Sulpan

SULPAN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de SULPAN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com SULPAN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

Sanofi

Apresentação SULPAN

Cartucho contendo 20 cápsulas
USO ADULTO

SULPAN – Indicações

SULPAN encontra-se indicado naqueles processos onde coexistam ansiedade, tensão, excitação, insônia, tristeza, depressão e inibição psicomotora. Mostra-se particularmente útil nas manifestações psicossomáticas, como as de natureza gastrintestinais, cardiológicas (inclusive neurose cardíaca), reumatológicas, geniturinárias, náuseas, cefaléia de tensão, asma etc. Depressões reativas, neuroses, alcoolismo, labilidade emocional e afetiva e psicopatologia geriátrica são condições que respondem bem à terapêutica com o produto. Também no tratamento de distúrbios do comportamento em crianças o SULPAN está indicado.

Contra indicações de SULPAN

SULPAN é contra-indicado em pacientes portadores de “miastenia gravis”, com suspeita de feocromocitoma ou com reconhecida hipersensibilidade aos componentes da fórmula. O emprego do produto deve ser igualmente evitado durante a gravidez e a lactação.

Advertências

Nos pacientes idosos e debilitados a posologia deve ser reduzida. Como sonolência pode ocorrer, principalmente no início do tratamento, os pacientes devem ser alertados para evitar a tomada do produto em períodos próximos à realização de tarefas como condução de veículos ou operação de máquinas perigosas, até o desenvolvimento de tolerância ao efeito sedativo.

Interações medicamentosas de SULPAN

A administração de SULPAN simultaneamente com outras drogas com ação central como neurolépticos, tranqüilizantes, antidepressivos, hipnóticos, analgésicos e anestésicos pode resultar em uma intensificação dos seus efeitos.

Reações adversas / efeitos colaterais de SULPAN

Segundo os dados obtidos em pesquisas clínicas, a tolerabilidade é boa em cerca de 90% dos pacientes. Os efeitos colaterais mais freqüentes são sonolência e astenia. Devido à presença da sulpirida, podem ocorrer em pacientes mais susceptíveis casos de amenorréia e galactorréia, mesmo em doses terapêuticas que desaparecem com a diminuição da dosagem ou suspensão do tratamento. Como acontece com medicamentos desta natureza, o tratamento prolongado com altas doses em indivíduos predispostos pode causar dependência.

SULPAN – Posologia

A posologia deve ser ajustada pelo médico conforme a resposta de cada paciente. A dose terapêutica usual é de 3 a 4 cápsulas diárias, podendo atingir 6 cápsulas em casos severos. As doses de manutenção situam-se em 1 e 2 cápsulas.

Super dosagem

A superdosagem manifesta-se por intensificação dos efeitos do produto: sonolência, estados confusionais, perda da consciência. Podem ainda ocorrer hipotensão grave, arritmias cardíacas, convulsões, depressão, hipotermia e reações extrapiramidais. Recomenda-se lavagem gástrica e monitoramento e tratamento convencional das funções respiratória e cardiovascular. Reações extrapiramidais graves podem ser tratadas com antiparkinsonianos ou anti-histamínicos por via venosa.

Caracteristicas farmalogicas

Características
O bromazepam age sobre o sistema nervoso central, particularmente no sistema límbico, centro regulador das emoções, apresentando atividade ansiolítica e tranqüilizante. A sulpirida atua como neuroléptico, revelando propriedade antidepressiva, ansiolítica e antiemética. A ação combinada das duas substâncias permite utilizar doses menores de cada uma, com potencialização dos seus efeitos terapêuticos e redução das reações colaterais.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Devido ao risco de uma maior sensibilidade, o emprego de SULPAN deve ser cauteloso em pacientes idosos.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
O ABUSO DESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR DEPENDÊNCIA
MS. 1.1300.0992
Farm. Resp.: Antonia A. Oliveira Araujo
CRF-SP Nº 5854
SANOFI-AVENTIS FARMACÊUTICA LTDA.
Rua Conde Domingos Papais, 413 – Suzano – SP
CEP 08613-00 – CNPJ 02.685.377/0008-23
Indústria Brasileira – ®Marca registrada

SULPAN – Bula para o paciente

Ação esperada do medicamento
SULPAN destina-se ao tratamento de pacientes que apresentam sintomas de ansiedade, tensão, excitação e está particularmente indicado nas doenças de origem psicossomática, tais como distúrbios gastrintestinais, cardíacos, neurológicos, etc.
Cuidados de conservação
SULPAN deve ser guardado em sua embalagem original. Evitar calor excessivo (temp. superior a 40º C), proteger da luz e umidade.
Prazo de validade
Impresso na embalagem
Ao comprar qualquer medicamento verifique o prazo de validade. Não use remédio com prazo de validade vencido. Além de não obter o efeito desejado, você poderá prejudicar sua saúde.
Gravidez e lactação
Informar o médico a ocorrência de gravidez durante o tratamento ou após o seu término. Informar caso esteja amamentando.
Cuidados de administração
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Interrupção do tratamento
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico. Pacientes sob tratamentos prolongados ou com altas doses do produto não devem interromper o seu uso abruptamente. A suspensão do uso do produto antes do período indicado pelo médico pode resultar no insucesso do tratamento.
Reações adversas
Informar o médico o aparecimento de reações desagradáveis, tais como sonolência, sensação de fadiga, ausência de menstruação e aumento na secreção de leite.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Ingestão concomitante com outras substâncias
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento, particularmente no caso de anti-hipertensivos, outros depressores do sistema nervoso central, certos antiparkinsonianos (levodopa) e qualquer medicamento contendo álcool. Bebidas alcoólicas devem ser evitadas durante o tratamento com SULPAN.
Contra-indicações e Precauções
SULPAN é contra-indicado em pacientes com “miastenia gravis” ou feocromocitoma e também durante a gravidez e a amamentação. O emprego deve ser cauteloso em pacientes idosos ou debilitados.
Como todos os medicamentos do seu grupo, SULPAN pode alterar determinadas reações do paciente, tais como, capacidade para dirigir, comportamento no tráfego, operações de máquinas etc.
Portanto, durante o tratamento, o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas.
“Este produto* contém o corante amarelo de tartrazina que pode causar reações de natureza alérgica, entre as quais asma brônquica, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico”.
*na composição da cápsula.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.

Data da bula

08/11/2011