Teomuc

TEOMUC com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de TEOMUC têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com TEOMUC devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

biolab

Apresentação TEOMUC

Xpe pediátrico (25 mg/5 ml). fr. c/ 120 ml + seringa dosadora.

TEOMUC – Indicações

Informação não disponível para esta bula.

Contra indicações de TEOMUC

Pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula ou às xantinas. Pacientes com doenças hepáticas, renais ou cardiovasculares graves, úlcera péptica ativa e história pregressa de convulsões.

Advertências

Em pacientes com gota, úlcera gástrica, hipertensão arterial e doenças cardíacas graves, deve-se avaliar a relação risco/benefício antes da administração da droga nesses pacientes. Devido à presença da teofilina na molécula de teofilinato de ambroxol, o produto deve ser usado com cautela em pacientes com arritmias preexistentes (a situação pode ser exacerbada), nos casos de insuficiência cardíaca (as xantinas são potencialmente cardiotóxicas). O controle clínico deve ser realizado nas seguintes condições: tratamentos anteriores em curso, principalmente por troleandomicina, eritromicina ou cimetidina, antecedentes convulsivos, hipertireoidismo, insuficiência hepática, cardíaca ou coronariana e úlceras gástricas em evolução.

Interações medicamentosas de TEOMUC

Derivados xantínicos: pode ocorrer potencialização dos efeitos e das reações adversas. Beta-bloqueadores: pode originar uma mútua inibição dos efeitos terapêuticos. Cimetidina, eritromicina, lincomicina, troleandomicina e alopurinol: aumentam os níveis séricos de teofilina quando administrados concomitantemente. Fenitoína e barbitúricos: aumentam a depuração de teofilina. Reserpina: o uso concomitante com a teofilina pode desencadear taquicardia. Furosemida: ocorre aumento da diurese. Contraceptivos orais: os níveis séricos da teofilina podem apresentar algum aumento, mas nenhuma toxicidade têm sido relatada. Broncodilatadores beta-agonistas: o uso concomitante é comum e considerado vantajoso,mas algumas reações adversas podem ocorrer, sendo as mais sérias: hipocalemia (com salbutamol e terbutalina) e a freqüência cardíaca aumentada particulamente com altas dosagens de teofilina. Declínio nos níveis séricos da teofilina (com salbutamol e isoprenalina). Carbonato de lítio: têm sua excreção renal aumentada. Interferências em Exames Laboratoriais: Até o momento, não são conhecidos casos de interferências em exames laboratoriais.

Reações adversas / efeitos colaterais de TEOMUC

Podem ocorrer casos raros de queixas digestivas que desaparecem com a suspensão da medicação ou redução da dose do medicamento. Foram relatados baixa incidência de náuseas, vômitos, taquicardia, tremores, dor abdominal e epigástrica. Pode ocorrer também cefaléia e reações alérgica cutâneas.

TEOMUC – Posologia

Xarope pediátrico (25 mg/5 ml): Crianças de 1 a 3 anos: 2 mg/kg de peso corpóreo diariamente, dividido em 2 tomadas. Crianças de 3 a 6 anos: 5 ml a cada 12 horas. Crianças de 6 a 12 anos: 10 ml a cada 12 horas. Não há uma posologia especial para uma patologia específica. O tempo de tratamento depende da gravidade do caso, a critério médico.

Super dosagem

Informação não disponível para esta bula.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Pediatria: não são conhecidas até o momento informações sobre precauções e advertências para pacientes pediátricos. Geriatria: não são conhecidas até o momento informações sobre precauções e advertências para pacientes geriátricos. Insuficiência hepática: a meia-vida de eliminação é prolongada em pacientes nessa condição.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

TEOMUC – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.