Roxitrom

ROXITROM com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ROXITROM têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ROXITROM devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

biolab

Apresentação ROXITROM

compr. rev. 300 mg. cx. c/ 5 compr. rev.

ROXITROM – Indicações

Informação não disponível para esta bula.

Contra indicações de ROXITROM

O produto não deve ser usado por pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula ou a eritromicina, lincomicina, cloranfenicol, clindamicina e demais antibióticos macrolídeos. Uso concomitante com os alcalóides vasoconstritores do ergot, especialmente a ergotamina e a diidroergotamina.

Advertências

Gerais – A Roxitromicina não é indicada para o tratamento da gonorréia e das infecções causadas por Pseudomonas sp. Pediatria – Não foram relatados, até o momento, problemas específicos do uso de Roxitromicina por crianças. Geriatria (idosos) – Embora a meia-vida da Roxitromicina seja alongada em pacientes idosos, não se faz necessária uma redução/modificação posológica, uma vez que as concentrações plasmáticas máximas da droga atingem um estado de equilíbrio após administração de doses repetidas. Insuficiência hepática – A administração da Roxitromicina não é recomendada em pacientes portadores de insuficiência hepática. Se ela é necessária, então deve ser acompanhada de testes regulares da função hepática, e eventualmente, de uma redução posológica. Insuficiência renal – Apenas 12% da dose administrada é excretada através do rim, portanto não é necessária a redução da posologia em caso de insuficiência renal.

Interações medicamentosas de ROXITROM

– Alcalóides do ergot (ergotamina e diidroergotamina): o uso concomitante com a Roxitromicina pode causar necrose de extremidades. – Teofilina e Carbamazepina: podem ocorrer aumento e/ou modificação nas concentrações plasmáticas dessas drogas. – Bromocriptina: pode ocorrer aumento da concentração plasmática da bromocriptina, com possível aumento de atividade dopaminérgica. – Ciclosporina: tem seus níveis séricos aumentados por inibição do seu catabolismo. – Álcool: pode ocorrer um aumento na absorção do álcool. • Interferência em exames laboratoriais: Pode ocorrer aumento nas taxas das transaminases.

Reações adversas / efeitos colaterais de ROXITROM

Os seguintes efeitos adversos foram apontados em função da importância clínica: dores abdominais, náuseas, vômito, diarréia, cansaço não habitual, rash cutâneo, pruridos, cefaléia, tontura, fraqueza e aumento das transaminases, podendo evoluir para uma hepatite colestática.

ROXITROM – Posologia

Adultos e crianças acima de 10 anos: 1 comprimido de Roxitrom 150 mg pela manhã e outro à noite (a cada 12 horas), ou um único comprimido de Roxitrom 300 mg ao dia, preferencialmente em jejum, antes das refeições. O período de tratamento é de 5 a 10 dias ou a critério médico. Crianças de 6 a 10 anos: 1 comprimido de Roxitrom 150 mg, em uma única tomada ao dia, de preferência em jejum, antes das refeições. O período de tratamento é de 5 a 10 dias, ou a critério médico.

Super dosagem

Informação não disponível para esta bula.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

ROXITROM – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.