Pasic

PASIC com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PASIC têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PASIC devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

Cristália

Apresentação PASIC

Comprimidos Revestidos: cartucho com 2 blísteres com 10 comprimidos revestidos

PASIC – Indicações

Ansiedade
Insônia
Distúrbios neurovegetativos
Enurese de origem não orgânica
Hipertensões leves
Climatério
Dismenorréia
Irritabilidade

Contra indicações de PASIC

Hipersensibilidade ao látex (reação cruzada com Passiflora incarnata), gravidez e lactação.
Não há referência na literatura consultada quanto à hipersensibilidade a Salix alba em pacientes com alergia ao ácido acetilsalicílico.
Hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula.

Advertências

Não existem dados disponíveis com a associação dos três princípios ativos nas grávidas e lactantes. Porém, um componente de Pasic, Salix alba, possui identidade química com o ácido acetilsalicílico que é contra-indicado na gravidez e amamentação. Redução do tônus e motilidade uterinas in vivo e in vitro têm sido documentados com extrato de Crataegus oxyacantha, não devendo ser utilizado na gravidez e lactação. Os alcalóides contidos na Passiflora estimulam a atividade uterina em estudos animais. Em vista disso, seu uso em excesso durante a gravidez e a lactação deverá ser evitado.

Devido à presença do Salix alba, deve-se evitar a prescrição para pacientes com úlceras gastrintestinais, déficits de coagulação, hemorragias ativas ou pacientes em tratamento com derivados do ácido acetilsalicílico ou anticoagulantes.
A habilidade para dirigir veículos ou operar máquinas pode estar prejudicada.

Interações medicamentosas de PASIC

Deve-se evitar o uso de bebidas alcoólicas e sedativos. Poderá haver interação medicamentosa com outras drogas cardiovasculares devido à ação do Crataegus oxyacantha, que é incompatível com o uso de digitálicos. Devido à presença de Salix alba, deve-se evitar a prescrição em pacientes em tratamento com derivados do ácido acetilsalicílico ou anticoagulantes.
Doses excessivas de Passiflora incarnata podem potencializar os efeitos dos inibidores da MAO.

Reações adversas / efeitos colaterais de PASIC

Epigastralgia pode ocorrer devido à presença do Salix alba.

PASIC – Posologia

Comprimidos revestidos
Adultos: 1 a 2 comprimidos revestidos, 1 a 2 vezes ao dia

Super dosagem

Os sintomas de toxicidade aguda observados em animais que receberam Crataegus oxyacantha foram bradicardia e depressão respiratória, podendo levar à parada cardíaca com paralisia respiratória.
Com relação à Passiflora incarnata excessivas doses podem levar à sedação e potencializar os efeitos de inibidores da MAO.
Os sinais de toxicidade associados com Salix alba podem ser irritação gástrica e renal, sangramento nas fezes, zumbido, náuseas e vômitos.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Pasic pode ser usado por pacientes acima de 65 anos de idade, desde que observadas as precauções e contra-indicações comuns ao produto.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Reg. MS N.º 1.0298.0331
Farm. Resp.: Dr. Joaquim A. dos Reis CRF-SP N.º 5061

N.º Lote, Data de Fabricação e Prazo de Validade: Vide Rótulo/Cartucho
SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente): 0800 701 19 18
CRISTÁLIA – Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda.
Rod. Itapira-Lindóia, km 14 – Itapira-SP
CNPJ N.º 44.734.671/0001-51
Indústria Brasileira

PASIC – Bula para o paciente

Ação esperada do medicamento: Pasic tem a função de combater a ansiedade e a insônia.
Cuidados de armazenamento: Os comprimidos devem ser conservados em temperatura ambiente, entre 15 e 30°C, protegidos da luz e da umidade.
Prazo de validade: 36 meses após a data de fabricação impressa na embalagem. Não tome medicamento com o prazo de validade vencido.
Conduta na gravidez e lactação: Não deve ser usado durante a gravidez e lactação pois não existem estudos disponíveis que assegurem o uso nesta situação. Não existem dados disponíveis com a associação dos 3 princípios ativos. Porém, um componente de Pasic, Salix alba, possui identidade química com o ácido acetilsalicílico que é contra-indicado na gravidez e amamentação. Redução do tônus e motilidade uterinas in vivo e in vitro têm sido documentados com extrato de Crataegus oxyacantha, não devendo ser utilizado na gravidez e lactação. Os alcalóides contidos na Passiflora estimulam a atividade uterina em estudos animais. Em vista disso, seu uso em excesso durante a gravidez e a lactação deverá ser evitado. Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após seu término. Informar ao médico se está amamentando.
Cuidados de administração: Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Interrupção do tratamento: Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Reações adversas: Informe ao seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Ingestão concomitante com outras substâncias: Deve-se evitar o uso de bebidas alcóolicas durante o tratamento com Pasic. Poderá haver interação medicamentosa com outras drogas cardiovasculares devido à ação da Crataegus oxyacantha, que é incompatível com o uso de digitálicos. Devido à presença do Salix alba, deve-se evitar a prescrição para pacientes em tratamento com derivados de ácido acetilsalicílico ou anticoagulantes. O uso de outros medicamentos com ação sedativa deve ser submetido à orientação médica.
Contra-indicações e Precauções: Hipersensibilidade ao látex (reação cruzada com Passiflora incarnata). Não há referência na literatura consultada quanto à hipersensibilidade a Salix alba em pacientes com alergia ao ácido acetilsalicílico. Devido à presença do Salix alba, deve-se evitar a prescrição para pacientes com úlceras gastrintestinais, déficits de coagulação, hemorragias ativas e pacientes em tratamento com derivados de ácido acetilsalicílico ou anticoagulantes.
A habilidade para operar máquinas ou dirigir veículos pode estar prejudicada. Informe ao seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.

Data da bula

10/10/2011