg/g)

Ossopan - Indicações

Regularização do balanço fósforo-cálcio na gravidez, lactação e senilidade. Osteopatias e fraturas em pessoas idosas. Osteogênese imperfeita.

Contra-indicações de Ossopan

Hipersensibilidade aos componentes da fórmula do produto. Hipercalcemia e hipercalciúria acentuadas.

Advertências

O uso de Ossopan durante a gravidez e lactação deve ser feito sob acompanhamento médico e deve-se levar em conta o estado nutricional da paciente. Pacientes com distúrbios renais também devem ter acompanhamento médico na terapia com Ossopan, especialmente aqueles com tendência à formação de cálculos renais. Pacientes portadores da síndrome de zollinger-ellison podem apresentar aumento na secreção da gastrina e ácido gástrico, durante o tratamento com Ossopan, devido ao alto teor de cálcio do produto. Apesar de não haver relatos na literatura médica com o produto, o uso de Ossopan pode ocasionar quadros transitórios de hipercalcemia e de hipercalciúria.

Uso na gravidez de Ossopan

Categoria A: Este medicamento pode ser utilizado durante a gravidez desde que sob prescrição médica ou do cirurgião-dentista.

Interações medicamentosas de Ossopan

Ossopan contém um alto teor de cálcio em sua composição; assim, deve-se levar em conta as interações do cálcio, e evitar o uso do medicamento conjuntamente com glicosídeos cardioativos, pois pode ocorrer potencialização dos efeitos dos digitálicos e precipitar uma intoxicação digitálica; tetraciclinas e ferro, pois a absorção destes compostos é retardada. Deve-se ter cuidado com a administração conjunta de vitamina D, pois altas doses desta substância associadas a altas doses de Ossopan poderão levar à hipercalcemia.

Reações adversas / Efeitos colaterais de Ossopan

O emprego de Ossopan não costuma provocar reações adversas; pacientes sensíveis podem apresentar reações do tipo alérgico.

Ossopan - Posologia

Adultos: 2 drágeas, 3 vezes ao dia, via oral. Crianças: Aconselha-se a administração de Ossopan granulado. Crianças até 2 anos: 1 colher de chá (200 mg de complexo osseína-hidroxiapatita: 2 g ou 5 ml), 3 vezes ao dia, via oral. Crianças acima de 2 anos: 1 colher de sobremesa (400 mg de complexo osseína-hidroxiapatita: 4g ou 10 ml), 3 vezes ao dia, podendo ser misturado à mamadeira ou mingaus por via oral. As doses poderão variar conforme indicação médica. Ossopan (drágea e granulado) é um medicamento de uso oral. As doses poderão ser alteradas a critério médico.

Superdosagem

Não há relatos de intoxicação por superdosagem com Ossopan, em caso de ingestão excessiva, a indução da emese e o tratamento sintomático são os procedimentos indicados.

Ossopan - Informações

Ossopan contém os componentes da matriz orgânica dos ossos e da hidroxiapatita microcristalina em proporção fisiológica. A administração de cálcio somente na forma quimicamente pura não consegue prevenir os estados de descalcificação, pois o organismo não pode aproveitar devidamente o cálcio, caso não seja administrada ao mesmo tempo uma determinada quantidade de fósforo. Administrando cálcio e fósforo na proporção fisiológica de 2:1, assim como outros sais minerais, confere-se melhor absorção e retenção por parte do organismo. Ossopan exerce uma ação reguladora sobre o metabolismo ósseo, conforme demonstram estudos in vitro. A experimentação animal permite constatar a evidência da remodelagem óssea. Do ponto de vista clínico, a utilização de cálcio (mineralização dos ossos) é mais elevada do que aquela obtida a partir da administração de sais de cálcio. Ao contrário dos preparados minerais sintéticos, Ossopan contém também as substâncias orgânicas (colágenos, osseoalbuminóides, osseomucóides, enzimas, etc.) do tecido ósseo que se caracteriza por sua elevada capacidade de mineralização. Ossopan estimula a atividade dos osteoblastos e favorece a osteogênese, favorecendo a remineralização do esqueleto. O uso de Ossopan pode causar quadros transitórios de hipercalcemia e de hipercalciúria.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal