Stiefcortil

STIEFCORTIL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de STIEFCORTIL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com STIEFCORTIL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

Stiefel

Apresentação STIEFCORTIL

StiefcortilCapilar: frasco com 60ml
StiefcortilCreme: bisnaga com 10 g e 30g
StiefcortilPomada: bisnaga com 30g
USO EXTERNO
USO ADULTO E PEDIÁTRICO
VENDA SEM PRESCRIÇÃO MÉDICA

STIEFCORTIL – Indicações

Stiefcortilé indicado para o alívio das manifestações inflamatórias e pruriginosas nas dermatoses sensíveis aos corticosteróides. Stiefcortilcreme e Stiefcortilpomada são indicados para o tratamento tópico das afecções cutâneas de caráter eczematoso ou inflamatório, tais como eczema de contato, 3 eczema atópico, eczema numular, eczema seborreico, líquen simples e crônico, líquen plano, intertrigo, disidrose, eczemas, dermatites e picadas de inseto. Stiefcortilcreme e Stiefcortilpomada são recomendados, quando as lesões se encontram em áreas delicadas, como a face, não determinando a dermatite perioral, e regiões de dobras, como a axilar e mamária, evitando-se as estrias atróficas causadas pelos corticosteróides fluorados. Stiefcortilcapilar é indicado para o tratamento das dermatoses do couro cabeludo, que respondem aos corticosteróides, como psoríase, seborréia eczema e dermatite.

Contra indicações de STIEFCORTIL

Os corticosteróides tópicos são contra-indicados na maioria das infecções viróticas cutâneas, como varicela, herpes e vacínia e na presença de tuberculose cutânea. Também é contra-indicado para pacientes com história de hipersensibilidade à hidrocortisona ou aos outros componentes da fórmula.

Advertências

Stiefcortil, devido à sua boa tolerabilidade, pode ser usado nas afecções cutâneas, em crianças, uma a duas vezes ao dia. Embora não tenha sido observado até o momento nenhuma reação adversa durante a gravidez ou lactação, a segurança do uso durante estes períodos ainda não foi estabelecida. Portanto, não deve ser largamente utilizado em pacientes grávidas.
Stiefcortilcapilar deve ser usado apenas no couro cabeludo. Em presença de infecção, deve-se instituir terapia antibacteriana adequada. Devem ser tomadas precauções para evitar o contato do produto com os olhos.

Interações medicamentosas de STIEFCORTIL

Informação não disponível para esta bula.

Reações adversas / efeitos colaterais de STIEFCORTIL

Já foram observados os seguintes efeitos pelo uso de corticosteróides tópicos: sensação de ardência, prurido, irritação, secura, foliculite, hipertricose, erupção acneiforme e hipopigmentação. Com a terapia oclusiva podem ocorrer as seguintes reações: maceração da pele, infecção secundária, atrofia da pele, estria e miliária. Se ocorrer irritação, o produto deve ser descontinuado e instituída uma terapia apropriada. Na presença de infecção, deve-se usar um antifúngico ou antibacteriano adequado. Cuidados especiais devem ser observados no tratamento de áreas extensas ou com a terapia oclusiva, devido a possibilidade de absorção sistêmica.

STIEFCORTIL – Posologia

Aplicar Stiefcortilcreme/pomada sobre as áreas afetadas, após a limpeza das mesmas, três a quatro vezes ao dia. Quando se obtiver resposta favorável à terapia, reduzir gradualmente a dosagem e, eventualmente, descontinuar a terapia. Aplicar pequenas quantidades de Stiefcortilcapilar pela manhã e à noite. Quando se obtiver resposta favorável à terapia, reduzir para uma aplicação diária em dias alternados.

Super dosagem

Tratando-se de um produto tópico, a superdosagem pode ocorrer ao se tratar áreas extensas ou utilizando-se a terapia oclusiva, aumentando a possibilidade de absorção sistêmica. Número de lote, data de fabricação e prazo de validade: vide cartucho.

Caracteristicas farmalogicas

Os corticosteróides difundem-se através das membranas celulares e formam complexos com receptores citoplasmáticos específicos. Esses complexos entram no núcleo celular, unindo-se ao DNA (cromatina) estimulando a transcrição do RNA-mensageiro e a posterior síntese de várias enzimas. Supõe-se que estas enzimas sejam as responsáveis pelos efeitos antiinflamatórios dos corticosteróides de aplicação tópica. O veículo utilizado nas formulações tópicas também pode contribuir com o efeito terapêutico, proporcionando uma ação emoliente e secante, aumentado a absorção transcutânea do corticosteróide.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Dermatologicamente Testado
Reg. MS 1.0675.0011
Farm. Resp.: Ivo J. Becaro
CRF-SP 16846
Laboratórios Stiefel Ltda.
R. Prof. João C. Salem, 1081/1301
Guarulhos – SP
CNPJ 63.064.653/0001-54
Indústria Brasileira
Serviço de Atendimento ao Consumidor
0800 7043189
e-mail: sac@stiefel.com.br
www.stiefel.com.br

STIEFCORTIL – Bula para o paciente

Stiefcortilé indicado para o tratamento tópico de dermatites e eczemas. O produto não deve ser usado na presença de tuberculose cutânea e na maioria das infecções cutâneas viróticas, incluindo varicela, herpes e vacínia. Pessoas hipersensíveis à hidrocortisona e aos outros componentes da fórmula, não devem usar o produto. Evitar contato com os olhos. Stiefcortilcapilar contém álcool etílico, portanto é inflamável e deve ser mantido longe do calor e chamas. Stiefcortilcapilar deve ser usado apenas no couro cabeludo. 2 Stiefcortil® não deve ser largamente utilizado em pacientes grávidas.
Modo de usar
Aplicar Stiefcortilcreme/pomada em finas camadas, três a quatro vezes ao dia, sobre a área afetada. Aplicar, no couro cabeludo, pequenas quantidades de Stiefcortilcapilar, pela manhã e à noite, até obter uma melhora evidente; depois, passar a uma aplicação diária, em dias alternados.
“Siga corretamente o modo de usar. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica ou de seu cirurgião-dentista”.
“NÃO USE MEDICAMENTO COM PRAZO DE VALIDADE VENCIDO. PODE SER PREJUDICIAL PARA A SUA SAÚDE”.
Stiefcortil® capilar e creme são válidos por 36 meses e Stiefcortil® pomada por 24 meses a partir das datas de fabricação. Stiefcortilcreme, pomada e capilar devem ser mantidos em temperatura ambiente (15 – 30ºC) e ao abrigo da luz.
“TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS”.
Reações desagradáveis, como sensação de ardência, coceira e irritação podem ocorrer. Caso ocorra irritação o produto deve ser descontinuado e terapia apropriada deve ser instituída.

Data da bula

28/11/2011