Parcel

PARCEL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PARCEL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PARCEL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

novartis

Apresentação PARCEL

Mesilato de diidroergotamina + paracetamol + cafeína
Embalagem com 20 drágeas.

PARCEL – Indicações

Tratamento sintomático das cefaléias.

Contra indicações de PARCEL

Hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula.
PARCEL é contraindicado para portadores de doenças cardiovasculares obstrutivas graves.

Não use outro medicamento que contenha paracetamol. Atenção aos diabéticos: contém açúcar.

Este medicamento é contraindicado para menores de 18 anos de idade.

Advertências

PARCEL deve ser utilizado no tratamento dos episódios dolorosos, por poucos dias, não tendo a finalidade de ser empregado em tratamentos prolongados ou preventivamente.
PARCEL deve ser administrado com cautela a pacientes que apresentem função hepática ou renal comprometida, bem como aos que apresentem distúrbios hematopoéticos.
Uso em idosos, crianças e outros grupos de risco
Durante a gravidez não se recomenda o uso de PARCEL, a não ser que estritamente indicado.
A diidroergotamina é excretada no leite materno e, desta forma, o uso de PARCEL deve ser evitado durante a amamentação.

Interações medicamentosas de PARCEL

Deve-se evitar a ingestão concomitante de PARCEL e dos antibióticos eritromicina e troleandomicina. PARCEL não deverá ser administrado simultaneamente com anticoagulantes orais, pois estes terão seus efeitos potencializados.

Reações adversas / efeitos colaterais de PARCEL

Ocasionalmente foram observados náuseas, vômitos, reações cutâneas, fraqueza nas pernas, dores musculares, entorpecimento e formigamento dos dedos.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

PARCEL – Posologia

Inicialmente recomenda-se 1 ou 2 drágeas, repetindo-se, se necessário, após 30 minutos. A dose máxima é de 6 drágeas ao dia.

Super dosagem

A dosagem excessiva, maciça e aguda do paracetamol pode induzir dano hepático.

Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Caracteristicas farmalogicas

A diidroergotamina é utilizada para o tratamento de dor de cabeça e enxaqueca devido a sua ação constritora sobre os vasos sangüíneos cranianos, cuja dilatação e pulsação constituem os dois principais mecanismos desencadeantes da crise. O paracetamol é um derivado do p-aminofenol que se caracteriza por seu efeito analgésico acentuado, com mecanismo de ação classicamente conhecido. A cafeína é amplamente utilizada na potencialização dos efeitos analgésicos para o tratamento da dor de cabeça, reforçando o efeito da diidroergotamina e do paracetamol, provavelmente melhorando a circulação cerebral. A cafeína é um componente bem estabelecido nas combinações analgésicas para o alívio das dores de cabeça e dores leves.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

O produto deve ser mantido à temperatura ambiente (entre 15 e 30°C). PARCEL tem prazo de validade de 36 meses de sua data de fabricação.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Dizeres legais

MS – 1.0068.0086
Farm. Resp.: Virginia da Silva Giraldi – CRF-SP 15.779

Fabricado por: Novartis Biociências S.A., Taboão da Serra – SP

Registrado por: Novartis Biociências S.A.
Av. Prof. Vicente Rao, 90, São Paulo – SP
CNPJ: 56.994.502/0001-30 – Indústria Brasileira

PARCEL – Bula para o paciente

PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
PARCEL é indicado para os casos de dor de cabeça e enxaqueca.

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
PARCEL é um analgésico que contém as substâncias diidroergotamina, paracetamol e cafeína. A diidroergotamina age sobre os vasos sanguíneos cranianos; o paracetamol possui efeito analgésico acentuado; a cafeína reforça os efeitos da diidroergotamina e do paracetamol para o alívio das dores de cabeça e dores leves.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Não tome PARCEL se você for alérgico a qualquer componente do produto (veja o item “composição” desta bula). PARCEL não deve ser tomado por pessoas que tenham obstruções (entupimentos) vasculares graves.

Não use outro medicamento que contenha paracetamol. Atenção aos diabéticos: contém açúcar.

Este medicamento é contraindicado para menores de 18 anos.

O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
PARCEL deve ser utilizado por poucos dias para o tratamento de episódios dolorosos, não devendo ser empregado em tratamentos prolongados ou com finalidade preventiva. Os pacientes que apresentem casos de doenças renais ou hepáticas graves ou doenças relacionadas com a formação das células sangüíneas devem ter cautela durante o uso de PARCEL.
Deve-se evitar a ingestão concomitante de PARCEL com os antibióticos eritromicina e troleandomicina. PARCEL não deve ser administrado simultaneamente com anticoagulantes orais, pois estes terão seus efeitos potencializados. Em caso de dúvida, consulte um médico.
Durante a gravidez e amamentação deve-se evitar o uso de Parcel, a não ser que estritamente indicado.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
O produto deve ser mantido à temperatura ambiente (entre 15 e 30°C).
Aspecto físico e organolépticos: PARCEL é uma drágea (comprimido revestido) verde claro, redondo, biconvexo (arredondado externamente) e com odor característico.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber de poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Modo de usar: os adultos devem tomar inicialmente 1 ou 2 drágeas, repetindo-se, se necessário, após 30 minutos. A dose máxima diária é de 6 drágeas ao dia.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Se uma dose de PARCEL for esquecida, aguarde até o horário da próxima dose para tomá-lo. Não tome medicamento fora do horário orientado por seu médico e jamais tome dose dobrada em caso de esquecimento da dose anterior.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou do seu médico, ou cirurgião-dentista.

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
Podem ocorrer náuseas, vômitos, reações cutâneas, fraqueza nas pernas, dores musculares, entorpecimento e formigamento dos dedos.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
A dosagem excessiva, maciça e aguda do paracetamol pode ser prejudicial ao fígado. Consulte um médico se você tomar acidentalmente uma superdose de PARCEL.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Data da bula

04/10/2017