Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Spiriva - Bula do remédio

Spiriva com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Spiriva têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Spiriva devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.

Aviso importante

Todas as bulas constantes em nosso portal são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.

Obs.: A MedicinaNET não vende nenhum tipo de medicamento.

Laboratório

Boehringer

Referência

Tiotrópio

Apresentação de Spiriva

cáps. c/ pó p/ inalação: emb. c/ 30 cáps. cáps. c/ pó p/ inalação: emb. c/ 10 e 30 cáps. acompanhadas de HandiHaler. Cada cáps. contém: Tiotrópio18 mcg (Correspondente a 22,5 mcg de brometo de tiotrópio monoidratado.)

Contra-indicações de Spiriva

Spiriva pó para inalação é contra-indicado a pacientes com história de hipersensibilidade à atropina ou a seus derivados, p.ex. ipratrópio ou oxitrópio, ou a qualquer componente que faça parte da sua formulação.

Reações adversas / Efeitos colaterais de Spiriva

Os efeitos indesejáveis relacionados abaixo foram atribuídos à administração de Spiriva baseando-se em fatos razoáveis que sugerem uma relação causal. As freqüências indicadas abaixo relatam incidências independentes da avaliação de causalidade em qualquer caso individual. A informação é baseada em quatro estudos clínicos envolvendo 906 pacientes tratados com Spiriva durante um período de até um ano. Trato gastrintestinal: 14%: secura da boca, em geral leve e freqüentemente resolvida com a continuidade do tratamento. Entre 1% e 10%: constipação. Sistema respiratório: Entre 1% e 10%: tosse e irritação local, incluindo irritação da garganta (similar a outras terapias inalatórias). Sistema cardiovascular: Entre 0,1% e 1%: taquicardia. Além disso, relataram-se, normalmente em pacientes susceptíveis, casos isolados de taquicardia supraventricular e de fibrilação arterial associadas ao uso de tiotrópio. Sistema urinário: Entre 0,1% e 1%: dificuldade de urinar e retenção urinária (em homens com fatores de predisposição). Reações alérgicas: Entre 0,1% e 1%: reações de hipersensibilidade incluindo casos isolados de angioedema. A maioria das reações adversas mencionadas acima podem ser atribuídas às propriedades anticolinérgicas de Spiriva. Podem ocorrer outros efeitos anticolinérgicos como visão embaçada e glaucoma agudo. Assim como ocorre com outras terapias inalatórias, pode ocorrer broncoespasmo paradoxal.

Spiriva - Posologia

A dosagem recomendada é a inalação do conteúdo de uma cápsula de Spiriva uma vez ao dia, com o auxílio do HandiHaler, sempre no mesmo horário. As cápsulas de Spiriva não devem ser deglutidas. Pacientes idosos podem utilizar Spiriva nas doses recomendadas. Pacientes com função renal comprometida podem utilizar Spiriva nas doses recomendadas. Entretanto, assim como com outros fármacos excretados predominantemente por via renal, o uso de Spiriva deve ser monitorado cuidadosamente em pacientes com comprometimento moderado a grave da função renal. Pacientes com função hepática comprometida podem utilizar Spiriva nas doses recomendadas. A segurança e eficácia de tiotrópio, pó para inalação, não foi estabelecida em pacientes pediátricos e, portanto, Spiriva não deve ser utilizado em crianças.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal