Stresstabs com zinco

STRESSTABS COM ZINCO com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de STRESSTABS COM ZINCO têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com STRESSTABS COM ZINCO devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

Wyeth

Apresentação STRESSTABS COM ZINCO

Stresstabs® 600 com zinco: frasco com 30 comprimidos revestidos.

USO ORAL
USO ADULTO

COMPOSIÇÃO
Cada comprimido contém:

 

%*

Vitamina B1

(como mononitrato de tiamina)

30 mg

2143

Vitamina B2

(riboflavina)

10 mg

625

Vitamina B6

(como cloridrato de piridoxina)

10 mg

500

Vitamina B12

(cianocobalamina)

25 mcg

2500

Vitamina C

(ácido ascórbico)

600 mg

1000

Vitamina E

(acetato de dl-alfa tocoferol)

45 UI

300

Ácido fólico

 

500 mcg

250

Ácido pantotênico

(como pantotenato de cálcio)

25 mg

383

Niacina

 

100 mg

555

Cobre

(como óxido cúprico)

3 mg

100

Zinco

(como sulfato de zinco)

23,9 mg

159 

 

 

 

 



*%: Teor em porcentagem referente à quantidade mínima diária recomendada para adultos.

Excipientes: ácido esteárico, amido, celulose microcristalina, dióxido de silício, hidroxipropilmetilcelulose, estearato de magnésio, etilcelulose, óleo mineral e corante laranja.

STRESSTABS COM ZINCO – Indicações

Stresstabs® 600 com zinco é indicado como suplemento vitamínico-mineral nos seguintes casos:
•em dietas restritivas e inadequadas;
•como auxiliar do sistema imunológico;
•como antioxidante;
•em doenças crônicas ou convalescença e
•no pós-cirúrgico.

Contra indicações de STRESSTABS COM ZINCO

Stresstabs® 600 com zinco não deve ser utilizado por pessoas com hipersensibilidade conhecida aos componentes da fórmula. Os riscos e benefícios devem ser levados em conta ao se indicar este medicamento a pessoas com história de litíase renal ou hiperoxalúria. A suplementação de vitamina C em doses acima de 1g por dia por período prolongado tem sido relacionada ao aumento de oxalato urinário.

Advertências

Em casos de anemia perniciosa, o ácido fólico pode mascarar o quadro clínico, uma vez que pode haver reversão do quadro sanguíneo periférico ao normal, enquanto as manifestações neurológicas podem continuar progredindo.

ESTE MEDICAMENTO PODE SER UTILIZADO DURANTE A GRAVIDEZ DESDE QUE SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA.

Interações medicamentosas de STRESSTABS COM ZINCO

Medicamentos que interferem na absorção de gorduras podem afetar a absorção de vitaminas lipossolúveis (vitamina E). Nesses casos, deve-se administrar Stresstabs® 600 com zinco duas horas após a ingestão do medicamento ou em refeições distintas.
Os suplementos de vitaminas e minerais não são isentos de interações medicamentosas. Recomenda-se avaliação cuidadosa ao prescrever outro medicamento a usuários desse tipo de suplemento.

Reações adversas / efeitos colaterais de STRESSTABS COM ZINCO

Ocasionalmente, podem ocorrer distúrbios gastrintestinais. A suplementação de vitamina C em doses acima de 1g por dia, por período prolongado, tem sido relacionada ao aumento de oxalato na urina, que pode levar à formação de cálculos no trato urinário em pacientes com história de litíase renal.
A cor da urina pode se alterar para amarelo escuro ou laranja, durante o uso do medicamento. Isto se deve à excreção, pela urina, de vitaminas do complexo B. Essa alteração é normal e não representa qualquer risco.

STRESSTABS COM ZINCO – Posologia

Um comprimido ao dia, por tempo indeterminado, preferencialmente junto com uma das refeições.
Não é recomendado exceder a dose diária.

Super dosagem

Em casos de ingestão acidental de doses muito acima das indicadas, recomenda- se adotar medidas habituais de controle das funções vitais.

Caracteristicas farmalogicas

As vitaminas, os minerais e os micronutrientes são essenciais para o atendimento das necessidades nutricionais do crescimento e do desenvolvimento normais, e para a conservação da saúde. Agem como cofatores em reações bioquímicas, participando de diversas funções metabólicas. Stresstabs® 600 com zinco apresenta em sua fórmula doses adequadas de vitaminas e minerais com ação antioxidante, substâncias que desempenham papel importante nos processos de proteção celular contra lesões desencadeadas por radicais livres de oxigênio.

Resultados de eficacia

Por se tratar de um suplemento vitamínico-mineral, não há dados de eficácia disponíveis.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Stresstabs® 600 com zinco é contraindicado para crianças menores de 12 anos. Não há relatos de intercorrências até o momento com o uso do produto por idosos. Pode ser necessária a redução da dose do suplemento nos casos de insuficiência renal ou hepática graves.

Armazenagem

O produto deve ser mantido em sua embalagem original e em temperatura inferior a 30°C.
Contém agente secante à base de sílica.

Dizeres legais

MS nº 1.2110.0096
Farm. Resp.: Ruy M. Yoshinaga – CRF – SP nº 4997
Fabricado por: Wyeth Canada – Montreal – Quebec – Canadá
Importado e distribuído por: Laboratórios Wyeth-Whitehall Ltda. Rodovia Castelo Branco, km 32,5 – Itapevi – São Paulo – Brasil CNPJ nº 61.072.393/0039-06 – Indústria Brasileira

STRESSTABS COM ZINCO – Bula para o paciente

Como este medicamento funciona?
Stresstabs® 600 com zinco é um suplemento vitamínico-mineral. Por isso, todos e cada um dos elementos de sua fórmula não têm por finalidade efeitos terapêuticos. Quando tomados regularmente, cada um dos ingredientes de sua fórmula tem por objetivo suprir as prováveis deficiências de nutrientes que a dieta ou outras condições biológicas podem originar. Dentre essas condições, destacam-se aquelas relacionadas ao estresse, que, quando excessivo, pode afetar o sistema imunológico, deixando o organismo mais suscetível a infecções. Stresstabs® 600 com zinco apresenta em sua fórmula doses adequadas de vitaminas e minerais com ação antioxidante, substâncias que desempenham papel importante nos processos de proteção celular contra lesões desencadeadas por radicais livres de oxigênio.

AÇÕES E BENEFÍCIOS ATUALMENTE ACEITOS
Vitamina B1
Auxilia no aproveitamento energético da alimentação, promovendo apropriado metabolismo de carboidratos. Necessária para o funcionamento apropriado do sistema nervoso e dos músculos, inclusive os músculos do coração.

Vitamina B2
Auxilia no aproveitamento energético da alimentação. Necessária para a visão. Ajuda na formação das células vermelhas do sangue e no funcionamento do sistema nervoso.

Vitamina B6
Importante na absorção e no metabolismo de proteínas e carboidratos. Necessária para o apropriado funcionamento dos sistemas nervoso e imunológico. Essencial para a formação das células vermelhas do sangue e a síntese de hormônios.

Vitamina B12
Ajuda na formação das células vermelhas do sangue e no aproveitamento de material genético vital (ácidos nucléicos) para o núcleo celular. Necessária para a redução de risco de certos tipos de anemia. Auxilia no funcionamento de todas as células do corpo, especialmente as nervosas, cerebrais e glóbulos vermelhos.

Vitamina C
Fortalece as paredes dos vasos sanguíneos. Essencial para dentes, gengivas e ossos saudáveis. Importante para a produção do colágeno, que protege as estruturas do corpo, tais como a pele, ossos e tendões. Ajuda na absorção de ferro dos suplementos e vegetais. Ajuda a proteger as células contra os danos causados pelos radicais livres.
Importante para funções imunológicas. Necessária para a formação de alguns neurotransmissores e a cicatrização de feridas.

Vitamina E
Necessária para a formação adequada de células vermelhas no sangue, nos músculos e nos tecidos. Necessária para funções imunológicas. Importante para a manutenção do DNA. Protege a gordura dos tecidos contra a oxidação. Ajuda a proteger as células contra os danos causados pelos radicais livres.

Niacina
Presente em todas as células do corpo, ajuda a converter alimento em energia; envolvida no metabolismo de gordura, proteína e carboidrato. Auxilia na função do sistema nervoso.

Ácido fólico
Quantidades adequadas desta vitamina B (ácido fólico) como parte de uma dieta saudável podem ajudar a reduzir o risco de más-formações congênitas do cérebro e da espinha dorsal. Ajuda a manter normais as funções saudáveis do trato intestinal. Necessário para o metabolismo dos aminoácidos e para a formação de ácidos nucléicos que formam o DNA.
Necessário para o crescimento e desenvolvimento normais.
Necessário para a formação das células vermelhas do sangue.

Ácido pantotênico
Relacionado com a conversão de carboidratos, gordura e proteína em energia. Necessário para a formação de hormônios e substâncias que regulam o sistema nervoso.
Ajuda no crescimento e desenvolvimento normais.

Cobre
Parte das proteínas e enzimas ligadas às funções cerebrais e das células vermelhas. Relacionado com o metabolismo do ferro, a saúde dos ossos e a síntese das proteínas.
Desempenha papel importante na pele, no cabelo e na pigmentação dos olhos.

Zinco
O zinco pode ser um fator importante para ajudar a manter o sistema imunológico saudável. Componente crítico de enzimas relacionadas à maioria das principais vias metabólicas. Parte de vários hormônios vitais, inclusive insulina. Relacionado com a função do paladar. Auxilia na cicatrização de feridas. Relacionado ao metabolismo proteico. Importante para visão noturna.

Por que este medicamento foi indicado?
Stresstabs® 600 com zinco é indicado como suplemento vitamínico-mineral nos seguintes casos:
•em dietas restritivas e inadequadas;
•como auxiliar do sistema imunológico;
•como antioxidante;
•em doenças crônicas ou convalescença e
•no pós-cirúrgico.

Quando não devo usar este medicamento?
Stresstabs® 600 com zinco não deve ser utilizado por pessoas com hipersensibilidade conhecida aos componentes da fórmula. Se você tem história de litíase renal (pedra nos rins), informe ao seu médico antes de usar este medicamento.

ESTE MEDICAMENTO PODE SER UTILIZADO DURANTE A GRAVIDEZ DESDE QUE SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA.
ESTE MEDICAMENTO É CONTRAINDICADO NA FAIXA ETÁRIA DE MENORES DE 12 ANOS DE IDADE.
INFORME AO MÉDICO O APARECIMENTO DE REAÇÕES INDESEJÁVEIS.
INFORME AO SEU MÉDICO SE VOCÊ ESTÁ FAZENDO USO DE ALGUM OUTRO MEDICAMENTO.

Como devo usar este medicamento?
Deve-se tomar um comprimido ao dia, por tempo indeterminado, preferencialmente junto com uma das refeições. Não é recomendado exceder a dose diária.
SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR. NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS, PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA.
NÃO USE O MEDICAMENTO COM O PRAZO DE VALIDADE VENCIDO. ANTES DE USAR, OBSERVE O ASPECTO DO MEDICAMENTO.

Quais os males que este medicamento pode causar?
Ocasionalmente, podem ocorrer distúrbios gastrintestinais. A cor da urina pode se alterar para amarelo escuro ou laranja, enquanto você estiver em uso do medicamento. Isto se deve à excreção, pela urina, de vitaminas do complexo B. Essa alteração é normal e não representa qualquer risco.

O que fazer se alguém usar uma grande quantidade deste medicamento de uma só vez?
Procurar imediatamente orientação de um médico ou um centro de intoxicação.

Onde e como devo guardar este medicamento?
O produto deve ser mantido em sua embalagem original e em temperatura inferior a 30°C.
Os suplementos de vitaminas e minerais são muito sensíveis à umidade, por isso evite manipular todos os comprimidos de uma vez. Recomenda-se retirar parcialmente o lacre do frasco, permitindo apenas a passagem do comprimido que será utilizado. Mantenha os comprimidos em seu frasco original e bem tampado.
Contém agente secante à base de sílica.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Data da bula

16/09/2014