Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Takil - Bula do remédio

Takil com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Takil têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Takil devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.

Aviso importante

Todas as bulas constantes em nosso portal são meramente informativas. Em caso de dúvidas quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação de seu médico ou farmacêutico.

Obs.: A MedicinaNET não vende nenhum tipo de medicamento.

Laboratório

Marjan

Referência

Tioconazol e Tinidazol

Apresentação de Takil

Creme bisn. c/ 35 g

Takil - Indicações

Tratamento tópico da tricomoníase e candidíase vaginais, isoladas ou associadas a vulvovaginites bacterianas. Recomendação: fica a critério médico indicar o tratamento simultâneo do cônjuge.

Contra-indicações de Takil

Takil é contra - indicado no primeiro trimestre de gravidez, durante a lactação, para pessoas que tenham alergia a quaisquer componentes de sua fórmula e para pacientes que apresentam ou apresentaram discrasia sangüínea. Evitar seu uso em pacientes com distúrbios neurológicos orgânicos. Não deverão ser ingeridas bebidas alcoólicas durante e até 3 dias após o tratamento, podendo ocorrer sintomas como cãimbras abdominais, naúseas, vômitos e rubor, apesar dos níveis sistêmicos serem desprezíveis pela administração por via vaginal.

Advertências

Takil é contra - indicado no primeiro trimestre de gravidez, durante a lactação, para pessoas que tenham alergia a quaisquer componentes de sua fórmula e para pacientes que apresentam ou apresentaram discrasia sangüínea. Evitar seu uso em pacientes com distúrbios neurológicos orgânicos. Não deverão ser ingeridas bebidas alcoólicas durante e até 3 dias após o tratamento, podendo ocorrer sintomas como cãimbras abdominais, naúseas, vômitos e rubor, apesar dos níveis sistêmicos serem desprezíveis pela administração por via vaginal. Informe ao seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento. NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE.

Uso na gravidez de Takil

Não deverá ser usado durante a gestação e lactação, uma vez que o tinidazol atravessa a barreira placentária e é excretado no leite materno. A partir do 2º trimestre de gravidez o uso de Takil deverá ficar a critério da orientação do médico assistente. Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe ao seu médico se estiver amamentando.

Interações medicamentosas de Takil

Deve-se evitar a ingestão de álcool durante e até 3 dias após o tratamento, podendo ocorrer náusea, vômitos, cãimbras abdominais e rubor, apesar dos níveis sistêmicos serem desprezíveis pela administração por via vaginal.

Reações adversas / Efeitos colaterais de Takil

Poderão ocorrer reações de hipersensibilidade ou irritação local, o que deverá levar à descontinuidade do tratamento. Em menor frequência poderão ocorrer queimação urinária e edema nas pernas.

Takil - Posologia

Carregar o aplicador até o seu limite (5g) e aplicar via vaginal 1 vez à noite por 7 dias ou, como alternativa, duas vezes ao dia por 3 dias. De preferência, aplicar fora do período menstrual. Instruções de uso: Você encontrará nesta embalagem 1 (uma) bisnaga com 35 gramas de creme e 07 aplicadores descartáveis. Para utilizar o medicamento, proceda da seguinte maneira: 1. Retire a tampa da bisnaga. 2. Perfure o lacre da bisnaga com o fundo da tampa e adapte o aplicador. 3. Aperte suavemente a bisnaga até que o êmbolo chegue ao topo, enchendo o aplicador. 4. Retire o aplicador e feche novamente a bisnaga. 5. Introduzir profundamente o aplicador que contém o creme, na vagina, preferencialmente na posição deitada, elevando-se as pernas.

Características farmacológicas

Características químicas e farmacológicas Takil reúne em sua composição o tioconazol, imidazólico com amplo espectro de ação contra leveduras, outros fungos e bactérias Gram positivas, e o tinidazol, tricomonicida derivado do nitroimidazol. O tioconazol é eficaz no tratamento das infecções vaginais por Candida albicans e outras espécies de Candida e em infecções causadas por Trichomonas vaginalis. Possui atividade também contra Staphylococcus sp, Gardnerella vaginalis e Bacteroides sp. O tinidazol é o mais ativo dos derivados nitroimidazólicos, mais potente que o metronidazol. É ativo contra Trichomonas vaginalis, Gardnerella vaginalis e a maioria das bactérias anaeróbias. A absorção sistêmica de Takil é muito pequena.

Resultados de eficácia

Tratamento local da Tricomoníase e Candidíase vaginais, isoladas ou associadas a Vulvovaginites bacterianas.

Armazenagem

Durante o tratamento, o medicamento deve ser conservado em tempertaura ambiente (entre 15°C e 30°C), protegido da luz e umidade.

Takil - Informações

Ação esperada do medicamento Tratamento local da Tricomoníase e Candidíase vaginais, isoladas ou associadas a Vulvovaginites bacterianas. Cuidados de conservação O medicamento deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C), protegido da luz e umidade. Prazo de validade 24 meses após data de fabricação. Não use medicamentos com o prazo de validade vencido. Conduta na gravidez e na lactação Não deverá ser usado durante a gestação e lactação, uma vez que o tinidazol atravessa a barreira placentária e é excretado no leite materno. A partir do 2º trimestre de gravidez o uso de Takil deverá ficar a critério da orientação do médico assistente. Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe ao seu médico se estiver amamentando. Cuidados de administração O creme vaginal deve ser aplicado profundamente na vagina, preferencialmente fora do período menstrual. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento, seguindo as instruções de uso. Interrupção do tratamento A interrupção do tratamento pode prejudicar a cura da doença. Não interromper o tratamento sem o conhecimento de seu médico. Reações adversas Poderão ocorrer reações de hipersensibilidade ou irritação local, o que deverá levar à descontinuidade do tratamento. Em menor frequência poderão ocorrer queimação urinária e edema nas pernas. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS. Uso concomitante com outras substâncias A ingestão de álcool concomitantemente ao tratamento deve ser evitada. Contra-indicações e precauções Takil é contra - indicado no primeiro trimestre de gravidez, durante a lactação, para pessoas que tenham alergia a quaisquer componentes de sua fórmula e para pacientes que apresentam ou apresentaram discrasia sangüínea. Evitar seu uso em pacientes com distúrbios neurológicos orgânicos. Não deverão ser ingeridas bebidas alcoólicas durante e até 3 dias após o tratamento, podendo ocorrer sintomas como cãimbras abdominais, naúseas, vômitos e rubor, apesar dos níveis sistêmicos serem desprezíveis pela administração por via vaginal. Informe ao seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento. NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal