Pyr-pam

PYR-PAM com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PYR-PAM têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PYR-PAM devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

UCI-FARMA

Apresentação PYR-PAM

PYR-PAM® DRÁGEA: cartucho contendo 6 drágeas.
PYR-PAM® SUSPENSÃO ORAL: cartucho contendo frasco com 40 mL,
acompanhado de copo-medida de 10 mL.
USO ADULTO E PEDIÁTRICO
VIA ORAL
COMPOSIÇÃO
Pyr-Pam®
Drágea
Pyr-Pam®
Suspensão
pamoato de pirvínio 100 mg 10 mg
Excipientes/Veículos q.s.p. 1 drágea* 1 mL**
*(amido de milho, estearato de magnésio, croscarmelose sódica, acetoftalato
de celulose, macrogol)
**(sacarose, carbômer 934P, propilenoglicol, simeticona, monoetanolamina,
metilparabeno, propilparabeno, álcool etílico, aroma de framboesa, água
purificada)

PYR-PAM – Indicações

PYR-PAM® é indicado no tratamento da oxiuríase (enterobíase).

Contra indicações de PYR-PAM

Em casos de hipersensibilidade ao pamoato de pirvínio ou a qualquer componente da fórmula.

Advertências

A presença de sacarose na formulação de PYR-PAM® SUSPENSÃO deve ser considerada na administração do medicamento a pacientes diabéticos (250 mg de açúcar/ mL). Não é necessária a administração de laxativos antes ou após a utilização de PYR-PAM®. Diagnósticos clínicos e laboratoriais específicos devem ser realizados para a identificação do parasita e conseqüente escolha correta do fármaco para uma terapêutica eficaz da parasitose.
Recomenda-se a monitorização do paciente através de exame parasitológico, após a administração da segunda dose do medicamento. O benefício da utilização do pamoato de pirvínio em situações clínicas como doenças intestinais inflamatórias, trânsito gastrintestinal acelerado, diarréia, deve ser avaliado. O paciente deve ser instruído sobre os métodos de profilaxia da parasitose, como condições básicas de higiene pessoal e ambiental.

Interações medicamentosas de PYR-PAM

Estimulantes da motilidade gastrintestinal, laxativos, catárticos, emolientes: o uso concomitante pode diminuir o tempo de permanência do pamoato de pirvínio no organismo e interferir com a ação antiparasitária do fármaco.

Reações adversas / efeitos colaterais de PYR-PAM

PYR-PAM® é um fármaco bem tolerado, apresentando baixa incidência de efeitos colaterais. Geralmente, os efeitos adversos são leves e transitórios. Ocasionalmente, pode ocorrer náusea, vômito, cólica gastrintestinal, diarréia. Raras vezes foram relatados casos de reações de hipersensibilidade e fotossensibilidade de curta duração. Devido à característica específica do pamoato de pirvínio, a administração do fármaco causa coloração vermelha das fezes, não tendo significância clínica.

PYR-PAM – Posologia

Informação não disponível para esta bula.

Super dosagem

Informação não disponível para esta bula.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Uso pediátrico e em idosos: devido à baixa absorção pelo trato gastrintestinal, o pamoato de pirvínio pode ser administrado nesses grupos de pacientes, conforme posologia recomendada, sob orientação e acompanhamento médico.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

PYR-PAM – Bula para o paciente

Ação esperada do medicamento: PYR-PAM® é um medicamento com ação vermífuga utilizado no tratamento da oxiuríase (enterobíase). Cuidados de Conservação: PYR-PAM® deve ser conservado em temperatura ambiente (temperatura entre 15 e 30o C) protegido da luz e umidade, na sua embalagem original até o término de seu uso. Prazo de validade: Não utilize o medicamento com prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento. O número do lote, as datas de fabricação e validade estão impressos no cartucho do produto. Gravidez e lactação: Informe ao médico a ocorrência de gravidez durante o tratamento ou após o seu término. Informe ao médico se estiver amamentando.
Cuidados de administração: PYR-PAM® DRÁGEA e SUSPENSÃO podem ser ingeridos em jejum ou após as refeições. Para a administração correta de PYR-PAM®, leia atentamente o item Instruções de uso, contido na parte final desta bula. A administração de PYR-PAM® SUSPENSÃO a pacientes diabéticos deve ser cautelosa devido à presença de açúcar no medicamento (250 mg de açúcar/ mL). Informe ao seu médico se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Interrupção do tratamento: Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Reações adversas: PYR-PAM® é um fármaco bem tolerado, apresentando baixa incidência de efeitos colaterais. Geralmente, os efeitos adversos são leves e transitórios. Ocasionalmente, pode ocorrer náusea, vômito, cólica gastrintestinal, diarréia. Informe imediatamente ao médico o aparecimento de reações indesejáveis. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS. Ingestão concomitante com outras substâncias: Durante o tratamento com THIABEN® não devem ser ingeridas bebidas alcoólicas. A presença de alimentos não interfere na ação terapêutica do pamoato de pirvínio. Contra-indicações e Precauções: PYR-PAM® não deve ser utilizado por pacientes alérgicos ao pamoato de pirvínio ou a qualquer componente da fórmula. O tratamento com PYR-PAM® pode ocasionar coloração vermelha nas fezes, devido ao pamoato de pirvínio, não tendo significância clínica. NÃO USE MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE.

Data da bula

14/12/2011