Sadol adulto

SADOL ADULTO com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de SADOL ADULTO têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com SADOL ADULTO devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

catarinense

Apresentação SADOL ADULTO

Solução oral – frasco plástico transparente âmbar x 400ml.

SADOL ADULTO – Indicações

Sadol® é destinado ao tratamento das anemias ferroprivas e hipocrômicas.

Contra indicações de SADOL ADULTO

Sadol® não deve ser utilizado por pacientes com hipersensibilidade conhecida à droga ou a seus componentes.

Não há contraindicação relativa à faixa etária.
Este medicamento é contraindicado para uso por diabéticos.
Este medicamento é contraindicado para uso por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista [Categoria C].

Advertências

Não recomendamos o uso de Sadol® por diabéticos devido a presença de açúcar na sua formulação.

Interações medicamentosas de SADOL ADULTO

Compostos contendo cálcio e magnésio incluindo antiácidos e suplementos minerais, bicarbonatos, carbonatos, oxalatos ou fosfatos podem prejudicar a absorção do ferro pela formação de complexos insolúveis.
Sais de zinco podem interferir na absorção de ferro.
Alguns agentes, como o ácido ascórbico e o ácido cítrico podem aumentar a absorção de ferro.

Reações adversas / efeitos colaterais de SADOL ADULTO

Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam o produto): podem ocorrer azia, náusea, desconforto epigástrico, constipação e diarreia.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Santitária Estadual ou Municipal.

SADOL ADULTO – Posologia

Este medicamento não deve ser utilizado por via de administração não recomendada. Asolução oral deve ser ingerida por via oral.

A posologia foi estabelecida da seguinte maneira:
Crianças até 6 anos: 1 colher de chá (5ml), 2 vezes ao dia, antes das principais refeições, por via oral, que corresponde à 333% da IDR.
Crianças acima de 6 anos: 1 colher de sobremesa (10ml), 2 vezes ao dia, antes das principais refeições, por via oral, que corresponde à 444% da IDR.
Adultos: 1 colher de sopa (15ml), 2 vezes ao dia, antes das principais refeições, por via oral, que corresponde à 428% da IDR.
A posologia em ml por peso corpóreo deve ser calculada com base no produto para cada faixa etária, conforme segue: crianças até 12 anos: 0,5ml/kg/dia; adultos: 0,43ml/kg/dia.
A dose diária máxima deste medicamento deverá ser conforme segue: para crianças até 6 anos: 2 colheres de chá (10ml), dividida em 2 doses; para crianças acima de 6 anos: 2 colheres de sobremesa (20ml), dividida em 2 doses; para adultos: 2 colheres de sopa (30ml), dividida em 2 doses.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

Super dosagem

Não foram relatados casos de superdosagem até o momento com o produto Sadol®.
Se ocorrer ingestão acidental do produto em doses excessivas, deve-se procurar orientação médica e deve ser considerado o esvaziamento gástrico logo após o acidente.

Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Caracteristicas farmalogicas

Farmacodinâmica:
No organismo, o papel do ferro está quase exclusivamente restrito aos processos de respiração celular. O ferro porfirínico (heme) é um componente essencial da hemoglobina, mioglobina e citocromos, bem como das enzimas catalase e peroxidase. O resto do ferro do organismo encontra- se, quase todo, ligado a proteínas. Essas formas compreendem as de armazenagem e transporte do referido material, bem como flavo-proteínas contendo ferro (ex. NADH-desidrogenase e succinato- desidrogenase) e proteínas ferro-enxofre da cadeia respiratória.

Farmacocinética:
Em condições normais, o ferro é absorvido no duodeno e na porção proximal do jejuno. O ferro é um elemento que tem a absorção controlada a fim de evitar o seu excesso. No entanto, a eficiência desse controle depende da concentração e da quantidade diária ofertada ao indivíduo. Em condições normais, um ótimo padrão alimentar contém cerca de 10 a 20mg de ferro, e o indivíduo absorve cerca de 5 a 10% desse total. Isto quer dizer que há absorção de cerca de 1mg de ferro por dia. O importante é a quantidade de ferro, e não a massa de sal total nas preparações que contêm o elemento. A absorção do ferro aumenta em resposta à presença de baixas reservas de ferro ou de aumento de suas necessidades.
Essa absorção compensa uma perda da mesma grandeza. Essa perda processa-se através da descamação de células, das vias digestivas e urinárias, completadas pelas vias respiratórias e da pele, eliminando o ferro nelas contido.
O ferro atravessa as células da mucosa intestinal por transporte ativo. A taxa de captação de ferro é regulada pelas reservas de ferro das células da mucosa, de modo que ocorre maior transporte de ferro quando as reservas estão baixas. Juntamente com o ferro liberado do heme absorvido, o ferro recém- absorvido pode ser imediatamente transportado das células da mucosa para o plasma através da transferrina, ou pode ser armazenado nas células da mucosa sob a forma de ferritina, um complexo hidrossolúvel constituído por um cristal central de hidróxido férrico envolto por uma camada de proteína especializada de armazenamento, denominada apoferritina. Em geral, quando as reservas de ferro corporal total encontram-se elevadas, e as necessidades corporais de ferro estão baixas, o ferro recém-absorvido é desviado para a ferritina nas células da mucosa intestinal, em vez de ser transportado para outros locais. Entretanto, quando as reservas de ferro estão baixas, ou quando as necessidades apresentam-se altas, o ferro recém-absorvido é imediatamente transportado das células da mucosa para a medula óssea para a produção de hemoglobina.
O ferro é armazenado primariamente sob a forma de ferritina nas células da mucosa intestinal e em macrófagos no fígado, no baço e nos ossos.
Não existe nenhum mecanismo para a excreção do ferro. Ocorrem perdas de pequenas quantidades de ferro nas fezes em consequência da esfoliação de células da mucosa intestinal, enquanto são excretadas diminutas quantidades na bile, na urina e no suor. Entretanto, essas perdas não representam mais de 1mg de ferro por dia.
O efeito antianêmico começa a aparecer depois de cerca de 1 semana de tratamento com o produto.

Resultados de eficacia

Até o momento não foram encontrados dados de porcentagem de cura ou prevenção do produto no uso como antianêmico.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Sadol® deve ser guardado em sua embalagem original, à temperatura ambiente [15 a 30 ºC]. O produto Sadol® apresenta validade de 24 meses.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Após a abertura da embalagem, o produto deve ser guardado adequadamente para se manter próprio ao consumo dentro do prazo de validade.

O produto Sadol® apresenta-se como um líquido móvel e límpido, de cor pardo avermelhado escuro e com odor aromático, característico. O sabor é doce e picante.
O produto Sadol® Chocolate apresenta-se como um líquido móvel e límpido, de cor pardo avermelhado escuro e com odor aromático, característico de chocolate. O sabor é doce, característico de chocolate.
O produto Sadol® Morango apresenta-se como um líquido móvel e límpido, de cor pardo avermelhado escuro e com odor aromático, característico de morango. O sabor é doce, característico de morango.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Dizeres legais

Sadol: M.S. 1.0066.0052.004-2
Sadol Chocolate: M.S. 1.0066.0052.006-9
Sadol Morango: M.S. 1.0066.0052.005-0
Farm. Resp.: Carlos E. de Carvalho
CRF-SC Nº 4366

Laboratório Catarinense S.A.
Rua Dr. João Colin, 1053
89204-001 – Joinville – SC
CNPJ 84.684.620/0001-87
Indústria Brasileira
&SAC 0800-474222

www.labcat.com.br

SADOL ADULTO – Bula para o paciente

1. PARAQUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
Sadol® é destinado ao tratamento das anemias ferroprivas e hipocrômicas (anemias causadas pela deficiência de ferro e pela diminuição na proporção do peso da proteína que carrega o ferro com relação ao volume da célula vermelha, respectivamente).

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
A deficiência de ferro é, sem dúvida, a carência nutricional mais comum e a causa mais freqüente de anemia no mundo. A única forma de tratamento para esse tipo de anemia é a reposição de ferro para o organismo. Sadol® é uma excelente fonte de ferro. Por isso, é utilizado para o tratamento das anemias causadas por deficiência de ferro.
O efeito antianêmico começa a aparecer depois de cerca de 1 semana de tratamento com o produto.

3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Sadol® não deve ser utilizado por pacientes com hipersensibilidade conhecida à droga ou a seus componentes.

Não há contraindicação relativa à faixa etária.
Este medicamento é contraindicado para uso por diabéticos.
Este medicamento é contraindicado para uso por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista [Categoria C].

4. O QUE DEVO SABERANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Atenção diabéticos: este medicamento contém SACAROSE.

Interações medicamentosas
Compostos contendo cálcio e magnésio incluindo antiácidos e suplementos minerais, bicarbonatos, carbonatos, oxalatos ou fosfatos podem prejudicar a absorção do ferro pela formação de complexos insolúveis.
Sais de zinco podem interferir na absorção de ferro.
Alguns agentes, como o ácido ascórbico e o ácido cítrico podem aumentar a absorção de ferro.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Sadol® deve ser guardado em sua embalagem original, à temperatura ambiente [15 a 30 ºC].
O produto Sadol® apresenta validade de 24 meses.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Após a abertura da embalagem, o produto deve ser guardado adequadamente para se manter próprio ao consumo dentro do prazo de validade.
O produto Sadol® apresenta-se como um líquido móvel e límpido, de cor pardo avermelhado escuro e com odor aromático, característico. O sabor é doce e picante.
O produto Sadol® Chocolate apresenta-se como um líquido móvel e límpido, de cor pardo avermelhado escuro e com odor aromático, característico de chocolate. O sabor é doce, característico de chocolate.
O produto Sadol® Morango apresenta-se como um líquido móvel e límpido, de cor pardo avermelhado escuro e com odor aromático, característico de morango. O sabor é doce, característico de morango.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Este medicamento não deve ser utilizado por via de administração não recomendada.

Asolução oral deve ser ingerida por via oral.
Aposologia foi estabelecida da seguinte maneira:
Crianças até 6 anos: 1 colher de chá (5ml), 2 vezes ao dia, antes das principais refeições, por via oral, que corresponde à 333% da IDR.
Crianças acima de 6 anos: 1 colher de sobremesa (10ml), 2 vezes ao dia, antes das principais refeições, por via oral, que corresponde à 444% da IDR.
Adultos: 1 colher de sopa (15ml), 2 vezes ao dia, antes das principais refeições, por via oral, que corresponde à 428% da IDR.
A posologia em ml por peso corpóreo deve ser calculada com base no produto para cada faixa etária, conforme segue: crianças até 12 anos: 0,5ml/kg/dia; adultos: 0,43ml/kg/dia.
A dose diária máxima deste medicamento deverá ser conforme segue: para crianças até 6 anos: 2 colheres de chá (10ml), dividida em 2 doses; para crianças acima de 6 anos: 2 colheres de sobremesa (20ml), dividida em 2 doses; para adultos: 2 colheres de sopa (30ml), dividida em 2 doses.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

7. O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Caso você esqueça-se de tomar uma dose do produto Sadol®, pode tomar a dose esquecida naquele horário, e tomar a próxima dose, no horário correto, respeitando o intervalo normal.
Nunca tome uma dose dobrada para compensar a dose perdida.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

8. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam o produto): pode ocorrer azia, náusea, desconforto na parte inferior do abdome, constipação e diarreia.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).

9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADADESTE MEDICAMENTO?
Não foram relatados casos de superdosagem até o momento com o produto Sadol®.
Se ocorrer ingestão acidental do produto em doses excessivas, deve-se procurar orientação médica e deve ser considerado o esvaziamento gástrico logo após o acidente.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível.
Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Data da bula

19/01/2017