Simeco plus

SIMECO PLUS com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de SIMECO PLUS têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com SIMECO PLUS devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

Eurofarma

Apresentação SIMECO PLUS

Suspensão oral
Frasco com 240 mL.
USO ADULTO E PEDIÁTRICO

SIMECO PLUS – Indicações

Simeco plus® (hidróxido de alumínio+hidróxido de magnésio+dimeticona) está indicado como antiácido, nos casos de hiperacidez gástrica; úlcera péptica; esofagite; gastrite; duodenite e hérnia de hiato.

Contra indicações de SIMECO PLUS

O uso de an tiácidos con tendo alum ínio (exce to os que con tenham fosfa to de alum ínio ) é con tra-indicado pa ra pacien tes com hipofosfa temia, devido à propriedade dos sais de alum ínio de li garem -se ao fosfa to, deple tando -o. O uso de an tiácidos con tendo ma gnésio é con tra-indicado pa ra pacien tes com insufici ência renal grave, devido ao risco aumen tado de ocorrência de hipermagnesemia.

Advertências

O uso de an tiácidos con tendo ma gnésio em pacien tes com insuficiência renal leve a mode rada somen te de ve se r efe tuado quando es tritamen te necess ário e so b cuidadosa supe rvis ão médica , de vido ao risco aumen tado de oco rrência de hipe rma gnesemia nes tes pacien tes . A adminis tração prolon gada de doses elevadas de antiácidos contendo alumínio (exceto fosfa to de alumínio), em pacien tes com dieta deficiente em fosfa tos, poderá aca rretar hipofosfa temia . Pacien tes com insufici ência renal crônica pode rão apresentar hiperaluminemia.
Testes la boratoriais : Níveis séricos de fosfa to de vem se r moni torizados a in tervalos mensais ou bimes trais em pacien tes cronicamen te su bme tidos a hemodi álise , que es tejam rece bendo tratamento com antiácidos por períodos prolongados.
Uso durante a gravidez : A utili zação de an tiácidos du ran te a gravide z somen te de ve ser realizada sob orientação médica.

Interações medicamentosas de SIMECO PLUS

A absorção de alguns medicamentos pode se r alterada com a in gestão concomitante de antiácidos. Consequentemente, sempre que possível, deve-se evitar a administração de outras drogas durante uma a duas horas após o uso de antiácidos. Citam-se as tetraciclinas .

Reações adversas / efeitos colaterais de SIMECO PLUS

Eventualmente, pequenas alterações de trânsito intestinal poderão ocorrer, que desaparecerão com a simples interrupção do tratamento.

SIMECO PLUS – Posologia

Uso Adulto 1 ou 2 colheres de chá (5 mL ou 10 mL) 1 e 3 horas após as refeições e ao deitar, totalizando 7 doses diárias. Outros esquemas apropriados a cada caso podem ser instituídos a critério médico. Não se recomenda exceder essas doses diárias, ou manter por mais de 14 dias a dose máxima (duas colheres de chá – 10 mL – 7 vezes ao dia), exceto sob supervisão médica. Uso Pediátrico Crianças de 4 a 7 anos – Tomar 1 colher de café (2 mL), 1 a 2 vezes ao dia, 1 hora após as refeições, ou a critério médico. Crianças de 7 a 12 anos – Tomar 1 colher de chá (5 mL), 1 a 2 vezes ao dia, 1 hora após as refeições, ou a critério médico. Outros esquemas apropriados a cada caso podem ser instituídos a critério médico. Simeco plus® (hidróxido de alumínio+hidróxido de magnésio+dimeticona) deve ser bem agitado antes do uso.

Super dosagem

Informação não disponível para esta bula.

Caracteristicas farmalogicas

Os componentes antiácidos de Simeco plus® são hidróxido de alumínio + hidróxido de magnésio + dimeticona. O hidróxido de alumínio na forma de gel coloidal reage com o ácido clorídrico gástrico, neutralizandoo: AI(OH)3 + 3HCI Æ AICI3 + 3H2O. O gel utilizado em Simeco plus® (hidróxido de alumínio+hidróxido de magnésio+dimeticona) é o gel A ou “reativo”, de elevado poder neutralizante. Além de suas propriedades antiácidas, o hidróxido de alumínio parece exercer outras ações terapêuticas: Ação demulcente – formando uma película protetora sobre a lesão. Ação adsorvente da pepsina – além de diminuir a acidez gástrica, inibindo por esse mecanismo a atividade da pepsina, adsorve as moléculas dessa enzima, o que contribui para uma inativação ainda maior. O hidróxido de magnésio reage com o HCI, neutralizando-o: Mg(OH)2 + 2HCI Æ MgCI2 + 2H2O. As reações citadas são progressivas, fato que prolonga o efeito neutralizante. Os hidróxidos de alumínio e magnésio são considerados antiácidos não sistêmicos.
Entretanto, uma pequena parcela de íons de alumínio e de magnésio é absorvida e excretada na urina, desde que a função renal esteja normal. O íon alumínio tem ação constipante intestinal, atribuida à sua propriedade adstringente, ação essa que é contrabalançada de forma equilibrada pelo efeito laxativo osmótico do íon magnésio. A proporção entre hidróxido de alumínio e hidróxido de magnésio em Simeco plus® (hidróxido de alumínio+hidróxido de magnésio+dimeticona) tem por finalidade evitar efeitos sobre a motilidade intestinal. Simeco plus® (hidróxido de alumínio+hidróxido de magnésio+dimeticona), graças a uma técnica especial de preparação, e por possuir altas concentrações de hidróxidos, apresenta elevado poder neutralizante.
Capacidade de neutralização de Simeco plus® (hidróxido de alumínio+hidróxido de magnésio+dimeticona) (Método de Fordtran): 35 mEq/5mL. O uso de doses elevadas de antiácidos, isto é, doses com alto poder neutralizante, em 7 tomadas diárias (1 e 3 horas após as refeições e ao deitar), é um esquema moderno para tratamento de úlcera péptica, cuja eficácia tem sido demonstrada por estudos endoscópicos de cicatrização e por curvas de neutralização do pH gástrico em portadores dessa patologia. Uma vez que os pacientes com úlcera ou gastrite muitas vezes apresentam também meteorismo e flatulência, Simeco plus® (hidróxido de alumínio+hidróxido de magnésio+dimeticona) incorpora em sua fórmula a dimeticona, potente agente antifisético.
A dimeticona empregada é a dimeticona ativada com sílica, de modo a aumentar as propriedades antifiséticas. A dimeticona atua no estômago e no intestino, diminuindo a tensão superficial dos líquidos digestivos, rompendo as bolhas que retêm os gases e que provocam flatulências e dores. Assim, os gases são eliminados mais facilmente, diminuindo o desconforto causado por eles. A dimeticona é excretada nas fezes de forma inalterada.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Siga corretamente o modo de usar. Ao persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado.

Nº DO LOTE, DATA DE FABRICAÇÃO E PRAZO DE
VALIDADE: vide cartucho ou rótulo.
MS – 1.0043.0696
Farm. Resp.: Dra. Sônia Albano Badaró
CRF-SP 19.258
208702-01 (A) – L.65 (10/07)
EUROFARMA LABORATÓRIOS LTDA.
Av. Ver. José Diniz 3465
São Paulo – SP
CNPJ: 61.190.096/0001-92
Indústria Brasileira

SIMECO PLUS – Bula para o paciente

Ação esperada do medicamento
Simeco plus® (hidróxido de alumínio+hidróxido de magnésio+dimeticona) é um medicamento antiácido, indicado nos casos de hiperacidez gástrica; úlcera péptica; esofagite; gastrite; duodenite e hérnia de hiato. A ação antiácida de Simeco plus® (hidróxido de alumínio+hidróxido de magnésio+dimeticona) inicia-se logo após a ingestão do medicamento.
Cuidados de armazenamento
Conservar o medicamento em temperatura ambiente (entre 15° C e 30° C). Proteger da luz e umidade.
Prazo de validade
Desde que observados os devidos cuidados de conservação, o prazo de validade da Simeco plus® (hidróxido de alumínio+hidróxido de magnésio+dimeticona) é de 24 meses, contados a partir da data de fabricação impressa em sua embalagem externa.

NUNCA USE MEDICAMENTOS COM O PRAZO DE VALIDADE VENCIDO. PODE SER PREJUDICIAL À SUA SAÚDE.

Gravidez e lactação
Informar ao médico ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após seu término. Informar ao médico se está amamentando.
Cuidados de administração
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Simeco plus® (hidróxido de alumínio+hidróxido de magnésio+dimeticona) deve ser bem agitado antes do uso.
Interrupção do tratamento
Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Reações adversas
O aparecimento de reações desagradáveis em decorrência do uso do medicamento é raro, e se ocorrer, o médico deverá ser informado. Estas reações incluem diarréia e constipação.
Ingestão concomitante com outras substâncias
A absorção de alguns medicamentos pode ser alterada com o uso concomitante de antiácidos. Consequentemente, sempre que possível, deve-se evitar a administração de outros medicamentos durante o intervalo de uma a duas horas após o uso de antiácidos.
Contra-indicações e precauções
Pacientes com insuficiência renal não devem utilizar antiácidos contendo magnésio, a menos que seja indicado e esteja sob rigoroso controle médico. Pacientes com hipofosfatemia não devem utilizar antiácidos contendo alumínio. A utilização de antiácidos durante a gravidez somente deve ser realizada sob orientação médica.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Data da bula

20/10/2011