Pipurol

PIPUROL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PIPUROL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PIPUROL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

zambon

Apresentação PIPUROL

cáps. 200 mg cx. c/ 20 un. cáps. 400 mg cx.c/ 20 un. Xpe fr. c/ 120 ml (200 mg cada 5 ml)

PIPUROL – Indicações

Infecções das vias urinárias por microorganismos sensíveis ao ácido pipemídico.

Contra indicações de PIPUROL

Crianças com até 2 anos de idade e em pacientes com história de hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

Advertências

Pipurol® xarope: Atenção diabéticos: contém açúcar – 650 mg/mL. Pipurol® cápsula de 400 mg: Este produto contém o corante amarelo de tartrazina que pode causar reações de natureza alérgica, entre as quais asma brônquica, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico. O corante mencionado é parte da própria constituição da cápsula que contém o princípio ativo e excipientes deste medicamento. O ácido pipemídico, em doses terapêuticas, não interfere nas funções hepática ou renal. Nos pacientes com insuficiência renal severa, é aconselhável reajustar a posologia com base na depuração da creatinina. Na vigência do tratamento, aconselha-se reduzir o tempo de exposição direta ao sol devido ao risco de fotossensibilização. Estudos toxicológicos têm demonstrado que o ácido pipemídico pode produzir alterações nas cartilagens das articulações. Os efeitos são transitórios e reversíveis com a interrupção do tratamento. Até o momento não foi constatado que este tipo de lesão tenha ocorrido em seres humanos. Contudo, até que não se esclareça o significado destes estudos, é aconselhável proceder com cautela em pacientes pré-púberes e evitar a administração em crianças com idade inferior a 2 anos.

Interações medicamentosas de PIPUROL

Observou-se resistência cruzada do ácido pipemídico com outras quinolonas. O efeito do fármaco pode ser antagonizado pela administração concomitante de nitrofurantoína. O ácido pipemídico, como todos os quinolônicos, pode aumentar o efeito dos anticoagulantes orais.

Reações adversas / efeitos colaterais de PIPUROL

As reações adversas reportadas com a administração de ácido pipemídico, pouco freqüentes, e geralmente transitórias e de discreta intensidade, incluem: – distúrbios gastrointestinais: náuseas, gastralgia, anorexia, diarréia e, raramente, vômito ou constipação. – reações cutâneas: erupções de tipo exantemático ou urticariformes, que raramente levam à interrupção do tratamento. – distúrbios do sistema nervoso central: em pacientes idosos, alterações neuro-sensoriais e psíquicas, vertigens e distúrbios do equilíbrio.

PIPUROL – Posologia

Cápsulas: Em média, 400 mg duas vezes ao dia, cada 12 horas. A apresentação de 200 mg permite o melhor ajuste posológico em casos particulares. Xarope: (cada 5 ml contém 200 mg): em média 15-40 mg/kg de peso corpóreo/dia, divididos em duas tomadas. O produto, deverá ser administrado, de preferência, após as refeições, por um período médio de 10 dias, podendo ser prolongado a critério médico. Deve-se assegurar uma diurese satisfatória mediante apropriada ingestão de líquido, durante o tratamento. Como o produto conserva sua atividade, mesmo com variações de pH de 5 a 9, não é necessário o ajustamento do pH urinário.

Super dosagem

Informação não disponível para esta bula.

Caracteristicas farmalogicas

Pipurol® tem como princípio ativo o ácido pipemídico que é um quimioterápico específico para o tratamento das infecções do trato urinário. O espectro antibacteriano de Pipurol® abrange a maior parte dos microorganismos Gram-negativos, inclusive Pseudomonas e gram-positivos, em particular os mais freqüentemente responsáveis pelas infecções urinárias, ainda que resistentes a outros quimioterápicos. Sua ação, tipo bactericida, sobre os microorganismos em fase reprodutiva, não é afetada por variações, mesmo amplas, do pH urinário nem pela presença de pus. É muito bem absorvido por via oral, tanto após a alimentação como em jejum (o pico plasmático é alcançado 2 horas após a administração). Quase não é metabolizado, sendo eliminado inalterado, principalmente pela urina e parte com as fezes. As concentrações urinárias são portanto, muito elevadas, detectando-se concentrações terapêuticas eficazes nos rins, próstata e tubo intestinal. Pipurol® é praticamente isento de toxicidade e não interfere nos sistema cardiovascular, neurovegetativo ou nervoso central. Pipurol® é isento de nefro e ototoxicidade.

Resultados de eficacia

Pipurol® é um quimioterápico específico para as infecções do trato urinário.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Devem-se seguir as orientações gerais descritas na bula. Contudo, o tratamento deve ser iniciado com a dose mínima.

Armazenagem

O medicamento Pipurol® cápsula de 200 mg e 400 mg devem ser guardados, antes e após a abertura da embalagem, evitando calor excessivo, protegido da luz e umidade. O medicamento Pipurol® xarope deve ser guardado, antes e após a abertura da embalagem, evitando calor excessivo protegido da luz.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

PIPUROL – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.