Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Retemic - Bula do remédio

Retemic com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Retemic têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Retemic devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.

Aviso importante

Todas as bulas constantes em nosso portal são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.

Obs.: A MedicinaNET não vende nenhum tipo de medicamento.

Laboratório

Apsen

Apresentação de Retemic

Comprimidos de 5 mg - Caixas contendo 30 e 60 comprimidos. Xarope 1 mg/ml - Frascos contendo 120 ml.

Retemic - Indicações

O Retemic (Cloridrato de Oxibutinina) é um antiespasmódico urinário, indicado para o alívio dos sintomas urológicos relacionados com a micção, tais como: incontinência urinária, urgência miccional, noctúria e incontinência em pacientes com bexiga neurogênica espástica não-inibida e bexiga neurogênica reflexa. Coadjuvante no tratamento da cistite de qualquer natureza e na prostatite crônica. Nos distúrbios psicossomáticos da micção. Em crianças de 5 anos de idade ou mais, para a redução dos episódios de enurese noturna.

Contra-indicações de Retemic

Em pacientes que apresentam hipersensibilidade ao Cloridrato de Oxibutinina. O produto é contra-indicado para pacientes com glaucoma, bem como em casos de obstrução parcial ou total do trato gastro-intestinal, íleo paralítico, atonia intestinal dos idosos, ou em pacientes debilitados, megacolo, megacolo tóxico com complicação de colite ulcerativa, colite severa e miastenia grave. Também é contra-indicado em pacientes com estado cardiovascular instável em hemorragia aguda e, nos que apresentam uropatia obstrutiva. O produto é contra-indicado durante a gravidez e em crianças com menos de 5 anos de idade.

Advertências

O Retemic (Cloridrato de Oxibutinina) deve ser administrado com cuidado nas seguintes situações: • Elevada temperatura ambiental ou exercícios físicos, pois a diminuição da transpiração pode provocar prostração ao calor, febre e ataques, devido ao aquecimento. • A diarréia pode ser um sintoma inicial de obstrução intestinal incompleta, especialmente em pacientes com ileostomia ou colostomia. Nestes casos, o tratamento com Retemic pode ser inapropriado e, até, perigoso. • A condução de veículos, o trabalho ou operação com máquinas perigosas podem expor o paciente a riscos pois a Oxibutinina pode provocar sonolência e visão turva. • A administração de sedativos ou de bebidas alcoólicas pode aumentar a sonolência causada pelo produto. PRECAUÇÕES Devem ser tomadas precauções quanto ao uso de Retemic nos idosos e em todos os pacientes com neuropatias relacionadas com o sistema nervoso autônomo, ou com afecções hepáticas ou renais. A administração de Retemic a pacientes com colite ulcerativa pode suprimir a motilidade intestinal até o ponto de produzir um íleo paralítico, precipitando ou agravando um megacolo tóxico, uma séria complicação da doença. A Oxibutinina pode agravar os sintomas do hipertireoidismo, distúrbios cardíacos de origem coronária, insuficiência cardíaca congestiva, arritmia cardíaca, taquicardia, hipertensão e hipertrofia da próstata. É necessário administrar o produto com cuidado em pacientes com hérnia de hiato associada à esofagite de refluxo, pois este distúrbio pode ser agravado pelos fármacos anticolinérgicos.

Uso na gravidez de Retemic

Retemic em mulheres grávidas ou que venham a engravidar, não foi estabelecida. O produto não deve ser administrado em mulheres grávidas, a menos que o médico julgue que o benefício clínico provável justifique os possíveis riscos. Lactação Não foi determinado se a droga é excretada no leite materno. Como muitas drogas são excretadas através do leite materno, cuidados especiais devem ser tomados se for indicado o produto em mulheres que estejam amamentando.

Interações medicamentosas de Retemic

Nos pacientes em condições normais, a Oxibutinina não modifica o metabolismo dos fármacos metabolizados pelas enzimas microssomiais hepáticas (fenobarbital, fenitoína, warfarina, fenilbutazona e tolbutamida). O uso simultâneo com medicamentos antimuscarínicos potencializa este efeito, bem como o efeito sedativo é aumentado quando do uso com depressores do SNC.

Reações adversas / Efeitos colaterais de Retemic

Após a administração do Cloridrato de Oxibutinina, podem ocorrer os sintomas comuns ao uso de outros agentes anticolinérgicos: secura da boca, diminuição da transpiração, retenção urinária, visão turva, taquicardia, palpitações, midriase, cicloplegia, aumento da pressão ocular, sonolência, debilidade, vertigens, insônia, vômitos, constipação, impotência, supressão da lactação, reações alérgicas (incluindo urticária).

Retemic - Posologia

COMPRIMIDOS Adultos: A dose usual é de um comprimido de 5 mg, duas a três vezes ao dia. A dose máxima é de um comprimido de 5 mg, quatro vezes ao dia. Crianças acima de 5 anos de idade: A dose usual é de um comprimido de 5 mg, duas vezes ao dia. A dose máxima é de um comprimido de 5 mg, três vezes ao dia. XAROPE Adultos: Uma colher-medida (5 mg/5 ml) de xarope, duas a três vezes ao dia. A dose máxima é uma colher-medida, quatro vezes ao dia. Crianças acima de 5 anos de idade: Uma colher-medida (5 mg/5 ml) de xarope, duas vezes ao dia. A dose máxima é de uma colher-medida de xarope, três vezes ao dia.

Superdosagem

Os sintomas da superdosagem com Retemic (Cloridrato de Oxibutinina), podem ser qualquer um devido aos agentes anticolinérgicos. Podem ocorrer reações relacionadas com o SNC (agitação, excitação, comportamento psicótico), com o sistema circulatório (sensação de calor, hipertensão ou hipotensão, insuficiência circulatória), insuficiência respiratória, paralisia, e, coma.

Retemic - Informações

Retemic (Cloridrato de Oxibutinina) exerce seu efeito antiespasmódico diretamente sobre o músculo liso e inibe a ação muscarínica da acetilcolina sobre a musculatura lisa. Estudos em coelhos demonstram que o produto apresenta somente um quinto da atividade anticolinérgica da atropina, porém tem uma atividade antiespasmódica vesical de 4 a 10 vezes superior. Não provoca bloqueio dos efeitos da acetilcolina nas junções neuromusculares, nem nos gânglios do sistema autônomo (efeitos antinicotínicos). Não tem efeito sobre os músculos lisos dos vasos sanguíneos. Nos pacientes com bexiga neurogênica reflexa e bexiga neurogênica espástica não inibida, estudos de cistometria demonstraram que a droga aumenta a capacidade vesical, diminue a frequência das contrações não-inibidas do músculo detrusor e, retarda o desejo inicial de urinar. Retemic diminue a urgência e a frequência urinária, tanto nos episódios de incontinência como nas fases de micção voluntária. A droga reune características indispensáveis para qualquer antispasmódico: é um potente antiespasmódico com atividade anticolinérgica-neurotrópica em diversos orgãos e sistemas. A Oxibutinina foi bem tolerada, segundo estudos controlados realizados com a administração por 30 dias e em estudos não controlados, nos quais alguns pacientes receberam a droga durante dois anos.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal