Synarel

SYNAREL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de SYNAREL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com SYNAREL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

zodiac

Apresentação SYNAREL

sol. nasal: emb. c/ 1 fr. de 8 ml. Cada aplicação nasal libera 200 mcg de nafarelina.

SYNAREL – Indicações

SYNAREL (nafarelina) é indicado para: Tratamento das endometrioses genital e extragenital, incluindo alívio da dor e redução das lesões endometriais; tratamento clínico do leiomioma uterino antes da miomectomia ou histerectomia planejada, incluindo alívio dos sintomas, redução do fibroma e do volume uterino; estimulação ovariana controlada prévia à fertilização in vitro.

Contra indicações de SYNAREL

Gravidez, lactação, sangramento vaginal de causa não-determinada, hipersensibilidade a fármacos similares à nafarelina, hipersensibilidade a algum de seus componentes.

Advertências

Informação não disponível para esta bula.

Interações medicamentosas de SYNAREL

Informação não disponível para esta bula.

Reações adversas / efeitos colaterais de SYNAREL

O início do tratamento com nafarelina pode causar exacerbação transitória da endometriose e de outros sintomas do desequilíbrio estrogênico. O tratamento crônico pode induzir um estado menopáusico. Em aproximadamente 0,2% das pacientes, ocorreram sintomas sugestivos de hipersensibilidade à droga, como dor no peito, prurido, rash, dispnéia e urticária. Nos estudos clínicos controlados conduzidos com a dose de 400 mcg/dia de nafarelina, as reações adversas mais freqüentemente relatadas foram do tipo hipoestrogênico, incluindo alterações da libido, labilidade emocional, cefaléia, fogachos, insônia, ressecamento vaginal e do tipo androgênico, incluindo acne, alterações do peso, redução das mamas, edema, hirsutismo, mialgia, seborréia e irritação da mucosa nasal. Em outros estudos clínicos e durante a farmacovigilância pós-comercialização da nafarelina, foram observados alopecia, sintomas artríticos, depressão e parestesia. Também podem ocorrer alterações da pressão sangüínea. Alterações na densidade óssea: A nafarelina pode induzir diminuição da mineralização óssea, a qual é recuperada em sua maior parte ao término da terapia. Após um período de 6 meses de tratamento, a perda do conteúdo mineral ósseo não é significativa. Observou-se em adultos tratados durante 6 meses uma pequena diminuição do conteúdo mineral do rádio distal e do segundo metacarpo. Houve redução da densidade óssea trabecular vertebral e da massa óssea vertebral total, medidas por tomografia computadorizada, de 8,7% e 4,3%, respectivamente, em relação ao pré-tratamento. No período pós-tratamento, houve uma recuperação substancial da densidade óssea, representada por diminuição dos valores médios da densidade óssea trabecular vertebral e massa óssea vertebral total, em relação ao pré-tratamento, de 4,9% e 3,3%, respectivamente. Nas determinações por absorciometria bifotônica, a massa óssea vertebral total diminuiu, em média, 5,9% ao término do tratamento. As determinações repetidas 6 meses após o término do tratamento revelaram que a diminuição da massa óssea vertebral total foi de 1,4%, em relação aos valores pré-tratamento. Em pacientes com história familiar de osteoporose, ou que fazem uso de álcool e/ou tabaco, ou que fazem tratamento com drogas conhecidas por reduzir a massa óssea, tais como, anticonvulsivantes ou corticosteróides, há maior risco de perda do conteúdo mineral ósseo durante o tratamento.

SYNAREL – Posologia

Uso adulto (via intranasal): Cada pulverização de SYNAREL libera aproximadamente 100 mcl de solução, que correspondem a uma dose de 200 mcg de nafarelina. A paciente deve inclinar a cabeça ligeiramente para trás, depois de aplicar o produto e obedecer a um intervalo de 30 segundos entre cada pulverização. As doses recomendadas para cada indicação de SYNAREL figuram na tabela a seguir: No término do tratamento indicado pelo médico, ainda existe um remanescente do produto no frasco.

Super dosagem

Informação não disponível para esta bula.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

SYNAREL – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.